Gamificação e aprendizagem de leitura em língua portuguesa: uma parceria de sucesso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27109 |
Resumo: | O presente estudo teve por objetivo verificar a contribuição da estratégia de gamificação no processo de ensino e aprendizagem de leitura em Língua Portuguesa. Embasamo-nos na ideia de que o processamento textual depende dos conhecimentos ativados pelo leitor – conhecimento linguístico, conhecimento enciclopédico e conhecimento de mundo – e, principalmente, da interação entre leitor-texto-autor. Realizamos uma pesquisa bibliográfica tendo como ponto de partida o contexto histórico do ensino de Língua Portuguesa no Brasil (SILVA & CYRANKA, 2009); a concepção de alfabetização e letramento (ROJO, 2004; KLEIMAN, 2007) e as estratégias sociocognitivas de leitura (KOCH & ELIAS, 2017; MARCUSCHI, 2015; SOLÉ, 1998). Também foi necessário compreendermos o conceito e os mecanismos da gamificação para que pudéssemos analisar os seus efeitos. Para tanto, pautamo-nos, principalmente, nos estudos de Alves (2015) e Mattar (2010). A fim de examinarmos a contribuição da gamificação para as aulas de Língua Portuguesa, selecionamos atividades de leitura disponíveis na plataforma Aventuras Currículo+, projeto oferecido aos alunos da Rede Estadual de ensino de São Paulo, que tem por finalidade recuperar conteúdos e desenvolver competências e habilidades básicas relativas à leitura, à escrita e aos conhecimentos matemáticos. Os resultados obtidos demonstram que a gamificação é um recurso viável para o desenvolvimento de competências e habilidades de leitura, trazendo contribuições bastante positivas para a prática docente |
id |
PUC_SP-1_36bd2f0cc6ece34b8d909fcd8a3c2e3c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/27109 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Campos, Karlene do Socorro da RochaBenedito, Daniela Carnaúba2022-08-23T23:43:33Z2022-08-23T23:43:33Z2018-03-22Benedito, Daniela Carnaúba. Gamificação e aprendizagem de leitura em língua portuguesa: uma parceria de sucesso. 2018. Monografia de Especialização (Especialização em Língua Portuguesa) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27109O presente estudo teve por objetivo verificar a contribuição da estratégia de gamificação no processo de ensino e aprendizagem de leitura em Língua Portuguesa. Embasamo-nos na ideia de que o processamento textual depende dos conhecimentos ativados pelo leitor – conhecimento linguístico, conhecimento enciclopédico e conhecimento de mundo – e, principalmente, da interação entre leitor-texto-autor. Realizamos uma pesquisa bibliográfica tendo como ponto de partida o contexto histórico do ensino de Língua Portuguesa no Brasil (SILVA & CYRANKA, 2009); a concepção de alfabetização e letramento (ROJO, 2004; KLEIMAN, 2007) e as estratégias sociocognitivas de leitura (KOCH & ELIAS, 2017; MARCUSCHI, 2015; SOLÉ, 1998). Também foi necessário compreendermos o conceito e os mecanismos da gamificação para que pudéssemos analisar os seus efeitos. Para tanto, pautamo-nos, principalmente, nos estudos de Alves (2015) e Mattar (2010). A fim de examinarmos a contribuição da gamificação para as aulas de Língua Portuguesa, selecionamos atividades de leitura disponíveis na plataforma Aventuras Currículo+, projeto oferecido aos alunos da Rede Estadual de ensino de São Paulo, que tem por finalidade recuperar conteúdos e desenvolver competências e habilidades básicas relativas à leitura, à escrita e aos conhecimentos matemáticos. Os resultados obtidos demonstram que a gamificação é um recurso viável para o desenvolvimento de competências e habilidades de leitura, trazendo contribuições bastante positivas para a prática docenteporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Língua PortuguesaPUC-SPBrasilFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESAEstratégias de leituraGamificação e ensino de leituraAprendizagem de leituraGamificação e aprendizagem de leitura em língua portuguesa: uma parceria de sucessoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALDANIELA CARNAÚBA BENEDITO - NOTA 10,0.pdfapplication/pdf1936105https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27109/1/DANIELA%20CARNA%c3%9aBA%20BENEDITO%20-%20NOTA%2010%2c0.pdf4bad7e0b479b7999a4d987fa91f02980MD51TEXTDANIELA CARNAÚBA BENEDITO - NOTA 10,0.pdf.txtDANIELA CARNAÚBA BENEDITO - NOTA 10,0.pdf.txtExtracted texttext/plain114677https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27109/2/DANIELA%20CARNA%c3%9aBA%20BENEDITO%20-%20NOTA%2010%2c0.pdf.txt2d5e75828fd872dad843fe5689119d34MD52THUMBNAILDANIELA CARNAÚBA BENEDITO - NOTA 10,0.pdf.jpgDANIELA CARNAÚBA BENEDITO - NOTA 10,0.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1208https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27109/3/DANIELA%20CARNA%c3%9aBA%20BENEDITO%20-%20NOTA%2010%2c0.pdf.jpgb54fe4ede1fa37cbcccd8fd060c74218MD53handle/271092022-08-24 01:03:11.826oai:repositorio.pucsp.br:handle/27109Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-08-24T04:03:11Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Gamificação e aprendizagem de leitura em língua portuguesa: uma parceria de sucesso |
title |
Gamificação e aprendizagem de leitura em língua portuguesa: uma parceria de sucesso |
spellingShingle |
Gamificação e aprendizagem de leitura em língua portuguesa: uma parceria de sucesso Benedito, Daniela Carnaúba CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA Estratégias de leitura Gamificação e ensino de leitura Aprendizagem de leitura |
title_short |
Gamificação e aprendizagem de leitura em língua portuguesa: uma parceria de sucesso |
title_full |
Gamificação e aprendizagem de leitura em língua portuguesa: uma parceria de sucesso |
title_fullStr |
Gamificação e aprendizagem de leitura em língua portuguesa: uma parceria de sucesso |
title_full_unstemmed |
Gamificação e aprendizagem de leitura em língua portuguesa: uma parceria de sucesso |
title_sort |
Gamificação e aprendizagem de leitura em língua portuguesa: uma parceria de sucesso |
author |
Benedito, Daniela Carnaúba |
author_facet |
Benedito, Daniela Carnaúba |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Campos, Karlene do Socorro da Rocha |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Benedito, Daniela Carnaúba |
contributor_str_mv |
Campos, Karlene do Socorro da Rocha |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA Estratégias de leitura Gamificação e ensino de leitura Aprendizagem de leitura |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estratégias de leitura Gamificação e ensino de leitura Aprendizagem de leitura |
description |
O presente estudo teve por objetivo verificar a contribuição da estratégia de gamificação no processo de ensino e aprendizagem de leitura em Língua Portuguesa. Embasamo-nos na ideia de que o processamento textual depende dos conhecimentos ativados pelo leitor – conhecimento linguístico, conhecimento enciclopédico e conhecimento de mundo – e, principalmente, da interação entre leitor-texto-autor. Realizamos uma pesquisa bibliográfica tendo como ponto de partida o contexto histórico do ensino de Língua Portuguesa no Brasil (SILVA & CYRANKA, 2009); a concepção de alfabetização e letramento (ROJO, 2004; KLEIMAN, 2007) e as estratégias sociocognitivas de leitura (KOCH & ELIAS, 2017; MARCUSCHI, 2015; SOLÉ, 1998). Também foi necessário compreendermos o conceito e os mecanismos da gamificação para que pudéssemos analisar os seus efeitos. Para tanto, pautamo-nos, principalmente, nos estudos de Alves (2015) e Mattar (2010). A fim de examinarmos a contribuição da gamificação para as aulas de Língua Portuguesa, selecionamos atividades de leitura disponíveis na plataforma Aventuras Currículo+, projeto oferecido aos alunos da Rede Estadual de ensino de São Paulo, que tem por finalidade recuperar conteúdos e desenvolver competências e habilidades básicas relativas à leitura, à escrita e aos conhecimentos matemáticos. Os resultados obtidos demonstram que a gamificação é um recurso viável para o desenvolvimento de competências e habilidades de leitura, trazendo contribuições bastante positivas para a prática docente |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-03-22 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-08-23T23:43:33Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-08-23T23:43:33Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Benedito, Daniela Carnaúba. Gamificação e aprendizagem de leitura em língua portuguesa: uma parceria de sucesso. 2018. Monografia de Especialização (Especialização em Língua Portuguesa) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27109 |
identifier_str_mv |
Benedito, Daniela Carnaúba. Gamificação e aprendizagem de leitura em língua portuguesa: uma parceria de sucesso. 2018. Monografia de Especialização (Especialização em Língua Portuguesa) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018. |
url |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27109 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Especialização em Língua Portuguesa |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27109/1/DANIELA%20CARNA%c3%9aBA%20BENEDITO%20-%20NOTA%2010%2c0.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27109/2/DANIELA%20CARNA%c3%9aBA%20BENEDITO%20-%20NOTA%2010%2c0.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27109/3/DANIELA%20CARNA%c3%9aBA%20BENEDITO%20-%20NOTA%2010%2c0.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4bad7e0b479b7999a4d987fa91f02980 2d5e75828fd872dad843fe5689119d34 b54fe4ede1fa37cbcccd8fd060c74218 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809277925526077440 |