O ensino de Física na Educação de Jovens e Adultos: da possibilidade à efetivação de uma prática problematizadora em Óptica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Adjanny Vieira Brito de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2701
Resumo: A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino que necessita de uma abordagem metodológica que valorize os conhecimentos e destrezas específicas aos envolvidos com a mesma. Algumas das especificidades que se tornam um obstáculo na efetivação da proposta da EJA, e que encontram-se presentes nos discursos dos profissionais que atuam nessa modalidade, versam sobre os materiais didáticos, heterogeneidade dos alunos, tempo e currículo. Neste sentido o presente trabalho teve como objetivo construir e aplicar uma proposta metodológica numa perspectiva de suscitar uma reflexão sobre as possibilidades de efetivação de propostas metodológicas para o ensino de Física na EJA. A pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso com a abordagem qualitativa que se desenvolveu em uma turma de segundo ano do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Francisco Ernesto do Rêgo, situada na cidade de Queimadas, no estado da Paraíba. Consideramos que a proposta contribuiu para a construção de um novo olhar sobre o ensino de Física da modalidade EJA, uma vez que a mesma se configurou como estratégia para diminuir a rejeição dos temas estudados, implementação da abordagem problematizadora, interação entre o mundo vivencial do aluno e os conceitos físicos, além de uma possibilidade de contribuição, enquanto material de apoio para os professores dessa modalidade.
id UEPB_d58c43bddf8cbe36a94437c0953b7452
oai_identifier_str oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/2701
network_acronym_str UEPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository_id_str
spelling O ensino de Física na Educação de Jovens e Adultos: da possibilidade à efetivação de uma prática problematizadora em ÓpticaEducação de Jovens e Adultos - EJAEnsino de FísicaEnsino MédioPhysics teachingHigh schoolEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMA Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino que necessita de uma abordagem metodológica que valorize os conhecimentos e destrezas específicas aos envolvidos com a mesma. Algumas das especificidades que se tornam um obstáculo na efetivação da proposta da EJA, e que encontram-se presentes nos discursos dos profissionais que atuam nessa modalidade, versam sobre os materiais didáticos, heterogeneidade dos alunos, tempo e currículo. Neste sentido o presente trabalho teve como objetivo construir e aplicar uma proposta metodológica numa perspectiva de suscitar uma reflexão sobre as possibilidades de efetivação de propostas metodológicas para o ensino de Física na EJA. A pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso com a abordagem qualitativa que se desenvolveu em uma turma de segundo ano do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Francisco Ernesto do Rêgo, situada na cidade de Queimadas, no estado da Paraíba. Consideramos que a proposta contribuiu para a construção de um novo olhar sobre o ensino de Física da modalidade EJA, uma vez que a mesma se configurou como estratégia para diminuir a rejeição dos temas estudados, implementação da abordagem problematizadora, interação entre o mundo vivencial do aluno e os conceitos físicos, além de uma possibilidade de contribuição, enquanto material de apoio para os professores dessa modalidade.The Youth and Adult Education (EJA) is a type of education that requires a methodological approach that values the specific knowledge and skills to those involved with it. Some of the characteristics that become an obstacle in the realization of the proposal of the EJA, which are present in the speeches of professionals working in this mode, deal with teaching materials, heterogeneity of students, time and curriculum. In this sense the present study aimed to build and implement a methodology with a view to raise a reflection on the effective possibilities of methodological proposals for teaching physics at the EJA. The research is characterized as a case study with a qualitative approach that has developed a class of second year high school of the State Primary Education School and Middle Francisco Ernesto do Rêgo, in the city of Fires in the state of Paraiba. We consider that the proposal contributed to the construction of a new look at teaching Physics EJA modality, since the same is configured as a strategy to decrease the rejection of the subjects studied, implementation of problem-based approach, interaction between the experiential world of the student and physical concepts, as well as a possibility of contribution as support material for teachers of this modality.Universidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMSilveira, Alessandro Frederico da92791662472http://lattes.cnpq.br/3694934576040433Rosa, Katemari Diogo da90376064072http://lattes.cnpq.br/2448258167033465Germano, Marcelo Gomes36867926487http://lattes.cnpq.br/0279191804042650Vale, Elizabete Carlos do53761120478http://lattes.cnpq.br/6900247201669725Araújo, Adjanny Vieira Brito de2017-02-02T18:21:10Z2016-03-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfARAÚJO, A. V. B. de. O ensino de Física na Educação de Jovens e Adultos: da possibilidade à efetivação de uma prática problematizadora em Óptica. 2016. 102f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2701porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2017-02-03T04:06:55Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/2701Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2017-02-03T04:06:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de Física na Educação de Jovens e Adultos: da possibilidade à efetivação de uma prática problematizadora em Óptica
title O ensino de Física na Educação de Jovens e Adultos: da possibilidade à efetivação de uma prática problematizadora em Óptica
spellingShingle O ensino de Física na Educação de Jovens e Adultos: da possibilidade à efetivação de uma prática problematizadora em Óptica
Araújo, Adjanny Vieira Brito de
Educação de Jovens e Adultos - EJA
Ensino de Física
Ensino Médio
Physics teaching
High school
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
title_short O ensino de Física na Educação de Jovens e Adultos: da possibilidade à efetivação de uma prática problematizadora em Óptica
title_full O ensino de Física na Educação de Jovens e Adultos: da possibilidade à efetivação de uma prática problematizadora em Óptica
title_fullStr O ensino de Física na Educação de Jovens e Adultos: da possibilidade à efetivação de uma prática problematizadora em Óptica
title_full_unstemmed O ensino de Física na Educação de Jovens e Adultos: da possibilidade à efetivação de uma prática problematizadora em Óptica
title_sort O ensino de Física na Educação de Jovens e Adultos: da possibilidade à efetivação de uma prática problematizadora em Óptica
author Araújo, Adjanny Vieira Brito de
author_facet Araújo, Adjanny Vieira Brito de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silveira, Alessandro Frederico da
92791662472
http://lattes.cnpq.br/3694934576040433
Rosa, Katemari Diogo da
90376064072
http://lattes.cnpq.br/2448258167033465
Germano, Marcelo Gomes
36867926487
http://lattes.cnpq.br/0279191804042650
Vale, Elizabete Carlos do
53761120478
http://lattes.cnpq.br/6900247201669725
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Adjanny Vieira Brito de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de Jovens e Adultos - EJA
Ensino de Física
Ensino Médio
Physics teaching
High school
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
topic Educação de Jovens e Adultos - EJA
Ensino de Física
Ensino Médio
Physics teaching
High school
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
description A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino que necessita de uma abordagem metodológica que valorize os conhecimentos e destrezas específicas aos envolvidos com a mesma. Algumas das especificidades que se tornam um obstáculo na efetivação da proposta da EJA, e que encontram-se presentes nos discursos dos profissionais que atuam nessa modalidade, versam sobre os materiais didáticos, heterogeneidade dos alunos, tempo e currículo. Neste sentido o presente trabalho teve como objetivo construir e aplicar uma proposta metodológica numa perspectiva de suscitar uma reflexão sobre as possibilidades de efetivação de propostas metodológicas para o ensino de Física na EJA. A pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso com a abordagem qualitativa que se desenvolveu em uma turma de segundo ano do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Francisco Ernesto do Rêgo, situada na cidade de Queimadas, no estado da Paraíba. Consideramos que a proposta contribuiu para a construção de um novo olhar sobre o ensino de Física da modalidade EJA, uma vez que a mesma se configurou como estratégia para diminuir a rejeição dos temas estudados, implementação da abordagem problematizadora, interação entre o mundo vivencial do aluno e os conceitos físicos, além de uma possibilidade de contribuição, enquanto material de apoio para os professores dessa modalidade.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-23
2017-02-02T18:21:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ARAÚJO, A. V. B. de. O ensino de Física na Educação de Jovens e Adultos: da possibilidade à efetivação de uma prática problematizadora em Óptica. 2016. 102f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2701
identifier_str_mv ARAÚJO, A. V. B. de. O ensino de Física na Educação de Jovens e Adultos: da possibilidade à efetivação de uma prática problematizadora em Óptica. 2016. 102f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
url http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2701
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron:UEPB
instname_str Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron_str UEPB
institution UEPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
repository.mail.fl_str_mv bc@uepb.edu.br||
_version_ 1813709215489851392