Trajetórias sócio-escolares na Educação de Jovens e Adultos: uma leitura na perspectiva de Bernard Lahire

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: NIENCHOTER, Rosane
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: STEINDEL, Gisela Eggert
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Pública
Texto Completo: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/845
Resumo: Este estudo discute um perfil sociológico com base em narrativas obtidas por meio de uma entrevista semiestruturada, concedida por um aluno egresso da modalidade Educação para Jovens e Adultos (EJA) oferecida no município de Palhoça (SC). Com base na metodologia utilizada por Bernard Lahire buscou-se compreender como a EJA pode refletir nas trajetórias sociais de seus egressos (as). Como contraponto teórico utiliza-se os pressupostos de Pierre Bourdieu. Destaca-se que, a perspectiva de Lahire permite relativizar o sucesso ou o fracasso escolar entre as classes populares por contemplar em sua análise as diversas formas de socialização do sujeito. AbstractThis study discusses a sociological profile based on narratives obtained through a semi-structured interview given by an ex student from the Education for youth and adults program (EJA) offered in the city of Palhoça (SC). Based on the methodology used by Bernard Lahire it was tried to understand how EJA may reflect the social trajectories of its graduates. As a theoretical counterpoint it was used Pierre Bourdieu’s theory. It is noteworthy that Lahire’s perspective allows relativize the success or failure in school between lower classes to contemplate in his analysis the various forms of socialization of the subject.Keywords: Education for youth and adults program. High school. Schooling. Life trajectories.
id UFMT-3_fe50d70ade03b0af878cc5747aa0d64a
oai_identifier_str oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/845
network_acronym_str UFMT-3
network_name_str Revista de Educação Pública
repository_id_str
spelling Trajetórias sócio-escolares na Educação de Jovens e Adultos: uma leitura na perspectiva de Bernard LahireEJA. Ensino Médio. Escolarização. Trajetórias.Educação de Jovens e AdultosEste estudo discute um perfil sociológico com base em narrativas obtidas por meio de uma entrevista semiestruturada, concedida por um aluno egresso da modalidade Educação para Jovens e Adultos (EJA) oferecida no município de Palhoça (SC). Com base na metodologia utilizada por Bernard Lahire buscou-se compreender como a EJA pode refletir nas trajetórias sociais de seus egressos (as). Como contraponto teórico utiliza-se os pressupostos de Pierre Bourdieu. Destaca-se que, a perspectiva de Lahire permite relativizar o sucesso ou o fracasso escolar entre as classes populares por contemplar em sua análise as diversas formas de socialização do sujeito. AbstractThis study discusses a sociological profile based on narratives obtained through a semi-structured interview given by an ex student from the Education for youth and adults program (EJA) offered in the city of Palhoça (SC). Based on the methodology used by Bernard Lahire it was tried to understand how EJA may reflect the social trajectories of its graduates. As a theoretical counterpoint it was used Pierre Bourdieu’s theory. It is noteworthy that Lahire’s perspective allows relativize the success or failure in school between lower classes to contemplate in his analysis the various forms of socialization of the subject.Keywords: Education for youth and adults program. High school. Schooling. Life trajectories.Universidade Federal de Mato Grosso2013-06-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresPesquisa empírica de campo.application/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/84510.29286/rep.v22i48.845Revista de Educação Pública; v. 22 n. 48 (2013): Revista de Educação Pública, jan./abr. 2013; 13-282238-20970104-596210.29286/rep.v22i48reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/845/646NIENCHOTER, RosaneSTEINDEL, Gisela Eggertinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-24T14:53:33Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/845Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2024-01-24T14:53:33Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv Trajetórias sócio-escolares na Educação de Jovens e Adultos: uma leitura na perspectiva de Bernard Lahire
title Trajetórias sócio-escolares na Educação de Jovens e Adultos: uma leitura na perspectiva de Bernard Lahire
spellingShingle Trajetórias sócio-escolares na Educação de Jovens e Adultos: uma leitura na perspectiva de Bernard Lahire
NIENCHOTER, Rosane
EJA. Ensino Médio. Escolarização. Trajetórias.
Educação de Jovens e Adultos
title_short Trajetórias sócio-escolares na Educação de Jovens e Adultos: uma leitura na perspectiva de Bernard Lahire
title_full Trajetórias sócio-escolares na Educação de Jovens e Adultos: uma leitura na perspectiva de Bernard Lahire
title_fullStr Trajetórias sócio-escolares na Educação de Jovens e Adultos: uma leitura na perspectiva de Bernard Lahire
title_full_unstemmed Trajetórias sócio-escolares na Educação de Jovens e Adultos: uma leitura na perspectiva de Bernard Lahire
title_sort Trajetórias sócio-escolares na Educação de Jovens e Adultos: uma leitura na perspectiva de Bernard Lahire
author NIENCHOTER, Rosane
author_facet NIENCHOTER, Rosane
STEINDEL, Gisela Eggert
author_role author
author2 STEINDEL, Gisela Eggert
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv NIENCHOTER, Rosane
STEINDEL, Gisela Eggert
dc.subject.por.fl_str_mv EJA. Ensino Médio. Escolarização. Trajetórias.
Educação de Jovens e Adultos
topic EJA. Ensino Médio. Escolarização. Trajetórias.
Educação de Jovens e Adultos
description Este estudo discute um perfil sociológico com base em narrativas obtidas por meio de uma entrevista semiestruturada, concedida por um aluno egresso da modalidade Educação para Jovens e Adultos (EJA) oferecida no município de Palhoça (SC). Com base na metodologia utilizada por Bernard Lahire buscou-se compreender como a EJA pode refletir nas trajetórias sociais de seus egressos (as). Como contraponto teórico utiliza-se os pressupostos de Pierre Bourdieu. Destaca-se que, a perspectiva de Lahire permite relativizar o sucesso ou o fracasso escolar entre as classes populares por contemplar em sua análise as diversas formas de socialização do sujeito. AbstractThis study discusses a sociological profile based on narratives obtained through a semi-structured interview given by an ex student from the Education for youth and adults program (EJA) offered in the city of Palhoça (SC). Based on the methodology used by Bernard Lahire it was tried to understand how EJA may reflect the social trajectories of its graduates. As a theoretical counterpoint it was used Pierre Bourdieu’s theory. It is noteworthy that Lahire’s perspective allows relativize the success or failure in school between lower classes to contemplate in his analysis the various forms of socialization of the subject.Keywords: Education for youth and adults program. High school. Schooling. Life trajectories.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
Pesquisa empírica de campo.
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/845
10.29286/rep.v22i48.845
url https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/845
identifier_str_mv 10.29286/rep.v22i48.845
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/845/646
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Pública; v. 22 n. 48 (2013): Revista de Educação Pública, jan./abr. 2013; 13-28
2238-2097
0104-5962
10.29286/rep.v22i48
reponame:Revista de Educação Pública
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Revista de Educação Pública
collection Revista de Educação Pública
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv ||rep@ufmt.br
_version_ 1799711215152267264