Trajetórias sócio-escolares na Educação de Jovens e Adultos: uma leitura na perspectiva de Bernard Lahire
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação Pública |
Texto Completo: | https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/845 |
Resumo: | Este estudo discute um perfil sociológico com base em narrativas obtidas por meio de uma entrevista semiestruturada, concedida por um aluno egresso da modalidade Educação para Jovens e Adultos (EJA) oferecida no município de Palhoça (SC). Com base na metodologia utilizada por Bernard Lahire buscou-se compreender como a EJA pode refletir nas trajetórias sociais de seus egressos (as). Como contraponto teórico utiliza-se os pressupostos de Pierre Bourdieu. Destaca-se que, a perspectiva de Lahire permite relativizar o sucesso ou o fracasso escolar entre as classes populares por contemplar em sua análise as diversas formas de socialização do sujeito. AbstractThis study discusses a sociological profile based on narratives obtained through a semi-structured interview given by an ex student from the Education for youth and adults program (EJA) offered in the city of Palhoça (SC). Based on the methodology used by Bernard Lahire it was tried to understand how EJA may reflect the social trajectories of its graduates. As a theoretical counterpoint it was used Pierre Bourdieu’s theory. It is noteworthy that Lahire’s perspective allows relativize the success or failure in school between lower classes to contemplate in his analysis the various forms of socialization of the subject.Keywords: Education for youth and adults program. High school. Schooling. Life trajectories. |
id |
UFMT-3_fe50d70ade03b0af878cc5747aa0d64a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/845 |
network_acronym_str |
UFMT-3 |
network_name_str |
Revista de Educação Pública |
repository_id_str |
|
spelling |
Trajetórias sócio-escolares na Educação de Jovens e Adultos: uma leitura na perspectiva de Bernard LahireEJA. Ensino Médio. Escolarização. Trajetórias.Educação de Jovens e AdultosEste estudo discute um perfil sociológico com base em narrativas obtidas por meio de uma entrevista semiestruturada, concedida por um aluno egresso da modalidade Educação para Jovens e Adultos (EJA) oferecida no município de Palhoça (SC). Com base na metodologia utilizada por Bernard Lahire buscou-se compreender como a EJA pode refletir nas trajetórias sociais de seus egressos (as). Como contraponto teórico utiliza-se os pressupostos de Pierre Bourdieu. Destaca-se que, a perspectiva de Lahire permite relativizar o sucesso ou o fracasso escolar entre as classes populares por contemplar em sua análise as diversas formas de socialização do sujeito. AbstractThis study discusses a sociological profile based on narratives obtained through a semi-structured interview given by an ex student from the Education for youth and adults program (EJA) offered in the city of Palhoça (SC). Based on the methodology used by Bernard Lahire it was tried to understand how EJA may reflect the social trajectories of its graduates. As a theoretical counterpoint it was used Pierre Bourdieu’s theory. It is noteworthy that Lahire’s perspective allows relativize the success or failure in school between lower classes to contemplate in his analysis the various forms of socialization of the subject.Keywords: Education for youth and adults program. High school. Schooling. Life trajectories.Universidade Federal de Mato Grosso2013-06-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresPesquisa empírica de campo.application/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/84510.29286/rep.v22i48.845Revista de Educação Pública; v. 22 n. 48 (2013): Revista de Educação Pública, jan./abr. 2013; 13-282238-20970104-596210.29286/rep.v22i48reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/845/646NIENCHOTER, RosaneSTEINDEL, Gisela Eggertinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-24T14:53:33Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/845Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2024-01-24T14:53:33Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Trajetórias sócio-escolares na Educação de Jovens e Adultos: uma leitura na perspectiva de Bernard Lahire |
title |
Trajetórias sócio-escolares na Educação de Jovens e Adultos: uma leitura na perspectiva de Bernard Lahire |
spellingShingle |
Trajetórias sócio-escolares na Educação de Jovens e Adultos: uma leitura na perspectiva de Bernard Lahire NIENCHOTER, Rosane EJA. Ensino Médio. Escolarização. Trajetórias. Educação de Jovens e Adultos |
title_short |
Trajetórias sócio-escolares na Educação de Jovens e Adultos: uma leitura na perspectiva de Bernard Lahire |
title_full |
Trajetórias sócio-escolares na Educação de Jovens e Adultos: uma leitura na perspectiva de Bernard Lahire |
title_fullStr |
Trajetórias sócio-escolares na Educação de Jovens e Adultos: uma leitura na perspectiva de Bernard Lahire |
title_full_unstemmed |
Trajetórias sócio-escolares na Educação de Jovens e Adultos: uma leitura na perspectiva de Bernard Lahire |
title_sort |
Trajetórias sócio-escolares na Educação de Jovens e Adultos: uma leitura na perspectiva de Bernard Lahire |
author |
NIENCHOTER, Rosane |
author_facet |
NIENCHOTER, Rosane STEINDEL, Gisela Eggert |
author_role |
author |
author2 |
STEINDEL, Gisela Eggert |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
NIENCHOTER, Rosane STEINDEL, Gisela Eggert |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EJA. Ensino Médio. Escolarização. Trajetórias. Educação de Jovens e Adultos |
topic |
EJA. Ensino Médio. Escolarização. Trajetórias. Educação de Jovens e Adultos |
description |
Este estudo discute um perfil sociológico com base em narrativas obtidas por meio de uma entrevista semiestruturada, concedida por um aluno egresso da modalidade Educação para Jovens e Adultos (EJA) oferecida no município de Palhoça (SC). Com base na metodologia utilizada por Bernard Lahire buscou-se compreender como a EJA pode refletir nas trajetórias sociais de seus egressos (as). Como contraponto teórico utiliza-se os pressupostos de Pierre Bourdieu. Destaca-se que, a perspectiva de Lahire permite relativizar o sucesso ou o fracasso escolar entre as classes populares por contemplar em sua análise as diversas formas de socialização do sujeito. AbstractThis study discusses a sociological profile based on narratives obtained through a semi-structured interview given by an ex student from the Education for youth and adults program (EJA) offered in the city of Palhoça (SC). Based on the methodology used by Bernard Lahire it was tried to understand how EJA may reflect the social trajectories of its graduates. As a theoretical counterpoint it was used Pierre Bourdieu’s theory. It is noteworthy that Lahire’s perspective allows relativize the success or failure in school between lower classes to contemplate in his analysis the various forms of socialization of the subject.Keywords: Education for youth and adults program. High school. Schooling. Life trajectories. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-06-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por pares Pesquisa empírica de campo. |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/845 10.29286/rep.v22i48.845 |
url |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/845 |
identifier_str_mv |
10.29286/rep.v22i48.845 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/845/646 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública; v. 22 n. 48 (2013): Revista de Educação Pública, jan./abr. 2013; 13-28 2238-2097 0104-5962 10.29286/rep.v22i48 reponame:Revista de Educação Pública instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMT |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMT |
institution |
UFMT |
reponame_str |
Revista de Educação Pública |
collection |
Revista de Educação Pública |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rep@ufmt.br |
_version_ |
1799711215152267264 |