Práticas de leitura na sala de aula: um olhar voltado para a formação do leitor
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
Texto Completo: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3550 |
Resumo: | Este estudo apresenta uma ação docente em que o professor de Língua Portuguesa desenvolve um projeto de leitura em uma turma do 4º ano do ensino fundamental I com a parceria da professora deste ano escolar. Por conseguinte, estimula práticas de leitura dando espaço para que o sujeito aluno possa expor suas experiências discursivas. Para isso, considera que a leitura aponta para várias acepções, que não só a de decodificação. Sob uma perspectiva discursiva, pode ser entendida como construção de sentidos, quando leva em conta a história de leitura do sujeito leitor, uma vez que a leitura, nessa direção teórica, é de natureza sóciohistórica e ideológica, condição para a interpretação e compreensão dos sentidos. Fundamentando, assim, a concepção de leitura, esta pesquisa tem como questão-problema: Em que sentido as condições de produção de leitura, em seus aspectos sócio-histórico, cultural e ideológico, poderão contribuir para o desenvolvimento do leitor numa turma de alunos do 4º ano do ensino fundamental I? Nesse sentido, a Análise do Discurso em sua constituição sóciohistórica contribuiu, nessa pesquisa, para a compreensão do processo da leitura em que o sujeito aluno-leitor pudesse não só decodificar palavras ou retirar apenas informações explícitas no texto, mas também fosse capaz de compreender as estratégias existentes nele, levando em conta as relações históricas e os implícitos. Portanto, tem como objetivo geral contribuir para discussões sobre o processo de desenvolvimento da leitura e do leitor, que priorize a ressignificação do lugar do aluno como leitor e do professor como formador e leitor, considerando suas histórias, suas culturas, seus contextos sociais e ideológicos. E tem como objetivos específicos: a) Identificar aspectos sociais e ideológicos da formação do aluno leitor para o desenvolvimento de uma prática de leitura que dialogue com as condições de produção de sua história de leitura; b) Interpretar os sentidos a partir da leitura de textos selecionados, considerando as condições históricas e ideológicas do sujeito leitor e da leitura, c) Analisar os modos de ler do aluno em formação, considerando seu deslocamento como leitor (de perfil ascendente) decodificador para leitor que constrói, produz sentidos. Essa pesquisa fundamenta-se em Brandão (2004), Dantas (2007), Orlandi (2004; 2007; 2012), Fernandes (2007), Rojo (2009), Geraldi (2003), dentre outros. Desenvolve uma pesquisa ação, em que professor e alunos estão envolvidos na pesquisa, por isso, também se trata de uma prática exploratória. Os dados colhidos foram analisados sob a perspectiva da análise interpretativista, focalizando uma abordagem qualitativa dos dados. Através dos dados selecionados como corpus da pesquisa, constatou-se que, em um primeiro momento, houve uma progressão no modo como os alunos liam os textos, inicialmente, reproduzindo os sentidos, parafraseando os comentários dos autores. No decorrer do trabalho, alguns alunos apresentaram sinais de que já ponderavam o assunto, discutiam, trazendo sua realidade para o contexto da discussão, percebendo que os sentidos podem se evidenciar na relação com suas histórias e sua cultura, o que indica que as condições de produção da leitura contribuíram no processo de compreensão dos alunos. |
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Práticas de leitura na sala de aula: um olhar voltado para a formação do leitor1. Análise do discurso. 2. Condições de produção de leitura. 3. Formação do leitorCIENCIAS SOCIAIS APLICADASEste estudo apresenta uma ação docente em que o professor de Língua Portuguesa desenvolve um projeto de leitura em uma turma do 4º ano do ensino fundamental I com a parceria da professora deste ano escolar. Por conseguinte, estimula práticas de leitura dando espaço para que o sujeito aluno possa expor suas experiências discursivas. Para isso, considera que a leitura aponta para várias acepções, que não só a de decodificação. Sob uma perspectiva discursiva, pode ser entendida como construção de sentidos, quando leva em conta a história de leitura do sujeito leitor, uma vez que a leitura, nessa direção teórica, é de natureza sóciohistórica e ideológica, condição para a interpretação e compreensão dos sentidos. Fundamentando, assim, a concepção de leitura, esta pesquisa tem como questão-problema: Em que sentido as condições de produção de leitura, em seus aspectos sócio-histórico, cultural e ideológico, poderão contribuir para o desenvolvimento do leitor numa turma de alunos do 4º ano do ensino fundamental I? Nesse sentido, a Análise do Discurso em sua constituição sóciohistórica contribuiu, nessa pesquisa, para a compreensão do processo da leitura em que o sujeito aluno-leitor pudesse não só decodificar palavras ou retirar apenas informações explícitas no texto, mas também fosse capaz de compreender as estratégias existentes nele, levando em conta as relações históricas e os implícitos. Portanto, tem como objetivo geral contribuir para discussões sobre o processo de desenvolvimento da leitura e do leitor, que priorize a ressignificação do lugar do aluno como leitor e do professor como formador e leitor, considerando suas histórias, suas culturas, seus contextos sociais e ideológicos. E tem como objetivos específicos: a) Identificar aspectos sociais e ideológicos da formação do aluno leitor para o desenvolvimento de uma prática de leitura que dialogue com as condições de produção de sua história de leitura; b) Interpretar os sentidos a partir da leitura de textos selecionados, considerando as condições históricas e ideológicas do sujeito leitor e da leitura, c) Analisar os modos de ler do aluno em formação, considerando seu deslocamento como leitor (de perfil ascendente) decodificador para leitor que constrói, produz sentidos. Essa pesquisa fundamenta-se em Brandão (2004), Dantas (2007), Orlandi (2004; 2007; 2012), Fernandes (2007), Rojo (2009), Geraldi (2003), dentre outros. Desenvolve uma pesquisa ação, em que professor e alunos estão envolvidos na pesquisa, por isso, também se trata de uma prática exploratória. Os dados colhidos foram analisados sob a perspectiva da análise interpretativista, focalizando uma abordagem qualitativa dos dados. Através dos dados selecionados como corpus da pesquisa, constatou-se que, em um primeiro momento, houve uma progressão no modo como os alunos liam os textos, inicialmente, reproduzindo os sentidos, parafraseando os comentários dos autores. No decorrer do trabalho, alguns alunos apresentaram sinais de que já ponderavam o assunto, discutiam, trazendo sua realidade para o contexto da discussão, percebendo que os sentidos podem se evidenciar na relação com suas histórias e sua cultura, o que indica que as condições de produção da leitura contribuíram no processo de compreensão dos alunos.Este estudio presenta una actividad de enseñanza en la que el profesor de Lengua Portuguesa desarrolla un proyecto de lectura en una clase de cuarto año de la escuela primaria que una asociación con el maestro de este año escolar. Por lo tanto, estimula prácticas de lectura dando espacio para que el sujeto alumno pueda exponer sus experiencias discursivas. Para ello, considera que la lectura apunta a varias acepciones, que no sólo la de decodificación. En una perspectiva discursiva, puede ser entendida como construcción de sentidos, cuando toma en cuenta la historia de lectura del sujeto lector, una vez que la lectura, en esa dirección teórica, es de naturaleza socio-histórica e ideológica, condición para la interpretación y comprensión de los sentidos. En el sentido de que las condiciones de producción de lectura, en sus aspectos socio-histórico, cultural e ideológico, pueden contribuir al desarrollo del lector en una clase de alumnos del aula, 4º año de la enseñanza fundamental I? En este sentido, el Análisis del Discurso en su constitución socio-histórica contribuyó, en esa investigación, a la comprensión del proceso de la lectura en que el sujeto alumno-lector pudiera no sólo decodificar palabras o retirar sólo informaciones explícitas en el texto, pero también fuese capaz de comprender las estrategias existentes en él, teniendo en cuenta las relaciones históricas y las implícitas. Por lo tanto, tiene como objetivo general contribuir a discusiones sobre el proceso de desarrollo de la lectura y del lector, que priorice la resignificación del lugar del alumno como lector y del profesor como formador y lector, considerando sus historias, sus culturas, sus contextos sociales e ideológicos . Y tiene como objetivos específicos: a) Identificar aspectos sociales e ideológicos de la formación del alumno lector para el desarrollo de una práctica de lectura que dialogue con las condiciones de producción de su historia de lectura; b) Interpretar los sentidos a partir de la lectura de textos seleccionados, considerando las condiciones históricas e ideológicas del sujeto lector y de la lectura, c) Analizar los modos de lectura del alumno en formación, considerando su desplazamiento como lector (de perfil ascendente) decodificador para el lector que construye, produce sentidos. En el caso de que se produzca un cambio en la calidad de la información, se debe tener en cuenta que, Se desarrolla una investigación de acción, en la que el profesor y los alumnos participan en la investigación, por lo que también se trata de una práctica exploratoria. Los datos recogidos se analizaron desde la perspectiva del análisis interpretativista, enfocando un enfoque cualitativo de los datos. A través de los datos seleccionados como corpus de la investigación, se constató que, en un primer momento, hubo una progresión en el modo como los alumnos leían los textos, inicialmente, reproduciendo los sentidos, parafraseando los comentarios de los autores. En el transcurso del trabajo, algunos alumnos presentaron señales de que ya ponderaban el asunto, discutían, trayendo su realidad al contexto de la discusión, percibiendo que los sentidos pueden evidenciarse en la relación con sus historias y su cultura, lo que indica que las condiciones de la producción de la lectura contribuyeron en el proceso de comprensión de los alumnos.Universidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFPLeandro, Maria de Lourdes da SilvaSousa, Joel Guedes de2019-11-07T16:29:58Z2019-04-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSousa, Joel Guedes de. Práticas de leitura na sala de aula: um olhar voltado para a formação do leitor. 2019. 152f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande - PB.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3550porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2019-11-08T04:32:17Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3550Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2019-11-08T04:32:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false |
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Este estudo apresenta uma ação docente em que o professor de Língua Portuguesa desenvolve um projeto de leitura em uma turma do 4º ano do ensino fundamental I com a parceria da professora deste ano escolar. Por conseguinte, estimula práticas de leitura dando espaço para que o sujeito aluno possa expor suas experiências discursivas. Para isso, considera que a leitura aponta para várias acepções, que não só a de decodificação. Sob uma perspectiva discursiva, pode ser entendida como construção de sentidos, quando leva em conta a história de leitura do sujeito leitor, uma vez que a leitura, nessa direção teórica, é de natureza sóciohistórica e ideológica, condição para a interpretação e compreensão dos sentidos. Fundamentando, assim, a concepção de leitura, esta pesquisa tem como questão-problema: Em que sentido as condições de produção de leitura, em seus aspectos sócio-histórico, cultural e ideológico, poderão contribuir para o desenvolvimento do leitor numa turma de alunos do 4º ano do ensino fundamental I? Nesse sentido, a Análise do Discurso em sua constituição sóciohistórica contribuiu, nessa pesquisa, para a compreensão do processo da leitura em que o sujeito aluno-leitor pudesse não só decodificar palavras ou retirar apenas informações explícitas no texto, mas também fosse capaz de compreender as estratégias existentes nele, levando em conta as relações históricas e os implícitos. Portanto, tem como objetivo geral contribuir para discussões sobre o processo de desenvolvimento da leitura e do leitor, que priorize a ressignificação do lugar do aluno como leitor e do professor como formador e leitor, considerando suas histórias, suas culturas, seus contextos sociais e ideológicos. E tem como objetivos específicos: a) Identificar aspectos sociais e ideológicos da formação do aluno leitor para o desenvolvimento de uma prática de leitura que dialogue com as condições de produção de sua história de leitura; b) Interpretar os sentidos a partir da leitura de textos selecionados, considerando as condições históricas e ideológicas do sujeito leitor e da leitura, c) Analisar os modos de ler do aluno em formação, considerando seu deslocamento como leitor (de perfil ascendente) decodificador para leitor que constrói, produz sentidos. Essa pesquisa fundamenta-se em Brandão (2004), Dantas (2007), Orlandi (2004; 2007; 2012), Fernandes (2007), Rojo (2009), Geraldi (2003), dentre outros. Desenvolve uma pesquisa ação, em que professor e alunos estão envolvidos na pesquisa, por isso, também se trata de uma prática exploratória. Os dados colhidos foram analisados sob a perspectiva da análise interpretativista, focalizando uma abordagem qualitativa dos dados. Através dos dados selecionados como corpus da pesquisa, constatou-se que, em um primeiro momento, houve uma progressão no modo como os alunos liam os textos, inicialmente, reproduzindo os sentidos, parafraseando os comentários dos autores. No decorrer do trabalho, alguns alunos apresentaram sinais de que já ponderavam o assunto, discutiam, trazendo sua realidade para o contexto da discussão, percebendo que os sentidos podem se evidenciar na relação com suas histórias e sua cultura, o que indica que as condições de produção da leitura contribuíram no processo de compreensão dos alunos. |
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