Conhecimento(s) dos alunos sobre ligação Química: Uma sequência didática em foco

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Diones Bento dos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3491
Resumo: A Química é uma ciência muito bonita e fascinante, mas infelizmente pouco compreendida pelos estudantes. Ainda possui uma resistência grande, principalmente em alunos do ensino médio, até mesmo no ensino fundamental quando há o(s) primeiro(s) contatos com a Química. Dessa forma, a presente pesquisa possui cunho qualitativo, tendo como objetivo a análise do desempenho dos alunos do 1º ano do ensino médio, após a aplicação de uma Sequência Didática desenvolvida em 6 (seis) aulas (etapas), no ensino de Ligações Químicas. Utilizamos um pré-questionário composto de perguntas fechadas, este continha informações referentes ao objeto de pesquisa para termos uma verificação prévia do(s) conhecimento(s) dos alunos. Usamos um diário de campo, onde foram registradas as falas de alguns alunos e professores. Solicitamos uma produção textual sobre o assunto abordado. E por fim, aplicamos uma atividade escrita final a partir dos modelos moleculares elaborados pelos alunos representando os tipos de Ligações Químicas. Nas questões subjetivas (produção textual e atividade final) foi utilizada a análise de discurso e as questões objetivas (questionário) foram colocadas por meio de gráficos e quadro, e posteriormente discutidas. Também utilizamos a análise de discurso para as falas dos alunos e professores registradas durante a aplicação da Sequência Didática. Igualmente, na atividade final construímos um quadro onde realizamos a síntese das respostas dos alunos. Outrossim, as imagens registradas dos alunos durantes a realização das atividades da Sequência Didática foram discutidas. Os resultados apontam que os alunos gostaram da proposta didática, favorecendo ao processo de ensino-aprendizagem. Podemos concluir que os objetivos foram alcançados, uma vez que os alunos foram capazes de se posicionar criticamente e conceituar alguns processos do conteúdo de Ligação Química. Percebemos ainda, que a Sequência Didática é um recurso importante no processo de ensino-aprendizagem, podendo ser aplicada nas aulas como uma “ferramenta motivacional e auxiliadora” para os alunos, uma vez que seja trabalhada numa perspectiva ativa, promovendo o dialogo (a discursão do tema) dos alunos entre si, conduzindo-os inicialmente acerca do conteúdo abordado, tendo como intenção despertar sua capacidade autônoma de questionamento do mundo que os cerca.
id UEPB_d70c124fde078e558a97305b969a7e28
oai_identifier_str oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3491
network_acronym_str UEPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository_id_str
spelling Conhecimento(s) dos alunos sobre ligação Química: Uma sequência didática em focoEnsino de QuímicaSequência didáticaLigação químicaTeaching ChemistryFollowing teachingChemical bondingEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMA Química é uma ciência muito bonita e fascinante, mas infelizmente pouco compreendida pelos estudantes. Ainda possui uma resistência grande, principalmente em alunos do ensino médio, até mesmo no ensino fundamental quando há o(s) primeiro(s) contatos com a Química. Dessa forma, a presente pesquisa possui cunho qualitativo, tendo como objetivo a análise do desempenho dos alunos do 1º ano do ensino médio, após a aplicação de uma Sequência Didática desenvolvida em 6 (seis) aulas (etapas), no ensino de Ligações Químicas. Utilizamos um pré-questionário composto de perguntas fechadas, este continha informações referentes ao objeto de pesquisa para termos uma verificação prévia do(s) conhecimento(s) dos alunos. Usamos um diário de campo, onde foram registradas as falas de alguns alunos e professores. Solicitamos uma produção textual sobre o assunto abordado. E por fim, aplicamos uma atividade escrita final a partir dos modelos moleculares elaborados pelos alunos representando os tipos de Ligações Químicas. Nas questões subjetivas (produção textual e atividade final) foi utilizada a análise de discurso e as questões objetivas (questionário) foram colocadas por meio de gráficos e quadro, e posteriormente discutidas. Também utilizamos a análise de discurso para as falas dos alunos e professores registradas durante a aplicação da Sequência Didática. Igualmente, na atividade final construímos um quadro onde realizamos a síntese das respostas dos alunos. Outrossim, as imagens registradas dos alunos durantes a realização das atividades da Sequência Didática foram discutidas. Os resultados apontam que os alunos gostaram da proposta didática, favorecendo ao processo de ensino-aprendizagem. Podemos concluir que os objetivos foram alcançados, uma vez que os alunos foram capazes de se posicionar criticamente e conceituar alguns processos do conteúdo de Ligação Química. Percebemos ainda, que a Sequência Didática é um recurso importante no processo de ensino-aprendizagem, podendo ser aplicada nas aulas como uma “ferramenta motivacional e auxiliadora” para os alunos, uma vez que seja trabalhada numa perspectiva ativa, promovendo o dialogo (a discursão do tema) dos alunos entre si, conduzindo-os inicialmente acerca do conteúdo abordado, tendo como intenção despertar sua capacidade autônoma de questionamento do mundo que os cerca.Chemistry is a very beautiful and fascinating science, but unfortunately little understood by the students. Still has great resistance, especially in high school students, even in elementary school when there are the first contacts with Chemistry. In this way, the present research has a qualitative character, aiming the analysis of the performance of the students of the 1st year of high school, after the application of a Didactic Sequence developed in 6 (six) classes (stages), in the teaching of Chemical Links. We used a pre - questionnaire composed of closed questions, it contained information about the research object in order to have a previous check of the students' knowledge. We used a field diary, where the speeches of some students and teachers were recorded. We request a textual production on the subject addressed. And finally, we apply a final written activity from the molecular models elaborated by the students representing the types of Chemical Bonds. In the subjective questions (textual production and final activity) the discourse analysis was used and the objective questions (questionnaire) were put through graphs and table, and later discussed. We also used discourse analysis for the speeches of students and teachers registered during the application of the Didactic Sequence. Likewise, in the final activity we construct a framework where we perform the synthesis of the students' responses. Also, the recorded images of the students during the accomplishment of the activities of the Didactic Sequence were discussed. The results indicate that the students liked the didactic proposal, favoring the teaching- learning process. We can conclude that the objectives were reached, since the students were able to critically position themselves and conceptualize some processes of the content of Chemical Bonding. We can also see that the Didactic Sequence is an important resource in the teaching-learning process, and can be applied in the classroom as a "motivational and aids tool" for the students, once it is worked on in an active perspective, promoting dialogue of the subject) of the students among themselves, leading them initially about the content addressed, intending to awaken their autonomous ability to question the world around them.Universidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMBarboza, Pedro Lucio13196596400http://lattes.cnpq.br/1399033210518957Onofre, Eduardo Gomes62283391415http://lattes.cnpq.br/5339741056906369Soares, Luiz Havelange99495260497Reis, Diones Bento dos2019-10-10T14:05:35Z2017-10-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfREIS, D. B. dos. Conhecimento(s) dos alunos sobre ligação Química: Uma sequência didática em foco. 2017. 83f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3491porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2019-10-11T04:03:32Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3491Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2019-10-11T04:03:32Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false
dc.title.none.fl_str_mv Conhecimento(s) dos alunos sobre ligação Química: Uma sequência didática em foco
title Conhecimento(s) dos alunos sobre ligação Química: Uma sequência didática em foco
spellingShingle Conhecimento(s) dos alunos sobre ligação Química: Uma sequência didática em foco
Reis, Diones Bento dos
Ensino de Química
Sequência didática
Ligação química
Teaching Chemistry
Following teaching
Chemical bonding
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
title_short Conhecimento(s) dos alunos sobre ligação Química: Uma sequência didática em foco
title_full Conhecimento(s) dos alunos sobre ligação Química: Uma sequência didática em foco
title_fullStr Conhecimento(s) dos alunos sobre ligação Química: Uma sequência didática em foco
title_full_unstemmed Conhecimento(s) dos alunos sobre ligação Química: Uma sequência didática em foco
title_sort Conhecimento(s) dos alunos sobre ligação Química: Uma sequência didática em foco
author Reis, Diones Bento dos
author_facet Reis, Diones Bento dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barboza, Pedro Lucio
13196596400
http://lattes.cnpq.br/1399033210518957
Onofre, Eduardo Gomes
62283391415
http://lattes.cnpq.br/5339741056906369
Soares, Luiz Havelange
99495260497
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Diones Bento dos
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Química
Sequência didática
Ligação química
Teaching Chemistry
Following teaching
Chemical bonding
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
topic Ensino de Química
Sequência didática
Ligação química
Teaching Chemistry
Following teaching
Chemical bonding
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
description A Química é uma ciência muito bonita e fascinante, mas infelizmente pouco compreendida pelos estudantes. Ainda possui uma resistência grande, principalmente em alunos do ensino médio, até mesmo no ensino fundamental quando há o(s) primeiro(s) contatos com a Química. Dessa forma, a presente pesquisa possui cunho qualitativo, tendo como objetivo a análise do desempenho dos alunos do 1º ano do ensino médio, após a aplicação de uma Sequência Didática desenvolvida em 6 (seis) aulas (etapas), no ensino de Ligações Químicas. Utilizamos um pré-questionário composto de perguntas fechadas, este continha informações referentes ao objeto de pesquisa para termos uma verificação prévia do(s) conhecimento(s) dos alunos. Usamos um diário de campo, onde foram registradas as falas de alguns alunos e professores. Solicitamos uma produção textual sobre o assunto abordado. E por fim, aplicamos uma atividade escrita final a partir dos modelos moleculares elaborados pelos alunos representando os tipos de Ligações Químicas. Nas questões subjetivas (produção textual e atividade final) foi utilizada a análise de discurso e as questões objetivas (questionário) foram colocadas por meio de gráficos e quadro, e posteriormente discutidas. Também utilizamos a análise de discurso para as falas dos alunos e professores registradas durante a aplicação da Sequência Didática. Igualmente, na atividade final construímos um quadro onde realizamos a síntese das respostas dos alunos. Outrossim, as imagens registradas dos alunos durantes a realização das atividades da Sequência Didática foram discutidas. Os resultados apontam que os alunos gostaram da proposta didática, favorecendo ao processo de ensino-aprendizagem. Podemos concluir que os objetivos foram alcançados, uma vez que os alunos foram capazes de se posicionar criticamente e conceituar alguns processos do conteúdo de Ligação Química. Percebemos ainda, que a Sequência Didática é um recurso importante no processo de ensino-aprendizagem, podendo ser aplicada nas aulas como uma “ferramenta motivacional e auxiliadora” para os alunos, uma vez que seja trabalhada numa perspectiva ativa, promovendo o dialogo (a discursão do tema) dos alunos entre si, conduzindo-os inicialmente acerca do conteúdo abordado, tendo como intenção despertar sua capacidade autônoma de questionamento do mundo que os cerca.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-25
2019-10-10T14:05:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv REIS, D. B. dos. Conhecimento(s) dos alunos sobre ligação Química: Uma sequência didática em foco. 2017. 83f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3491
identifier_str_mv REIS, D. B. dos. Conhecimento(s) dos alunos sobre ligação Química: Uma sequência didática em foco. 2017. 83f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
url http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3491
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron:UEPB
instname_str Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron_str UEPB
institution UEPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
repository.mail.fl_str_mv bc@uepb.edu.br||
_version_ 1811813182981799936