Diálogo dos mortos na narrativa africana: o insólito em Agualusa e Mia Couto.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
Texto Completo: | http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2524 |
Resumo: | O tema central desta investigação visa discutir e analisar a presença do narrador póstumo nas obras O Vendedor de Passados (2004) e A Varanda do Frangipani (1997), respectivamente de José Eduardo Agualusa e Mia Couto, referenciando processos históricos que envolveram as duas nações sob o domínio de um colonizador comum, bem como avançando na avaliação do período pós-colonialista. Utilizamos os estudos acerca do insólito, pois é notável nas obras estudadas uma aptidão para as questões associadas às manifestações de elementos que se aproximam do realismo fantástico e do maravilhoso. As literaturas africanas de língua portuguesa investem em estratégias de construção narrativas que se apropriam do arcabouço mítico ancestral para gerar estranheza e, a partir da experiência insólita, abrir espaço à circulação de uma diversidade identitária e discursiva. Consideramos, ainda, que o narrador defunto resguarda a possibilidade de dar voz ao homem silenciado tanto pela morte, quanto por sua existência fraturada pelas sentenças imperialistas. Esta investigação se pauta pelo confronto dos estudos de literatura a partir da teoria pós-colonial, recorrendo ao pensamento de estudiosos como Tzvetan Todorov, Homi Bhabha, Edward W. Said, Inocência Mata, Francisco Noa, Joel Candau, Thomas Bonnici, Salvato Trigo, Paolo Rossi, entre outros. |
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Diálogo dos mortos na narrativa africana: o insólito em Agualusa e Mia Couto.Narrativa póstuma. Pós-colonialismo. Literatura africana - análise crítica. Insólito.CIENCIAS SOCIAIS APLICADASO tema central desta investigação visa discutir e analisar a presença do narrador póstumo nas obras O Vendedor de Passados (2004) e A Varanda do Frangipani (1997), respectivamente de José Eduardo Agualusa e Mia Couto, referenciando processos históricos que envolveram as duas nações sob o domínio de um colonizador comum, bem como avançando na avaliação do período pós-colonialista. Utilizamos os estudos acerca do insólito, pois é notável nas obras estudadas uma aptidão para as questões associadas às manifestações de elementos que se aproximam do realismo fantástico e do maravilhoso. As literaturas africanas de língua portuguesa investem em estratégias de construção narrativas que se apropriam do arcabouço mítico ancestral para gerar estranheza e, a partir da experiência insólita, abrir espaço à circulação de uma diversidade identitária e discursiva. Consideramos, ainda, que o narrador defunto resguarda a possibilidade de dar voz ao homem silenciado tanto pela morte, quanto por sua existência fraturada pelas sentenças imperialistas. Esta investigação se pauta pelo confronto dos estudos de literatura a partir da teoria pós-colonial, recorrendo ao pensamento de estudiosos como Tzvetan Todorov, Homi Bhabha, Edward W. Said, Inocência Mata, Francisco Noa, Joel Candau, Thomas Bonnici, Salvato Trigo, Paolo Rossi, entre outros.El tema central de esta investigación busca discutir y analisar la presencia del narrador póstumo en las obras El Vendedor de Pasados (2004) y El Balcón del Frangipani (1997 ), respectivamente, de José Eduardo Agualusa y Mia Couto, haciendo referencia a los procesos históricos que involucraron las dos naciones bajo el dominio de un colonizador común, así como el avanzo de la evaluación del período post- colonial. Utilizamos estudios sobre el insólito, pues es notable en las obras estudiadas una aptitud para las cuestiones relacionadas con las manifestaciones de los elementos que se acercan al realismo mágico y lo maravilloso. También se consideró que el narrador fallecido resguarda la posibilidad de dar voz al hombre silenciado tanto por la muerte, cuanto por una existencia fracturada por las sentencias imperialistas. Esta investigación se guía por el confronto de los estúdios de literatura desde la teoría post -colonial, recurriendo al pensamiento de estudiosos como Tzvetan Todorov, Homi Bhabha, Edward W. Said, Inocencia Mata, Francisco Noa, Joel Candau, Thomas Bonnici, Salvato Trigo, Paolo Rossi, entre otros.Universidade Estadual da ParaíbaUniversidade Estadual da ParaíbaCentro de Educação - CEDUCBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLISouza, Francisca Zuleide Duarte deVieira, Rodrigo Luiz Castelo Branco Fischer2016-09-02T15:06:35Z2014-05-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfVieira, Rodrigo Luiz Castelo Branco Fischer. Diálogo dos mortos na narrativa africana: o insólito em Agualusa e Mia Couto.. 2014. 112 p. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLI) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande.http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2524porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2016-09-03T04:01:18Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/2524Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2016-09-03T04:01:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false |
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