Imagens fotográficas modificadas digitalmente nos livros didáticos de matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
Texto Completo: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4841 |
Resumo: | O uso da imagem como recurso vem se tornando em um campo de interesse de professores e pesquisadores. Nos dias atuais, os livros didáticos quase sempre trazem imagens cada vez mais, entre elas, fotografias, considerando a importância que esse instrumento tem na sociedade atual, com propósitos diversos e que precisam ser analisadas quanto à função que exercem. Mais recentemente, a utilização da tecnologia digital no manuseio de imagens para o ensino de Matemática surge como possibilidade no trabalho de sala de aula. A presente pesquisa aborda a articulação dessas duas temáticas e teve como objetivo geral: investigar o uso da imagem fotográfica que tenha recebido alteração por intermédio de tecnologia digital contidas em livros didáticos de Matemática, no contexto do diálogo entre a Cultura Visual e Visualização Matemática. Para fundamentação nos baseamos em Flores (2010) e outros pesquisadores. Realizamos uma pesquisa de cunho qualitativo, de caráter exploratório e do tipo bibliográfico. Como resultado, evidenciamos a relevância de imagens fotográficas com marcações digitais exercendo função mediadora na construção de conceitos matemáticos, principalmente no ensino de geometria, apesar de outras terem apenas uma função ilustrativa e que outras valeriam ser retiradas. Apontamos outras pesquisas, formação de professores e práticas de sala de aula, possíveis de se realizarem a partir dos achados contidos nesse trabalho. |
id |
UEPB_dea314f697b7e6630e9ea44b6a9c1ebc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/4841 |
network_acronym_str |
UEPB |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
repository_id_str |
|
spelling |
Imagens fotográficas modificadas digitalmente nos livros didáticos de matemáticatecnologias digitaisensino de matemáticaimagem fotográficadigital technologiesteaching mathematicsphotographic imageMATEMATICA::MATEMATICA APLICADAO uso da imagem como recurso vem se tornando em um campo de interesse de professores e pesquisadores. Nos dias atuais, os livros didáticos quase sempre trazem imagens cada vez mais, entre elas, fotografias, considerando a importância que esse instrumento tem na sociedade atual, com propósitos diversos e que precisam ser analisadas quanto à função que exercem. Mais recentemente, a utilização da tecnologia digital no manuseio de imagens para o ensino de Matemática surge como possibilidade no trabalho de sala de aula. A presente pesquisa aborda a articulação dessas duas temáticas e teve como objetivo geral: investigar o uso da imagem fotográfica que tenha recebido alteração por intermédio de tecnologia digital contidas em livros didáticos de Matemática, no contexto do diálogo entre a Cultura Visual e Visualização Matemática. Para fundamentação nos baseamos em Flores (2010) e outros pesquisadores. Realizamos uma pesquisa de cunho qualitativo, de caráter exploratório e do tipo bibliográfico. Como resultado, evidenciamos a relevância de imagens fotográficas com marcações digitais exercendo função mediadora na construção de conceitos matemáticos, principalmente no ensino de geometria, apesar de outras terem apenas uma função ilustrativa e que outras valeriam ser retiradas. Apontamos outras pesquisas, formação de professores e práticas de sala de aula, possíveis de se realizarem a partir dos achados contidos nesse trabalho.The use of images as a teaching resource has become a field of interest for teachers and researchers. Nowadays, textbooks often contain images, including photographs, considering this instrument's importance in contemporary society, and use them with diverse purposes that need to be analyzed in terms of the function they perform. More recently, the use of digital technology in editing images for teaching Mathematics has emerged as a possibility in classroom work. The present research addresses the articulation of these two themes and has the general objective: to investigate the use of photographic images that have been altered through digital technology contained in Mathematics textbooks, in the context of the dialogue between Visual Culture and Mathematical Visualization. Based on Flores (2010) and other researchers, we justified ourselves and carried out qualitative, exploratory, and bibliographical research. As a result, we highlighted the relevance of photographic images with digital markings, mediating the construction of mathematical concepts, especially in teaching geometry, although other images have only the illustrative function and others would better be removed. We suggested other research ideas, teacher training possibilities, and classroom practices that could be carried out based on the findings of this work.Universidade Estadual da ParaíbaCentro de Ciências e Tecnologia - CCTBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMMaciel, Aníbal de Menezeshttp://lattes.cnpq.br/1093400715444576Maciel, Aníbal de Menezeshttp://lattes.cnpq.br/1093400715444576Almeida, Helber Rangel Formiga Leite dehttp://lattes.cnpq.br/6267763090014832Soares, Luiz HavelangeMélo, Anna Karla Borba de2024-01-04T13:24:53Z2999-12-312023-08-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMÉLO, Anna Karla Borba de. Imagens fotográficas modificadas digitalmente nos livros didáticos de matemática. 2023. 122 f. Trabalho de Conclusão de Curso Dissertação (Mestrado acadêmico em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4841porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2024-01-04T13:25:17Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/4841Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2024-01-04T13:25:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Imagens fotográficas modificadas digitalmente nos livros didáticos de matemática |
title |
Imagens fotográficas modificadas digitalmente nos livros didáticos de matemática |
spellingShingle |
Imagens fotográficas modificadas digitalmente nos livros didáticos de matemática Mélo, Anna Karla Borba de tecnologias digitais ensino de matemática imagem fotográfica digital technologies teaching mathematics photographic image MATEMATICA::MATEMATICA APLICADA |
title_short |
Imagens fotográficas modificadas digitalmente nos livros didáticos de matemática |
title_full |
Imagens fotográficas modificadas digitalmente nos livros didáticos de matemática |
title_fullStr |
Imagens fotográficas modificadas digitalmente nos livros didáticos de matemática |
title_full_unstemmed |
Imagens fotográficas modificadas digitalmente nos livros didáticos de matemática |
title_sort |
Imagens fotográficas modificadas digitalmente nos livros didáticos de matemática |
author |
Mélo, Anna Karla Borba de |
author_facet |
Mélo, Anna Karla Borba de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Maciel, Aníbal de Menezes http://lattes.cnpq.br/1093400715444576 Maciel, Aníbal de Menezes http://lattes.cnpq.br/1093400715444576 Almeida, Helber Rangel Formiga Leite de http://lattes.cnpq.br/6267763090014832 Soares, Luiz Havelange |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mélo, Anna Karla Borba de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
tecnologias digitais ensino de matemática imagem fotográfica digital technologies teaching mathematics photographic image MATEMATICA::MATEMATICA APLICADA |
topic |
tecnologias digitais ensino de matemática imagem fotográfica digital technologies teaching mathematics photographic image MATEMATICA::MATEMATICA APLICADA |
description |
O uso da imagem como recurso vem se tornando em um campo de interesse de professores e pesquisadores. Nos dias atuais, os livros didáticos quase sempre trazem imagens cada vez mais, entre elas, fotografias, considerando a importância que esse instrumento tem na sociedade atual, com propósitos diversos e que precisam ser analisadas quanto à função que exercem. Mais recentemente, a utilização da tecnologia digital no manuseio de imagens para o ensino de Matemática surge como possibilidade no trabalho de sala de aula. A presente pesquisa aborda a articulação dessas duas temáticas e teve como objetivo geral: investigar o uso da imagem fotográfica que tenha recebido alteração por intermédio de tecnologia digital contidas em livros didáticos de Matemática, no contexto do diálogo entre a Cultura Visual e Visualização Matemática. Para fundamentação nos baseamos em Flores (2010) e outros pesquisadores. Realizamos uma pesquisa de cunho qualitativo, de caráter exploratório e do tipo bibliográfico. Como resultado, evidenciamos a relevância de imagens fotográficas com marcações digitais exercendo função mediadora na construção de conceitos matemáticos, principalmente no ensino de geometria, apesar de outras terem apenas uma função ilustrativa e que outras valeriam ser retiradas. Apontamos outras pesquisas, formação de professores e práticas de sala de aula, possíveis de se realizarem a partir dos achados contidos nesse trabalho. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-08-23 2024-01-04T13:24:53Z 2999-12-31 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MÉLO, Anna Karla Borba de. Imagens fotográficas modificadas digitalmente nos livros didáticos de matemática. 2023. 122 f. Trabalho de Conclusão de Curso Dissertação (Mestrado acadêmico em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4841 |
identifier_str_mv |
MÉLO, Anna Karla Borba de. Imagens fotográficas modificadas digitalmente nos livros didáticos de matemática. 2023. 122 f. Trabalho de Conclusão de Curso Dissertação (Mestrado acadêmico em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. |
url |
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4841 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/embargoedAccess |
eu_rights_str_mv |
embargoedAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual da Paraíba Centro de Ciências e Tecnologia - CCT Brasil UEPB Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual da Paraíba Centro de Ciências e Tecnologia - CCT Brasil UEPB Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) instacron:UEPB |
instname_str |
Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) |
instacron_str |
UEPB |
institution |
UEPB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bc@uepb.edu.br|| |
_version_ |
1813709232234561536 |