Imagens fotográficas modificadas digitalmente nos livros didáticos de matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mélo, Anna Karla Borba de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4841
Resumo: O uso da imagem como recurso vem se tornando em um campo de interesse de professores e pesquisadores. Nos dias atuais, os livros didáticos quase sempre trazem imagens cada vez mais, entre elas, fotografias, considerando a importância que esse instrumento tem na sociedade atual, com propósitos diversos e que precisam ser analisadas quanto à função que exercem. Mais recentemente, a utilização da tecnologia digital no manuseio de imagens para o ensino de Matemática surge como possibilidade no trabalho de sala de aula. A presente pesquisa aborda a articulação dessas duas temáticas e teve como objetivo geral: investigar o uso da imagem fotográfica que tenha recebido alteração por intermédio de tecnologia digital contidas em livros didáticos de Matemática, no contexto do diálogo entre a Cultura Visual e Visualização Matemática. Para fundamentação nos baseamos em Flores (2010) e outros pesquisadores. Realizamos uma pesquisa de cunho qualitativo, de caráter exploratório e do tipo bibliográfico. Como resultado, evidenciamos a relevância de imagens fotográficas com marcações digitais exercendo função mediadora na construção de conceitos matemáticos, principalmente no ensino de geometria, apesar de outras terem apenas uma função ilustrativa e que outras valeriam ser retiradas. Apontamos outras pesquisas, formação de professores e práticas de sala de aula, possíveis de se realizarem a partir dos achados contidos nesse trabalho.
id UEPB_dea314f697b7e6630e9ea44b6a9c1ebc
oai_identifier_str oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/4841
network_acronym_str UEPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository_id_str
spelling Imagens fotográficas modificadas digitalmente nos livros didáticos de matemáticatecnologias digitaisensino de matemáticaimagem fotográficadigital technologiesteaching mathematicsphotographic imageMATEMATICA::MATEMATICA APLICADAO uso da imagem como recurso vem se tornando em um campo de interesse de professores e pesquisadores. Nos dias atuais, os livros didáticos quase sempre trazem imagens cada vez mais, entre elas, fotografias, considerando a importância que esse instrumento tem na sociedade atual, com propósitos diversos e que precisam ser analisadas quanto à função que exercem. Mais recentemente, a utilização da tecnologia digital no manuseio de imagens para o ensino de Matemática surge como possibilidade no trabalho de sala de aula. A presente pesquisa aborda a articulação dessas duas temáticas e teve como objetivo geral: investigar o uso da imagem fotográfica que tenha recebido alteração por intermédio de tecnologia digital contidas em livros didáticos de Matemática, no contexto do diálogo entre a Cultura Visual e Visualização Matemática. Para fundamentação nos baseamos em Flores (2010) e outros pesquisadores. Realizamos uma pesquisa de cunho qualitativo, de caráter exploratório e do tipo bibliográfico. Como resultado, evidenciamos a relevância de imagens fotográficas com marcações digitais exercendo função mediadora na construção de conceitos matemáticos, principalmente no ensino de geometria, apesar de outras terem apenas uma função ilustrativa e que outras valeriam ser retiradas. Apontamos outras pesquisas, formação de professores e práticas de sala de aula, possíveis de se realizarem a partir dos achados contidos nesse trabalho.The use of images as a teaching resource has become a field of interest for teachers and researchers. Nowadays, textbooks often contain images, including photographs, considering this instrument's importance in contemporary society, and use them with diverse purposes that need to be analyzed in terms of the function they perform. More recently, the use of digital technology in editing images for teaching Mathematics has emerged as a possibility in classroom work. The present research addresses the articulation of these two themes and has the general objective: to investigate the use of photographic images that have been altered through digital technology contained in Mathematics textbooks, in the context of the dialogue between Visual Culture and Mathematical Visualization. Based on Flores (2010) and other researchers, we justified ourselves and carried out qualitative, exploratory, and bibliographical research. As a result, we highlighted the relevance of photographic images with digital markings, mediating the construction of mathematical concepts, especially in teaching geometry, although other images have only the illustrative function and others would better be removed. We suggested other research ideas, teacher training possibilities, and classroom practices that could be carried out based on the findings of this work.Universidade Estadual da ParaíbaCentro de Ciências e Tecnologia - CCTBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMMaciel, Aníbal de Menezeshttp://lattes.cnpq.br/1093400715444576Maciel, Aníbal de Menezeshttp://lattes.cnpq.br/1093400715444576Almeida, Helber Rangel Formiga Leite dehttp://lattes.cnpq.br/6267763090014832Soares, Luiz HavelangeMélo, Anna Karla Borba de2024-01-04T13:24:53Z2999-12-312023-08-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMÉLO, Anna Karla Borba de. Imagens fotográficas modificadas digitalmente nos livros didáticos de matemática. 2023. 122 f. Trabalho de Conclusão de Curso Dissertação (Mestrado acadêmico em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4841porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2024-01-04T13:25:17Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/4841Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2024-01-04T13:25:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false
dc.title.none.fl_str_mv Imagens fotográficas modificadas digitalmente nos livros didáticos de matemática
title Imagens fotográficas modificadas digitalmente nos livros didáticos de matemática
spellingShingle Imagens fotográficas modificadas digitalmente nos livros didáticos de matemática
Mélo, Anna Karla Borba de
tecnologias digitais
ensino de matemática
imagem fotográfica
digital technologies
teaching mathematics
photographic image
MATEMATICA::MATEMATICA APLICADA
title_short Imagens fotográficas modificadas digitalmente nos livros didáticos de matemática
title_full Imagens fotográficas modificadas digitalmente nos livros didáticos de matemática
title_fullStr Imagens fotográficas modificadas digitalmente nos livros didáticos de matemática
title_full_unstemmed Imagens fotográficas modificadas digitalmente nos livros didáticos de matemática
title_sort Imagens fotográficas modificadas digitalmente nos livros didáticos de matemática
author Mélo, Anna Karla Borba de
author_facet Mélo, Anna Karla Borba de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Maciel, Aníbal de Menezes
http://lattes.cnpq.br/1093400715444576
Maciel, Aníbal de Menezes
http://lattes.cnpq.br/1093400715444576
Almeida, Helber Rangel Formiga Leite de
http://lattes.cnpq.br/6267763090014832
Soares, Luiz Havelange
dc.contributor.author.fl_str_mv Mélo, Anna Karla Borba de
dc.subject.por.fl_str_mv tecnologias digitais
ensino de matemática
imagem fotográfica
digital technologies
teaching mathematics
photographic image
MATEMATICA::MATEMATICA APLICADA
topic tecnologias digitais
ensino de matemática
imagem fotográfica
digital technologies
teaching mathematics
photographic image
MATEMATICA::MATEMATICA APLICADA
description O uso da imagem como recurso vem se tornando em um campo de interesse de professores e pesquisadores. Nos dias atuais, os livros didáticos quase sempre trazem imagens cada vez mais, entre elas, fotografias, considerando a importância que esse instrumento tem na sociedade atual, com propósitos diversos e que precisam ser analisadas quanto à função que exercem. Mais recentemente, a utilização da tecnologia digital no manuseio de imagens para o ensino de Matemática surge como possibilidade no trabalho de sala de aula. A presente pesquisa aborda a articulação dessas duas temáticas e teve como objetivo geral: investigar o uso da imagem fotográfica que tenha recebido alteração por intermédio de tecnologia digital contidas em livros didáticos de Matemática, no contexto do diálogo entre a Cultura Visual e Visualização Matemática. Para fundamentação nos baseamos em Flores (2010) e outros pesquisadores. Realizamos uma pesquisa de cunho qualitativo, de caráter exploratório e do tipo bibliográfico. Como resultado, evidenciamos a relevância de imagens fotográficas com marcações digitais exercendo função mediadora na construção de conceitos matemáticos, principalmente no ensino de geometria, apesar de outras terem apenas uma função ilustrativa e que outras valeriam ser retiradas. Apontamos outras pesquisas, formação de professores e práticas de sala de aula, possíveis de se realizarem a partir dos achados contidos nesse trabalho.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-23
2024-01-04T13:24:53Z
2999-12-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MÉLO, Anna Karla Borba de. Imagens fotográficas modificadas digitalmente nos livros didáticos de matemática. 2023. 122 f. Trabalho de Conclusão de Curso Dissertação (Mestrado acadêmico em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4841
identifier_str_mv MÉLO, Anna Karla Borba de. Imagens fotográficas modificadas digitalmente nos livros didáticos de matemática. 2023. 122 f. Trabalho de Conclusão de Curso Dissertação (Mestrado acadêmico em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
url http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4841
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Centro de Ciências e Tecnologia - CCT
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Centro de Ciências e Tecnologia - CCT
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron:UEPB
instname_str Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron_str UEPB
institution UEPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
repository.mail.fl_str_mv bc@uepb.edu.br||
_version_ 1813709232234561536