O gênero multimodal meme: uma proposta de leitura e construção de sentidos no ensino de língua portuguesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Ivan Alexandrino
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3710
Resumo: Esta pesquisa-ação teve como objetivo desenvolver a leitura a partir dos aspectos internos: compreensão, interpretação e análise, levando em consideração a composição de imagens, a construção de sentidos humorístico/críticos, observando a composição inerente ao gênero meme. Tendo como objetivos específicos discutir a importância do uso dos gêneros discursivos e multimodais, como elementos necessários para a prática de leitura e interpretação. Refletir sobre as características que compõem o gênero meme, seus elementos e a sua importância para a prática do letramento. Analisar a linguagem utilizada nos memes e os seus múltiplos sentidos e desenvolver oficinas de leitura com a finalidade de melhorar o desempenho em práticas de letramento dos alunos de uma turma do 8º ano de uma escola pública do município de Arcoverde–PE. O trabalho com o meme justificou-se por se tratar de um gênero dinâmico, que circula socialmente, importante na comunicação do jovem estudante, além de ter provocado um interesse bem maior na busca pela aprendizagem. Esta pesquisa de característica qualitativa e de natureza descritivo/interpretativa foi desenvolvida a partir de oficinas de leitura que didaticamente foram desenvolvidas considerando as tipologias, os gêneros textuais multimodais e o meme, com aplicação de dois questionários: inicial e final, importantes na análise dos dados, cujos resultados foram positivos, como a melhoria na prática de leitura interpretação e compreensão, uma visão mais apurada das tipologias e dos gêneros textuais, mais segurança ao lidar com textos multimodais, interesse, conhecimento do gênero meme, ajudando-os em seus posicionamentos e criticidade tanto na escola, quanto nos espaços do uso da língua materna e em suas práticas sociais de linguagem. se ancora à luz de teóricos, tais como: Bakhtin (2004), Bazerman (2005), Coscarelli (2016), Dolz e Schneuwly (2004), Marcuschi (2008 e 2010), Oliveira (2010), Ribeiro (2012 e 2013), Ricardo et al (2012), Rojo ( 2012 e 2013), Santos et al ( 2007), dentre outros.
id UEPB_e16138bf70b7871670e3f9eb6cd55b8f
oai_identifier_str oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3710
network_acronym_str UEPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository_id_str
spelling O gênero multimodal meme: uma proposta de leitura e construção de sentidos no ensino de língua portuguesaLíngua PortuguesaMultimodalidadeLeituraMemeEnsinoLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASEsta pesquisa-ação teve como objetivo desenvolver a leitura a partir dos aspectos internos: compreensão, interpretação e análise, levando em consideração a composição de imagens, a construção de sentidos humorístico/críticos, observando a composição inerente ao gênero meme. Tendo como objetivos específicos discutir a importância do uso dos gêneros discursivos e multimodais, como elementos necessários para a prática de leitura e interpretação. Refletir sobre as características que compõem o gênero meme, seus elementos e a sua importância para a prática do letramento. Analisar a linguagem utilizada nos memes e os seus múltiplos sentidos e desenvolver oficinas de leitura com a finalidade de melhorar o desempenho em práticas de letramento dos alunos de uma turma do 8º ano de uma escola pública do município de Arcoverde–PE. O trabalho com o meme justificou-se por se tratar de um gênero dinâmico, que circula socialmente, importante na comunicação do jovem estudante, além de ter provocado um interesse bem maior na busca pela aprendizagem. Esta pesquisa de característica qualitativa e de natureza descritivo/interpretativa foi desenvolvida a partir de oficinas de leitura que didaticamente foram desenvolvidas considerando as tipologias, os gêneros textuais multimodais e o meme, com aplicação de dois questionários: inicial e final, importantes na análise dos dados, cujos resultados foram positivos, como a melhoria na prática de leitura interpretação e compreensão, uma visão mais apurada das tipologias e dos gêneros textuais, mais segurança ao lidar com textos multimodais, interesse, conhecimento do gênero meme, ajudando-os em seus posicionamentos e criticidade tanto na escola, quanto nos espaços do uso da língua materna e em suas práticas sociais de linguagem. se ancora à luz de teóricos, tais como: Bakhtin (2004), Bazerman (2005), Coscarelli (2016), Dolz e Schneuwly (2004), Marcuschi (2008 e 2010), Oliveira (2010), Ribeiro (2012 e 2013), Ricardo et al (2012), Rojo ( 2012 e 2013), Santos et al ( 2007), dentre outros.This action research aimed to develop reading from the internal aspects: understanding, interpretation and analysis, taking into account the composition of images, the construction of humorous / critical meanings, observing the composition inherent in the meme genre. Having as specific objectives to discuss the importance of using discursive and multimodal genres, as necessary elements for the practice of reading and interpretation. Reflect on the characteristics that make up the meme genre, its elements and its importance for the practice of literacy. Analyze the language used in memes and their multiple meanings and develop reading workshops in order to improve the performance in literacy practices of students in an 8th grade class at a public school in the municipality of Arcoverde – PE. The work with the meme was justified because it is a dynamic genre, which circulates socially, important in the communication of the young student, in addition to provoking a much greater interest in the search for learning. This qualitative and descriptive / interpretive research was developed from reading workshops that didactically developed considering the typologies, multimodal textual genres and the meme, with the application of two questionnaires: initial and final, important in data analysis , whose results were positive, such as the improvement in the practice of reading, interpretation and comprehension, a more accurate view of typologies and textual genres, more security when dealing with multimodal texts, interest, knowledge of the meme genre, helping them in their positions and criticality both at school and in the spaces for the use of the mother tongue and in their social language practices. is anchored in the light of theorists, such as: Bakhtin (2004), Bazerman (2005), Coscarelli (2016), Dolz and Schneuwly (2004), Marcuschi (2008 and 2010), Oliveira (2010), Ribeiro (2012 and 2013) , Ricardo et al (2012), Rojo (2012 and 2013), Santos et al (2007), among others.Universidade Estadual da ParaíbaCentro de Humanidades - CHBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRASSilva, Rosângela Neres de Araújo daAlves, Ivan Alexandrino2021-05-12T12:32:22Z2020-02-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfAlves, Ivan Alexandrino. O gênero multimodal meme: uma proposta de leitura e construção de sentidos no ensino de língua portuguesa. 2020. [108 f.]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, [Guarabira] .http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3710porALVES, Ivan Alexandrino. O gênero multimodal meme: uma proposta de leitura e construção de sentidos no ensino de língua portuguesa. 2020. 108 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras (PROFLETRAS), Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2020.http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2021-05-13T04:36:31Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3710Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2021-05-13T04:36:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false
dc.title.none.fl_str_mv O gênero multimodal meme: uma proposta de leitura e construção de sentidos no ensino de língua portuguesa
title O gênero multimodal meme: uma proposta de leitura e construção de sentidos no ensino de língua portuguesa
spellingShingle O gênero multimodal meme: uma proposta de leitura e construção de sentidos no ensino de língua portuguesa
Alves, Ivan Alexandrino
Língua Portuguesa
Multimodalidade
Leitura
Meme
Ensino
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
title_short O gênero multimodal meme: uma proposta de leitura e construção de sentidos no ensino de língua portuguesa
title_full O gênero multimodal meme: uma proposta de leitura e construção de sentidos no ensino de língua portuguesa
title_fullStr O gênero multimodal meme: uma proposta de leitura e construção de sentidos no ensino de língua portuguesa
title_full_unstemmed O gênero multimodal meme: uma proposta de leitura e construção de sentidos no ensino de língua portuguesa
title_sort O gênero multimodal meme: uma proposta de leitura e construção de sentidos no ensino de língua portuguesa
author Alves, Ivan Alexandrino
author_facet Alves, Ivan Alexandrino
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Rosângela Neres de Araújo da
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Ivan Alexandrino
dc.subject.por.fl_str_mv Língua Portuguesa
Multimodalidade
Leitura
Meme
Ensino
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
topic Língua Portuguesa
Multimodalidade
Leitura
Meme
Ensino
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
description Esta pesquisa-ação teve como objetivo desenvolver a leitura a partir dos aspectos internos: compreensão, interpretação e análise, levando em consideração a composição de imagens, a construção de sentidos humorístico/críticos, observando a composição inerente ao gênero meme. Tendo como objetivos específicos discutir a importância do uso dos gêneros discursivos e multimodais, como elementos necessários para a prática de leitura e interpretação. Refletir sobre as características que compõem o gênero meme, seus elementos e a sua importância para a prática do letramento. Analisar a linguagem utilizada nos memes e os seus múltiplos sentidos e desenvolver oficinas de leitura com a finalidade de melhorar o desempenho em práticas de letramento dos alunos de uma turma do 8º ano de uma escola pública do município de Arcoverde–PE. O trabalho com o meme justificou-se por se tratar de um gênero dinâmico, que circula socialmente, importante na comunicação do jovem estudante, além de ter provocado um interesse bem maior na busca pela aprendizagem. Esta pesquisa de característica qualitativa e de natureza descritivo/interpretativa foi desenvolvida a partir de oficinas de leitura que didaticamente foram desenvolvidas considerando as tipologias, os gêneros textuais multimodais e o meme, com aplicação de dois questionários: inicial e final, importantes na análise dos dados, cujos resultados foram positivos, como a melhoria na prática de leitura interpretação e compreensão, uma visão mais apurada das tipologias e dos gêneros textuais, mais segurança ao lidar com textos multimodais, interesse, conhecimento do gênero meme, ajudando-os em seus posicionamentos e criticidade tanto na escola, quanto nos espaços do uso da língua materna e em suas práticas sociais de linguagem. se ancora à luz de teóricos, tais como: Bakhtin (2004), Bazerman (2005), Coscarelli (2016), Dolz e Schneuwly (2004), Marcuschi (2008 e 2010), Oliveira (2010), Ribeiro (2012 e 2013), Ricardo et al (2012), Rojo ( 2012 e 2013), Santos et al ( 2007), dentre outros.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-02-27
2021-05-12T12:32:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Alves, Ivan Alexandrino. O gênero multimodal meme: uma proposta de leitura e construção de sentidos no ensino de língua portuguesa. 2020. [108 f.]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, [Guarabira] .
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3710
identifier_str_mv Alves, Ivan Alexandrino. O gênero multimodal meme: uma proposta de leitura e construção de sentidos no ensino de língua portuguesa. 2020. [108 f.]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, [Guarabira] .
url http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3710
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv ALVES, Ivan Alexandrino. O gênero multimodal meme: uma proposta de leitura e construção de sentidos no ensino de língua portuguesa. 2020. 108 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras (PROFLETRAS), Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2020.
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Centro de Humanidades - CH
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Centro de Humanidades - CH
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron:UEPB
instname_str Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron_str UEPB
institution UEPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
repository.mail.fl_str_mv bc@uepb.edu.br||
_version_ 1813709223564935168