O texto multimodal meme na perspectiva dos multiletramentos.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30587 |
Resumo: | O presente trabalho aborda a importância do texto multimodal como um recurso escolar relevante, dada à sua característica híbrida, por envolver a linguagem verbal (LV) e não verbal (NV) assim como recursos tecnológicos e manifestações várias da linguagem como: gestos, sons, imagens, códigos, textos impressos, etc. Nesse contexto destacamos a contribuição do trabalho com o gênero textual meme, como ferramenta pedagógica para desenvolver habilidades de leitura e compreensão de textos, na perspectiva dos multiletramentos. Isso porque, a pedagogia dos multiletramentos apresenta uma proposta de ensino-aprendizagem que contribui para a ampliação do repertório cultural do discente, fundamentando-se na sua cultura de referência. Portanto, utiliza tanto as tecnologias, mídias digitais, mas, sobretudo, considera as práticas sociais e escolares do discente, no contexto onde ele está inserido, a fim de prepará-lo para atuar na sociedade. Nessa perspectiva a referida pesquisa tem como objetivo geral mostrar a relevância dos multiletramentos, por meio de textos multimodais, para o desenvolvimento da leitura e da compreensão de textos, tendo presente a cultura, os valores e os conhecimentos prévios de cada aluno. Para fundamentar a pesquisa, nos embasamos em: Leffa(1996) e Koch (2008), no que se refere à leitura. Costa Val (2004), Marcuschi (2008) e Antunes (2010), sobre texto e textualidade; enquanto que Dionísio (2007) traz suas considerações sobre o texto multimodal. Quanto ao processo de letramento, nos embasamos em Kleiman (2005), Soares (2009) e Rojo (2012) sobre a pedagogia dos multiletramentos e no que se refere aos memes Dalkins (1976), e Horta (2015). A metodologia trata-se de uma pesquisa de natureza bibliográfica e exploratória, sob uma abordagem qualitativa, no qual apresentamos um recorte de um relato de experiências, realizada durante o Estágio Curricular Supervisionado IV, no período 2019.2 – UFCG, Campus de Cajazeiras-PB. As atividades envolveram doze alunos, do 3º ano do ensino médio, com o objetivo de desenvolver a competência de leitura e compreensão do gênero textual meme. Isso porque os alunos, nos estágios passados, apresentaram dificuldades de compreender os textos com imagens. Como resultado desse trabalho, pudemos constatar que os alunos conseguiram compreender, de forma geral, do que tratavam as temáticas apresentadas nos memes, mas ao que se refere aos textos de apoio tiveram dificuldades para entender na sua completude, talvez um dos motivos tenha sido o tempo limitado das aulas, mas também por esse gênero textual ser ainda pouco trabalhado em sala de aula. Dessa forma, compreendemos. |
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O texto multimodal meme na perspectiva dos multiletramentos.The multimodal text meme from the perspective of multiliteracies.Textos multimodaisLeituraGêneros textuaisMemeMultiletramentosMultimodal textsReadingTextual genresMultiliteraciesLetras - Língua Portuguesa.Linguística.O presente trabalho aborda a importância do texto multimodal como um recurso escolar relevante, dada à sua característica híbrida, por envolver a linguagem verbal (LV) e não verbal (NV) assim como recursos tecnológicos e manifestações várias da linguagem como: gestos, sons, imagens, códigos, textos impressos, etc. Nesse contexto destacamos a contribuição do trabalho com o gênero textual meme, como ferramenta pedagógica para desenvolver habilidades de leitura e compreensão de textos, na perspectiva dos multiletramentos. Isso porque, a pedagogia dos multiletramentos apresenta uma proposta de ensino-aprendizagem que contribui para a ampliação do repertório cultural do discente, fundamentando-se na sua cultura de referência. Portanto, utiliza tanto as tecnologias, mídias digitais, mas, sobretudo, considera as práticas sociais e escolares do discente, no contexto onde ele está inserido, a fim de prepará-lo para atuar na sociedade. Nessa perspectiva a referida pesquisa tem como objetivo geral mostrar a relevância dos multiletramentos, por meio de textos multimodais, para o desenvolvimento da leitura e da compreensão de textos, tendo presente a cultura, os valores e os conhecimentos prévios de cada aluno. Para fundamentar a pesquisa, nos embasamos em: Leffa(1996) e Koch (2008), no que se refere à leitura. Costa Val (2004), Marcuschi (2008) e Antunes (2010), sobre texto e textualidade; enquanto que Dionísio (2007) traz suas considerações sobre o texto multimodal. Quanto ao processo de letramento, nos embasamos em Kleiman (2005), Soares (2009) e Rojo (2012) sobre a pedagogia dos multiletramentos e no que se refere aos memes Dalkins (1976), e Horta (2015). A metodologia trata-se de uma pesquisa de natureza bibliográfica e exploratória, sob uma abordagem qualitativa, no qual apresentamos um recorte de um relato de experiências, realizada durante o Estágio Curricular Supervisionado IV, no período 2019.2 – UFCG, Campus de Cajazeiras-PB. As atividades envolveram doze alunos, do 3º ano do ensino médio, com o objetivo de desenvolver a competência de leitura e compreensão do gênero textual meme. Isso porque os alunos, nos estágios passados, apresentaram dificuldades de compreender os textos com imagens. Como resultado desse trabalho, pudemos constatar que os alunos conseguiram compreender, de forma geral, do que tratavam as temáticas apresentadas nos memes, mas ao que se refere aos textos de apoio tiveram dificuldades para entender na sua completude, talvez um dos motivos tenha sido o tempo limitado das aulas, mas também por esse gênero textual ser ainda pouco trabalhado em sala de aula. Dessa forma, compreendemos.This research addresses the importance of the multimodal text as a relevant school resource, given its hybrid characteristic, as it involves verbal and non-verbal language, as well as technological resources and various manifestations of language such as gestures, sounds, images, codes, texts printed matter, etc. In this context, we highlight the contribution of the work with the textual genre meme, as a pedagogical tool to develop reading and comprehension skills, from the perspective of multiliteracies. This is because, the pedagogy of multiliteracies presents a teaching-learning proposal that contributes to the expansion of the student's cultural repertoire, based on their reference culture. Therefore, it uses technologies, digital media, but, above all, it considers the student's social and school practices, in the context where he is inserted, to prepare him to act in society. In this perspective, the referred research has the general objective of showing the relevance of multiliteracies, through multimodal texts, for the development of reading and understanding of texts, bearing in mind the culture, values, and previous knowledge of each student. To support the research, we rely on: Leffa (1996) and Koch (2008), with regard to reading. Costa Val (2004), Marcuschi (2008), and Antunes (2010), on text and textuality; while Dionísio (2007) brings her considerations about the multimodal text. As for the literacy process, we rely on Kleiman (2005), Soares (2009), and Rojo (2012) on the pedagogy of multiliteracies and with regard to memes Dalkins (1976), and Horta (2015). The methodology is bibliographic and exploratory research, under a qualitative approach, in which we present an excerpt from an experience report, carried out during the discipline Practicum Experience IV, in the period 2019.2 - UFCG, Cajazeiras Campus in the state of Paraíba. The activities involved twelve students, from the 3rd year of high school, intending to develop reading and comprehension skills in the meme textual genre. This is because the students, in the past Supervised Internship, presented difficulties to understand the texts with images. As a result of this work, we could see that the students were able to understand, in general, what the themes presented in the memes were about, but with regard to the supporting texts, they had difficulties to understand their completeness, perhaps one of the reasons was the limited class time, but also because this type of text is still little worked in the classroom. Thus, we understand the need to intensify the work with readings of imagery texts.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGPEREIRA, Hérica Paiva.PEREIRA, H. P.http://lattes.cnpq.br/0140741349526284MOURA, Adriana Sidraelle Rolim de.SILVA, Abdoral Inácio da.SILVA, Maria das Graças da.2020-11-192023-07-07T14:27:32Z2023-07-072023-07-07T14:27:32Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30587SILVA, Maria das Graças da. O texto multimodal meme na perspectiva dos multiletramentos. 2020. 69f. 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