A modelagem matemática no Ensino Fundamental: um estudo dos conceitos mobilizados por professores em uma atividade de geometria
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
Texto Completo: | http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2132 |
Resumo: | Esta pesquisa tem por objetivo analisar a contribuição do processo formativo realizado em um curso sobre Modelagem Matemática, a partir de um material didático desenvolvido pelo grupo de pesquisa GPECOM voltado para a formação de professores quanto a utilização da Modelagem Matemática. Analisamos especificamente como as fases da Modelagem foram mobilizados em sala após a realização do curso. Trata-se de uma observação participante feita com um professor de uma escola pública do município de Pocinhos, abordando conteúdos de Geometria. As atividades de elaboração do curso, encontros com os professores e utilização dos seus conhecimentos em sala de aula do Ensino Fundamental foram realizadas de forma colaborativa envolvendo pesquisadores, professores e alunos do fundamental utilizando o design experimental de Lesh e do aporte teórico de Bassanezi, Biembegut e Barbosa, de forma presencial e a distância, abordando questões de Modelagem, envolvendo contextos locais. Especificamente, observamos as fases da Modelagem Matemática utilizadas na intervenção desde o planejamento até a fase de execução das atividades de modelagem, analisando a atuação do professor e a maneira como ele e os alunos trabalharam. Concluímos que das dez fases sugeridas no curso, seis foram desenvolvidas por completo, duas parcialmente e as duas últimas não foram abordadas, indicando a predominância do ensino voltado para a obtenção de uma solução, não trabalhando a adequação e o refinamento da solução obtida. |
id |
UEPB_e205eb7e9172c5194868820287e575f9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/2132 |
network_acronym_str |
UEPB |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
repository_id_str |
|
spelling |
A modelagem matemática no Ensino Fundamental: um estudo dos conceitos mobilizados por professores em uma atividade de geometriaThe Mathematical Modeling in Elementary Education: A study of the concepts mobilized by teachers in a geometry activityEducação matemáticaModelagem matemáticaEnsino básicoGeometriaMathematics educationMathematical modelingBasic educationGeometryCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAEsta pesquisa tem por objetivo analisar a contribuição do processo formativo realizado em um curso sobre Modelagem Matemática, a partir de um material didático desenvolvido pelo grupo de pesquisa GPECOM voltado para a formação de professores quanto a utilização da Modelagem Matemática. Analisamos especificamente como as fases da Modelagem foram mobilizados em sala após a realização do curso. Trata-se de uma observação participante feita com um professor de uma escola pública do município de Pocinhos, abordando conteúdos de Geometria. As atividades de elaboração do curso, encontros com os professores e utilização dos seus conhecimentos em sala de aula do Ensino Fundamental foram realizadas de forma colaborativa envolvendo pesquisadores, professores e alunos do fundamental utilizando o design experimental de Lesh e do aporte teórico de Bassanezi, Biembegut e Barbosa, de forma presencial e a distância, abordando questões de Modelagem, envolvendo contextos locais. Especificamente, observamos as fases da Modelagem Matemática utilizadas na intervenção desde o planejamento até a fase de execução das atividades de modelagem, analisando a atuação do professor e a maneira como ele e os alunos trabalharam. Concluímos que das dez fases sugeridas no curso, seis foram desenvolvidas por completo, duas parcialmente e as duas últimas não foram abordadas, indicando a predominância do ensino voltado para a obtenção de uma solução, não trabalhando a adequação e o refinamento da solução obtida.This research aims to analyze the contribution of the training process conducted in a course on mathematical modeling, from an educational material developed by the research group GPECOM facing teacher education as the use of Mathematical Modeling. Analyzed specifically as the phases of modeling were mobilized in room after travel. It is a participant observation with a teacher in a public school in the city of Pocinhos, addressing topics of Geometry. The elaboration of the course activities, meetings with teachers and use their knowledge in the classroom of elementary school room were done collaboratively involving researchers, teachers and students using the basic experimental design Lesh and theoretical contribution of Bassanezi, Biembegut and Barbosa, in person and remotely addressing issues of modeling, involving local contexts. Specifically, we observed the phases of Mathematical Modeling used in intervention from the planning to the implementation phase of modeling activities, analyzing teacher performance and the way he and the students worked. We conclude that the ten stages suggested in the course, six were developed completely, partially two and the last two were not addressed, indicating the predominance of teaching for obtaining a solution, not working the adequacy and the refinement of the solution obtained.Universidade Estadual da ParaíbaEnsino de FísicaBRUEPBMestrado Profissional em Ensino de Ciências e MatemáticaRêgo, Rômulo Marinho doCPF:05962986415http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790643P0Medeiros, Kátia Maria deCPF:77270991472http://lattes.cnpq.br/9356901445058009Azerêdo, Maria Alves deCPF:75962217420http://lattes.cnpq.br/0309471026419288Sousa, Marcos Edson Alves de2015-09-25T12:23:23Z2014-11-262014-03-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSOUSA, Marcos Edson Alves de. The Mathematical Modeling in Elementary Education: A study of the concepts mobilized by teachers in a geometry activity. 2014. 236 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2132porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2016-02-12T14:31:47Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/2132Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2016-02-12T14:31:47Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A modelagem matemática no Ensino Fundamental: um estudo dos conceitos mobilizados por professores em uma atividade de geometria The Mathematical Modeling in Elementary Education: A study of the concepts mobilized by teachers in a geometry activity |
title |
A modelagem matemática no Ensino Fundamental: um estudo dos conceitos mobilizados por professores em uma atividade de geometria |
spellingShingle |
A modelagem matemática no Ensino Fundamental: um estudo dos conceitos mobilizados por professores em uma atividade de geometria Sousa, Marcos Edson Alves de Educação matemática Modelagem matemática Ensino básico Geometria Mathematics education Mathematical modeling Basic education Geometry CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
title_short |
A modelagem matemática no Ensino Fundamental: um estudo dos conceitos mobilizados por professores em uma atividade de geometria |
title_full |
A modelagem matemática no Ensino Fundamental: um estudo dos conceitos mobilizados por professores em uma atividade de geometria |
title_fullStr |
A modelagem matemática no Ensino Fundamental: um estudo dos conceitos mobilizados por professores em uma atividade de geometria |
title_full_unstemmed |
A modelagem matemática no Ensino Fundamental: um estudo dos conceitos mobilizados por professores em uma atividade de geometria |
title_sort |
A modelagem matemática no Ensino Fundamental: um estudo dos conceitos mobilizados por professores em uma atividade de geometria |
author |
Sousa, Marcos Edson Alves de |
author_facet |
Sousa, Marcos Edson Alves de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rêgo, Rômulo Marinho do CPF:05962986415 http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790643P0 Medeiros, Kátia Maria de CPF:77270991472 http://lattes.cnpq.br/9356901445058009 Azerêdo, Maria Alves de CPF:75962217420 http://lattes.cnpq.br/0309471026419288 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Marcos Edson Alves de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação matemática Modelagem matemática Ensino básico Geometria Mathematics education Mathematical modeling Basic education Geometry CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
topic |
Educação matemática Modelagem matemática Ensino básico Geometria Mathematics education Mathematical modeling Basic education Geometry CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
description |
Esta pesquisa tem por objetivo analisar a contribuição do processo formativo realizado em um curso sobre Modelagem Matemática, a partir de um material didático desenvolvido pelo grupo de pesquisa GPECOM voltado para a formação de professores quanto a utilização da Modelagem Matemática. Analisamos especificamente como as fases da Modelagem foram mobilizados em sala após a realização do curso. Trata-se de uma observação participante feita com um professor de uma escola pública do município de Pocinhos, abordando conteúdos de Geometria. As atividades de elaboração do curso, encontros com os professores e utilização dos seus conhecimentos em sala de aula do Ensino Fundamental foram realizadas de forma colaborativa envolvendo pesquisadores, professores e alunos do fundamental utilizando o design experimental de Lesh e do aporte teórico de Bassanezi, Biembegut e Barbosa, de forma presencial e a distância, abordando questões de Modelagem, envolvendo contextos locais. Especificamente, observamos as fases da Modelagem Matemática utilizadas na intervenção desde o planejamento até a fase de execução das atividades de modelagem, analisando a atuação do professor e a maneira como ele e os alunos trabalharam. Concluímos que das dez fases sugeridas no curso, seis foram desenvolvidas por completo, duas parcialmente e as duas últimas não foram abordadas, indicando a predominância do ensino voltado para a obtenção de uma solução, não trabalhando a adequação e o refinamento da solução obtida. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-11-26 2014-03-31 2015-09-25T12:23:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SOUSA, Marcos Edson Alves de. The Mathematical Modeling in Elementary Education: A study of the concepts mobilized by teachers in a geometry activity. 2014. 236 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2132 |
identifier_str_mv |
SOUSA, Marcos Edson Alves de. The Mathematical Modeling in Elementary Education: A study of the concepts mobilized by teachers in a geometry activity. 2014. 236 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. |
url |
http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2132 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual da Paraíba Ensino de Física BR UEPB Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual da Paraíba Ensino de Física BR UEPB Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) instacron:UEPB |
instname_str |
Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) |
instacron_str |
UEPB |
institution |
UEPB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bc@uepb.edu.br|| |
_version_ |
1813709211689811968 |