A modelagem matemática no Ensino Fundamental: um estudo dos conceitos mobilizados por professores em uma atividade de geometria

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Marcos Edson Alves de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2132
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo analisar a contribuição do processo formativo realizado em um curso sobre Modelagem Matemática, a partir de um material didático desenvolvido pelo grupo de pesquisa GPECOM voltado para a formação de professores quanto a utilização da Modelagem Matemática. Analisamos especificamente como as fases da Modelagem foram mobilizados em sala após a realização do curso. Trata-se de uma observação participante feita com um professor de uma escola pública do município de Pocinhos, abordando conteúdos de Geometria. As atividades de elaboração do curso, encontros com os professores e utilização dos seus conhecimentos em sala de aula do Ensino Fundamental foram realizadas de forma colaborativa envolvendo pesquisadores, professores e alunos do fundamental utilizando o design experimental de Lesh e do aporte teórico de Bassanezi, Biembegut e Barbosa, de forma presencial e a distância, abordando questões de Modelagem, envolvendo contextos locais. Especificamente, observamos as fases da Modelagem Matemática utilizadas na intervenção desde o planejamento até a fase de execução das atividades de modelagem, analisando a atuação do professor e a maneira como ele e os alunos trabalharam. Concluímos que das dez fases sugeridas no curso, seis foram desenvolvidas por completo, duas parcialmente e as duas últimas não foram abordadas, indicando a predominância do ensino voltado para a obtenção de uma solução, não trabalhando a adequação e o refinamento da solução obtida.
id UEPB_e205eb7e9172c5194868820287e575f9
oai_identifier_str oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/2132
network_acronym_str UEPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository_id_str
spelling A modelagem matemática no Ensino Fundamental: um estudo dos conceitos mobilizados por professores em uma atividade de geometriaThe Mathematical Modeling in Elementary Education: A study of the concepts mobilized by teachers in a geometry activityEducação matemáticaModelagem matemáticaEnsino básicoGeometriaMathematics educationMathematical modelingBasic educationGeometryCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAEsta pesquisa tem por objetivo analisar a contribuição do processo formativo realizado em um curso sobre Modelagem Matemática, a partir de um material didático desenvolvido pelo grupo de pesquisa GPECOM voltado para a formação de professores quanto a utilização da Modelagem Matemática. Analisamos especificamente como as fases da Modelagem foram mobilizados em sala após a realização do curso. Trata-se de uma observação participante feita com um professor de uma escola pública do município de Pocinhos, abordando conteúdos de Geometria. As atividades de elaboração do curso, encontros com os professores e utilização dos seus conhecimentos em sala de aula do Ensino Fundamental foram realizadas de forma colaborativa envolvendo pesquisadores, professores e alunos do fundamental utilizando o design experimental de Lesh e do aporte teórico de Bassanezi, Biembegut e Barbosa, de forma presencial e a distância, abordando questões de Modelagem, envolvendo contextos locais. Especificamente, observamos as fases da Modelagem Matemática utilizadas na intervenção desde o planejamento até a fase de execução das atividades de modelagem, analisando a atuação do professor e a maneira como ele e os alunos trabalharam. Concluímos que das dez fases sugeridas no curso, seis foram desenvolvidas por completo, duas parcialmente e as duas últimas não foram abordadas, indicando a predominância do ensino voltado para a obtenção de uma solução, não trabalhando a adequação e o refinamento da solução obtida.This research aims to analyze the contribution of the training process conducted in a course on mathematical modeling, from an educational material developed by the research group GPECOM facing teacher education as the use of Mathematical Modeling. Analyzed specifically as the phases of modeling were mobilized in room after travel. It is a participant observation with a teacher in a public school in the city of Pocinhos, addressing topics of Geometry. The elaboration of the course activities, meetings with teachers and use their knowledge in the classroom of elementary school room were done collaboratively involving researchers, teachers and students using the basic experimental design Lesh and theoretical contribution of Bassanezi, Biembegut and Barbosa, in person and remotely addressing issues of modeling, involving local contexts. Specifically, we observed the phases of Mathematical Modeling used in intervention from the planning to the implementation phase of modeling activities, analyzing teacher performance and the way he and the students worked. We conclude that the ten stages suggested in the course, six were developed completely, partially two and the last two were not addressed, indicating the predominance of teaching for obtaining a solution, not working the adequacy and the refinement of the solution obtained.Universidade Estadual da ParaíbaEnsino de FísicaBRUEPBMestrado Profissional em Ensino de Ciências e MatemáticaRêgo, Rômulo Marinho doCPF:05962986415http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790643P0Medeiros, Kátia Maria deCPF:77270991472http://lattes.cnpq.br/9356901445058009Azerêdo, Maria Alves deCPF:75962217420http://lattes.cnpq.br/0309471026419288Sousa, Marcos Edson Alves de2015-09-25T12:23:23Z2014-11-262014-03-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSOUSA, Marcos Edson Alves de. The Mathematical Modeling in Elementary Education: A study of the concepts mobilized by teachers in a geometry activity. 2014. 236 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2132porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2016-02-12T14:31:47Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/2132Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2016-02-12T14:31:47Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false
dc.title.none.fl_str_mv A modelagem matemática no Ensino Fundamental: um estudo dos conceitos mobilizados por professores em uma atividade de geometria
The Mathematical Modeling in Elementary Education: A study of the concepts mobilized by teachers in a geometry activity
title A modelagem matemática no Ensino Fundamental: um estudo dos conceitos mobilizados por professores em uma atividade de geometria
spellingShingle A modelagem matemática no Ensino Fundamental: um estudo dos conceitos mobilizados por professores em uma atividade de geometria
Sousa, Marcos Edson Alves de
Educação matemática
Modelagem matemática
Ensino básico
Geometria
Mathematics education
Mathematical modeling
Basic education
Geometry
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
title_short A modelagem matemática no Ensino Fundamental: um estudo dos conceitos mobilizados por professores em uma atividade de geometria
title_full A modelagem matemática no Ensino Fundamental: um estudo dos conceitos mobilizados por professores em uma atividade de geometria
title_fullStr A modelagem matemática no Ensino Fundamental: um estudo dos conceitos mobilizados por professores em uma atividade de geometria
title_full_unstemmed A modelagem matemática no Ensino Fundamental: um estudo dos conceitos mobilizados por professores em uma atividade de geometria
title_sort A modelagem matemática no Ensino Fundamental: um estudo dos conceitos mobilizados por professores em uma atividade de geometria
author Sousa, Marcos Edson Alves de
author_facet Sousa, Marcos Edson Alves de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rêgo, Rômulo Marinho do
CPF:05962986415
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790643P0
Medeiros, Kátia Maria de
CPF:77270991472
http://lattes.cnpq.br/9356901445058009
Azerêdo, Maria Alves de
CPF:75962217420
http://lattes.cnpq.br/0309471026419288
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Marcos Edson Alves de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação matemática
Modelagem matemática
Ensino básico
Geometria
Mathematics education
Mathematical modeling
Basic education
Geometry
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
topic Educação matemática
Modelagem matemática
Ensino básico
Geometria
Mathematics education
Mathematical modeling
Basic education
Geometry
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description Esta pesquisa tem por objetivo analisar a contribuição do processo formativo realizado em um curso sobre Modelagem Matemática, a partir de um material didático desenvolvido pelo grupo de pesquisa GPECOM voltado para a formação de professores quanto a utilização da Modelagem Matemática. Analisamos especificamente como as fases da Modelagem foram mobilizados em sala após a realização do curso. Trata-se de uma observação participante feita com um professor de uma escola pública do município de Pocinhos, abordando conteúdos de Geometria. As atividades de elaboração do curso, encontros com os professores e utilização dos seus conhecimentos em sala de aula do Ensino Fundamental foram realizadas de forma colaborativa envolvendo pesquisadores, professores e alunos do fundamental utilizando o design experimental de Lesh e do aporte teórico de Bassanezi, Biembegut e Barbosa, de forma presencial e a distância, abordando questões de Modelagem, envolvendo contextos locais. Especificamente, observamos as fases da Modelagem Matemática utilizadas na intervenção desde o planejamento até a fase de execução das atividades de modelagem, analisando a atuação do professor e a maneira como ele e os alunos trabalharam. Concluímos que das dez fases sugeridas no curso, seis foram desenvolvidas por completo, duas parcialmente e as duas últimas não foram abordadas, indicando a predominância do ensino voltado para a obtenção de uma solução, não trabalhando a adequação e o refinamento da solução obtida.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-11-26
2014-03-31
2015-09-25T12:23:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUSA, Marcos Edson Alves de. The Mathematical Modeling in Elementary Education: A study of the concepts mobilized by teachers in a geometry activity. 2014. 236 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2132
identifier_str_mv SOUSA, Marcos Edson Alves de. The Mathematical Modeling in Elementary Education: A study of the concepts mobilized by teachers in a geometry activity. 2014. 236 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
url http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2132
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Ensino de Física
BR
UEPB
Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Ensino de Física
BR
UEPB
Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron:UEPB
instname_str Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron_str UEPB
institution UEPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
repository.mail.fl_str_mv bc@uepb.edu.br||
_version_ 1813709211689811968