O uso da modelagem matemática no ensino de matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/234918 |
Resumo: | É certo que a matemática não deve ser vista apenas como números e fórmulas, mas também como uma forma de desenvolver raciocínios e auxiliar nas tomadas de decisões. Dessa forma, a modelagem matemática surge como uma alternativa pedagógica positiva para a educação. Com a finalidade de conectar os conteúdos matemáticos com as vivências do aluno, o método tem se mostrado eficaz no aprendizado dos estudantes e despertado o interesse na disciplina. Motivado pela ideia de desmistificar a matemática como uma matéria de difícil compreensão e tomando como base os baixos índices de aprendizado na disciplina, esse trabalho é norteado pela pergunta “Como trazer mais sentido para as aulas de matemática?”. Portanto, propõe-se a discorrer sobre a modelagem matemática e apresentar relatos de atividades que utilizam da modelagem e servem como orientação para um ensino mais dinâmico e atrativo, seguindo as direções propostas pela BNCC nos anos finais do ensino fundamental. O objetivo desse trabalho é apresentar uma tendência de ensino que colabora para o aprendizado dos alunos e permite que eles consigam atribuir maior significado aos conteúdos que estão aprendendo. Desenvolvido em uma abordagem qualitativa de classificação exploratória e procedimento bibliográfico, o trabalho apresenta resultados satisfatórios quanto ao uso da modelagem matemática para o entendimento de conteúdos matemáticos. |
id |
UNSP_786f14a4621909cb354bbb7ff74414f5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/234918 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
O uso da modelagem matemática no ensino de matemáticaThe use of mathematical modeling in mathematics teachingModelagem MatemáticaEnsino de MatemáticaEducação BásicaMatemática - Estudo e ensinoModelos matemáticosEstratégias de aprendizagemMathematical ModelingMathematics TeachingBasic EducationÉ certo que a matemática não deve ser vista apenas como números e fórmulas, mas também como uma forma de desenvolver raciocínios e auxiliar nas tomadas de decisões. Dessa forma, a modelagem matemática surge como uma alternativa pedagógica positiva para a educação. Com a finalidade de conectar os conteúdos matemáticos com as vivências do aluno, o método tem se mostrado eficaz no aprendizado dos estudantes e despertado o interesse na disciplina. Motivado pela ideia de desmistificar a matemática como uma matéria de difícil compreensão e tomando como base os baixos índices de aprendizado na disciplina, esse trabalho é norteado pela pergunta “Como trazer mais sentido para as aulas de matemática?”. Portanto, propõe-se a discorrer sobre a modelagem matemática e apresentar relatos de atividades que utilizam da modelagem e servem como orientação para um ensino mais dinâmico e atrativo, seguindo as direções propostas pela BNCC nos anos finais do ensino fundamental. O objetivo desse trabalho é apresentar uma tendência de ensino que colabora para o aprendizado dos alunos e permite que eles consigam atribuir maior significado aos conteúdos que estão aprendendo. Desenvolvido em uma abordagem qualitativa de classificação exploratória e procedimento bibliográfico, o trabalho apresenta resultados satisfatórios quanto ao uso da modelagem matemática para o entendimento de conteúdos matemáticos.It is true that mathematics should not be seen only as numbers and formulas, but also as a way to develop reasoning and assist in decision making. Thus, mathematical modeling emerges as a positive pedagogical alternative for education. With the purpose of connecting mathematical content to the student's experiences, the method has proven to be effective for student learning and has awakened interest in the subject. Motivated by the idea of demystifying mathematics as a subject of difficult understanding and based on the low rates of learning in the subject, this work is guided by the question "How to bring more meaning to mathematics classes?". Therefore, it is proposed to discuss mathematical modeling and present reports of activities that use modeling and serve as guidance for a more dynamic and attractive teaching, following the directions proposed by the BNCC in the final years of elementary school. The goal of this work is to present a teaching trend that contributes to student learning and allows them to assign greater meaning to the content they are learning. Developed in a qualitative approach of exploratory classification and bibliographical procedure, the work presents satisfactory results regarding the use of mathematical modeling for the understanding of mathematical content.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Chiaradia, Ana Paula Marins [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Alves, Amanda Norberto2022-05-26T12:40:09Z2022-05-26T12:40:09Z2022-03-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/234918porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-25T06:11:51Zoai:repositorio.unesp.br:11449/234918Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:39:12.910491Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O uso da modelagem matemática no ensino de matemática The use of mathematical modeling in mathematics teaching |
title |
O uso da modelagem matemática no ensino de matemática |
spellingShingle |
O uso da modelagem matemática no ensino de matemática Alves, Amanda Norberto Modelagem Matemática Ensino de Matemática Educação Básica Matemática - Estudo e ensino Modelos matemáticos Estratégias de aprendizagem Mathematical Modeling Mathematics Teaching Basic Education |
title_short |
O uso da modelagem matemática no ensino de matemática |
title_full |
O uso da modelagem matemática no ensino de matemática |
title_fullStr |
O uso da modelagem matemática no ensino de matemática |
title_full_unstemmed |
O uso da modelagem matemática no ensino de matemática |
title_sort |
O uso da modelagem matemática no ensino de matemática |
author |
Alves, Amanda Norberto |
author_facet |
Alves, Amanda Norberto |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Chiaradia, Ana Paula Marins [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Amanda Norberto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Modelagem Matemática Ensino de Matemática Educação Básica Matemática - Estudo e ensino Modelos matemáticos Estratégias de aprendizagem Mathematical Modeling Mathematics Teaching Basic Education |
topic |
Modelagem Matemática Ensino de Matemática Educação Básica Matemática - Estudo e ensino Modelos matemáticos Estratégias de aprendizagem Mathematical Modeling Mathematics Teaching Basic Education |
description |
É certo que a matemática não deve ser vista apenas como números e fórmulas, mas também como uma forma de desenvolver raciocínios e auxiliar nas tomadas de decisões. Dessa forma, a modelagem matemática surge como uma alternativa pedagógica positiva para a educação. Com a finalidade de conectar os conteúdos matemáticos com as vivências do aluno, o método tem se mostrado eficaz no aprendizado dos estudantes e despertado o interesse na disciplina. Motivado pela ideia de desmistificar a matemática como uma matéria de difícil compreensão e tomando como base os baixos índices de aprendizado na disciplina, esse trabalho é norteado pela pergunta “Como trazer mais sentido para as aulas de matemática?”. Portanto, propõe-se a discorrer sobre a modelagem matemática e apresentar relatos de atividades que utilizam da modelagem e servem como orientação para um ensino mais dinâmico e atrativo, seguindo as direções propostas pela BNCC nos anos finais do ensino fundamental. O objetivo desse trabalho é apresentar uma tendência de ensino que colabora para o aprendizado dos alunos e permite que eles consigam atribuir maior significado aos conteúdos que estão aprendendo. Desenvolvido em uma abordagem qualitativa de classificação exploratória e procedimento bibliográfico, o trabalho apresenta resultados satisfatórios quanto ao uso da modelagem matemática para o entendimento de conteúdos matemáticos. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-05-26T12:40:09Z 2022-05-26T12:40:09Z 2022-03-09 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/234918 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/234918 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128960879394816 |