O uso da modelagem matemática no ensino de matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Amanda Norberto
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/234918
Resumo: É certo que a matemática não deve ser vista apenas como números e fórmulas, mas também como uma forma de desenvolver raciocínios e auxiliar nas tomadas de decisões. Dessa forma, a modelagem matemática surge como uma alternativa pedagógica positiva para a educação. Com a finalidade de conectar os conteúdos matemáticos com as vivências do aluno, o método tem se mostrado eficaz no aprendizado dos estudantes e despertado o interesse na disciplina. Motivado pela ideia de desmistificar a matemática como uma matéria de difícil compreensão e tomando como base os baixos índices de aprendizado na disciplina, esse trabalho é norteado pela pergunta “Como trazer mais sentido para as aulas de matemática?”. Portanto, propõe-se a discorrer sobre a modelagem matemática e apresentar relatos de atividades que utilizam da modelagem e servem como orientação para um ensino mais dinâmico e atrativo, seguindo as direções propostas pela BNCC nos anos finais do ensino fundamental. O objetivo desse trabalho é apresentar uma tendência de ensino que colabora para o aprendizado dos alunos e permite que eles consigam atribuir maior significado aos conteúdos que estão aprendendo. Desenvolvido em uma abordagem qualitativa de classificação exploratória e procedimento bibliográfico, o trabalho apresenta resultados satisfatórios quanto ao uso da modelagem matemática para o entendimento de conteúdos matemáticos.
id UNSP_786f14a4621909cb354bbb7ff74414f5
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/234918
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O uso da modelagem matemática no ensino de matemáticaThe use of mathematical modeling in mathematics teachingModelagem MatemáticaEnsino de MatemáticaEducação BásicaMatemática - Estudo e ensinoModelos matemáticosEstratégias de aprendizagemMathematical ModelingMathematics TeachingBasic EducationÉ certo que a matemática não deve ser vista apenas como números e fórmulas, mas também como uma forma de desenvolver raciocínios e auxiliar nas tomadas de decisões. Dessa forma, a modelagem matemática surge como uma alternativa pedagógica positiva para a educação. Com a finalidade de conectar os conteúdos matemáticos com as vivências do aluno, o método tem se mostrado eficaz no aprendizado dos estudantes e despertado o interesse na disciplina. Motivado pela ideia de desmistificar a matemática como uma matéria de difícil compreensão e tomando como base os baixos índices de aprendizado na disciplina, esse trabalho é norteado pela pergunta “Como trazer mais sentido para as aulas de matemática?”. Portanto, propõe-se a discorrer sobre a modelagem matemática e apresentar relatos de atividades que utilizam da modelagem e servem como orientação para um ensino mais dinâmico e atrativo, seguindo as direções propostas pela BNCC nos anos finais do ensino fundamental. O objetivo desse trabalho é apresentar uma tendência de ensino que colabora para o aprendizado dos alunos e permite que eles consigam atribuir maior significado aos conteúdos que estão aprendendo. Desenvolvido em uma abordagem qualitativa de classificação exploratória e procedimento bibliográfico, o trabalho apresenta resultados satisfatórios quanto ao uso da modelagem matemática para o entendimento de conteúdos matemáticos.It is true that mathematics should not be seen only as numbers and formulas, but also as a way to develop reasoning and assist in decision making. Thus, mathematical modeling emerges as a positive pedagogical alternative for education. With the purpose of connecting mathematical content to the student's experiences, the method has proven to be effective for student learning and has awakened interest in the subject. Motivated by the idea of demystifying mathematics as a subject of difficult understanding and based on the low rates of learning in the subject, this work is guided by the question "How to bring more meaning to mathematics classes?". Therefore, it is proposed to discuss mathematical modeling and present reports of activities that use modeling and serve as guidance for a more dynamic and attractive teaching, following the directions proposed by the BNCC in the final years of elementary school. The goal of this work is to present a teaching trend that contributes to student learning and allows them to assign greater meaning to the content they are learning. Developed in a qualitative approach of exploratory classification and bibliographical procedure, the work presents satisfactory results regarding the use of mathematical modeling for the understanding of mathematical content.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Chiaradia, Ana Paula Marins [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Alves, Amanda Norberto2022-05-26T12:40:09Z2022-05-26T12:40:09Z2022-03-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/234918porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-25T06:11:51Zoai:repositorio.unesp.br:11449/234918Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:39:12.910491Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso da modelagem matemática no ensino de matemática
The use of mathematical modeling in mathematics teaching
title O uso da modelagem matemática no ensino de matemática
spellingShingle O uso da modelagem matemática no ensino de matemática
Alves, Amanda Norberto
Modelagem Matemática
Ensino de Matemática
Educação Básica
Matemática - Estudo e ensino
Modelos matemáticos
Estratégias de aprendizagem
Mathematical Modeling
Mathematics Teaching
Basic Education
title_short O uso da modelagem matemática no ensino de matemática
title_full O uso da modelagem matemática no ensino de matemática
title_fullStr O uso da modelagem matemática no ensino de matemática
title_full_unstemmed O uso da modelagem matemática no ensino de matemática
title_sort O uso da modelagem matemática no ensino de matemática
author Alves, Amanda Norberto
author_facet Alves, Amanda Norberto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Chiaradia, Ana Paula Marins [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Amanda Norberto
dc.subject.por.fl_str_mv Modelagem Matemática
Ensino de Matemática
Educação Básica
Matemática - Estudo e ensino
Modelos matemáticos
Estratégias de aprendizagem
Mathematical Modeling
Mathematics Teaching
Basic Education
topic Modelagem Matemática
Ensino de Matemática
Educação Básica
Matemática - Estudo e ensino
Modelos matemáticos
Estratégias de aprendizagem
Mathematical Modeling
Mathematics Teaching
Basic Education
description É certo que a matemática não deve ser vista apenas como números e fórmulas, mas também como uma forma de desenvolver raciocínios e auxiliar nas tomadas de decisões. Dessa forma, a modelagem matemática surge como uma alternativa pedagógica positiva para a educação. Com a finalidade de conectar os conteúdos matemáticos com as vivências do aluno, o método tem se mostrado eficaz no aprendizado dos estudantes e despertado o interesse na disciplina. Motivado pela ideia de desmistificar a matemática como uma matéria de difícil compreensão e tomando como base os baixos índices de aprendizado na disciplina, esse trabalho é norteado pela pergunta “Como trazer mais sentido para as aulas de matemática?”. Portanto, propõe-se a discorrer sobre a modelagem matemática e apresentar relatos de atividades que utilizam da modelagem e servem como orientação para um ensino mais dinâmico e atrativo, seguindo as direções propostas pela BNCC nos anos finais do ensino fundamental. O objetivo desse trabalho é apresentar uma tendência de ensino que colabora para o aprendizado dos alunos e permite que eles consigam atribuir maior significado aos conteúdos que estão aprendendo. Desenvolvido em uma abordagem qualitativa de classificação exploratória e procedimento bibliográfico, o trabalho apresenta resultados satisfatórios quanto ao uso da modelagem matemática para o entendimento de conteúdos matemáticos.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-26T12:40:09Z
2022-05-26T12:40:09Z
2022-03-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/234918
url http://hdl.handle.net/11449/234918
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128960879394816