Modelagem matemática como ambiente de aprendizagem de conteúdos algébricos no 9º ano do Ensino Fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Charles Max Sudério Cavalcanti dos
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2125
Resumo: Esta pesquisa de mestrado teve como objetivo elaborar e aplicar uma abordagem didática por meio da Modelagem Matemática, investigando sua aplicação como ambiente de aprendizagem na construção de novos significados de conteúdos algébricos, com alunos da zona rural do brejo paraibano. Para isso, foi necessária a elaboração e aplicação de uma intervenção didática com alunos do ensino fundamental, utilizando situações-problema, fundamentando-se em Barbosa (ambiente de aprendizagem), Lesh (design experimental em múltiplos níveis), Vygotsky (construção de significados). A aplicação do curso foi realizada no 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública, localizada na cidade de Alagoa Nova-PB, em uma turma com vinte e seis alunos na faixa etária de 16 a 23 anos, residentes ou tendo contato com a zona rural. Para verificar a atribuição de novos significados, utilizamos a observação direta por meio de anotações em um caderno de campo, aplicação de questionários e análise do uso de conceitos e procedimentos algébricos na realização das atividades aplicadas. Estas atividades foram baseadas em um módulo didático elaborado por um grupo de mestrandos desta instituição, visando à formação inicial e continuada de professores em Modelagem Matemática. Como resultados, observamos avanços na atribuição de significado ao conceito de função e de suas representações, relacionando este conceito a situações envolvendo receitas, despesas e lucros dentro do modelo desenvolvido. Concluímos que a abordagem didática além de possibilitar um maior envolvimento dos alunos, possibilita desenvolver habilidades de trabalho em grupo de maneira integrada e atitudes de ver a matemática como uma ferramenta para conhecer a realidade.
id UEPB_e9084decdaa206a64b1bf7e98c18627a
oai_identifier_str oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/2125
network_acronym_str UEPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository_id_str
spelling Modelagem matemática como ambiente de aprendizagem de conteúdos algébricos no 9º ano do Ensino FundamentalMathematical Modeling as Learning Environment of Algebraic Content in the Year 9 of Secondary LevelEducação MatemáticaModelagem matemáticaAmbiente de aprendizagemEnsino FundamentalEnsino de ÁlgebraMathematics EducationMathematical ModelingLearning EnvironmentSecondary LevelTeaching of AlgebraCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAEsta pesquisa de mestrado teve como objetivo elaborar e aplicar uma abordagem didática por meio da Modelagem Matemática, investigando sua aplicação como ambiente de aprendizagem na construção de novos significados de conteúdos algébricos, com alunos da zona rural do brejo paraibano. Para isso, foi necessária a elaboração e aplicação de uma intervenção didática com alunos do ensino fundamental, utilizando situações-problema, fundamentando-se em Barbosa (ambiente de aprendizagem), Lesh (design experimental em múltiplos níveis), Vygotsky (construção de significados). A aplicação do curso foi realizada no 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública, localizada na cidade de Alagoa Nova-PB, em uma turma com vinte e seis alunos na faixa etária de 16 a 23 anos, residentes ou tendo contato com a zona rural. Para verificar a atribuição de novos significados, utilizamos a observação direta por meio de anotações em um caderno de campo, aplicação de questionários e análise do uso de conceitos e procedimentos algébricos na realização das atividades aplicadas. Estas atividades foram baseadas em um módulo didático elaborado por um grupo de mestrandos desta instituição, visando à formação inicial e continuada de professores em Modelagem Matemática. Como resultados, observamos avanços na atribuição de significado ao conceito de função e de suas representações, relacionando este conceito a situações envolvendo receitas, despesas e lucros dentro do modelo desenvolvido. Concluímos que a abordagem didática além de possibilitar um maior envolvimento dos alunos, possibilita desenvolver habilidades de trabalho em grupo de maneira integrada e atitudes de ver a matemática como uma ferramenta para conhecer a realidade.This master's degree research had as objective to elaborate and implement a didactic approach by means of Mathematical Modeling, investigating its application as learning environment in the construction of new meanings of algebraic content, with students from the rural area of brejo paraibano. For this reason, it was necessary to devise and implement an intervention didactics with Secondary Level students, using problem situations, basing on Barbosa (learning environment), Lesh (experimental design at multiple levels), Vygotsky (construction of meanings). The implementation of the course was held in the the Year 9 of Secondary Level for a public school, located in the town of Alagoa Nova-PB, in a class with twenty and six students in the age range of 16 to 23 years old, residing or having contact with the rural area. To check the allocation of new meanings, we used the direct observation by means of annotations in a book of field, the application of questionnaires and analysing the use of algebraic concepts and procedures in the realization of the activities implemented. These activities were based on a didactic module developed by a group of master's students of this institution, aiming to initial and continuing training of teachers in Mathematical Modeling. As a result, we have seen advances in the attribution of meaning to the concept of function and of its representations, relating this concept to situations involving revenue, expenses and profits within the model developed. We conclude that the didactic approach in addition to enabling a greater involvement of students, enables develop skills for group work in an integrated manner and attitudes to see mathematics as a tool for understanding reality.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Estadual da ParaíbaEnsino de FísicaBRUEPBMestrado Profissional em Ensino de Ciências e MatemáticaRêgo, Rômulo Marinho doCPF:05962986415http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790643P0Sousa, Cidoval Morais deCPF:47798521453http://lattes.cnpq.br/0573233540937425Bandeira, Francisco de AssisCPF:15057593404http://lattes.cnpq.br/7600840360005863Santos, Charles Max Sudério Cavalcanti dos2015-09-25T12:23:19Z2014-11-122014-03-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSANTOS, Charles Max Sudério Cavalcanti dos. Mathematical Modeling as Learning Environment of Algebraic Content in the Year 9 of Secondary Level. 2014. 187 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2125porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2016-01-26T15:28:43Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/2125Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2016-01-26T15:28:43Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false
dc.title.none.fl_str_mv Modelagem matemática como ambiente de aprendizagem de conteúdos algébricos no 9º ano do Ensino Fundamental
Mathematical Modeling as Learning Environment of Algebraic Content in the Year 9 of Secondary Level
title Modelagem matemática como ambiente de aprendizagem de conteúdos algébricos no 9º ano do Ensino Fundamental
spellingShingle Modelagem matemática como ambiente de aprendizagem de conteúdos algébricos no 9º ano do Ensino Fundamental
Santos, Charles Max Sudério Cavalcanti dos
Educação Matemática
Modelagem matemática
Ambiente de aprendizagem
Ensino Fundamental
Ensino de Álgebra
Mathematics Education
Mathematical Modeling
Learning Environment
Secondary Level
Teaching of Algebra
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
title_short Modelagem matemática como ambiente de aprendizagem de conteúdos algébricos no 9º ano do Ensino Fundamental
title_full Modelagem matemática como ambiente de aprendizagem de conteúdos algébricos no 9º ano do Ensino Fundamental
title_fullStr Modelagem matemática como ambiente de aprendizagem de conteúdos algébricos no 9º ano do Ensino Fundamental
title_full_unstemmed Modelagem matemática como ambiente de aprendizagem de conteúdos algébricos no 9º ano do Ensino Fundamental
title_sort Modelagem matemática como ambiente de aprendizagem de conteúdos algébricos no 9º ano do Ensino Fundamental
author Santos, Charles Max Sudério Cavalcanti dos
author_facet Santos, Charles Max Sudério Cavalcanti dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rêgo, Rômulo Marinho do
CPF:05962986415
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790643P0
Sousa, Cidoval Morais de
CPF:47798521453
http://lattes.cnpq.br/0573233540937425
Bandeira, Francisco de Assis
CPF:15057593404
http://lattes.cnpq.br/7600840360005863
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Charles Max Sudério Cavalcanti dos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Matemática
Modelagem matemática
Ambiente de aprendizagem
Ensino Fundamental
Ensino de Álgebra
Mathematics Education
Mathematical Modeling
Learning Environment
Secondary Level
Teaching of Algebra
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
topic Educação Matemática
Modelagem matemática
Ambiente de aprendizagem
Ensino Fundamental
Ensino de Álgebra
Mathematics Education
Mathematical Modeling
Learning Environment
Secondary Level
Teaching of Algebra
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description Esta pesquisa de mestrado teve como objetivo elaborar e aplicar uma abordagem didática por meio da Modelagem Matemática, investigando sua aplicação como ambiente de aprendizagem na construção de novos significados de conteúdos algébricos, com alunos da zona rural do brejo paraibano. Para isso, foi necessária a elaboração e aplicação de uma intervenção didática com alunos do ensino fundamental, utilizando situações-problema, fundamentando-se em Barbosa (ambiente de aprendizagem), Lesh (design experimental em múltiplos níveis), Vygotsky (construção de significados). A aplicação do curso foi realizada no 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública, localizada na cidade de Alagoa Nova-PB, em uma turma com vinte e seis alunos na faixa etária de 16 a 23 anos, residentes ou tendo contato com a zona rural. Para verificar a atribuição de novos significados, utilizamos a observação direta por meio de anotações em um caderno de campo, aplicação de questionários e análise do uso de conceitos e procedimentos algébricos na realização das atividades aplicadas. Estas atividades foram baseadas em um módulo didático elaborado por um grupo de mestrandos desta instituição, visando à formação inicial e continuada de professores em Modelagem Matemática. Como resultados, observamos avanços na atribuição de significado ao conceito de função e de suas representações, relacionando este conceito a situações envolvendo receitas, despesas e lucros dentro do modelo desenvolvido. Concluímos que a abordagem didática além de possibilitar um maior envolvimento dos alunos, possibilita desenvolver habilidades de trabalho em grupo de maneira integrada e atitudes de ver a matemática como uma ferramenta para conhecer a realidade.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-11-12
2014-03-28
2015-09-25T12:23:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, Charles Max Sudério Cavalcanti dos. Mathematical Modeling as Learning Environment of Algebraic Content in the Year 9 of Secondary Level. 2014. 187 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2125
identifier_str_mv SANTOS, Charles Max Sudério Cavalcanti dos. Mathematical Modeling as Learning Environment of Algebraic Content in the Year 9 of Secondary Level. 2014. 187 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
url http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2125
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Ensino de Física
BR
UEPB
Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Ensino de Física
BR
UEPB
Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron:UEPB
instname_str Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron_str UEPB
institution UEPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
repository.mail.fl_str_mv bc@uepb.edu.br||
_version_ 1813709211664646144