Modelagem matemática como ambiente de aprendizagem de conteúdos algébricos no 9º ano do Ensino Fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
Texto Completo: | http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2125 |
Resumo: | Esta pesquisa de mestrado teve como objetivo elaborar e aplicar uma abordagem didática por meio da Modelagem Matemática, investigando sua aplicação como ambiente de aprendizagem na construção de novos significados de conteúdos algébricos, com alunos da zona rural do brejo paraibano. Para isso, foi necessária a elaboração e aplicação de uma intervenção didática com alunos do ensino fundamental, utilizando situações-problema, fundamentando-se em Barbosa (ambiente de aprendizagem), Lesh (design experimental em múltiplos níveis), Vygotsky (construção de significados). A aplicação do curso foi realizada no 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública, localizada na cidade de Alagoa Nova-PB, em uma turma com vinte e seis alunos na faixa etária de 16 a 23 anos, residentes ou tendo contato com a zona rural. Para verificar a atribuição de novos significados, utilizamos a observação direta por meio de anotações em um caderno de campo, aplicação de questionários e análise do uso de conceitos e procedimentos algébricos na realização das atividades aplicadas. Estas atividades foram baseadas em um módulo didático elaborado por um grupo de mestrandos desta instituição, visando à formação inicial e continuada de professores em Modelagem Matemática. Como resultados, observamos avanços na atribuição de significado ao conceito de função e de suas representações, relacionando este conceito a situações envolvendo receitas, despesas e lucros dentro do modelo desenvolvido. Concluímos que a abordagem didática além de possibilitar um maior envolvimento dos alunos, possibilita desenvolver habilidades de trabalho em grupo de maneira integrada e atitudes de ver a matemática como uma ferramenta para conhecer a realidade. |
id |
UEPB_e9084decdaa206a64b1bf7e98c18627a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/2125 |
network_acronym_str |
UEPB |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
repository_id_str |
|
spelling |
Modelagem matemática como ambiente de aprendizagem de conteúdos algébricos no 9º ano do Ensino FundamentalMathematical Modeling as Learning Environment of Algebraic Content in the Year 9 of Secondary LevelEducação MatemáticaModelagem matemáticaAmbiente de aprendizagemEnsino FundamentalEnsino de ÁlgebraMathematics EducationMathematical ModelingLearning EnvironmentSecondary LevelTeaching of AlgebraCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAEsta pesquisa de mestrado teve como objetivo elaborar e aplicar uma abordagem didática por meio da Modelagem Matemática, investigando sua aplicação como ambiente de aprendizagem na construção de novos significados de conteúdos algébricos, com alunos da zona rural do brejo paraibano. Para isso, foi necessária a elaboração e aplicação de uma intervenção didática com alunos do ensino fundamental, utilizando situações-problema, fundamentando-se em Barbosa (ambiente de aprendizagem), Lesh (design experimental em múltiplos níveis), Vygotsky (construção de significados). A aplicação do curso foi realizada no 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública, localizada na cidade de Alagoa Nova-PB, em uma turma com vinte e seis alunos na faixa etária de 16 a 23 anos, residentes ou tendo contato com a zona rural. Para verificar a atribuição de novos significados, utilizamos a observação direta por meio de anotações em um caderno de campo, aplicação de questionários e análise do uso de conceitos e procedimentos algébricos na realização das atividades aplicadas. Estas atividades foram baseadas em um módulo didático elaborado por um grupo de mestrandos desta instituição, visando à formação inicial e continuada de professores em Modelagem Matemática. Como resultados, observamos avanços na atribuição de significado ao conceito de função e de suas representações, relacionando este conceito a situações envolvendo receitas, despesas e lucros dentro do modelo desenvolvido. Concluímos que a abordagem didática além de possibilitar um maior envolvimento dos alunos, possibilita desenvolver habilidades de trabalho em grupo de maneira integrada e atitudes de ver a matemática como uma ferramenta para conhecer a realidade.This master's degree research had as objective to elaborate and implement a didactic approach by means of Mathematical Modeling, investigating its application as learning environment in the construction of new meanings of algebraic content, with students from the rural area of brejo paraibano. For this reason, it was necessary to devise and implement an intervention didactics with Secondary Level students, using problem situations, basing on Barbosa (learning environment), Lesh (experimental design at multiple levels), Vygotsky (construction of meanings). The implementation of the course was held in the the Year 9 of Secondary Level for a public school, located in the town of Alagoa Nova-PB, in a class with twenty and six students in the age range of 16 to 23 years old, residing or having contact with the rural area. To check the allocation of new meanings, we used the direct observation by means of annotations in a book of field, the application of questionnaires and analysing the use of algebraic concepts and procedures in the realization of the activities implemented. These activities were based on a didactic module developed by a group of master's students of this institution, aiming to initial and continuing training of teachers in Mathematical Modeling. As a result, we have seen advances in the attribution of meaning to the concept of function and of its representations, relating this concept to situations involving revenue, expenses and profits within the model developed. We conclude that the didactic approach in addition to enabling a greater involvement of students, enables develop skills for group work in an integrated manner and attitudes to see mathematics as a tool for understanding reality.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Estadual da ParaíbaEnsino de FísicaBRUEPBMestrado Profissional em Ensino de Ciências e MatemáticaRêgo, Rômulo Marinho doCPF:05962986415http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790643P0Sousa, Cidoval Morais deCPF:47798521453http://lattes.cnpq.br/0573233540937425Bandeira, Francisco de AssisCPF:15057593404http://lattes.cnpq.br/7600840360005863Santos, Charles Max Sudério Cavalcanti dos2015-09-25T12:23:19Z2014-11-122014-03-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSANTOS, Charles Max Sudério Cavalcanti dos. Mathematical Modeling as Learning Environment of Algebraic Content in the Year 9 of Secondary Level. 2014. 187 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2125porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2016-01-26T15:28:43Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/2125Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2016-01-26T15:28:43Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Modelagem matemática como ambiente de aprendizagem de conteúdos algébricos no 9º ano do Ensino Fundamental Mathematical Modeling as Learning Environment of Algebraic Content in the Year 9 of Secondary Level |
title |
Modelagem matemática como ambiente de aprendizagem de conteúdos algébricos no 9º ano do Ensino Fundamental |
spellingShingle |
Modelagem matemática como ambiente de aprendizagem de conteúdos algébricos no 9º ano do Ensino Fundamental Santos, Charles Max Sudério Cavalcanti dos Educação Matemática Modelagem matemática Ambiente de aprendizagem Ensino Fundamental Ensino de Álgebra Mathematics Education Mathematical Modeling Learning Environment Secondary Level Teaching of Algebra CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
title_short |
Modelagem matemática como ambiente de aprendizagem de conteúdos algébricos no 9º ano do Ensino Fundamental |
title_full |
Modelagem matemática como ambiente de aprendizagem de conteúdos algébricos no 9º ano do Ensino Fundamental |
title_fullStr |
Modelagem matemática como ambiente de aprendizagem de conteúdos algébricos no 9º ano do Ensino Fundamental |
title_full_unstemmed |
Modelagem matemática como ambiente de aprendizagem de conteúdos algébricos no 9º ano do Ensino Fundamental |
title_sort |
Modelagem matemática como ambiente de aprendizagem de conteúdos algébricos no 9º ano do Ensino Fundamental |
author |
Santos, Charles Max Sudério Cavalcanti dos |
author_facet |
Santos, Charles Max Sudério Cavalcanti dos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rêgo, Rômulo Marinho do CPF:05962986415 http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790643P0 Sousa, Cidoval Morais de CPF:47798521453 http://lattes.cnpq.br/0573233540937425 Bandeira, Francisco de Assis CPF:15057593404 http://lattes.cnpq.br/7600840360005863 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Charles Max Sudério Cavalcanti dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Matemática Modelagem matemática Ambiente de aprendizagem Ensino Fundamental Ensino de Álgebra Mathematics Education Mathematical Modeling Learning Environment Secondary Level Teaching of Algebra CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
topic |
Educação Matemática Modelagem matemática Ambiente de aprendizagem Ensino Fundamental Ensino de Álgebra Mathematics Education Mathematical Modeling Learning Environment Secondary Level Teaching of Algebra CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
description |
Esta pesquisa de mestrado teve como objetivo elaborar e aplicar uma abordagem didática por meio da Modelagem Matemática, investigando sua aplicação como ambiente de aprendizagem na construção de novos significados de conteúdos algébricos, com alunos da zona rural do brejo paraibano. Para isso, foi necessária a elaboração e aplicação de uma intervenção didática com alunos do ensino fundamental, utilizando situações-problema, fundamentando-se em Barbosa (ambiente de aprendizagem), Lesh (design experimental em múltiplos níveis), Vygotsky (construção de significados). A aplicação do curso foi realizada no 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública, localizada na cidade de Alagoa Nova-PB, em uma turma com vinte e seis alunos na faixa etária de 16 a 23 anos, residentes ou tendo contato com a zona rural. Para verificar a atribuição de novos significados, utilizamos a observação direta por meio de anotações em um caderno de campo, aplicação de questionários e análise do uso de conceitos e procedimentos algébricos na realização das atividades aplicadas. Estas atividades foram baseadas em um módulo didático elaborado por um grupo de mestrandos desta instituição, visando à formação inicial e continuada de professores em Modelagem Matemática. Como resultados, observamos avanços na atribuição de significado ao conceito de função e de suas representações, relacionando este conceito a situações envolvendo receitas, despesas e lucros dentro do modelo desenvolvido. Concluímos que a abordagem didática além de possibilitar um maior envolvimento dos alunos, possibilita desenvolver habilidades de trabalho em grupo de maneira integrada e atitudes de ver a matemática como uma ferramenta para conhecer a realidade. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-11-12 2014-03-28 2015-09-25T12:23:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SANTOS, Charles Max Sudério Cavalcanti dos. Mathematical Modeling as Learning Environment of Algebraic Content in the Year 9 of Secondary Level. 2014. 187 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2125 |
identifier_str_mv |
SANTOS, Charles Max Sudério Cavalcanti dos. Mathematical Modeling as Learning Environment of Algebraic Content in the Year 9 of Secondary Level. 2014. 187 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. |
url |
http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2125 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual da Paraíba Ensino de Física BR UEPB Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual da Paraíba Ensino de Física BR UEPB Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) instacron:UEPB |
instname_str |
Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) |
instacron_str |
UEPB |
institution |
UEPB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bc@uepb.edu.br|| |
_version_ |
1813709211664646144 |