Produção artesanal de queijo de coalho: Uma temática sociocientífica para o ensino de Química no Ensino Fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
Texto Completo: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4138 |
Resumo: | O propósito desta pesquisa foi diagnosticar que conteúdos do ensino de Química os alunos sentem mais dificuldades e, a partir disso, planejar e aplicar atividades pedagógicas que incorporassem questões sociocientíficas com enfoque na abordagem problematizadora de temas relacionados ao cotidiano dos estudantes em aulas de Química no Ensino Fundamental. Nesta abordagem, entende-se que os conteúdos necessitam serem vistos de forma reflexiva, despertando no estudante o espírito crítico, a curiosidade e o desenvolvimento cognitivo no ensino de Química. Nessa perspectiva, a introdução de questões sociocientíficas no ensino de Química foi feita a partir da abordagem da temática que envolve a produção de queijo. O interesse surgiu da experiência da pesquisadora no espaço escolar ao deparar-se com as dificuldades dos educandos e do desejo de inovar sua prática docente. A pesquisa foi realizada em uma escola pública estadual de Ensino Fundamental no município de Soledade- PB e o público alvo foi formado por 36 estudantes do 9º ano. A proposta foi apresentada e aplicada aos discentes em 2018 com duração de 10 aulas e contemplou o conteúdo “Conceitos Elementares da Matéria” (Misturas e seus fracionamentos). Tratou-se de uma pesquisa de natureza qualitativa. A aceitação dessa estratégia pedagógica foi avaliada por questionários aplicados aos estudantes que participaram do processo e vivenciaram a esta. Como instrumento de coleta de dados foram aplicados questionários para avaliação do ensino de Química e da estratégia didática apresentada. Os dados foram sistematizados e interpretados à luz do referencial teórico. Os resultados referentes as notas dos alunos após a aplicação das questões avaliativas, pertinente ao conteúdo “Conceitos Elementares da Matéria (Misturas e seus fracionamentos) apontam que, nas condições avaliadas, apenas três alunos tiraram notas menores ou igual a 5,0; dezenove alunos atingiram notas entre 6,0 e 8,0 e quatorze alunos alcançaram notas entre 9,0 e 10,0. Em relação as respostas dos alunos quanto a avaliação da proposta, podemos concluir que a grande maioria aprovou, concluindo-se, se constatou que a utilização de temáticas sociocientífica no ensino de Química facilita a aprendizagem. |
id |
UEPB_ec1473328b96517ba3808fbefcdd4806 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/4138 |
network_acronym_str |
UEPB |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
repository_id_str |
|
spelling |
Produção artesanal de queijo de coalho: Uma temática sociocientífica para o ensino de Química no Ensino FundamentalFormação de professoresDificuldades de Ensino-AprendizagemEnsino de QuímicaDifficulties of Teaching-LearningChemistry teachingEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMO propósito desta pesquisa foi diagnosticar que conteúdos do ensino de Química os alunos sentem mais dificuldades e, a partir disso, planejar e aplicar atividades pedagógicas que incorporassem questões sociocientíficas com enfoque na abordagem problematizadora de temas relacionados ao cotidiano dos estudantes em aulas de Química no Ensino Fundamental. Nesta abordagem, entende-se que os conteúdos necessitam serem vistos de forma reflexiva, despertando no estudante o espírito crítico, a curiosidade e o desenvolvimento cognitivo no ensino de Química. Nessa perspectiva, a introdução de questões sociocientíficas no ensino de Química foi feita a partir da abordagem da temática que envolve a produção de queijo. O interesse surgiu da experiência da pesquisadora no espaço escolar ao deparar-se com as dificuldades dos educandos e do desejo de inovar sua prática docente. A pesquisa foi realizada em uma escola pública estadual de Ensino Fundamental no município de Soledade- PB e o público alvo foi formado por 36 estudantes do 9º ano. A proposta foi apresentada e aplicada aos discentes em 2018 com duração de 10 aulas e contemplou o conteúdo “Conceitos Elementares da Matéria” (Misturas e seus fracionamentos). Tratou-se de uma pesquisa de natureza qualitativa. A aceitação dessa estratégia pedagógica foi avaliada por questionários aplicados aos estudantes que participaram do processo e vivenciaram a esta. Como instrumento de coleta de dados foram aplicados questionários para avaliação do ensino de Química e da estratégia didática apresentada. Os dados foram sistematizados e interpretados à luz do referencial teórico. Os resultados referentes as notas dos alunos após a aplicação das questões avaliativas, pertinente ao conteúdo “Conceitos Elementares da Matéria (Misturas e seus fracionamentos) apontam que, nas condições avaliadas, apenas três alunos tiraram notas menores ou igual a 5,0; dezenove alunos atingiram notas entre 6,0 e 8,0 e quatorze alunos alcançaram notas entre 9,0 e 10,0. Em relação as respostas dos alunos quanto a avaliação da proposta, podemos concluir que a grande maioria aprovou, concluindo-se, se constatou que a utilização de temáticas sociocientífica no ensino de Química facilita a aprendizagem.The purpose of this research was to diagnose what contents of Chemistry teaching students feel more difficult and, from this, to plan and apply pedagogical activities that incorporate socio scientific questions with a focus on the problematizing approach of subjects related to students' daily life in Chemistry classes in Teaching Fundamental. In this approach, it is understood that the contents need to be seen in a reflexive way, arousing in the student the critical spirit, the curiosity and the cognitive development in the teaching of Chemistry. In this perspective, the introduction of socio-scientific questions in the teaching of Chemistry was made from the approach of the thematic that involves the production of cheese. The interest arose from the researcher's experience in the school space when faced with the difficulties of the students and the desire to innovate their teaching practice. The research was carried out in a state public school of Elementary School in the municipality of Soledade-PB and the target public was formed by 36 students of the 9th grade. The proposal was presented and applied to the students in 2018 with duration of 10 classes and contemplated the content "Elementary Concepts of Matter" (Mixtures and their fractions). It was a qualitative research. The acceptance of this pedagogical strategy was evaluated by questionnaires applied to the students who participated in the process and experienced it. As a data collection instrument, questionnaires were applied to evaluate the teaching of Chemistry and the didactic strategy presented. The data were systematized and interpreted in the light of the theoretical reference. The results referring to the students' notes after the application of the evaluative questions, pertinent to the content "Elementary Concepts of Matter (Mixtures and their fractions) indicate that, under the conditions evaluated, only three students took notes smaller or equal to 5.0; nineteen students reached grades between 6.0 and 8.0 and fourteen students reached grades between 9.0 and 10.0. Regarding the students' answers regarding the evaluation of the proposal, we can conclude that the great majority approved, and it was concluded that the use of socio-scientific topics in the teaching of Chemistry facilitates learning.Universidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMDantas Filho, Francisco Ferreira49102400472Almeida, José Joelson Pimentel de63284626468Marcelino Júnior, Cristiano de Almeida Cardoso74302132434Batista, Maria Elidiana Onofre Costa Lira2022-02-22T13:44:06Z2019-06-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBATISTA, Maria Elidiana Onofre Costa Lira. Produção artesanal de queijo de coalho: Uma temática sociocientífica para o ensino de Química no Ensino Fundamental. 2019. 91f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4138porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2022-02-22T13:44:06Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/4138Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2022-02-22T13:44:06Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Produção artesanal de queijo de coalho: Uma temática sociocientífica para o ensino de Química no Ensino Fundamental |
title |
Produção artesanal de queijo de coalho: Uma temática sociocientífica para o ensino de Química no Ensino Fundamental |
spellingShingle |
Produção artesanal de queijo de coalho: Uma temática sociocientífica para o ensino de Química no Ensino Fundamental Batista, Maria Elidiana Onofre Costa Lira Formação de professores Dificuldades de Ensino-Aprendizagem Ensino de Química Difficulties of Teaching-Learning Chemistry teaching EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
title_short |
Produção artesanal de queijo de coalho: Uma temática sociocientífica para o ensino de Química no Ensino Fundamental |
title_full |
Produção artesanal de queijo de coalho: Uma temática sociocientífica para o ensino de Química no Ensino Fundamental |
title_fullStr |
Produção artesanal de queijo de coalho: Uma temática sociocientífica para o ensino de Química no Ensino Fundamental |
title_full_unstemmed |
Produção artesanal de queijo de coalho: Uma temática sociocientífica para o ensino de Química no Ensino Fundamental |
title_sort |
Produção artesanal de queijo de coalho: Uma temática sociocientífica para o ensino de Química no Ensino Fundamental |
author |
Batista, Maria Elidiana Onofre Costa Lira |
author_facet |
Batista, Maria Elidiana Onofre Costa Lira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Dantas Filho, Francisco Ferreira 49102400472 Almeida, José Joelson Pimentel de 63284626468 Marcelino Júnior, Cristiano de Almeida Cardoso 74302132434 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Batista, Maria Elidiana Onofre Costa Lira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Dificuldades de Ensino-Aprendizagem Ensino de Química Difficulties of Teaching-Learning Chemistry teaching EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
topic |
Formação de professores Dificuldades de Ensino-Aprendizagem Ensino de Química Difficulties of Teaching-Learning Chemistry teaching EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
description |
O propósito desta pesquisa foi diagnosticar que conteúdos do ensino de Química os alunos sentem mais dificuldades e, a partir disso, planejar e aplicar atividades pedagógicas que incorporassem questões sociocientíficas com enfoque na abordagem problematizadora de temas relacionados ao cotidiano dos estudantes em aulas de Química no Ensino Fundamental. Nesta abordagem, entende-se que os conteúdos necessitam serem vistos de forma reflexiva, despertando no estudante o espírito crítico, a curiosidade e o desenvolvimento cognitivo no ensino de Química. Nessa perspectiva, a introdução de questões sociocientíficas no ensino de Química foi feita a partir da abordagem da temática que envolve a produção de queijo. O interesse surgiu da experiência da pesquisadora no espaço escolar ao deparar-se com as dificuldades dos educandos e do desejo de inovar sua prática docente. A pesquisa foi realizada em uma escola pública estadual de Ensino Fundamental no município de Soledade- PB e o público alvo foi formado por 36 estudantes do 9º ano. A proposta foi apresentada e aplicada aos discentes em 2018 com duração de 10 aulas e contemplou o conteúdo “Conceitos Elementares da Matéria” (Misturas e seus fracionamentos). Tratou-se de uma pesquisa de natureza qualitativa. A aceitação dessa estratégia pedagógica foi avaliada por questionários aplicados aos estudantes que participaram do processo e vivenciaram a esta. Como instrumento de coleta de dados foram aplicados questionários para avaliação do ensino de Química e da estratégia didática apresentada. Os dados foram sistematizados e interpretados à luz do referencial teórico. Os resultados referentes as notas dos alunos após a aplicação das questões avaliativas, pertinente ao conteúdo “Conceitos Elementares da Matéria (Misturas e seus fracionamentos) apontam que, nas condições avaliadas, apenas três alunos tiraram notas menores ou igual a 5,0; dezenove alunos atingiram notas entre 6,0 e 8,0 e quatorze alunos alcançaram notas entre 9,0 e 10,0. Em relação as respostas dos alunos quanto a avaliação da proposta, podemos concluir que a grande maioria aprovou, concluindo-se, se constatou que a utilização de temáticas sociocientífica no ensino de Química facilita a aprendizagem. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-06-13 2022-02-22T13:44:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
BATISTA, Maria Elidiana Onofre Costa Lira. Produção artesanal de queijo de coalho: Uma temática sociocientífica para o ensino de Química no Ensino Fundamental. 2019. 91f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4138 |
identifier_str_mv |
BATISTA, Maria Elidiana Onofre Costa Lira. Produção artesanal de queijo de coalho: Uma temática sociocientífica para o ensino de Química no Ensino Fundamental. 2019. 91f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. |
url |
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4138 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual da Paraíba Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP Brasil UEPB Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual da Paraíba Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP Brasil UEPB Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) instacron:UEPB |
instname_str |
Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) |
instacron_str |
UEPB |
institution |
UEPB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bc@uepb.edu.br|| |
_version_ |
1813709226722197504 |