Do ensino-aprendizagem matemática: dificuldades e reflexões

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batista, Fábio Valter
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
Texto Completo: http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/769
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso na modalidade artigo apresentado à Coordenação de Curso de Matemática do Instituto Federal de Educação , Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO, Campus Cacoal, como requisito para obtenção de aprovação no curso de Licenciatura em Matemática.
id IFRO-1_90788cf252ad5eff2dd9dbbb5df00a89
oai_identifier_str oai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/769
network_acronym_str IFRO-1
network_name_str Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
repository_id_str
spelling Do ensino-aprendizagem matemática: dificuldades e reflexõesProcesso ensino-aprendizagemMatemáticaDificuldadesTeaching-learning processMathematicsDifficultiesTrabalho de Conclusão de Curso na modalidade artigo apresentado à Coordenação de Curso de Matemática do Instituto Federal de Educação , Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO, Campus Cacoal, como requisito para obtenção de aprovação no curso de Licenciatura em Matemática.O processo de ensino-aprendizagem perpassa por questões que podem interferir na prática. Neste sentido, o processo de investigação fundamentou-se a partir das pesquisas nas plataformas do Google Acadêmico, Scielo e textos bibliográficos como artigos e TCCs que pormenorizou o presente estudo. Assim, analisar o caráter interno e externo desses processos na aprendizagem podem apontar questões psíquicas, bem como metodológicas na aplicabilidade do ensino da matemática em sala de aula e na vida quotidiana. Isto posto, é válido pesquisar pressupostos que possam não apenas fundamentar a melhoria no percurso do ensino, mas também de que maneira as dificuldades podem ser sanadas no contexto escolarThe teaching-learning process involves issues that can interfere with practice. In this sense, the research process was based on research on Google Scholar, Scielo platforms and bibliographic texts such as articles and TCCs that detailed the present study. Thus, analyzing the internal and external nature of these learning processes can point to psychological as well as methodological issues in the applicability of teaching mathematics in the classroom and in everyday life. That said, it is worth researching assumptions that can not only support improvements in the teaching process, but also how difficulties can be resolved in the school context.Campus CacoalLicenciatura em MatemáticaWerneck, Jorge da SilvaBatista, Fábio Valter2024-02-21T17:52:43Z2024-02-21T17:52:43Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfBATISTA, Fábio Valter. Do ensino-aprendizagem matemática: dificuldades e reflexões. Orientador: Jorge da Silva Werneck. 2023. 12 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Cacoal, 2023.http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/769porreponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)instacron:IFROinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-22T03:00:27Zoai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/769Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ifro.edu.br/server/oai/requestri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.bropendoar:2024-02-22T03:00:27Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)false
dc.title.none.fl_str_mv Do ensino-aprendizagem matemática: dificuldades e reflexões
title Do ensino-aprendizagem matemática: dificuldades e reflexões
spellingShingle Do ensino-aprendizagem matemática: dificuldades e reflexões
Batista, Fábio Valter
Processo ensino-aprendizagem
Matemática
Dificuldades
Teaching-learning process
Mathematics
Difficulties
title_short Do ensino-aprendizagem matemática: dificuldades e reflexões
title_full Do ensino-aprendizagem matemática: dificuldades e reflexões
title_fullStr Do ensino-aprendizagem matemática: dificuldades e reflexões
title_full_unstemmed Do ensino-aprendizagem matemática: dificuldades e reflexões
title_sort Do ensino-aprendizagem matemática: dificuldades e reflexões
author Batista, Fábio Valter
author_facet Batista, Fábio Valter
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Werneck, Jorge da Silva
dc.contributor.author.fl_str_mv Batista, Fábio Valter
dc.subject.por.fl_str_mv Processo ensino-aprendizagem
Matemática
Dificuldades
Teaching-learning process
Mathematics
Difficulties
topic Processo ensino-aprendizagem
Matemática
Dificuldades
Teaching-learning process
Mathematics
Difficulties
description Trabalho de Conclusão de Curso na modalidade artigo apresentado à Coordenação de Curso de Matemática do Instituto Federal de Educação , Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO, Campus Cacoal, como requisito para obtenção de aprovação no curso de Licenciatura em Matemática.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
2024-02-21T17:52:43Z
2024-02-21T17:52:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BATISTA, Fábio Valter. Do ensino-aprendizagem matemática: dificuldades e reflexões. Orientador: Jorge da Silva Werneck. 2023. 12 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Cacoal, 2023.
http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/769
identifier_str_mv BATISTA, Fábio Valter. Do ensino-aprendizagem matemática: dificuldades e reflexões. Orientador: Jorge da Silva Werneck. 2023. 12 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Cacoal, 2023.
url http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/769
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Campus Cacoal
Licenciatura em Matemática
publisher.none.fl_str_mv Campus Cacoal
Licenciatura em Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
instacron:IFRO
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
instacron_str IFRO
institution IFRO
reponame_str Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
collection Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
repository.mail.fl_str_mv ri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.br
_version_ 1809275581655678976