Burnout em professores universitários substitutos: Relações com confiança na organização, suporte social no trabalho e coping
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
Texto Completo: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3604 |
Resumo: | Situada no campo de estudos em Saúde Mental e Trabalho, esta pesquisa, de cunho descritivo e transversal, teve como objetivo avaliar a saúde mental de professores universitários substitutos por meio das quatro dimensões constituintes da Síndrome de Burnout (SB), identificando suas relações com Suporte Social no Trabalho, Confiança do Empregado na Organização e Coping. Participaram 100 professores de uma universidade pública (amostra de 69,9%), respondendo aos instrumentos: Questionário de Avaliação para Síndrome de Burnout em professores (CESQT-PE), Escala de Suporte Social no Trabalho (EPSST), Escala de Confiança do Empregado na Organização (ECEO), Escala de Coping Ocupacional (ECO), e um Questionário Sociodemográfico para descrever o perfil biográfico e laboral da amostra e identificar estressores percebidos no trabalho. Os dados foram analisados mediante estatísticas descritivas (média, desvio-padrão, frequência, porcentagem), correlacionais (r Pearson) e inferenciais (teste t, ANOVA, regressão linear múltipla), utilizando o software Statistical Package for Social Science (SPSS), e estatísticas R de análise de conteúdo utilizando o software Iramuteq. Os resultados identificaram 10% de professores com sintomas da SB, sendo 8% classificados como Perfil 1 e 2% como Perfil 2. Nas análises de regressão, dois fatores da ECEO, ‘Solidez Organizacional’ e ‘Normas Relativas à Demissão dos Empregados’, se mostraram bons preditores da SB e nenhum fator da EPSST foi capaz de predizer a síndrome. Quanto aos estressores laborais percebidos, a análise do conteúdo das repostas identificou a palavra ‘falta’ como a mais evocada e fortemente ramificada com as palavras ‘aluno’ e ‘aula’, sugerindo que a ausência de reciprocidade nas relações sociais e organizacionais são as principais fontes do desgaste psíquico da amostra. Para lidar com os estressores, o coping Controle se destacou como a estratégia mais usada e única preditora de Ilusão pelo Trabalho. Este resultado sugere que os professores substitutos enfrentam os problemas laborais usando, principalmente, estratégias resolutivas, e que talvez isso esteja ocorrendo pela própria condição temporária do emprego, que demanda atingir metas no trabalho mantendo-se produtivo e, consequentemente, com perfil empregável para conseguir novos empregos no mercado. Em linhas gerais, aponta-se para a necessidade da realização de novos estudos que possam comparar professores efetivos e substitutos de uma mesma universidade ou professores inseridos em contextos universitários distintos. Sugere- se que a universidade possa desenvolver ações de prevenção à síndrome, estimulando o desenvolvimento de relações recíprocas e saudáveis, considerando os três níveis de relação estabelecidas pelos substitutos: com os usuários (alunos), com os pares (colegas de trabalho) e com a organização onde trabalha. |
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Burnout em professores universitários substitutos: Relações com confiança na organização, suporte social no trabalho e copingSuporte socialProfessores universitáriosCopingSíndrome de BurnoutWork Social SupportBurnout SyndromeCollege TeachersCoping MechanismCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIASituada no campo de estudos em Saúde Mental e Trabalho, esta pesquisa, de cunho descritivo e transversal, teve como objetivo avaliar a saúde mental de professores universitários substitutos por meio das quatro dimensões constituintes da Síndrome de Burnout (SB), identificando suas relações com Suporte Social no Trabalho, Confiança do Empregado na Organização e Coping. Participaram 100 professores de uma universidade pública (amostra de 69,9%), respondendo aos instrumentos: Questionário de Avaliação para Síndrome de Burnout em professores (CESQT-PE), Escala de Suporte Social no Trabalho (EPSST), Escala de Confiança do Empregado na Organização (ECEO), Escala de Coping Ocupacional (ECO), e um Questionário Sociodemográfico para descrever o perfil biográfico e laboral da amostra e identificar estressores percebidos no trabalho. Os dados foram analisados mediante estatísticas descritivas (média, desvio-padrão, frequência, porcentagem), correlacionais (r Pearson) e inferenciais (teste t, ANOVA, regressão linear múltipla), utilizando o software Statistical Package for Social Science (SPSS), e estatísticas R de análise de conteúdo utilizando o software Iramuteq. Os resultados identificaram 10% de professores com sintomas da SB, sendo 8% classificados como Perfil 1 e 2% como Perfil 2. Nas análises de regressão, dois fatores da ECEO, ‘Solidez Organizacional’ e ‘Normas Relativas à Demissão dos Empregados’, se mostraram bons preditores da SB e nenhum fator da EPSST foi capaz de predizer a síndrome. Quanto aos estressores laborais percebidos, a análise do conteúdo das repostas identificou a palavra ‘falta’ como a mais evocada e fortemente ramificada com as palavras ‘aluno’ e ‘aula’, sugerindo que a ausência de reciprocidade nas relações sociais e organizacionais são as principais fontes do desgaste psíquico da amostra. Para lidar com os estressores, o coping Controle se destacou como a estratégia mais usada e única preditora de Ilusão pelo Trabalho. Este resultado sugere que os professores substitutos enfrentam os problemas laborais usando, principalmente, estratégias resolutivas, e que talvez isso esteja ocorrendo pela própria condição temporária do emprego, que demanda atingir metas no trabalho mantendo-se produtivo e, consequentemente, com perfil empregável para conseguir novos empregos no mercado. Em linhas gerais, aponta-se para a necessidade da realização de novos estudos que possam comparar professores efetivos e substitutos de uma mesma universidade ou professores inseridos em contextos universitários distintos. Sugere- se que a universidade possa desenvolver ações de prevenção à síndrome, estimulando o desenvolvimento de relações recíprocas e saudáveis, considerando os três níveis de relação estabelecidas pelos substitutos: com os usuários (alunos), com os pares (colegas de trabalho) e com a organização onde trabalha.Located in Mental Health and Employment study Field, this research, with descriptive and transversal nature, aimed as main goal analyzed temporary teachers’ Mental Health through four dimension of Burnout Syndrome, identifying social support at work relation, Institution employee trust and Coping Mechanism. Took part of this research 100 temporary academic teachers, from a public university (a sample of 69%), who answered to following instruments: Teachers’ Burnout Syndrome evaluation questionnaire (CESQT-PE), Social Support of work scale (SSW), Institution Employee Trust scale (IET), Occupational Coping Scale (OCS) and Socialdemographic Questionare to describe a biographical and labor profile from the sample and identify the stressor in work. The data were analyzed by descriptive statistics (average, standard deviation, frequency, percent), correlated(r Person) and inferential (test t, ANOVA, Multiple linear regression), using the Softwares Statistical Package for Social Science (SPSS) and R statistics of analysis content using a Iramuteg software. The data recognized 10% of teachers with BS symptoms, being 8% labeled as profile 1 and 2% labeled as profile 2. In the regression analysis, two ECEO coefficients, ‘Organizational solidity’ and `Dismissal rules’ are predictors of BS and none EPSST coefficient could predict the syndrome. About the perceived laborals stressors, the content analysis of answers identified words as ‘student’ and ‘class’, suggesting that the absence of reciprocity in social relationships and organizational are the main source of psychic wear of sample. To deal with stressors, Copping Control Mechanism was the most used strategy and the only predictor of Illusion for work. This result suggest that temporary teachers face laboral issues using resolutive strategies and maybe it occurs by the condition of temporary employ, that demands achieve goals being productive and, still keeping an employable profile to get a new job in the mart. On the whole, the study aims to necessecity to new researches that compare regular teacher and temporary teachers in the same institution, or teachers put in different university contexts. In addition, this study suggests to the university to develop Burnout Syndrome preventive actions, encouraging the development of mutual and healthy relationships, looking at the three relation levels issued by the temporaries: with users (students), with the partners (coworkers) and with Institution they labor.Universidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Psicologia da Saúde - PPGPSBarbosa, Silvânia da Cruz33461406449http://lattes.cnpq.br/2486108351700966Pinto, Francinaldo do Monte53027345400http://lattes.cnpq.br/8697801918046472Silva, Sandra Souza da50437437434Chaves, Jucirleia Ferreira de Medeiros2020-03-13T17:53:56Z2019-09-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCHAVES, J. F. de M. Burnout em professores universitários substitutos: Relações com confiança na organização, suporte social no trabalho e coping. 2019. 78f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Saúde - PPGPS) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3604porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2020-03-14T04:28:49Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3604Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2020-03-14T04:28:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false |
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