Síndrome de Burnout, suporte social no trabalho e conflito trabalho-família em docentes no contexto da pandemia da Covid-19
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
Texto Completo: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4452 |
Resumo: | A Psicologia do Trabalho e das Organizações vem acompanhando com grande preocupação o crescente número de docentes emocionalmente instáveis ou adoecidos pelo trabalho, apresentando sintomas de desânimo, apatia e cansaço mental que caracterizam ou derivam de alguns distúrbios psíquicos, como a Síndrome de Burnout (SB). Nesta pesquisa, tal síndrome foi abordada como um fenômeno que tendeu a se agravar no contexto de pandemia da Covid-19 devido ao aumento do estresse e de estressores vivenciados no ensino remoto home office. O objetivo geral da pesquisa foi analisar a relação entre os fatores constituintes da SB com os fatores de Suporte Social no Trabalho e de Conflito Trabalho-Família em professores do ensino médio remoto de escolas públicas de Campina Grande (PB) no contexto da Covid-19. A pesquisa é do tipo survey com corte transversal e amostragem estratificada, tendo como referencial teórico o modelo psicossociológico da SB desenvolvido por Gil-Monte. Foram aplicados os instrumentos: Questionário Sociodemográfico, Cuestionario para la Evaluación del Sindrome de Quemarse por el Trabajo, Escala de Percepção de Suporte Social no Trabalho, Escala de Conflito Trabalho-Família e um Questionário sobre Trabalho Remoto em uma amostra de 131 docentes (41,2% da população) atuantes em 16 escolas (40% do total). Foram utilizados os softwares Statistical Package for Social Science (SPSS) para efetuar estatísticas descritivas, teste correlacional de Spearman e de regressão linear múltipla, e o Iramuteq para efetuar estatísticas R de análise de conteúdo. Os resultados identificaram 29,8% da amostra com SB, estando 24,4% inseridos no Perfil 1 (forma moderada) e 5,4% no perfil 2 (forma grave). Os resultados das regressões evidenciaram o Suporte Informacional como único preditor da SB. Sobre o conflito entre as esferas trabalho e família, a análise do conteúdo das respostas identificou as palavras ‘casa’ e ‘horário’ como as mais evocadas, sugerindo que o home office invadiu a vida privada dos docentes dificultando-lhes dispor de horários para se dedicarem à família. A pesquisa contribuiu para evidenciar que os docentes acometidos pela SB percebem a escassez de Suporte Informacional e a interferência dos horários profissionais na vida privada como principais vivências de mal-estar no contexto pandêmico da Covid-19. Esta contribuição pode subsidiar os dirigentes escolares em promover debates educativos sobre a saúde mental do professor, intervenções psicológicas e ações tangíveis que possam suprir a escassez de recursos informacionais nos ambientes escolares. |
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Síndrome de Burnout, suporte social no trabalho e conflito trabalho-família em docentes no contexto da pandemia da Covid-19Burnout Syndrome, social support at work and work-family conflict in teachers in the context of the Covid-19 pandemicSíndrome de BurnoutPsicologia do trabalhoConflito trabalho-famíliaSuporte Social no TrabalhoWorkplace-family conflictWorkplace Social SupportBurnout SyndromeCIENCIAS DA SAUDEA Psicologia do Trabalho e das Organizações vem acompanhando com grande preocupação o crescente número de docentes emocionalmente instáveis ou adoecidos pelo trabalho, apresentando sintomas de desânimo, apatia e cansaço mental que caracterizam ou derivam de alguns distúrbios psíquicos, como a Síndrome de Burnout (SB). Nesta pesquisa, tal síndrome foi abordada como um fenômeno que tendeu a se agravar no contexto de pandemia da Covid-19 devido ao aumento do estresse e de estressores vivenciados no ensino remoto home office. O objetivo geral da pesquisa foi analisar a relação entre os fatores constituintes da SB com os fatores de Suporte Social no Trabalho e de Conflito Trabalho-Família em professores do ensino médio remoto de escolas públicas de Campina Grande (PB) no contexto da Covid-19. A pesquisa é do tipo survey com corte transversal e amostragem estratificada, tendo como referencial teórico o modelo psicossociológico da SB desenvolvido por Gil-Monte. Foram aplicados os instrumentos: Questionário Sociodemográfico, Cuestionario para la Evaluación del Sindrome de Quemarse por el Trabajo, Escala de Percepção de Suporte Social no Trabalho, Escala de Conflito Trabalho-Família e um Questionário sobre Trabalho Remoto em uma amostra de 131 docentes (41,2% da população) atuantes em 16 escolas (40% do total). Foram utilizados os softwares Statistical Package for Social Science (SPSS) para efetuar estatísticas descritivas, teste correlacional de Spearman e de regressão linear múltipla, e o Iramuteq para efetuar estatísticas R de análise de conteúdo. Os resultados identificaram 29,8% da amostra com SB, estando 24,4% inseridos no Perfil 1 (forma moderada) e 5,4% no perfil 2 (forma grave). Os resultados das regressões evidenciaram o Suporte Informacional como único preditor da SB. Sobre o conflito entre as esferas trabalho e família, a análise do conteúdo das respostas identificou as palavras ‘casa’ e ‘horário’ como as mais evocadas, sugerindo que o home office invadiu a vida privada dos docentes dificultando-lhes dispor de horários para se dedicarem à família. A pesquisa contribuiu para evidenciar que os docentes acometidos pela SB percebem a escassez de Suporte Informacional e a interferência dos horários profissionais na vida privada como principais vivências de mal-estar no contexto pandêmico da Covid-19. Esta contribuição pode subsidiar os dirigentes escolares em promover debates educativos sobre a saúde mental do professor, intervenções psicológicas e ações tangíveis que possam suprir a escassez de recursos informacionais nos ambientes escolares.Workplace Psychology has been following with great concern the growing number of teachers who are emotionally unstable or sickened by work, presenting symptoms of discouragement, apathy and mental fatigue that characterize or derive from some psychic disorders, such as Burnout Syndrome (BS). In this research, this syndrome was addressed as a phenomenon that tended to worsen in the context of the Covid-19 pandemic due to the increase in stress and stressors experienced in remote teaching from home. The general objective of the research was to analyze the relationship between the constituent factors of SB with the factors of Social Support at Work and Work-Family Conflict in remote high school teachers from public schools in Campina Grande (PB) in the context of Covid-19. The general objective of the research was to analyze the relationship between the constituent factors of BS with the factors of workplace social support and workplace-family conflict in high school teachers from urban public schools, working remotely, in Campina Grande, Paraíba. The research is a cross-sectional survey and stratified sampling, having as theoretical reference, the psychosociological model of BS developed by Gil-Monte. The following instruments were applied: Sociodemographic Questionnaire, Cuestionario para la Evaluación del Sindrome de Quemarse por el Trabajo, Scale of Perception of Social Support at Work, Scale of Work-Family Conflict and a questionnaire on Remote Work in a sample of 131 teachers (41, 2% of the population) working in 16 schools (40% of the total). Statistical Package for Social Science (SPSS) software was used to perform descriptive statistics, Spearman's correlational test and multiple linear regression, and Iramuteq to perform R statistics for content analysis. The results identified 29.8% of the sample with BS, with 24.4% in profile 1 (moderate form) and 5.4% in profile 2 (severe form). The results of the regressions showed Informational Support as the only predictor of BS. Regarding the conflict between the work and family spheres, the analysis of the content of the responses identified the words 'home' and 'time' as the most mentioned, suggesting that the home office invaded the teachers' private life, making it difficult for them to have time to work. dedicate to the family. The research contributed to evidence that teachers affected by BS perceive the scarcity of informational support and the interference of professional schedules in private life as the main experiences of malaise in the Covid-19 pandemic context. This contribution can support school leaders in promoting educational debates on the teacher's mental health, psychological interventions and tangible actions that can overcome the scarcity of information resources in school environments.Universidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Psicologia da Saúde - PPGPSBarbosa, Silvânia da Cruzhttp://lattes.cnpq.br/2486108351700966Eulálio, Maria do Carmohttp://lattes.cnpq.br/8757576547339240Silva, Sandra Souza dahttp://lattes.cnpq.br/5998805114645410Barros, Kaíza Rafaelle Lucas Martins2022-11-01T16:50:27Z2999-12-312022-09-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBARROS, Kaíza Rafaelle Lucas Martins. Burnout Syndrome, social support at work and work-family conflict in teachers in the context of the Covid-19 pandemic. 2022. 70f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Saúde - PPGPS) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4452porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2022-11-01T16:50:27Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/4452Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2022-11-01T16:50:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false |
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