Estimulação cognitiva em Idosos: uma proposta de intervenção online em tempos de pandemia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
Texto Completo: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4130 |
Resumo: | O presente estudo teve por objetivo avaliar a proposta de intervenção cognitiva no ambiente virtual com idosos no segundo ano de pandemia e suas implicações no desempenho cognitivo. A Estimulação Cognitiva - EC pode ser compreendida como uma ferramenta essencial para a potencialização das funções cognitivas em pessoas de todas as faixas etárias e sabe-se que há declínio cognitivo no envelhecimento humano. Portanto, a intervenção com foco cognitivo torna-se fundamental para melhoria e manutenção das habilidades cognitivas na vida cotidiana da pessoa idosa. Para alcance do objetivo geral, o estudo foi dividido em dois artigos: o primeiro artigo versa sobre o perfil social, o desempenho cognitivo e funcional das participantes, a partir de uma análise mais descritiva dos dados. Observou-se um bom desempenho funcional e cognitivo nas idosas, além de um perfil social mais diversificado levando em consideração as realidades distintas e o acesso à educação, a crenças, moradia, renda e outros. No segundo artigo, foi proposto a realização do estudo quase-experimental, em que as participantes tiveram de passar pelas fases pré-teste e pós-teste. O objetivo do artigo original foi de avaliar os benefícios da estimulação cognitiva online e consequentemente comparar o desempenho dessas idosas após as sessões de intervenção cognitiva. A amostra do estudo contou com a participação de 20 idosas que foram recrutadas por amostragem não probabilística e selecionadas no campo de conveniência por meio do método bola de neve. Estas foram divididas em dois grupos. Grupo Experimental – GE e Grupo Controle – GC. Cada grupo contou com 10 participantes. Nas fases de avaliação foram utilizados os seguintes instrumentos para a coleta de dados: Perfil Sociodemográfico, Mini Exame do Estado Mental – MEEM, Escala de Atividades Instrumentais da Vida Diária – AIVD Lawton & Brody, Escala de Depressão Geriátrica – EGD e o Questionário Multifatorial de Memória – MMQ. As intervenções cognitivas ocorreram durante seis encontros semanais, no formato em grupo e online por meio da plataforma virtual Google-meet. Os dados foram analisados e processados no programa estatístico R, estes assumiram uma distribuição normal no teste de Kolmogorov-Smirnov e homogeneidade no teste de Levene’s. Utilizou-se também de análise descritiva para os dados médios e o teste T para análise comparativa entre o GE e GC e foi adotado o nível de significância P<0,05. De acordo com os resultados, o GE apresentou melhorias estatisticamente significativas no desempenho cognitivo após as sessões de EC, sutis mudanças, porém não significativas no desempenho funcional, na sintomatologia depressiva e no aumento do uso de estratégias cognitivas. O GC não apresentou diferenças importantes. Conclui-se que a EC tem efeitos positivos no desempenho cognitivo de pessoas idosas e sugere-se então maiores estudos sobre a temática para avanços científicos e clínicos da saúde cognitiva de idosos. |
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Estimulação cognitiva em Idosos: uma proposta de intervenção online em tempos de pandemiaEnvelhecimentoSaúde do idosoDesenvolvimento cognitivoDesempenho cognitivoEstado cognitivoPSICOLOGIA::PSICOLOGIA COGNITIVAO presente estudo teve por objetivo avaliar a proposta de intervenção cognitiva no ambiente virtual com idosos no segundo ano de pandemia e suas implicações no desempenho cognitivo. A Estimulação Cognitiva - EC pode ser compreendida como uma ferramenta essencial para a potencialização das funções cognitivas em pessoas de todas as faixas etárias e sabe-se que há declínio cognitivo no envelhecimento humano. Portanto, a intervenção com foco cognitivo torna-se fundamental para melhoria e manutenção das habilidades cognitivas na vida cotidiana da pessoa idosa. Para alcance do objetivo geral, o estudo foi dividido em dois artigos: o primeiro artigo versa sobre o perfil social, o desempenho cognitivo e funcional das participantes, a partir de uma análise mais descritiva dos dados. Observou-se um bom desempenho funcional e cognitivo nas idosas, além de um perfil social mais diversificado levando em consideração as realidades distintas e o acesso à educação, a crenças, moradia, renda e outros. No segundo artigo, foi proposto a realização do estudo quase-experimental, em que as participantes tiveram de passar pelas fases pré-teste e pós-teste. O objetivo do artigo original foi de avaliar os benefícios da estimulação cognitiva online e consequentemente comparar o desempenho dessas idosas após as sessões de intervenção cognitiva. A amostra do estudo contou com a participação de 20 idosas que foram recrutadas por amostragem não probabilística e selecionadas no campo de conveniência por meio do método bola de neve. Estas foram divididas em dois grupos. Grupo Experimental – GE e Grupo Controle – GC. Cada grupo contou com 10 participantes. Nas fases de avaliação foram utilizados os seguintes instrumentos para a coleta de dados: Perfil Sociodemográfico, Mini Exame do Estado Mental – MEEM, Escala de Atividades Instrumentais da Vida Diária – AIVD Lawton & Brody, Escala de Depressão Geriátrica – EGD e o Questionário Multifatorial de Memória – MMQ. As intervenções cognitivas ocorreram durante seis encontros semanais, no formato em grupo e online por meio da plataforma virtual Google-meet. Os dados foram analisados e processados no programa estatístico R, estes assumiram uma distribuição normal no teste de Kolmogorov-Smirnov e homogeneidade no teste de Levene’s. Utilizou-se também de análise descritiva para os dados médios e o teste T para análise comparativa entre o GE e GC e foi adotado o nível de significância P<0,05. De acordo com os resultados, o GE apresentou melhorias estatisticamente significativas no desempenho cognitivo após as sessões de EC, sutis mudanças, porém não significativas no desempenho funcional, na sintomatologia depressiva e no aumento do uso de estratégias cognitivas. O GC não apresentou diferenças importantes. Conclui-se que a EC tem efeitos positivos no desempenho cognitivo de pessoas idosas e sugere-se então maiores estudos sobre a temática para avanços científicos e clínicos da saúde cognitiva de idosos.The present study aimed to evaluate the proposal of cognitive intervention in a virtual environment with elderly people in the second year of the pandemic and its implications on cognitive performance. Cognitive Stimulation - CE can be understood as an essential tool for the enhancement of cognitive functions in people of all age groups and it is known that there is cognitive decline in human aging. Therefore, intervention with a cognitive focus becomes fundamental for the improvement and maintenance of cognitive skills in the daily life of the elderly. To reach the general objective, the study was divided into two articles: the first article is about the social profile, cognitive and functional performance of the participants, based on a more descriptive analysis of the data. It was observed a good functional and cognitive performance in the elderly women, besides a more diversified social profile taking into consideration the different realities and the access to education, beliefs, housing, income, and others. In the second article, a quasi-experimental study was proposed, in which the participants had to go through the pre-test and post-test phases. The objective of the original article was to evaluate the benefits of online cognitive stimulation and consequently compare the performance of these elderly women after the cognitive intervention sessions. The study sample consisted of 20 elderly women who were recruited by non-probability sampling and selected from the convenience field by means of the snowball method. They were divided into two groups. Experimental Group - EG, and Control Group - CG. Each group had 10 participants. In the evaluation phases the following instruments were used for data collection: Sociodemographic Profile, Mini Mental State Examination - MMSE, Lawton & Brody Instrumental Activities of Daily Living Scale - IADL, Geriatric Depression Scale - GDS and the Multifactorial Memory Questionnaire - MMQ. The cognitive interventions occurred during six weekly meetings, in group format and online through the Google-meet virtual platform. The data were analyzed and processed in the R statistical program, these assumed a normal distribution in the Kolmogorov-Smirnov test and homogeneity in Levene's test. We also used descriptive analysis for the mean data and the T test for comparative analysis between the EG and CG, and the significance level P<0.05 was adopted. According to the results, the EG showed statistically significant improvements in cognitive performance after the CB sessions, subtle but not significant changes in functional performance, depressive symptoms, and increased use of cognitive strategies. The CG did not show significant differences. We conclude that the CB has positive effects on the cognitive performance of elderly people and suggest further studies on the subject for scientific and clinical advances in the cognitive health of the elderly.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Psicologia da Saúde - PPGPSEulálio, Maria do CarmoLins, Isabela Lemos Arteiro RibeiroSilva, Josevânia daFirmino, Rafael Gomes2022-02-17T10:58:10Z2999-12-312021-12-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFIRMINO, Rafael Gomes. Estimulação cognitiva em Idosos: Uma proposta de intervenção online em tempos de pandemia. 2021. 68f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Saúde - PPGPS) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4130porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2022-02-17T10:58:59Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/4130Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2022-02-17T10:58:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false |
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O presente estudo teve por objetivo avaliar a proposta de intervenção cognitiva no ambiente virtual com idosos no segundo ano de pandemia e suas implicações no desempenho cognitivo. A Estimulação Cognitiva - EC pode ser compreendida como uma ferramenta essencial para a potencialização das funções cognitivas em pessoas de todas as faixas etárias e sabe-se que há declínio cognitivo no envelhecimento humano. Portanto, a intervenção com foco cognitivo torna-se fundamental para melhoria e manutenção das habilidades cognitivas na vida cotidiana da pessoa idosa. Para alcance do objetivo geral, o estudo foi dividido em dois artigos: o primeiro artigo versa sobre o perfil social, o desempenho cognitivo e funcional das participantes, a partir de uma análise mais descritiva dos dados. Observou-se um bom desempenho funcional e cognitivo nas idosas, além de um perfil social mais diversificado levando em consideração as realidades distintas e o acesso à educação, a crenças, moradia, renda e outros. No segundo artigo, foi proposto a realização do estudo quase-experimental, em que as participantes tiveram de passar pelas fases pré-teste e pós-teste. O objetivo do artigo original foi de avaliar os benefícios da estimulação cognitiva online e consequentemente comparar o desempenho dessas idosas após as sessões de intervenção cognitiva. A amostra do estudo contou com a participação de 20 idosas que foram recrutadas por amostragem não probabilística e selecionadas no campo de conveniência por meio do método bola de neve. Estas foram divididas em dois grupos. Grupo Experimental – GE e Grupo Controle – GC. Cada grupo contou com 10 participantes. Nas fases de avaliação foram utilizados os seguintes instrumentos para a coleta de dados: Perfil Sociodemográfico, Mini Exame do Estado Mental – MEEM, Escala de Atividades Instrumentais da Vida Diária – AIVD Lawton & Brody, Escala de Depressão Geriátrica – EGD e o Questionário Multifatorial de Memória – MMQ. As intervenções cognitivas ocorreram durante seis encontros semanais, no formato em grupo e online por meio da plataforma virtual Google-meet. Os dados foram analisados e processados no programa estatístico R, estes assumiram uma distribuição normal no teste de Kolmogorov-Smirnov e homogeneidade no teste de Levene’s. Utilizou-se também de análise descritiva para os dados médios e o teste T para análise comparativa entre o GE e GC e foi adotado o nível de significância P<0,05. De acordo com os resultados, o GE apresentou melhorias estatisticamente significativas no desempenho cognitivo após as sessões de EC, sutis mudanças, porém não significativas no desempenho funcional, na sintomatologia depressiva e no aumento do uso de estratégias cognitivas. O GC não apresentou diferenças importantes. Conclui-se que a EC tem efeitos positivos no desempenho cognitivo de pessoas idosas e sugere-se então maiores estudos sobre a temática para avanços científicos e clínicos da saúde cognitiva de idosos. |
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