Estudo das soluções no ensino de Química: Uso de um livro digital nas aulas remotas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
Texto Completo: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4537 |
Resumo: | O estudo da Química trata de fenômenos da natureza em níveis micro ou macroscópico quanto ao empírico e ao teórico, realidade desafiante no ensino presencial e online. Nesta modalidade professores e alunos enfrentam obstáculos quanto ao conhecimento e uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) necessárias a realização das aulas remotas. Esta pesquisa ampliou usos de metodologias ativas em aulas remotas com alunos do 2º ano no Ensino Médio em uma Escola Pública, ao produzir um livro digital contendo o estudo de “Soluções Químicas”, a fim de minimizar dificuldades no desempenho escolar. Faz parte das etapas desta pesquisa a identificação das dificuldades dos alunos relacionadas ao referido conteúdo, à elaboração de um Livro Digital, sua exposição em aulas remotas com a participação online dos alunos, seguindo a avaliação por parte dos alunos acerca do uso deste recurso didático digital no desempenho de sua aprendizagem. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa de cunho exploratória e descritiva com ações investigativas de intervenção e avaliação (GODOY, 2007; RICHARDSON, 2012; GIL, 2008 e GRAY, 2012). Os dados foram coletados através de questionários, entrevistas e técnicas de avaliação realizadas online (THIOLLENT, 1997). Os resultados revelam que o uso do Livro Digital em formato EPUB (abreviação de “Electronic Publication” em língua portuguesa “Publicação Eletrônica”) com o título “Conteúdo de Soluções Químicas volume 1” utilizado nas aulas remotas, enquanto proposta didática, proporcionou aos alunos resultados satisfatórios quanto a sua participação nas atividades ensino-aprendizagens vivenciadas em aulas remotas. |
id |
UEPB_f44a3c72e2d760a4ae4941b970301604 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/4537 |
network_acronym_str |
UEPB |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
repository_id_str |
|
spelling |
Estudo das soluções no ensino de Química: Uso de um livro digital nas aulas remotasEstudo das soluções no ensino de Química: Uso de um livro digital nas aulas remotas - Study of solutions in Chemistry teaching: Use of a digital book in remote classesEnsino de QuímicaLivro DigitalParticipação dos alunosEnsino remotoStudent participationDigital bookRemote teachingChemistry teachingCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICAO estudo da Química trata de fenômenos da natureza em níveis micro ou macroscópico quanto ao empírico e ao teórico, realidade desafiante no ensino presencial e online. Nesta modalidade professores e alunos enfrentam obstáculos quanto ao conhecimento e uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) necessárias a realização das aulas remotas. Esta pesquisa ampliou usos de metodologias ativas em aulas remotas com alunos do 2º ano no Ensino Médio em uma Escola Pública, ao produzir um livro digital contendo o estudo de “Soluções Químicas”, a fim de minimizar dificuldades no desempenho escolar. Faz parte das etapas desta pesquisa a identificação das dificuldades dos alunos relacionadas ao referido conteúdo, à elaboração de um Livro Digital, sua exposição em aulas remotas com a participação online dos alunos, seguindo a avaliação por parte dos alunos acerca do uso deste recurso didático digital no desempenho de sua aprendizagem. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa de cunho exploratória e descritiva com ações investigativas de intervenção e avaliação (GODOY, 2007; RICHARDSON, 2012; GIL, 2008 e GRAY, 2012). Os dados foram coletados através de questionários, entrevistas e técnicas de avaliação realizadas online (THIOLLENT, 1997). Os resultados revelam que o uso do Livro Digital em formato EPUB (abreviação de “Electronic Publication” em língua portuguesa “Publicação Eletrônica”) com o título “Conteúdo de Soluções Químicas volume 1” utilizado nas aulas remotas, enquanto proposta didática, proporcionou aos alunos resultados satisfatórios quanto a sua participação nas atividades ensino-aprendizagens vivenciadas em aulas remotas.The study of treatment of natural phenomena at micro or macroscopic levels in terms of empirical and theoretical chemistry, the challenging reality in face-to-face and online teaching. In this modality, teachers and students face obstacles regarding the knowledge and use of Information and Communication Technologies (ICTs) necessary to carry out remote classes. This research expanded the uses of active methodologies in remote classes with 2nd year high school students in a Public School, by producing a digital book containing the study of "Chemical Solutions", in order to minimize difficulties in school performance. Part of the stages of this research is the identification of students' difficulties related to the aforementioned content, the elaboration of a Digital Book, its exposure in remote classes with the online participation of the students, following the evaluation by the students about the use of this digital didactic resource. in their learning performance. It was an exploratory and descriptive qualitative research with investigative intervention and evaluation actions (GODOY, 2007; RICHARDSON, 2012; GIL, 2008 e GRAY, 2012). Data were collected through questionnaires, interviews and evaluation techniques carried out online (THIOLLENT, 1997). The results reveal that the use of the Digital Book in EPUB format (short for "Electronic Publication" in Portuguese "Electronic Publication") with the title "Content of Solutions" used in remote classes, as a didactic proposal, provided students with satisfactory results in terms of their participation in teaching-learning activities experienced in remote classes.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqUniversidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMSANTIAGO, Zélia Maria de Arrudalattes.cnpq.br/8201113424737919Dantas Filho, Francisco Ferreirahttp://lattes.cnpq.br/9209322069666549Santos, Keliana Dantashttp://lattes.cnpq.br/4632297157703156Montenegro, Maria do Socorro Mourahttp://lattes.cnpq.br/7606886721133039Almeida, Fernanda Abrantes de2023-04-12T22:25:39Z2999-12-312022-08-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfALMEIDA, Fernanda Abrantes de. Estudo das soluções no ensino de Química: Uso de um livro digital nas aulas remotas. 2022. 175f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande-PB, 2022.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4537porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2023-04-12T22:26:02Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/4537Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2023-04-12T22:26:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estudo das soluções no ensino de Química: Uso de um livro digital nas aulas remotas Estudo das soluções no ensino de Química: Uso de um livro digital nas aulas remotas - Study of solutions in Chemistry teaching: Use of a digital book in remote classes |
title |
Estudo das soluções no ensino de Química: Uso de um livro digital nas aulas remotas |
spellingShingle |
Estudo das soluções no ensino de Química: Uso de um livro digital nas aulas remotas Almeida, Fernanda Abrantes de Ensino de Química Livro Digital Participação dos alunos Ensino remoto Student participation Digital book Remote teaching Chemistry teaching CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
title_short |
Estudo das soluções no ensino de Química: Uso de um livro digital nas aulas remotas |
title_full |
Estudo das soluções no ensino de Química: Uso de um livro digital nas aulas remotas |
title_fullStr |
Estudo das soluções no ensino de Química: Uso de um livro digital nas aulas remotas |
title_full_unstemmed |
Estudo das soluções no ensino de Química: Uso de um livro digital nas aulas remotas |
title_sort |
Estudo das soluções no ensino de Química: Uso de um livro digital nas aulas remotas |
author |
Almeida, Fernanda Abrantes de |
author_facet |
Almeida, Fernanda Abrantes de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
SANTIAGO, Zélia Maria de Arruda lattes.cnpq.br/8201113424737919 Dantas Filho, Francisco Ferreira http://lattes.cnpq.br/9209322069666549 Santos, Keliana Dantas http://lattes.cnpq.br/4632297157703156 Montenegro, Maria do Socorro Moura http://lattes.cnpq.br/7606886721133039 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Fernanda Abrantes de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Química Livro Digital Participação dos alunos Ensino remoto Student participation Digital book Remote teaching Chemistry teaching CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
topic |
Ensino de Química Livro Digital Participação dos alunos Ensino remoto Student participation Digital book Remote teaching Chemistry teaching CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
description |
O estudo da Química trata de fenômenos da natureza em níveis micro ou macroscópico quanto ao empírico e ao teórico, realidade desafiante no ensino presencial e online. Nesta modalidade professores e alunos enfrentam obstáculos quanto ao conhecimento e uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) necessárias a realização das aulas remotas. Esta pesquisa ampliou usos de metodologias ativas em aulas remotas com alunos do 2º ano no Ensino Médio em uma Escola Pública, ao produzir um livro digital contendo o estudo de “Soluções Químicas”, a fim de minimizar dificuldades no desempenho escolar. Faz parte das etapas desta pesquisa a identificação das dificuldades dos alunos relacionadas ao referido conteúdo, à elaboração de um Livro Digital, sua exposição em aulas remotas com a participação online dos alunos, seguindo a avaliação por parte dos alunos acerca do uso deste recurso didático digital no desempenho de sua aprendizagem. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa de cunho exploratória e descritiva com ações investigativas de intervenção e avaliação (GODOY, 2007; RICHARDSON, 2012; GIL, 2008 e GRAY, 2012). Os dados foram coletados através de questionários, entrevistas e técnicas de avaliação realizadas online (THIOLLENT, 1997). Os resultados revelam que o uso do Livro Digital em formato EPUB (abreviação de “Electronic Publication” em língua portuguesa “Publicação Eletrônica”) com o título “Conteúdo de Soluções Químicas volume 1” utilizado nas aulas remotas, enquanto proposta didática, proporcionou aos alunos resultados satisfatórios quanto a sua participação nas atividades ensino-aprendizagens vivenciadas em aulas remotas. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-08-15 2023-04-12T22:25:39Z 2999-12-31 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ALMEIDA, Fernanda Abrantes de. Estudo das soluções no ensino de Química: Uso de um livro digital nas aulas remotas. 2022. 175f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande-PB, 2022. http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4537 |
identifier_str_mv |
ALMEIDA, Fernanda Abrantes de. Estudo das soluções no ensino de Química: Uso de um livro digital nas aulas remotas. 2022. 175f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande-PB, 2022. |
url |
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4537 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/embargoedAccess |
eu_rights_str_mv |
embargoedAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual da Paraíba Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP Brasil UEPB Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual da Paraíba Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP Brasil UEPB Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) instacron:UEPB |
instname_str |
Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) |
instacron_str |
UEPB |
institution |
UEPB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bc@uepb.edu.br|| |
_version_ |
1813709229032210432 |