Estudo das soluções no ensino de Química: Uso de um livro digital nas aulas remotas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Fernanda Abrantes de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4537
Resumo: O estudo da Química trata de fenômenos da natureza em níveis micro ou macroscópico quanto ao empírico e ao teórico, realidade desafiante no ensino presencial e online. Nesta modalidade professores e alunos enfrentam obstáculos quanto ao conhecimento e uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) necessárias a realização das aulas remotas. Esta pesquisa ampliou usos de metodologias ativas em aulas remotas com alunos do 2º ano no Ensino Médio em uma Escola Pública, ao produzir um livro digital contendo o estudo de “Soluções Químicas”, a fim de minimizar dificuldades no desempenho escolar. Faz parte das etapas desta pesquisa a identificação das dificuldades dos alunos relacionadas ao referido conteúdo, à elaboração de um Livro Digital, sua exposição em aulas remotas com a participação online dos alunos, seguindo a avaliação por parte dos alunos acerca do uso deste recurso didático digital no desempenho de sua aprendizagem. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa de cunho exploratória e descritiva com ações investigativas de intervenção e avaliação (GODOY, 2007; RICHARDSON, 2012; GIL, 2008 e GRAY, 2012). Os dados foram coletados através de questionários, entrevistas e técnicas de avaliação realizadas online (THIOLLENT, 1997). Os resultados revelam que o uso do Livro Digital em formato EPUB (abreviação de “Electronic Publication” em língua portuguesa “Publicação Eletrônica”) com o título “Conteúdo de Soluções Químicas volume 1” utilizado nas aulas remotas, enquanto proposta didática, proporcionou aos alunos resultados satisfatórios quanto a sua participação nas atividades ensino-aprendizagens vivenciadas em aulas remotas.
id UEPB_f44a3c72e2d760a4ae4941b970301604
oai_identifier_str oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/4537
network_acronym_str UEPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository_id_str
spelling Estudo das soluções no ensino de Química: Uso de um livro digital nas aulas remotasEstudo das soluções no ensino de Química: Uso de um livro digital nas aulas remotas - Study of solutions in Chemistry teaching: Use of a digital book in remote classesEnsino de QuímicaLivro DigitalParticipação dos alunosEnsino remotoStudent participationDigital bookRemote teachingChemistry teachingCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICAO estudo da Química trata de fenômenos da natureza em níveis micro ou macroscópico quanto ao empírico e ao teórico, realidade desafiante no ensino presencial e online. Nesta modalidade professores e alunos enfrentam obstáculos quanto ao conhecimento e uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) necessárias a realização das aulas remotas. Esta pesquisa ampliou usos de metodologias ativas em aulas remotas com alunos do 2º ano no Ensino Médio em uma Escola Pública, ao produzir um livro digital contendo o estudo de “Soluções Químicas”, a fim de minimizar dificuldades no desempenho escolar. Faz parte das etapas desta pesquisa a identificação das dificuldades dos alunos relacionadas ao referido conteúdo, à elaboração de um Livro Digital, sua exposição em aulas remotas com a participação online dos alunos, seguindo a avaliação por parte dos alunos acerca do uso deste recurso didático digital no desempenho de sua aprendizagem. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa de cunho exploratória e descritiva com ações investigativas de intervenção e avaliação (GODOY, 2007; RICHARDSON, 2012; GIL, 2008 e GRAY, 2012). Os dados foram coletados através de questionários, entrevistas e técnicas de avaliação realizadas online (THIOLLENT, 1997). Os resultados revelam que o uso do Livro Digital em formato EPUB (abreviação de “Electronic Publication” em língua portuguesa “Publicação Eletrônica”) com o título “Conteúdo de Soluções Químicas volume 1” utilizado nas aulas remotas, enquanto proposta didática, proporcionou aos alunos resultados satisfatórios quanto a sua participação nas atividades ensino-aprendizagens vivenciadas em aulas remotas.The study of treatment of natural phenomena at micro or macroscopic levels in terms of empirical and theoretical chemistry, the challenging reality in face-to-face and online teaching. In this modality, teachers and students face obstacles regarding the knowledge and use of Information and Communication Technologies (ICTs) necessary to carry out remote classes. This research expanded the uses of active methodologies in remote classes with 2nd year high school students in a Public School, by producing a digital book containing the study of "Chemical Solutions", in order to minimize difficulties in school performance. Part of the stages of this research is the identification of students' difficulties related to the aforementioned content, the elaboration of a Digital Book, its exposure in remote classes with the online participation of the students, following the evaluation by the students about the use of this digital didactic resource. in their learning performance. It was an exploratory and descriptive qualitative research with investigative intervention and evaluation actions (GODOY, 2007; RICHARDSON, 2012; GIL, 2008 e GRAY, 2012). Data were collected through questionnaires, interviews and evaluation techniques carried out online (THIOLLENT, 1997). The results reveal that the use of the Digital Book in EPUB format (short for "Electronic Publication" in Portuguese "Electronic Publication") with the title "Content of Solutions" used in remote classes, as a didactic proposal, provided students with satisfactory results in terms of their participation in teaching-learning activities experienced in remote classes.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqUniversidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMSANTIAGO, Zélia Maria de Arrudalattes.cnpq.br/8201113424737919Dantas Filho, Francisco Ferreirahttp://lattes.cnpq.br/9209322069666549Santos, Keliana Dantashttp://lattes.cnpq.br/4632297157703156Montenegro, Maria do Socorro Mourahttp://lattes.cnpq.br/7606886721133039Almeida, Fernanda Abrantes de2023-04-12T22:25:39Z2999-12-312022-08-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfALMEIDA, Fernanda Abrantes de. Estudo das soluções no ensino de Química: Uso de um livro digital nas aulas remotas. 2022. 175f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande-PB, 2022.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4537porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2023-04-12T22:26:02Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/4537Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2023-04-12T22:26:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo das soluções no ensino de Química: Uso de um livro digital nas aulas remotas
Estudo das soluções no ensino de Química: Uso de um livro digital nas aulas remotas - Study of solutions in Chemistry teaching: Use of a digital book in remote classes
title Estudo das soluções no ensino de Química: Uso de um livro digital nas aulas remotas
spellingShingle Estudo das soluções no ensino de Química: Uso de um livro digital nas aulas remotas
Almeida, Fernanda Abrantes de
Ensino de Química
Livro Digital
Participação dos alunos
Ensino remoto
Student participation
Digital book
Remote teaching
Chemistry teaching
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
title_short Estudo das soluções no ensino de Química: Uso de um livro digital nas aulas remotas
title_full Estudo das soluções no ensino de Química: Uso de um livro digital nas aulas remotas
title_fullStr Estudo das soluções no ensino de Química: Uso de um livro digital nas aulas remotas
title_full_unstemmed Estudo das soluções no ensino de Química: Uso de um livro digital nas aulas remotas
title_sort Estudo das soluções no ensino de Química: Uso de um livro digital nas aulas remotas
author Almeida, Fernanda Abrantes de
author_facet Almeida, Fernanda Abrantes de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SANTIAGO, Zélia Maria de Arruda
lattes.cnpq.br/8201113424737919
Dantas Filho, Francisco Ferreira
http://lattes.cnpq.br/9209322069666549
Santos, Keliana Dantas
http://lattes.cnpq.br/4632297157703156
Montenegro, Maria do Socorro Moura
http://lattes.cnpq.br/7606886721133039
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Fernanda Abrantes de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Química
Livro Digital
Participação dos alunos
Ensino remoto
Student participation
Digital book
Remote teaching
Chemistry teaching
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
topic Ensino de Química
Livro Digital
Participação dos alunos
Ensino remoto
Student participation
Digital book
Remote teaching
Chemistry teaching
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
description O estudo da Química trata de fenômenos da natureza em níveis micro ou macroscópico quanto ao empírico e ao teórico, realidade desafiante no ensino presencial e online. Nesta modalidade professores e alunos enfrentam obstáculos quanto ao conhecimento e uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) necessárias a realização das aulas remotas. Esta pesquisa ampliou usos de metodologias ativas em aulas remotas com alunos do 2º ano no Ensino Médio em uma Escola Pública, ao produzir um livro digital contendo o estudo de “Soluções Químicas”, a fim de minimizar dificuldades no desempenho escolar. Faz parte das etapas desta pesquisa a identificação das dificuldades dos alunos relacionadas ao referido conteúdo, à elaboração de um Livro Digital, sua exposição em aulas remotas com a participação online dos alunos, seguindo a avaliação por parte dos alunos acerca do uso deste recurso didático digital no desempenho de sua aprendizagem. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa de cunho exploratória e descritiva com ações investigativas de intervenção e avaliação (GODOY, 2007; RICHARDSON, 2012; GIL, 2008 e GRAY, 2012). Os dados foram coletados através de questionários, entrevistas e técnicas de avaliação realizadas online (THIOLLENT, 1997). Os resultados revelam que o uso do Livro Digital em formato EPUB (abreviação de “Electronic Publication” em língua portuguesa “Publicação Eletrônica”) com o título “Conteúdo de Soluções Químicas volume 1” utilizado nas aulas remotas, enquanto proposta didática, proporcionou aos alunos resultados satisfatórios quanto a sua participação nas atividades ensino-aprendizagens vivenciadas em aulas remotas.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-15
2023-04-12T22:25:39Z
2999-12-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ALMEIDA, Fernanda Abrantes de. Estudo das soluções no ensino de Química: Uso de um livro digital nas aulas remotas. 2022. 175f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande-PB, 2022.
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4537
identifier_str_mv ALMEIDA, Fernanda Abrantes de. Estudo das soluções no ensino de Química: Uso de um livro digital nas aulas remotas. 2022. 175f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande-PB, 2022.
url http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4537
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron:UEPB
instname_str Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron_str UEPB
institution UEPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
repository.mail.fl_str_mv bc@uepb.edu.br||
_version_ 1813709229032210432