Uma análise das abordagens de recursos computacionais no conteúdo de funções quadráticas nos livros didáticos do Ensino Médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
Texto Completo: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3161 |
Resumo: | Na nossa pesquisa intitulada Uma análise das abordagens de Recursos Computacionais no conteúdo de Funções Quadráticas nos Livros Didáticos do Ensino Médio, analisamos as abordagens de recursos computacionais no conteúdo de funções quadráticas em oito livros didáticos de Matemática do 1º ano do Ensino Médio das coleções aprovadas no PNLD 2018. Como objetivos da pesquisa, procuramos investigar como se dão as abordagens de recursos computacionais no estudo de funções quadráticas nos livros escolhidos; elencar limites e possibilidades dessas abordagens e verificar se professores que utilizam os livros analisados fazem uso dos recursos tecnológicos apresentados como recurso didático em suas aulas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, nossa coleta de dados se deu por meio de observações. Nossa pesquisa se caracteriza também como pesquisa de avaliação. Na análise dos dados fizemos interpretações, comparações e reflexões. Nas discussões e comentários tentamos responder à pergunta de pesquisa sobre o produto e o processo. Elaboramos um Produto Educacional, resultado da nossa pesquisa, caracterizada como uma Proposta Didática, contendo os principais critérios a serem observados e orientações para a escolha do livro Didático considerando os recursos computacionais. A realização desta pesquisa nos fez perceber que metodologias alternativas como recursos computacionais para o ensino da Matemática, especificamente no conteúdo de funções quadráticas, são apresentadas e discutidas pelos autores em grande parte dos livros analisados. |
id |
UEPB_f4fa602bb28997ca454c8a0cd7020a4a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3161 |
network_acronym_str |
UEPB |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma análise das abordagens de recursos computacionais no conteúdo de funções quadráticas nos livros didáticos do Ensino MédioRecurso didáticoLivro didáticoRecurso computacionalEnsino de MatemáticaEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMNa nossa pesquisa intitulada Uma análise das abordagens de Recursos Computacionais no conteúdo de Funções Quadráticas nos Livros Didáticos do Ensino Médio, analisamos as abordagens de recursos computacionais no conteúdo de funções quadráticas em oito livros didáticos de Matemática do 1º ano do Ensino Médio das coleções aprovadas no PNLD 2018. Como objetivos da pesquisa, procuramos investigar como se dão as abordagens de recursos computacionais no estudo de funções quadráticas nos livros escolhidos; elencar limites e possibilidades dessas abordagens e verificar se professores que utilizam os livros analisados fazem uso dos recursos tecnológicos apresentados como recurso didático em suas aulas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, nossa coleta de dados se deu por meio de observações. Nossa pesquisa se caracteriza também como pesquisa de avaliação. Na análise dos dados fizemos interpretações, comparações e reflexões. Nas discussões e comentários tentamos responder à pergunta de pesquisa sobre o produto e o processo. Elaboramos um Produto Educacional, resultado da nossa pesquisa, caracterizada como uma Proposta Didática, contendo os principais critérios a serem observados e orientações para a escolha do livro Didático considerando os recursos computacionais. A realização desta pesquisa nos fez perceber que metodologias alternativas como recursos computacionais para o ensino da Matemática, especificamente no conteúdo de funções quadráticas, são apresentadas e discutidas pelos autores em grande parte dos livros analisados.At our research entitled approach to computational resources analyses in the contente of quadratic functions in didatic books at high school, we have analysed the approaches of computational resoucers in the contente of quadratic functions in eight didatic books of Mathematic of the first year from the High School of the approved collections in the PNLD 2018. As research goal, we have investigated how the affroach to computational resources happen in the studies of quadratic function in the books chosen; elencar limits and possibilities of these approaches and to checking up if the teachers thenselves use those books analysed, doing the use of technological resoucers in the classroom. This is a qualitative research, our data collection has taken place through observation. This research has also been characterized as evaluation research. In the data analyses we have done interpretations, comparisous and reflections. At the discussions and comments we have tried to answer the questions of the research about product and the process. We have elaborated na educational product from our research, characterized as didatic proposal, in which has the main critiries to be observed and orientations to choosing the didatic book considered as computational resources. The realization from that research has made is realize that alternative methodology such as computational resources to the teaching of mathematic, specifically in the content of quadratic functions, have been presented and discussed by the authors in mast all parto of the books analysed.Universidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMBarbosa, José Lamartine da Costa13145592491http://lattes.cnpq.br/6154502536150355Almeida, José Joelson Pimentel de63284626468http://lattes.cnpq.br/8166150091846962Soares, Luís Havelange99695260497http://lattes.cnpq.br/3257250803661886Farias, Christianne Torres Lira2019-02-18T14:18:57Z2018-06-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFARIAS, C. T. L. Uma análise das abordagens de recursos computacionais no conteúdo de funções quadráticas nos livros didáticos do Ensino Médio. 2018. 95f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3161porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2019-02-19T04:36:02Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3161Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2019-02-19T04:36:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma análise das abordagens de recursos computacionais no conteúdo de funções quadráticas nos livros didáticos do Ensino Médio |
title |
Uma análise das abordagens de recursos computacionais no conteúdo de funções quadráticas nos livros didáticos do Ensino Médio |
spellingShingle |
Uma análise das abordagens de recursos computacionais no conteúdo de funções quadráticas nos livros didáticos do Ensino Médio Farias, Christianne Torres Lira Recurso didático Livro didático Recurso computacional Ensino de Matemática EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
title_short |
Uma análise das abordagens de recursos computacionais no conteúdo de funções quadráticas nos livros didáticos do Ensino Médio |
title_full |
Uma análise das abordagens de recursos computacionais no conteúdo de funções quadráticas nos livros didáticos do Ensino Médio |
title_fullStr |
Uma análise das abordagens de recursos computacionais no conteúdo de funções quadráticas nos livros didáticos do Ensino Médio |
title_full_unstemmed |
Uma análise das abordagens de recursos computacionais no conteúdo de funções quadráticas nos livros didáticos do Ensino Médio |
title_sort |
Uma análise das abordagens de recursos computacionais no conteúdo de funções quadráticas nos livros didáticos do Ensino Médio |
author |
Farias, Christianne Torres Lira |
author_facet |
Farias, Christianne Torres Lira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Barbosa, José Lamartine da Costa 13145592491 http://lattes.cnpq.br/6154502536150355 Almeida, José Joelson Pimentel de 63284626468 http://lattes.cnpq.br/8166150091846962 Soares, Luís Havelange 99695260497 http://lattes.cnpq.br/3257250803661886 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Farias, Christianne Torres Lira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Recurso didático Livro didático Recurso computacional Ensino de Matemática EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
topic |
Recurso didático Livro didático Recurso computacional Ensino de Matemática EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
description |
Na nossa pesquisa intitulada Uma análise das abordagens de Recursos Computacionais no conteúdo de Funções Quadráticas nos Livros Didáticos do Ensino Médio, analisamos as abordagens de recursos computacionais no conteúdo de funções quadráticas em oito livros didáticos de Matemática do 1º ano do Ensino Médio das coleções aprovadas no PNLD 2018. Como objetivos da pesquisa, procuramos investigar como se dão as abordagens de recursos computacionais no estudo de funções quadráticas nos livros escolhidos; elencar limites e possibilidades dessas abordagens e verificar se professores que utilizam os livros analisados fazem uso dos recursos tecnológicos apresentados como recurso didático em suas aulas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, nossa coleta de dados se deu por meio de observações. Nossa pesquisa se caracteriza também como pesquisa de avaliação. Na análise dos dados fizemos interpretações, comparações e reflexões. Nas discussões e comentários tentamos responder à pergunta de pesquisa sobre o produto e o processo. Elaboramos um Produto Educacional, resultado da nossa pesquisa, caracterizada como uma Proposta Didática, contendo os principais critérios a serem observados e orientações para a escolha do livro Didático considerando os recursos computacionais. A realização desta pesquisa nos fez perceber que metodologias alternativas como recursos computacionais para o ensino da Matemática, especificamente no conteúdo de funções quadráticas, são apresentadas e discutidas pelos autores em grande parte dos livros analisados. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-06-26 2019-02-18T14:18:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
FARIAS, C. T. L. Uma análise das abordagens de recursos computacionais no conteúdo de funções quadráticas nos livros didáticos do Ensino Médio. 2018. 95f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3161 |
identifier_str_mv |
FARIAS, C. T. L. Uma análise das abordagens de recursos computacionais no conteúdo de funções quadráticas nos livros didáticos do Ensino Médio. 2018. 95f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. |
url |
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3161 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual da Paraíba Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP Brasil UEPB Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual da Paraíba Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP Brasil UEPB Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) instacron:UEPB |
instname_str |
Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) |
instacron_str |
UEPB |
institution |
UEPB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bc@uepb.edu.br|| |
_version_ |
1822133844313112576 |