Análise combinatória em sala de aula: Uma proposta de ensino-aprendizagem via resolução, exploração e proposição de problemas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Adriano Alves da
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2699
Resumo: A presente pesquisa analisa como uma abordagem em sala de aula via Resolução, Exploração e Proposição de problemas pode contribuir/potencializar com o ensino-aprendizagem de Análise Combinatória. Foi realizada uma revisão de literatura com o intuito de compreender as contribuições de outros pesquisadores acerca do tema pesquisado, para que se pudesse perceber o que é possível aprofundar e acrescentar para a comunidade científica, no que diz respeito ao processo de ensino-aprendizagem da Análise Combinatória. Além disso, foi realizada uma entrevista com professores de Matemática, com o intuito de conhecer as suas ideias acerca do ensino-aprendizagem de Combinatória e, posteriormente, perscrutar até que ponto elas poderiam colaborar a planejar uma sequência de atividades. A pesquisa foi empreendida segundo uma abordagem qualitativa, visando buscar significados, interpretar e compreender as informações obtidas. A modalidade de pesquisa pode ser caracterizada como pedagógica, segundo a qual o professor é o pesquisador de sua própria sala de aula (LANKSHEAR E KNOBEL, 2008). A Metodologia de ensino-aprendizagem escolhida para trabalhar em sala de aula foi a de resolução, exploração e proposição de problemas, desenvolvida com uma sequência de atividades em uma turma do 2ª ano do Ensino Médio de uma escola pública na cidade de Alagoinha-PB. Durante a intervenção, o presente pesquisador agiu como professor-pesquisador, trabalhando em sala de aula como professor regente, dando autonomia aos alunos na construção das ideias essenciais de Combinatória, de modo que o autor agiu como mediador e incentivador. Os dados foram levantados durante as aulas através das observações e registros dos materiais utilizados pelos alunos, bem como de gravação sonora. Foram realizados 21 encontros, totalizando 25 aulas, cada aula com duração de, no máximo, 45 minutos. A sala foi organizada em grupos de três alunos e, em alguns casos, em duplas, com o intuito de se realizar um trabalho cooperativo e colaborativo, onde se considerou importante, nesse processo, o respeito mútuo entre eles, respeitando as ideias levantadas na busca da solução dos problemas. Os resultados da pesquisa evidenciaram que através da abordagem via Resolução, Exploração e Proposição de problemas foi possível acompanhar o crescimento dos alunos, que criaram suas próprias ideias para resolver os problemas, e, consequentemente, encontraram múltiplas estratégias de resolução deles; posteriormente, justificam suas soluções, participando efetivamente da construção do seu conhecimento. Além disso, os alunos engajaram-se em atividades de exploração matemática que lhes possibilitaram a apreensão de ideias essenciais de Análise Combinatória, como também assumiram o papel de investigadores em sala de aula, fazendo generalizações, formulando novos problemas e, em seguida, os resolvendo. De onde se conclui que tal metodologia permitiu um aprendizado com mais compreensão, potencializando o aluno para resolver problemas de Análise Combinatória com foco não apenas na busca da solução do problema, mas no processo da resolução e podendo ir muito além, como a realização de um trabalho de proposição e exploração de problemas.
id UEPB_f6886d11d643acf91b7831cd7457325c
oai_identifier_str oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/2699
network_acronym_str UEPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository_id_str
spelling Análise combinatória em sala de aula: Uma proposta de ensino-aprendizagem via resolução, exploração e proposição de problemasAnálise CombinatóriaExploração de problemasResolução de problemasProposição de problemasMatemática - proposta didáticaCombinatorial AnalysisProblem solvingProblem explorationProblem posingEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMA presente pesquisa analisa como uma abordagem em sala de aula via Resolução, Exploração e Proposição de problemas pode contribuir/potencializar com o ensino-aprendizagem de Análise Combinatória. Foi realizada uma revisão de literatura com o intuito de compreender as contribuições de outros pesquisadores acerca do tema pesquisado, para que se pudesse perceber o que é possível aprofundar e acrescentar para a comunidade científica, no que diz respeito ao processo de ensino-aprendizagem da Análise Combinatória. Além disso, foi realizada uma entrevista com professores de Matemática, com o intuito de conhecer as suas ideias acerca do ensino-aprendizagem de Combinatória e, posteriormente, perscrutar até que ponto elas poderiam colaborar a planejar uma sequência de atividades. A pesquisa foi empreendida segundo uma abordagem qualitativa, visando buscar significados, interpretar e compreender as informações obtidas. A modalidade de pesquisa pode ser caracterizada como pedagógica, segundo a qual o professor é o pesquisador de sua própria sala de aula (LANKSHEAR E KNOBEL, 2008). A Metodologia de ensino-aprendizagem escolhida para trabalhar em sala de aula foi a de resolução, exploração e proposição de problemas, desenvolvida com uma sequência de atividades em uma turma do 2ª ano do Ensino Médio de uma escola pública na cidade de Alagoinha-PB. Durante a intervenção, o presente pesquisador agiu como professor-pesquisador, trabalhando em sala de aula como professor regente, dando autonomia aos alunos na construção das ideias essenciais de Combinatória, de modo que o autor agiu como mediador e incentivador. Os dados foram levantados durante as aulas através das observações e registros dos materiais utilizados pelos alunos, bem como de gravação sonora. Foram realizados 21 encontros, totalizando 25 aulas, cada aula com duração de, no máximo, 45 minutos. A sala foi organizada em grupos de três alunos e, em alguns casos, em duplas, com o intuito de se realizar um trabalho cooperativo e colaborativo, onde se considerou importante, nesse processo, o respeito mútuo entre eles, respeitando as ideias levantadas na busca da solução dos problemas. Os resultados da pesquisa evidenciaram que através da abordagem via Resolução, Exploração e Proposição de problemas foi possível acompanhar o crescimento dos alunos, que criaram suas próprias ideias para resolver os problemas, e, consequentemente, encontraram múltiplas estratégias de resolução deles; posteriormente, justificam suas soluções, participando efetivamente da construção do seu conhecimento. Além disso, os alunos engajaram-se em atividades de exploração matemática que lhes possibilitaram a apreensão de ideias essenciais de Análise Combinatória, como também assumiram o papel de investigadores em sala de aula, fazendo generalizações, formulando novos problemas e, em seguida, os resolvendo. De onde se conclui que tal metodologia permitiu um aprendizado com mais compreensão, potencializando o aluno para resolver problemas de Análise Combinatória com foco não apenas na busca da solução do problema, mas no processo da resolução e podendo ir muito além, como a realização de um trabalho de proposição e exploração de problemas.This research analyses how an approach in the classroom via Problem Solving, Exploration and Posing can potentialize the teaching and learning of Combinatorial Analysis. A literature review was performed aiming to understand the contributions of other researchers on the researched theme, so that it could be possible to realize what is possible to deepen and add for the scientific community, regarding the teaching and learning process of the Combinatorial Analysis. Besides this, an interview with mathematics teachers was performed, aiming to know their ideas on teaching and learning of Combinatory Analysis and, afterwards, scrutinize until where they could help to plan a sequence of activities. The research was conducted according to a qualitative approach, aiming to search meanings, interpreting and comprehend the information obtained. The modality of research can be characterized as teacher research; according to which the professor is the researcher of his or her own classroom (LANKSHEAR AND KNOBEL, 2008). The teaching and learning Methodology chosen to work in the classroom was the one of the problem solving, exploration and posing, developed with a sequence of activities in a group of the 2nd year of Secondary School of a public school in the city of Alagoinha-PB, Brazil. During the intervention, this researcher acted as a researcher teacher, working in the classroom as a regent teacher, giving a utonomy to the students on the construction of the essential ideas of the Combinatory Analysis, in such a way that the author acted as a mediator and instigator. Data were collected during the lessons through observation and records of the materials used by the students, as well as sound recording. Twenty-one meetings were performed, totaling 25 lessons, each lesson lasting, at most, 45 minutes. The classroom was organized in groups of three students and, in some cases, in pairs, in order to carry out a cooperative and collaborative work, where it was considered important, in this process, the mutual respect among them, respecting the ideas arisen on the search of the problem solution. The results of the research highlighted that through the Mathematics teaching and learning approach via Problem Solving, Exploration and Posing it was possible to monitor the growth of the students, who created their own ideas to solve the problems, and, consequently, found multiple strategies for solution of them; posteriorly, justify their solutions, participating effectively of the construction of their knowledge. Besides this, the students engaged in activities of mathematical exploration, which enabled the comprehension of the essential ideas of Combinatorial Analysis, as well as assuming the role of investigators in the classroom, generalizing, formulating new problems and, afterwards, solving them. From which it follows that such methodology allows learning with more comprehension, strengthening the student to solve problems of Combinatorial Analysis with focus not only on the search of the problem solution, but also on the process of the solution and being able to go far beyond, like the performance of a work of problem posing and exploration.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMAndrade, Silvanio de43807631534http://lattes.cnpq.br/8695612846450802Onuchic, Lourdes de la Rosa03171280868http://lattes.cnpq.br/8641323605322627Assis, Cibelle de Fátima Castro de00919992439http://lattes.cnpq.br/7494437846718310Silveira, Adriano Alves da2017-02-02T18:18:37Z2016-10-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVEIRA, A. A. da. Análise combinatória em sala de aula: Uma proposta de ensino-aprendizagem via resolução, exploração e proposição de problemas. 2016. 234f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2699porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2017-02-03T04:06:27Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/2699Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2017-02-03T04:06:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise combinatória em sala de aula: Uma proposta de ensino-aprendizagem via resolução, exploração e proposição de problemas
title Análise combinatória em sala de aula: Uma proposta de ensino-aprendizagem via resolução, exploração e proposição de problemas
spellingShingle Análise combinatória em sala de aula: Uma proposta de ensino-aprendizagem via resolução, exploração e proposição de problemas
Silveira, Adriano Alves da
Análise Combinatória
Exploração de problemas
Resolução de problemas
Proposição de problemas
Matemática - proposta didática
Combinatorial Analysis
Problem solving
Problem exploration
Problem posing
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
title_short Análise combinatória em sala de aula: Uma proposta de ensino-aprendizagem via resolução, exploração e proposição de problemas
title_full Análise combinatória em sala de aula: Uma proposta de ensino-aprendizagem via resolução, exploração e proposição de problemas
title_fullStr Análise combinatória em sala de aula: Uma proposta de ensino-aprendizagem via resolução, exploração e proposição de problemas
title_full_unstemmed Análise combinatória em sala de aula: Uma proposta de ensino-aprendizagem via resolução, exploração e proposição de problemas
title_sort Análise combinatória em sala de aula: Uma proposta de ensino-aprendizagem via resolução, exploração e proposição de problemas
author Silveira, Adriano Alves da
author_facet Silveira, Adriano Alves da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Andrade, Silvanio de
43807631534
http://lattes.cnpq.br/8695612846450802
Onuchic, Lourdes de la Rosa
03171280868
http://lattes.cnpq.br/8641323605322627
Assis, Cibelle de Fátima Castro de
00919992439
http://lattes.cnpq.br/7494437846718310
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira, Adriano Alves da
dc.subject.por.fl_str_mv Análise Combinatória
Exploração de problemas
Resolução de problemas
Proposição de problemas
Matemática - proposta didática
Combinatorial Analysis
Problem solving
Problem exploration
Problem posing
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
topic Análise Combinatória
Exploração de problemas
Resolução de problemas
Proposição de problemas
Matemática - proposta didática
Combinatorial Analysis
Problem solving
Problem exploration
Problem posing
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
description A presente pesquisa analisa como uma abordagem em sala de aula via Resolução, Exploração e Proposição de problemas pode contribuir/potencializar com o ensino-aprendizagem de Análise Combinatória. Foi realizada uma revisão de literatura com o intuito de compreender as contribuições de outros pesquisadores acerca do tema pesquisado, para que se pudesse perceber o que é possível aprofundar e acrescentar para a comunidade científica, no que diz respeito ao processo de ensino-aprendizagem da Análise Combinatória. Além disso, foi realizada uma entrevista com professores de Matemática, com o intuito de conhecer as suas ideias acerca do ensino-aprendizagem de Combinatória e, posteriormente, perscrutar até que ponto elas poderiam colaborar a planejar uma sequência de atividades. A pesquisa foi empreendida segundo uma abordagem qualitativa, visando buscar significados, interpretar e compreender as informações obtidas. A modalidade de pesquisa pode ser caracterizada como pedagógica, segundo a qual o professor é o pesquisador de sua própria sala de aula (LANKSHEAR E KNOBEL, 2008). A Metodologia de ensino-aprendizagem escolhida para trabalhar em sala de aula foi a de resolução, exploração e proposição de problemas, desenvolvida com uma sequência de atividades em uma turma do 2ª ano do Ensino Médio de uma escola pública na cidade de Alagoinha-PB. Durante a intervenção, o presente pesquisador agiu como professor-pesquisador, trabalhando em sala de aula como professor regente, dando autonomia aos alunos na construção das ideias essenciais de Combinatória, de modo que o autor agiu como mediador e incentivador. Os dados foram levantados durante as aulas através das observações e registros dos materiais utilizados pelos alunos, bem como de gravação sonora. Foram realizados 21 encontros, totalizando 25 aulas, cada aula com duração de, no máximo, 45 minutos. A sala foi organizada em grupos de três alunos e, em alguns casos, em duplas, com o intuito de se realizar um trabalho cooperativo e colaborativo, onde se considerou importante, nesse processo, o respeito mútuo entre eles, respeitando as ideias levantadas na busca da solução dos problemas. Os resultados da pesquisa evidenciaram que através da abordagem via Resolução, Exploração e Proposição de problemas foi possível acompanhar o crescimento dos alunos, que criaram suas próprias ideias para resolver os problemas, e, consequentemente, encontraram múltiplas estratégias de resolução deles; posteriormente, justificam suas soluções, participando efetivamente da construção do seu conhecimento. Além disso, os alunos engajaram-se em atividades de exploração matemática que lhes possibilitaram a apreensão de ideias essenciais de Análise Combinatória, como também assumiram o papel de investigadores em sala de aula, fazendo generalizações, formulando novos problemas e, em seguida, os resolvendo. De onde se conclui que tal metodologia permitiu um aprendizado com mais compreensão, potencializando o aluno para resolver problemas de Análise Combinatória com foco não apenas na busca da solução do problema, mas no processo da resolução e podendo ir muito além, como a realização de um trabalho de proposição e exploração de problemas.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-06
2017-02-02T18:18:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVEIRA, A. A. da. Análise combinatória em sala de aula: Uma proposta de ensino-aprendizagem via resolução, exploração e proposição de problemas. 2016. 234f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2699
identifier_str_mv SILVEIRA, A. A. da. Análise combinatória em sala de aula: Uma proposta de ensino-aprendizagem via resolução, exploração e proposição de problemas. 2016. 234f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
url http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2699
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron:UEPB
instname_str Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron_str UEPB
institution UEPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
repository.mail.fl_str_mv bc@uepb.edu.br||
_version_ 1809458415400910848