Tessitura de memórias e narrativas de rendeiras do cariri paraibano na educação básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Rafael de Farias
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2693
Resumo: O estudo destaca o caso das mulheres rendeiras do Cariri Paraibano que produzem a renda renascença, uma atividade artesanal têxtil originária da Ilha de Burano, em Veneza, na Itália, introduzida na região desde a década de 30. Momento em que a região se beneficia sobremaneira com o fazer profissional produzido por essas rendeiras. Diante disso, a pesquisa procurou responder os seguintes questionamentos: Por que será que apesar da valorização comercial da renda renascença, os saberes e fazeres desenvolvidos pelas rendeiras do cariri paraibano não estão inseridos no currículo das instituições socioeducativas? E como escolarizar os sujeitos dessa região a partir do destaque do arranjo memorial que advém dessas práticas socioculturais? Para responder a problemática da pesquisa, o estudo buscou desenvolver mecanismos que permitiram evidenciar a memória das mulheres rendeiras do Cariri Paraibano, de modo a transmutar o olhar sobre a mulher caririzeira, valorizando, a partir dos processos pedagógicos, os saberes e fazeres dos sujeitos locais. Com poucas referências históricas, que relatem as relações desenvolvidas em torno deste fazer artesanal, a pesquisa revisitou os espaços de vida e lembranças das rendeiras, a partir de um estudo qualitativo que reuniu técnicas interpretativas para descrever e explicar os componentes do sistema de valores que dão significados às práticas culturais da mulher do campo. Autores como Alberti (2006) e Amado & Ferreira (2006) contribuíram com a construção teórica que trata do cerne do trabalho com a história oral. As reflexões traçadas evidenciam o percurso histórico que concedeu a “fala” status de documento oral. Halbwachs (2003) e Rodrigues (2011) são alguns dos autores que colaboram para o exercício de pensar a memória das rendeiras, considerando as especificidades das tramas de cada história individual. Morin (2011) e Rojo (2010) contribuem no desenvolvimento da ação através da interdisciplinaridade que possibilitou a integração e a interação de conteúdos e disciplinas. O trabalho alicerçado na tríplice história, geografia e multiletramentos renovou a densidade do olhar por meio de novos cruzamentos de interpretações sobre como vivem e resistem, como pensam e estabelecem relações próprias, ou apropriadas, as mulheres dessa região. Ao reconhecer e compreender as relações que norteiam as práticas sociais instauradas entre os sujeitos da pesquisa. O estudo evidencia os aspectos humanos e geográficos do local, dando notoriedade aos sistemas de ação e de objetos que se materializam nos seus gestos, nos modos de ser, de viver e de trocar bens, símbolos, serviços e sentidos. Discute o papel da escola como lugar de dominação, de construção de conhecimento e de identidade cultural e desenvolve um projeto pedagógico, ação educativa, que colaborou com o processo de reversão do quadro atual em que se encontra inserida a escola. A pesquisa-ação gerou, através do produto, um conjunto de aprendizagens que só se tornou possível a partir do diálogo estabelecido entre a cultura das humanidades e a cultura científica, que instituiu um ensino voltado para o reconhecimento dos valores, das crenças e das tradições dos sujeitos locais. Através da sistematização pedagógica, os alunos exercitaram o pensamento crítico e repensaram as suas identidades, a partir do reconhecimento de outras identidades (a das mulheres rendeiras).
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spelling Tessitura de memórias e narrativas de rendeiras do cariri paraibano na educação básica1.Rendeiras. 2.Renda Renascença. 3.Cariri paraibano. 4.Memória. 5.Práticas educativas.CIENCIAS SOCIAIS APLICADASO estudo destaca o caso das mulheres rendeiras do Cariri Paraibano que produzem a renda renascença, uma atividade artesanal têxtil originária da Ilha de Burano, em Veneza, na Itália, introduzida na região desde a década de 30. Momento em que a região se beneficia sobremaneira com o fazer profissional produzido por essas rendeiras. Diante disso, a pesquisa procurou responder os seguintes questionamentos: Por que será que apesar da valorização comercial da renda renascença, os saberes e fazeres desenvolvidos pelas rendeiras do cariri paraibano não estão inseridos no currículo das instituições socioeducativas? E como escolarizar os sujeitos dessa região a partir do destaque do arranjo memorial que advém dessas práticas socioculturais? Para responder a problemática da pesquisa, o estudo buscou desenvolver mecanismos que permitiram evidenciar a memória das mulheres rendeiras do Cariri Paraibano, de modo a transmutar o olhar sobre a mulher caririzeira, valorizando, a partir dos processos pedagógicos, os saberes e fazeres dos sujeitos locais. Com poucas referências históricas, que relatem as relações desenvolvidas em torno deste fazer artesanal, a pesquisa revisitou os espaços de vida e lembranças das rendeiras, a partir de um estudo qualitativo que reuniu técnicas interpretativas para descrever e explicar os componentes do sistema de valores que dão significados às práticas culturais da mulher do campo. Autores como Alberti (2006) e Amado & Ferreira (2006) contribuíram com a construção teórica que trata do cerne do trabalho com a história oral. As reflexões traçadas evidenciam o percurso histórico que concedeu a “fala” status de documento oral. Halbwachs (2003) e Rodrigues (2011) são alguns dos autores que colaboram para o exercício de pensar a memória das rendeiras, considerando as especificidades das tramas de cada história individual. Morin (2011) e Rojo (2010) contribuem no desenvolvimento da ação através da interdisciplinaridade que possibilitou a integração e a interação de conteúdos e disciplinas. O trabalho alicerçado na tríplice história, geografia e multiletramentos renovou a densidade do olhar por meio de novos cruzamentos de interpretações sobre como vivem e resistem, como pensam e estabelecem relações próprias, ou apropriadas, as mulheres dessa região. Ao reconhecer e compreender as relações que norteiam as práticas sociais instauradas entre os sujeitos da pesquisa. O estudo evidencia os aspectos humanos e geográficos do local, dando notoriedade aos sistemas de ação e de objetos que se materializam nos seus gestos, nos modos de ser, de viver e de trocar bens, símbolos, serviços e sentidos. Discute o papel da escola como lugar de dominação, de construção de conhecimento e de identidade cultural e desenvolve um projeto pedagógico, ação educativa, que colaborou com o processo de reversão do quadro atual em que se encontra inserida a escola. A pesquisa-ação gerou, através do produto, um conjunto de aprendizagens que só se tornou possível a partir do diálogo estabelecido entre a cultura das humanidades e a cultura científica, que instituiu um ensino voltado para o reconhecimento dos valores, das crenças e das tradições dos sujeitos locais. Através da sistematização pedagógica, os alunos exercitaram o pensamento crítico e repensaram as suas identidades, a partir do reconhecimento de outras identidades (a das mulheres rendeiras).El presente estudio resalta el caso de las mujeres tejedoras de Cariri Paraibano que producen el encaje renacentista, una actividad manual textil originaria de la Isla de Burano, en Venecia, Italia, establecida en la región desde la década de 30. Momento en que la región se beneficia demasiado con el hacer profesional producido por esas tejedoras. Así que, la pesquisa ha buscado contestar los siguientes cuestionamientos. ¿Por qué será que pese la valoración comercial del encaje renacentista, la sabiduría y quehaceres desarrollados por las tejedoras de Cariri Paraibano no están introducidos en el currículo de las instituciones socioeducativas? ¿Y cómo escolarizar los sujetos de esa región a partir del relieve memorial que adviene de esas prácticas socioculturales? Para contestar esa problemática de la pesquisa, el estudio ha buscado desarrollar métodos que han evidenciado la memoria de las mujeres tejedoras de Cariri Paraibano, de modo a cambiar la mirada sobre la mujer caririzeira, valorando, a partir de los procesos pedagógicos, las sabidurías y quehaceres de los sujetos locales. Con pocas referencias históricas, que relaten las relaciones desarrolladas en vuelta de este hacer artesanal, la pesquisa revivió los espacios de vida y recuerdos de las tejedoras, a partir de un estudio cualitativo que ha reunido técnicas interpretativas para describir y explicar los componentes del sistemas de valores que dan significados a las prácticas culturales de la mujer del campo. Los autores como Alberti (2006) y Amado & Ferreira (2006) han contribuido con la construcción teórica que trata de lo cerne del trabajo como historia oral. Las reflexiones elaboradas evidencian el rumbo histórico que concedió a “habla” status del documento oral. Halbwachs (2003) y Rodrigues (2011) son algunos de los autores que han colaborado para el ejercicio del pensar de las tejedoras, considerando las peculiaridades de la trama de cada historia individual. Morin (2011) y Rojo (2011) contribuyen en el desarrollo de las acciones a través de la interdisciplinaridad que ha posibilitado la integración de los contenidos y disciplinas. El trabajo fundamentado en la tríplice historia, geografía y multiletramentos ha renovado la densidad del mirar por medio de nuevos cruzamientos de interpretaciones sobre cómo viven y resisten, cómo piensan y establecen relaciones que direccionan prácticas sociales fundadas entre los sujetos de la pesquisa. El estudio evidencia los aspectos humanos y geográficos del local, dando notoriedad a los sistemas de acción y de objetos que se materializan en sus gestos, en sus modos de ser, de vivir y de compartir bienes, símbolos, servicios y sentidos. Discute el papel de la escuela como lugar de dominación, de construcción de conocimiento, de identidad cultural y desarrolla un proyecto pedagógico, acción educativa, que ha colaborado con el proceso de reversión del panorama actual en que se encuentra introducida la escuela. La pesquisa-acción ha generado, a través del producto, un conjunto de aprendizajes que solamente ha sido posible a partir del diálogo establecido entre la cultura de las humanidades y la cultura científica. Que instituyó una enseñanza orientada para un reconocimiento de los valores, de las creencias, y de las tradiciones de los sujetos locales. A través de la sistematización pedagógica, los alumnos han practicado el pensamiento crítico y han reflexionado sus identidades, a partir del reconocimiento de otras identidades (a de las mujeres tejedoras).Universidade Estadual da ParaíbaCentro de Educação - CEDUCBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFPRodrigues, Linduarte PereiraFerreira, Rafael de Farias2016-12-22T14:16:31Z2016-09-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFERREIRA, Rafael de Farias. Tessitura de memórias e narrativas de rendeiras do cariri paraibano na educação básica. 2016. 233f. 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