Práticas educativas de professores(as) indígenas e as políticas públicas: reflexões acerca de uma escola indígina do povo Potiguara - PB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Robério Davi Borges
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2895
Resumo: O presente trabalho visa a analisar as práticas educativas de professores/as indígenas da Escola Indígena de Ensino Fundamental e Médio Índio Pedro Máximo de Lima, situada na aldeia Três Rios, em Marcação-PB, através da observação dos documentos em interface com as políticas educacionais elaboradas para este segmento étnico. Nossa proposta se situa no campo da Educação, através do diálogo com o Serviço Social, na perspectiva dos Estudos Culturais. Utilizamos como referencial teórico os estudos desenvolvidos por Moreira & Candau (2012), Bergamaschi (2012) e Santiago et al. (2013), que fizeram parte da composição da pesquisa, dentre outros. Do ponto de vista metodológico, desenvolvemos nosso trabalho com as contribuições da pesquisa qualitativa do tipo etnográfica, a partir do diálogo com os autores Bogdan & Biklen (1994), Chizotti (2013) e Weller & Pfaff (2011), com a utilização de entrevista semiestruturada com observação participante, empreendida por intermédio de uma pesquisa de campo. Esperamos que este estudo, dada a sua relevância, contribua para a promoção de debates que problematizem os povos indígenas no campo educacional, a partir da realidade educativa dos Potiguaras, a fim de ressignificá-los quanto às suas contribuições para a Educação étnico-racial e as questões relativas às diversidades sociais e étnicas, motivando novas possibilidades para se entender estes povos no cenário educacional atual.
id UEPB_ffd7f695a15706b1f7b2e25cf0a9fb7b
oai_identifier_str oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/2895
network_acronym_str UEPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository_id_str
spelling Práticas educativas de professores(as) indígenas e as políticas públicas: reflexões acerca de uma escola indígina do povo Potiguara - PBEducação Escolar IndígenaProfessores/as indígenasPolítica educacionalPrática educativaIndigenous scholarshipIndigenous teachersEducational politicsEducational practiceSERVICO SOCIAL APLICADO::SERVICO SOCIAL DA EDUCACAOO presente trabalho visa a analisar as práticas educativas de professores/as indígenas da Escola Indígena de Ensino Fundamental e Médio Índio Pedro Máximo de Lima, situada na aldeia Três Rios, em Marcação-PB, através da observação dos documentos em interface com as políticas educacionais elaboradas para este segmento étnico. Nossa proposta se situa no campo da Educação, através do diálogo com o Serviço Social, na perspectiva dos Estudos Culturais. Utilizamos como referencial teórico os estudos desenvolvidos por Moreira & Candau (2012), Bergamaschi (2012) e Santiago et al. (2013), que fizeram parte da composição da pesquisa, dentre outros. Do ponto de vista metodológico, desenvolvemos nosso trabalho com as contribuições da pesquisa qualitativa do tipo etnográfica, a partir do diálogo com os autores Bogdan & Biklen (1994), Chizotti (2013) e Weller & Pfaff (2011), com a utilização de entrevista semiestruturada com observação participante, empreendida por intermédio de uma pesquisa de campo. Esperamos que este estudo, dada a sua relevância, contribua para a promoção de debates que problematizem os povos indígenas no campo educacional, a partir da realidade educativa dos Potiguaras, a fim de ressignificá-los quanto às suas contribuições para a Educação étnico-racial e as questões relativas às diversidades sociais e étnicas, motivando novas possibilidades para se entender estes povos no cenário educacional atual.This study aims to analyze the indigenous teachers’ educational practices who teach at Indigenous Elementary and High School Índio Pedro Máximo de Lima, located in Três Rios village (Marcação-Paraíba, Brazil), through documents observation considering education policy prepared for this ethnic segment. Our proposal is focused on Education field through dialogue with Social Services from Cultural Studies perspective. Theoretical framework embraces studies developed by Moreira & Candau (2012), Bergamaschi (2012) and Santiago et al. (2013), which were part of this research composition, among others. Methodology compels ethnographic qualitative research based on dialogue with authors such as Bogdan & Biklen (1994), Chizotti (2013) and Weller & Pfaff (2011), using semi-structured interview with participant observation performed at research field. We hope that this study, because of its importance, may contribute discussion able to problematize indigenous peoples in the educational field, considering especially Potiguaras’ educational reality, in order to offer a new significance about their contributions to ethnic-racial and Education issues related to social and ethnic diversity. We believe that this research can encourage new understanding possibilities for these peoples in the current educational scenario.CAPESUniversidade Estadual da ParaíbaCentro de Ciências Sociais e Aplicadas - CCSABrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Serviço Social - PPGSSAraújo, Patrícia Cristina de Aragãohttp://lattes.cnpq.br/6734404565435352Araujo, Patricia Cristina de Aragaohttp://lattes.cnpq.br/6734404565435352Silva, Alômia Abrantes dahttp://lattes.cnpq.br/4194100285846150Nepomuceno, Cristiane Mariahttp://lattes.cnpq.br/0748124074595378Cunha, Robério Davi Borges2017-11-30T17:17:01Z2015-09-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCunha, Robério Davi Borges. Práticas educativas de professores(as) indígenas e as políticas públicas: reflexões acerca de uma escola indígina do povo Potiguara - PB. 2015.138p. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Serviço Social - PPGSS) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande - PB.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2895porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2017-12-01T04:06:33Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/2895Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2017-12-01T04:06:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas educativas de professores(as) indígenas e as políticas públicas: reflexões acerca de uma escola indígina do povo Potiguara - PB
title Práticas educativas de professores(as) indígenas e as políticas públicas: reflexões acerca de uma escola indígina do povo Potiguara - PB
spellingShingle Práticas educativas de professores(as) indígenas e as políticas públicas: reflexões acerca de uma escola indígina do povo Potiguara - PB
Cunha, Robério Davi Borges
Educação Escolar Indígena
Professores/as indígenas
Política educacional
Prática educativa
Indigenous scholarship
Indigenous teachers
Educational politics
Educational practice
SERVICO SOCIAL APLICADO::SERVICO SOCIAL DA EDUCACAO
title_short Práticas educativas de professores(as) indígenas e as políticas públicas: reflexões acerca de uma escola indígina do povo Potiguara - PB
title_full Práticas educativas de professores(as) indígenas e as políticas públicas: reflexões acerca de uma escola indígina do povo Potiguara - PB
title_fullStr Práticas educativas de professores(as) indígenas e as políticas públicas: reflexões acerca de uma escola indígina do povo Potiguara - PB
title_full_unstemmed Práticas educativas de professores(as) indígenas e as políticas públicas: reflexões acerca de uma escola indígina do povo Potiguara - PB
title_sort Práticas educativas de professores(as) indígenas e as políticas públicas: reflexões acerca de uma escola indígina do povo Potiguara - PB
author Cunha, Robério Davi Borges
author_facet Cunha, Robério Davi Borges
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Araújo, Patrícia Cristina de Aragão
http://lattes.cnpq.br/6734404565435352
Araujo, Patricia Cristina de Aragao
http://lattes.cnpq.br/6734404565435352
Silva, Alômia Abrantes da
http://lattes.cnpq.br/4194100285846150
Nepomuceno, Cristiane Maria
http://lattes.cnpq.br/0748124074595378
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Robério Davi Borges
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Escolar Indígena
Professores/as indígenas
Política educacional
Prática educativa
Indigenous scholarship
Indigenous teachers
Educational politics
Educational practice
SERVICO SOCIAL APLICADO::SERVICO SOCIAL DA EDUCACAO
topic Educação Escolar Indígena
Professores/as indígenas
Política educacional
Prática educativa
Indigenous scholarship
Indigenous teachers
Educational politics
Educational practice
SERVICO SOCIAL APLICADO::SERVICO SOCIAL DA EDUCACAO
description O presente trabalho visa a analisar as práticas educativas de professores/as indígenas da Escola Indígena de Ensino Fundamental e Médio Índio Pedro Máximo de Lima, situada na aldeia Três Rios, em Marcação-PB, através da observação dos documentos em interface com as políticas educacionais elaboradas para este segmento étnico. Nossa proposta se situa no campo da Educação, através do diálogo com o Serviço Social, na perspectiva dos Estudos Culturais. Utilizamos como referencial teórico os estudos desenvolvidos por Moreira & Candau (2012), Bergamaschi (2012) e Santiago et al. (2013), que fizeram parte da composição da pesquisa, dentre outros. Do ponto de vista metodológico, desenvolvemos nosso trabalho com as contribuições da pesquisa qualitativa do tipo etnográfica, a partir do diálogo com os autores Bogdan & Biklen (1994), Chizotti (2013) e Weller & Pfaff (2011), com a utilização de entrevista semiestruturada com observação participante, empreendida por intermédio de uma pesquisa de campo. Esperamos que este estudo, dada a sua relevância, contribua para a promoção de debates que problematizem os povos indígenas no campo educacional, a partir da realidade educativa dos Potiguaras, a fim de ressignificá-los quanto às suas contribuições para a Educação étnico-racial e as questões relativas às diversidades sociais e étnicas, motivando novas possibilidades para se entender estes povos no cenário educacional atual.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-01
2017-11-30T17:17:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Cunha, Robério Davi Borges. Práticas educativas de professores(as) indígenas e as políticas públicas: reflexões acerca de uma escola indígina do povo Potiguara - PB. 2015.138p. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Serviço Social - PPGSS) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande - PB.
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2895
identifier_str_mv Cunha, Robério Davi Borges. Práticas educativas de professores(as) indígenas e as políticas públicas: reflexões acerca de uma escola indígina do povo Potiguara - PB. 2015.138p. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Serviço Social - PPGSS) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande - PB.
url http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2895
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas - CCSA
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação em Serviço Social - PPGSS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas - CCSA
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação em Serviço Social - PPGSS
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron:UEPB
instname_str Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron_str UEPB
institution UEPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
repository.mail.fl_str_mv bc@uepb.edu.br||
_version_ 1809458416613064704