A questão do PROUCA na Educação e os indícios recentes em teses de Doutorado
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Práxis Educativa (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/13009 |
Resumo: | Este artigo aborda os impactos da consolidação do Programa Um Computador por Aluno (PROUCA) para inclusão digital, por meio da utilização pedagógica de computadores portáteis, os laptops educacionais. Ao focalizar os desdobramentos recentes desse programa, realiza-se uma pesquisa hermenêutica em teses de Doutorado da área de Educação, no portal da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, produzidas no período de 2012 a 2016 em universidades públicas. Nessa perspectiva, as teses mostram os problemas e as precariedades concernentes à validação do PROUCA como uma política pública de educação, identificando que não basta a distribuição de recursos para qualificar a acessibilidade digital, sendo necessários outros esforços humanos para a promoção do conhecimento, a avaliação e a integração social desses instrumentos culturais em diferentes contextos pedagógicos, com desafios à interlocução por parte dos profissionais da educação, superando a hegemonia instrumental das máquinas de ensinar. Palavras-chave: PROUCA. Tecnologias. Educação. Teses. Abstract The issue of PROUCA in Education and recent evidence in Doctoral dissertations This article addresses the impacts of the consolidation of the One Computer Per Student Program (PROUCA) for digital inclusion, through the pedagogical use of portable computers and educational laptops. Focusing on the recent developments of this program, a hermeneutic research is carried out in doctoral dissertations of the area of Education, in the database of the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations, produced in the period from 2012 to 2016 in public universities. In this perspective, the doctoral dissertations show the problems and the precariousness concerning the validation of PROUCA as a public education policy, identifying that the distribution of resources to qualify digital accessibility is not enough, and other human efforts are necessary to promote knowledge, evaluation and the social integration of these cultural instruments in different pedagogical contexts, with challenges to the dialogue between education professionals, overcoming the instrumental hegemony of teaching machines. Keywords: PROUCA. Technologies. Education. Doctoral dissertations. Resumen El tema de PROUCA en la Educación y los indicios recientes en tesis de Doctorado El artículo aborda los impactos de la consolidación del Programa Un Computador por alumno (PROUCA) para inclusión digital, por medio de la utilización pedagógica de ordenadores portátiles, los laptops educativos. Al enfocar los desdoblamientos recientes de este programa, se realiza una investigación hermenéutica en tesis de Doctorado del área de Educación, en el portal de la Biblioteca Digital Brasileña de Tesis y Disertaciones, producidas en el período de 2012 a 2016 en universidades públicas. En esta perspectiva, las tesis muestran los problemas y las precariedades concernientes a la validación del PROUCA como una política pública de educación, identificando que no basta la distribución de recursos para calificar la accesibilidad digital, siendo necesarios otros esfuerzos humanos para la promoción del conocimiento, la evaluación y la integración social de esos instrumentos culturales en diferentes contextos pedagógicos, con desafíos a la interlocución por parte de los profesionales de la educación, superando la hegemonía instrumental de las máquinas de enseñar. Palabras clave: PROUCA. Tecnologías. Educación. Tesis. |
id |
UEPG-26_19bc3fc77d0b4e709c5913ce4a8ccee8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:uepg.br:article/13009 |
network_acronym_str |
UEPG-26 |
network_name_str |
Práxis Educativa (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A questão do PROUCA na Educação e os indícios recentes em teses de DoutoradoPROUCATecnologiasEducaçãoTesesTechnologiesEducationDoctoral dissertationsTecnologíasEducaciónTesisEste artigo aborda os impactos da consolidação do Programa Um Computador por Aluno (PROUCA) para inclusão digital, por meio da utilização pedagógica de computadores portáteis, os laptops educacionais. Ao focalizar os desdobramentos recentes desse programa, realiza-se uma pesquisa hermenêutica em teses de Doutorado da área de Educação, no portal da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, produzidas no período de 2012 a 2016 em universidades públicas. Nessa perspectiva, as teses mostram os problemas e as precariedades concernentes à validação do PROUCA como uma política pública de educação, identificando que não basta a distribuição de recursos para qualificar a acessibilidade digital, sendo necessários outros esforços humanos para a promoção do conhecimento, a avaliação e a integração social desses instrumentos culturais em diferentes contextos pedagógicos, com desafios à interlocução por parte dos profissionais da educação, superando a hegemonia instrumental das máquinas de ensinar. Palavras-chave: PROUCA. Tecnologias. Educação. Teses. Abstract The issue of PROUCA in Education and recent evidence in Doctoral dissertations This article addresses the impacts of the consolidation of the One Computer Per Student Program (PROUCA) for digital inclusion, through the pedagogical use of portable computers and educational laptops. Focusing on the recent developments of this program, a hermeneutic research is carried out in doctoral dissertations of the area of Education, in the database of the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations, produced in the period from 2012 to 2016 in public universities. In this perspective, the doctoral dissertations show the problems and the precariousness concerning the validation of PROUCA as a public education policy, identifying that the distribution of resources to qualify digital accessibility is not enough, and other human efforts are necessary to promote knowledge, evaluation and the social integration of these cultural instruments in different pedagogical contexts, with challenges to the dialogue between education professionals, overcoming the instrumental hegemony of teaching machines. Keywords: PROUCA. Technologies. Education. Doctoral dissertations. Resumen El tema de PROUCA en la Educación y los indicios recientes en tesis de Doctorado El artículo aborda los impactos de la consolidación del Programa Un Computador por alumno (PROUCA) para inclusión digital, por medio de la utilización pedagógica de ordenadores portátiles, los laptops educativos. Al enfocar los desdoblamientos recientes de este programa, se realiza una investigación hermenéutica en tesis de Doctorado del área de Educación, en el portal de la Biblioteca Digital Brasileña de Tesis y Disertaciones, producidas en el período de 2012 a 2016 en universidades públicas. En esta perspectiva, las tesis muestran los problemas y las precariedades concernientes a la validación del PROUCA como una política pública de educación, identificando que no basta la distribución de recursos para calificar la accesibilidad digital, siendo necesarios otros esfuerzos humanos para la promoción del conocimiento, la evaluación y la integración social de esos instrumentos culturales en diferentes contextos pedagógicos, con desafíos a la interlocución por parte de los profesionales de la educación, superando la hegemonía instrumental de las máquinas de enseñar. Palabras clave: PROUCA. Tecnologías. Educación. Tesis.Universidade Estadual de Ponta Grossa2019-09-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/1300910.5212/PraxEduc.v.15.13009.011Práxis Educativa; Vol. 15 (2020): Publicação contínua; 1-20Práxis Educativa; Vol. 15 (2020): Publicação contínua; 1-20Práxis Educativa; V. 15 (2020): Publicação contínua; 1-20Práxis Educativa; v. 15 (2020): Publicação contínua; 1-201809-43091809-4031reponame:Práxis Educativa (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/13009/209209211572https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/13009/209209213246Copyright (c) 2019 Práxis Educativainfo:eu-repo/semantics/openAccessHabowski, Adilson CristianoConte, ElaineKobolt, Maria Edilene de Paula2020-04-16T18:24:35Zoai:uepg.br:article/13009Revistahttp://www.revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativaPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/oaipraxiseducativa@uepg.br||praxiseducativa@uepg.br1809-43091809-4031opendoar:2020-04-16T18:24:35Práxis Educativa (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A questão do PROUCA na Educação e os indícios recentes em teses de Doutorado |
title |
A questão do PROUCA na Educação e os indícios recentes em teses de Doutorado |
spellingShingle |
A questão do PROUCA na Educação e os indícios recentes em teses de Doutorado Habowski, Adilson Cristiano PROUCA Tecnologias Educação Teses Technologies Education Doctoral dissertations Tecnologías Educación Tesis |
title_short |
A questão do PROUCA na Educação e os indícios recentes em teses de Doutorado |
title_full |
A questão do PROUCA na Educação e os indícios recentes em teses de Doutorado |
title_fullStr |
A questão do PROUCA na Educação e os indícios recentes em teses de Doutorado |
title_full_unstemmed |
A questão do PROUCA na Educação e os indícios recentes em teses de Doutorado |
title_sort |
A questão do PROUCA na Educação e os indícios recentes em teses de Doutorado |
author |
Habowski, Adilson Cristiano |
author_facet |
Habowski, Adilson Cristiano Conte, Elaine Kobolt, Maria Edilene de Paula |
author_role |
author |
author2 |
Conte, Elaine Kobolt, Maria Edilene de Paula |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Habowski, Adilson Cristiano Conte, Elaine Kobolt, Maria Edilene de Paula |
dc.subject.por.fl_str_mv |
PROUCA Tecnologias Educação Teses Technologies Education Doctoral dissertations Tecnologías Educación Tesis |
topic |
PROUCA Tecnologias Educação Teses Technologies Education Doctoral dissertations Tecnologías Educación Tesis |
description |
Este artigo aborda os impactos da consolidação do Programa Um Computador por Aluno (PROUCA) para inclusão digital, por meio da utilização pedagógica de computadores portáteis, os laptops educacionais. Ao focalizar os desdobramentos recentes desse programa, realiza-se uma pesquisa hermenêutica em teses de Doutorado da área de Educação, no portal da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, produzidas no período de 2012 a 2016 em universidades públicas. Nessa perspectiva, as teses mostram os problemas e as precariedades concernentes à validação do PROUCA como uma política pública de educação, identificando que não basta a distribuição de recursos para qualificar a acessibilidade digital, sendo necessários outros esforços humanos para a promoção do conhecimento, a avaliação e a integração social desses instrumentos culturais em diferentes contextos pedagógicos, com desafios à interlocução por parte dos profissionais da educação, superando a hegemonia instrumental das máquinas de ensinar. Palavras-chave: PROUCA. Tecnologias. Educação. Teses. Abstract The issue of PROUCA in Education and recent evidence in Doctoral dissertations This article addresses the impacts of the consolidation of the One Computer Per Student Program (PROUCA) for digital inclusion, through the pedagogical use of portable computers and educational laptops. Focusing on the recent developments of this program, a hermeneutic research is carried out in doctoral dissertations of the area of Education, in the database of the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations, produced in the period from 2012 to 2016 in public universities. In this perspective, the doctoral dissertations show the problems and the precariousness concerning the validation of PROUCA as a public education policy, identifying that the distribution of resources to qualify digital accessibility is not enough, and other human efforts are necessary to promote knowledge, evaluation and the social integration of these cultural instruments in different pedagogical contexts, with challenges to the dialogue between education professionals, overcoming the instrumental hegemony of teaching machines. Keywords: PROUCA. Technologies. Education. Doctoral dissertations. Resumen El tema de PROUCA en la Educación y los indicios recientes en tesis de Doctorado El artículo aborda los impactos de la consolidación del Programa Un Computador por alumno (PROUCA) para inclusión digital, por medio de la utilización pedagógica de ordenadores portátiles, los laptops educativos. Al enfocar los desdoblamientos recientes de este programa, se realiza una investigación hermenéutica en tesis de Doctorado del área de Educación, en el portal de la Biblioteca Digital Brasileña de Tesis y Disertaciones, producidas en el período de 2012 a 2016 en universidades públicas. En esta perspectiva, las tesis muestran los problemas y las precariedades concernientes a la validación del PROUCA como una política pública de educación, identificando que no basta la distribución de recursos para calificar la accesibilidad digital, siendo necesarios otros esfuerzos humanos para la promoción del conocimiento, la evaluación y la integración social de esos instrumentos culturales en diferentes contextos pedagógicos, con desafíos a la interlocución por parte de los profesionales de la educación, superando la hegemonía instrumental de las máquinas de enseñar. Palabras clave: PROUCA. Tecnologías. Educación. Tesis. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/13009 10.5212/PraxEduc.v.15.13009.011 |
url |
https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/13009 |
identifier_str_mv |
10.5212/PraxEduc.v.15.13009.011 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/13009/209209211572 https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/13009/209209213246 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Práxis Educativa info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Práxis Educativa |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Ponta Grossa |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Ponta Grossa |
dc.source.none.fl_str_mv |
Práxis Educativa; Vol. 15 (2020): Publicação contínua; 1-20 Práxis Educativa; Vol. 15 (2020): Publicação contínua; 1-20 Práxis Educativa; V. 15 (2020): Publicação contínua; 1-20 Práxis Educativa; v. 15 (2020): Publicação contínua; 1-20 1809-4309 1809-4031 reponame:Práxis Educativa (Online) instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) instacron:UEPG |
instname_str |
Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
instacron_str |
UEPG |
institution |
UEPG |
reponame_str |
Práxis Educativa (Online) |
collection |
Práxis Educativa (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Práxis Educativa (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
repository.mail.fl_str_mv |
praxiseducativa@uepg.br||praxiseducativa@uepg.br |
_version_ |
1799317613374865408 |