Projetos de Educação Não-Formal na cidade de Ponta Grossa – PR: análise de currículos e práticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paula, Ercília Maria Angeli Teixeira de
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Santa Clara, Cristiane Aparecida Woytichoski de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educativa (Online)
Texto Completo: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/335
Resumo: This paper presents a study of non-formal education in Ponta Grossa City – Paraná State. The research aims at describing and analysing three projects of non-formal education. The data were collected through interviews and questionnaires completed by the coordinators and teachers involved in the projects. It was possible to establish that the projects had a flexible curriculum and applied innovative methodologies towards the construction of citizenship. It concludes that the function of non-formal education projects is not to reproduce the same activities as at formal school, but to develop the citizenship of the participants through access to culture, arts, leisure, and information.   Keywords: Non-formal education. Curriculum. Children and adolescents.
id UEPG-26_4b8bbfe9814570b6f24d90b58d651ab6
oai_identifier_str oai:uepg.br:article/335
network_acronym_str UEPG-26
network_name_str Práxis Educativa (Online)
repository_id_str
spelling Projetos de Educação Não-Formal na cidade de Ponta Grossa – PR: análise de currículos e práticasThis paper presents a study of non-formal education in Ponta Grossa City – Paraná State. The research aims at describing and analysing three projects of non-formal education. The data were collected through interviews and questionnaires completed by the coordinators and teachers involved in the projects. It was possible to establish that the projects had a flexible curriculum and applied innovative methodologies towards the construction of citizenship. It concludes that the function of non-formal education projects is not to reproduce the same activities as at formal school, but to develop the citizenship of the participants through access to culture, arts, leisure, and information.   Keywords: Non-formal education. Curriculum. Children and adolescents. O artigo apresenta um estudo sobre a Educação Não-Formal na cidade de Ponta Grossa – PR. O objetivo da pesquisa foi descrever e analisar o currículo de três projetos de Educação Não-Formal. Os dados foram coletados por meio de entrevistas e questionários aplicados aos responsáveis pelos projetos investigados e aos professores neles envolvidos. Constatou-se que os projetos possuíam uma flexibilização curricular e utilizavam metodologias inovadoras, que visavam a uma nova forma de aprender através de eixos temáticos voltados para a cidadania. Concluiu-se que a função dos projetos de Educação Não-Formal não é reproduzir as mesmas atividades da escola formal, mas auxiliar a construção da cidadania dos participantes através do acesso à cultura, à arte, ao lazer e à informação.   Palavras-chave: Educação não-Formal. Currículo. Crianças e adolescentes.Universidade Estadual de Ponta Grossa2009-05-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/33510.5212/PraxEduc.v.3i.2.183189Práxis Educativa; Vol. 3 No. 2 (2008); 183-189Práxis Educativa; Vol. 3 Núm. 2 (2008); 183-189Práxis Educativa; V. 3 N. 2 (2008); 183-189Práxis Educativa; v. 3 n. 2 (2008); 183-1891809-43091809-403110.5212/PraxEduc.v.3i2reponame:Práxis Educativa (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/335/343Paula, Ercília Maria Angeli Teixeira deSanta Clara, Cristiane Aparecida Woytichoski deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-04-02T19:26:06Zoai:uepg.br:article/335Revistahttp://www.revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativaPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/oaipraxiseducativa@uepg.br||praxiseducativa@uepg.br1809-43091809-4031opendoar:2020-04-02T19:26:06Práxis Educativa (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false
dc.title.none.fl_str_mv Projetos de Educação Não-Formal na cidade de Ponta Grossa – PR: análise de currículos e práticas
title Projetos de Educação Não-Formal na cidade de Ponta Grossa – PR: análise de currículos e práticas
spellingShingle Projetos de Educação Não-Formal na cidade de Ponta Grossa – PR: análise de currículos e práticas
Paula, Ercília Maria Angeli Teixeira de
title_short Projetos de Educação Não-Formal na cidade de Ponta Grossa – PR: análise de currículos e práticas
title_full Projetos de Educação Não-Formal na cidade de Ponta Grossa – PR: análise de currículos e práticas
title_fullStr Projetos de Educação Não-Formal na cidade de Ponta Grossa – PR: análise de currículos e práticas
title_full_unstemmed Projetos de Educação Não-Formal na cidade de Ponta Grossa – PR: análise de currículos e práticas
title_sort Projetos de Educação Não-Formal na cidade de Ponta Grossa – PR: análise de currículos e práticas
author Paula, Ercília Maria Angeli Teixeira de
author_facet Paula, Ercília Maria Angeli Teixeira de
Santa Clara, Cristiane Aparecida Woytichoski de
author_role author
author2 Santa Clara, Cristiane Aparecida Woytichoski de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paula, Ercília Maria Angeli Teixeira de
Santa Clara, Cristiane Aparecida Woytichoski de
description This paper presents a study of non-formal education in Ponta Grossa City – Paraná State. The research aims at describing and analysing three projects of non-formal education. The data were collected through interviews and questionnaires completed by the coordinators and teachers involved in the projects. It was possible to establish that the projects had a flexible curriculum and applied innovative methodologies towards the construction of citizenship. It concludes that the function of non-formal education projects is not to reproduce the same activities as at formal school, but to develop the citizenship of the participants through access to culture, arts, leisure, and information.   Keywords: Non-formal education. Curriculum. Children and adolescents.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-05-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/335
10.5212/PraxEduc.v.3i.2.183189
url https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/335
identifier_str_mv 10.5212/PraxEduc.v.3i.2.183189
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/335/343
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Ponta Grossa
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Ponta Grossa
dc.source.none.fl_str_mv Práxis Educativa; Vol. 3 No. 2 (2008); 183-189
Práxis Educativa; Vol. 3 Núm. 2 (2008); 183-189
Práxis Educativa; V. 3 N. 2 (2008); 183-189
Práxis Educativa; v. 3 n. 2 (2008); 183-189
1809-4309
1809-4031
10.5212/PraxEduc.v.3i2
reponame:Práxis Educativa (Online)
instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron:UEPG
instname_str Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron_str UEPG
institution UEPG
reponame_str Práxis Educativa (Online)
collection Práxis Educativa (Online)
repository.name.fl_str_mv Práxis Educativa (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
repository.mail.fl_str_mv praxiseducativa@uepg.br||praxiseducativa@uepg.br
_version_ 1799317611178098688