Discalculia do Desenvolvimento: um mapeamento sobre intervenções pedagógicas e psicopedagógicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brum, Everlise Sanches
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: de Lara, Isabel Cristina Machado
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educativa (Online)
Texto Completo: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/13155
Resumo: Este trabalho apresenta um mapeamento sobre produções científicas que têm como tema a Discalculia do Desenvolvimento. Objetiva verificar como essas produções abordam intervenções pedagógicas e psicopedagógicas com pessoas que possam ter esse transtorno. Teoricamente, alicerça-se em autores como Kosc, Haase, Relvas e Ciasca.  Metodologicamente, o mapeamento consistiu na busca de produções acadêmicas nos sites SciELO, Banco de Teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e no Google Acadêmico. O mapeamento foi feito com a inserção das palavras-chave: Discalculia; intervenções, que levou a uma delimitação do tema. Escolhida as produções, foi feita uma leitura dos resumos, selecionaram-se aquelas que iam ao encontro deste estudo. Foram selecionadas quatro produções: duas dissertações; uma tese; um artigo. A análise comparativa entre as quatro produções evidenciou que, após realizarem um determinado número de intervenções, parte dos participantes apresentou melhora significativa, nas habilidades matemáticas em defasagem, e aquelas em que os participantes não demonstravam dificuldades foram potencializadas. Palavras-chave: Discalculia. Intervenções. Dificuldades de Aprendizagem. Mapeamento.Abstract Developmental Dyscalculia: a mapping of pedagogical and psychopedagogical interventions This work presents a mapping of scientific productions that have the theme of Developmental Discalculia. It aims to verify how these productions approach pedagogical and psychopedagogical interventions with people who might have this disorder. Theoretically, it is based on authors such as Kosc, Haase, Relvas and Ciasca. Methodologically, the mapping consisted in the search of academic productions in the sites of SciELO, Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel doctoral dissertation database and in Google Scholar. The mapping was done with the insertion of the following keywords: dyscalculia; interventions, which led to a delimitation of the theme. Once the productions were selected, the abstracts were read, and the ones that were in line with this study were selected. Four productions were selected: two Master’s thesis; a doctoral dissertation; an article. The comparative analysis between the four productions showed that, after performing a certain number of interventions, some of the participants presented significant improvement regarding lagging mathematical skills, and those in which the participants did not demonstrate difficulties were potentiated. Keywords: Dyscalculia. Interventions. Learning difficulties. Mapping. Resumen Discalculia del Desarrollo: un mapeo sobre intervenciones pedagógicas y psicopedagógicas Este trabajo presenta un mapeo, sobre producciones científicas que tienen como tema la Discalculia del Desarrollo. El objetivo es verificar cómo estas producciones abordan intervenciones pedagógicas y psicopedagógicas con personas que puedan tener ese trastorno. Teóricamente, se fundamentan en autores como Kosc, Haase, Relvas y Ciasca. Metodológicamente, el mapeo consistió en la búsqueda de producciones académicas en los sitios SciELO, Banco de Tesis de la Coordinación de Perfeccionamiento de Personal de Nivel Superior y en el Google Académico. El mapeo se hizo con la inserción de las palabras clave: discalculia; intervenciones, que llevó a una delimitación del tema. Elegidas las producciones, se hizo una lectura de los resúmenes, se seleccionaron aquellas que iban al encuentro de este estudio. Se seleccionaron cuatro producciones: dos disertaciones; una tesis; un artículo. El análisis comparativo entre las cuatro producciones evidenció que, después de realizar un determinado número de intervenciones, parte de los participantes presentó una mejora significativa, en las habilidades matemáticas rezagadas, y aquellas en que los participantes no demostraban dificultades fueron potenciadas. Palabras clave: Discalculia. Intervenciones. Dificultades de Aprendizaje. Mapeo.
id UEPG-26_51bdbdd126525748771e72719fa21776
oai_identifier_str oai:uepg.br:article/13155
network_acronym_str UEPG-26
network_name_str Práxis Educativa (Online)
repository_id_str
spelling Discalculia do Desenvolvimento: um mapeamento sobre intervenções pedagógicas e psicopedagógicasDiscalculiaIntervençõesDificuldades de AprendizagemMapeamentoDyscalculiaInterventionsLearning difficultiesMappingIntervencionesDificultades de AprendizajeMapeoEste trabalho apresenta um mapeamento sobre produções científicas que têm como tema a Discalculia do Desenvolvimento. Objetiva verificar como essas produções abordam intervenções pedagógicas e psicopedagógicas com pessoas que possam ter esse transtorno. Teoricamente, alicerça-se em autores como Kosc, Haase, Relvas e Ciasca.  Metodologicamente, o mapeamento consistiu na busca de produções acadêmicas nos sites SciELO, Banco de Teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e no Google Acadêmico. O mapeamento foi feito com a inserção das palavras-chave: Discalculia; intervenções, que levou a uma delimitação do tema. Escolhida as produções, foi feita uma leitura dos resumos, selecionaram-se aquelas que iam ao encontro deste estudo. Foram selecionadas quatro produções: duas dissertações; uma tese; um artigo. A análise comparativa entre as quatro produções evidenciou que, após realizarem um determinado número de intervenções, parte dos participantes apresentou melhora significativa, nas habilidades matemáticas em defasagem, e aquelas em que os participantes não demonstravam dificuldades foram potencializadas. Palavras-chave: Discalculia. Intervenções. Dificuldades de Aprendizagem. Mapeamento.Abstract Developmental Dyscalculia: a mapping of pedagogical and psychopedagogical interventions This work presents a mapping of scientific productions that have the theme of Developmental Discalculia. It aims to verify how these productions approach pedagogical and psychopedagogical interventions with people who might have this disorder. Theoretically, it is based on authors such as Kosc, Haase, Relvas and Ciasca. Methodologically, the mapping consisted in the search of academic productions in the sites of SciELO, Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel doctoral dissertation database and in Google Scholar. The mapping was done with the insertion of the following keywords: dyscalculia; interventions, which led to a delimitation of the theme. Once the productions were selected, the abstracts were read, and the ones that were in line with this study were selected. Four productions were selected: two Master’s thesis; a doctoral dissertation; an article. The comparative analysis between the four productions showed that, after performing a certain number of interventions, some of the participants presented significant improvement regarding lagging mathematical skills, and those in which the participants did not demonstrate difficulties were potentiated. Keywords: Dyscalculia. Interventions. Learning difficulties. Mapping. Resumen Discalculia del Desarrollo: un mapeo sobre intervenciones pedagógicas y psicopedagógicas Este trabajo presenta un mapeo, sobre producciones científicas que tienen como tema la Discalculia del Desarrollo. El objetivo es verificar cómo estas producciones abordan intervenciones pedagógicas y psicopedagógicas con personas que puedan tener ese trastorno. Teóricamente, se fundamentan en autores como Kosc, Haase, Relvas y Ciasca. Metodológicamente, el mapeo consistió en la búsqueda de producciones académicas en los sitios SciELO, Banco de Tesis de la Coordinación de Perfeccionamiento de Personal de Nivel Superior y en el Google Académico. El mapeo se hizo con la inserción de las palabras clave: discalculia; intervenciones, que llevó a una delimitación del tema. Elegidas las producciones, se hizo una lectura de los resúmenes, se seleccionaron aquellas que iban al encuentro de este estudio. Se seleccionaron cuatro producciones: dos disertaciones; una tesis; un artículo. El análisis comparativo entre las cuatro producciones evidenció que, después de realizar un determinado número de intervenciones, parte de los participantes presentó una mejora significativa, en las habilidades matemáticas rezagadas, y aquellas en que los participantes no demostraban dificultades fueron potenciadas. Palabras clave: Discalculia. Intervenciones. Dificultades de Aprendizaje. Mapeo.Universidade Estadual de Ponta Grossa2019-08-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa bibliograficaapplication/pdftext/xmlhttps://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/1315510.5212/PraxEduc.v.15.13155.007Práxis Educativa; Vol. 15 (2020): Publicação contínua; 1-20Práxis Educativa; Vol. 15 (2020): Publicação contínua; 1-20Práxis Educativa; V. 15 (2020): Publicação contínua; 1-20Práxis Educativa; v. 15 (2020): Publicação contínua; 1-201809-43091809-4031reponame:Práxis Educativa (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/13155/209209211325https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/13155/209209213249Copyright (c) 2019 Práxis Educativainfo:eu-repo/semantics/openAccessBrum, Everlise Sanchesde Lara, Isabel Cristina Machado2020-04-16T18:44:01Zoai:uepg.br:article/13155Revistahttp://www.revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativaPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/oaipraxiseducativa@uepg.br||praxiseducativa@uepg.br1809-43091809-4031opendoar:2020-04-16T18:44:01Práxis Educativa (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false
dc.title.none.fl_str_mv Discalculia do Desenvolvimento: um mapeamento sobre intervenções pedagógicas e psicopedagógicas
title Discalculia do Desenvolvimento: um mapeamento sobre intervenções pedagógicas e psicopedagógicas
spellingShingle Discalculia do Desenvolvimento: um mapeamento sobre intervenções pedagógicas e psicopedagógicas
Brum, Everlise Sanches
Discalculia
Intervenções
Dificuldades de Aprendizagem
Mapeamento
Dyscalculia
Interventions
Learning difficulties
Mapping
Intervenciones
Dificultades de Aprendizaje
Mapeo
title_short Discalculia do Desenvolvimento: um mapeamento sobre intervenções pedagógicas e psicopedagógicas
title_full Discalculia do Desenvolvimento: um mapeamento sobre intervenções pedagógicas e psicopedagógicas
title_fullStr Discalculia do Desenvolvimento: um mapeamento sobre intervenções pedagógicas e psicopedagógicas
title_full_unstemmed Discalculia do Desenvolvimento: um mapeamento sobre intervenções pedagógicas e psicopedagógicas
title_sort Discalculia do Desenvolvimento: um mapeamento sobre intervenções pedagógicas e psicopedagógicas
author Brum, Everlise Sanches
author_facet Brum, Everlise Sanches
de Lara, Isabel Cristina Machado
author_role author
author2 de Lara, Isabel Cristina Machado
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brum, Everlise Sanches
de Lara, Isabel Cristina Machado
dc.subject.por.fl_str_mv Discalculia
Intervenções
Dificuldades de Aprendizagem
Mapeamento
Dyscalculia
Interventions
Learning difficulties
Mapping
Intervenciones
Dificultades de Aprendizaje
Mapeo
topic Discalculia
Intervenções
Dificuldades de Aprendizagem
Mapeamento
Dyscalculia
Interventions
Learning difficulties
Mapping
Intervenciones
Dificultades de Aprendizaje
Mapeo
description Este trabalho apresenta um mapeamento sobre produções científicas que têm como tema a Discalculia do Desenvolvimento. Objetiva verificar como essas produções abordam intervenções pedagógicas e psicopedagógicas com pessoas que possam ter esse transtorno. Teoricamente, alicerça-se em autores como Kosc, Haase, Relvas e Ciasca.  Metodologicamente, o mapeamento consistiu na busca de produções acadêmicas nos sites SciELO, Banco de Teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e no Google Acadêmico. O mapeamento foi feito com a inserção das palavras-chave: Discalculia; intervenções, que levou a uma delimitação do tema. Escolhida as produções, foi feita uma leitura dos resumos, selecionaram-se aquelas que iam ao encontro deste estudo. Foram selecionadas quatro produções: duas dissertações; uma tese; um artigo. A análise comparativa entre as quatro produções evidenciou que, após realizarem um determinado número de intervenções, parte dos participantes apresentou melhora significativa, nas habilidades matemáticas em defasagem, e aquelas em que os participantes não demonstravam dificuldades foram potencializadas. Palavras-chave: Discalculia. Intervenções. Dificuldades de Aprendizagem. Mapeamento.Abstract Developmental Dyscalculia: a mapping of pedagogical and psychopedagogical interventions This work presents a mapping of scientific productions that have the theme of Developmental Discalculia. It aims to verify how these productions approach pedagogical and psychopedagogical interventions with people who might have this disorder. Theoretically, it is based on authors such as Kosc, Haase, Relvas and Ciasca. Methodologically, the mapping consisted in the search of academic productions in the sites of SciELO, Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel doctoral dissertation database and in Google Scholar. The mapping was done with the insertion of the following keywords: dyscalculia; interventions, which led to a delimitation of the theme. Once the productions were selected, the abstracts were read, and the ones that were in line with this study were selected. Four productions were selected: two Master’s thesis; a doctoral dissertation; an article. The comparative analysis between the four productions showed that, after performing a certain number of interventions, some of the participants presented significant improvement regarding lagging mathematical skills, and those in which the participants did not demonstrate difficulties were potentiated. Keywords: Dyscalculia. Interventions. Learning difficulties. Mapping. Resumen Discalculia del Desarrollo: un mapeo sobre intervenciones pedagógicas y psicopedagógicas Este trabajo presenta un mapeo, sobre producciones científicas que tienen como tema la Discalculia del Desarrollo. El objetivo es verificar cómo estas producciones abordan intervenciones pedagógicas y psicopedagógicas con personas que puedan tener ese trastorno. Teóricamente, se fundamentan en autores como Kosc, Haase, Relvas y Ciasca. Metodológicamente, el mapeo consistió en la búsqueda de producciones académicas en los sitios SciELO, Banco de Tesis de la Coordinación de Perfeccionamiento de Personal de Nivel Superior y en el Google Académico. El mapeo se hizo con la inserción de las palabras clave: discalculia; intervenciones, que llevó a una delimitación del tema. Elegidas las producciones, se hizo una lectura de los resúmenes, se seleccionaron aquellas que iban al encuentro de este estudio. Se seleccionaron cuatro producciones: dos disertaciones; una tesis; un artículo. El análisis comparativo entre las cuatro producciones evidenció que, después de realizar un determinado número de intervenciones, parte de los participantes presentó una mejora significativa, en las habilidades matemáticas rezagadas, y aquellas en que los participantes no demostraban dificultades fueron potenciadas. Palabras clave: Discalculia. Intervenciones. Dificultades de Aprendizaje. Mapeo.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa bibliografica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/13155
10.5212/PraxEduc.v.15.13155.007
url https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/13155
identifier_str_mv 10.5212/PraxEduc.v.15.13155.007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/13155/209209211325
https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/13155/209209213249
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Práxis Educativa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Práxis Educativa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Ponta Grossa
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Ponta Grossa
dc.source.none.fl_str_mv Práxis Educativa; Vol. 15 (2020): Publicação contínua; 1-20
Práxis Educativa; Vol. 15 (2020): Publicação contínua; 1-20
Práxis Educativa; V. 15 (2020): Publicação contínua; 1-20
Práxis Educativa; v. 15 (2020): Publicação contínua; 1-20
1809-4309
1809-4031
reponame:Práxis Educativa (Online)
instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron:UEPG
instname_str Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron_str UEPG
institution UEPG
reponame_str Práxis Educativa (Online)
collection Práxis Educativa (Online)
repository.name.fl_str_mv Práxis Educativa (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
repository.mail.fl_str_mv praxiseducativa@uepg.br||praxiseducativa@uepg.br
_version_ 1799317613395836928