Discalculia: como utilizar a ludicidade a favor do professor e do aluno

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Michele Aparecida Cerqueira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Comum do Brasil - Deposita
Texto Completo: https://deposita.ibict.br/handle/deposita/278
Resumo: O ser humano, desde muito cedo, elabora suas primeiras noções matemáticas que podem ser melhor observadas pelos professores em sala de aula. A matemática é composta por quatro eixos: tratamento de informações, números e operações, grandezas e medidas, espaço e forma. Segundo os RCN’s (Referencial Curricular Nacional), que compreendem a Educação Infantil (BRASIL, 1998) e o 1º do Ensino Fundamental, são trabalhados apenas os três últimos. A primeira, tratamento de informações, é inserida somente a partir do 2º ano do Ensino Fundamental, conforme os PCN’s. Durante a Educação Infantil, é possível averiguar se o aluno possui alguma anormalidade presente nas avaliações contínuas feitas pelos professores em um ou mais destes eixos, de modo a detectar previamente algum distúrbio de aprendizagem. Obviamente, o estudo profundo de cada caso deve ser feito por um psicopedagogo. A discalculia é um desses distúrbios que representa entre 3% a 6% das crianças que estão em idade escolar. Por isso, os docentes e responsáveis devem atentar-se aos sinais emitidos pelas crianças.
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spelling Discalculia: como utilizar a ludicidade a favor do professor e do alunoDyscalculia: how to use playfulness in favor of the teacher and the studentDiscalculia: cómo utilizar la lúdica a favor del docente y del alumnoDiscalculia. Transtornos específicos de aprendizagem. Matemática. Dificuldades de aprendizagem.Dyscalculia. Specific learning disorders. Math. Learning difficulties.Discalculia. Trastornos específicos del aprendizaje. Matemáticas. Dificultades de aprendizaje.EducaçãoPsicologia EducacionalO ser humano, desde muito cedo, elabora suas primeiras noções matemáticas que podem ser melhor observadas pelos professores em sala de aula. A matemática é composta por quatro eixos: tratamento de informações, números e operações, grandezas e medidas, espaço e forma. Segundo os RCN’s (Referencial Curricular Nacional), que compreendem a Educação Infantil (BRASIL, 1998) e o 1º do Ensino Fundamental, são trabalhados apenas os três últimos. A primeira, tratamento de informações, é inserida somente a partir do 2º ano do Ensino Fundamental, conforme os PCN’s. Durante a Educação Infantil, é possível averiguar se o aluno possui alguma anormalidade presente nas avaliações contínuas feitas pelos professores em um ou mais destes eixos, de modo a detectar previamente algum distúrbio de aprendizagem. Obviamente, o estudo profundo de cada caso deve ser feito por um psicopedagogo. A discalculia é um desses distúrbios que representa entre 3% a 6% das crianças que estão em idade escolar. Por isso, os docentes e responsáveis devem atentar-se aos sinais emitidos pelas crianças.The human being, from a very early age, develops his first mathematical notions that can be better observed by teachers in the classroom. Mathematics is composed of four axes: treatment of information, numbers and operations, magnitudes and measures, space and form. According to the RCN's (Referencial Curricular Nacional), which comprise Early Childhood Education (BRASIL, 1998) and the 1st of Elementary School, only the last three are worked on. The first, information processing, is inserted only from the 2nd year of Elementary School, according to the PCN's. During Early Childhood Education, it is possible to find out if the student has any abnormality present in the continuous assessments made by the teachers in one or more of these axes, in order to previously detect any learning disorder. Obviously, the in-depth study of each case must be done by a psychopedagogue. Dyscalculia is one of these disorders that represents between 3% to 6% of children who are of school age. Therefore, teachers and guardians must pay attention to the signals emitted by children.El ser humano, desde muy temprana edad, desarrolla sus primeras nociones matemáticas que pueden ser mejor observadas por los docentes en el aula. La matemática se compone de cuatro ejes: tratamiento de la información, números y operaciones, magnitudes y medidas, espacio y forma. Según los RCN (Referencial Curricular Nacional), que comprenden la Educación Infantil (BRASIL, 1998) y el 1º de la Enseñanza Fundamental, sólo los tres últimos son trabajados. El primero, procesamiento de la información, se inserta sólo a partir del 2º año de la Enseñanza Fundamental, según los PCN's. Durante la Educación Infantil es posible conocer si el alumno presenta alguna anomalía presente en las evaluaciones continuas que realiza el profesorado en uno o varios de estos ejes, con el fin de detectar previamente algún trastorno del aprendizaje. Obviamente, el estudio en profundidad de cada caso debe ser realizado por un psicopedagogo. La discalculia es uno de estos trastornos que representa entre el 3% al 6% de los niños que se encuentran en edad escolar. Por lo tanto, los maestros y tutores deben prestar atención a las señales emitidas por los niños.Universidad de FloresBrasil2023-04-19T14:38:15Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartapplication/pdfANTUNES, Celso. Jogos para estimulação das Múltiplas Inteligências. 13a edição. Petrópolis: Vozes, 1998. APA. American Psychiatric Association. DSM-5. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais. 5. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 2014. p. 67. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília, 1998a. BRASIL. Ministério de Educação. Secretaria de Educação Básica. Parâmetros curriculares nacionais: matemática. Brasília, 1998b. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro03.pdf. Acesso 1266 em 29 jan. 2021. BRUM, E. S. LARA, I. C. M. Discalculia do Desenvolvimento: um mapeamento sobre intervenções pedagógicas e psicopedagógicas. [online]. 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