Crise nas bordas: aproximações e distanciamentos ético-deontológicos entre o Jornalismo e a Publicidade no ciberespaço

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Marcos Paulo da
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Fraga, Bruno Navarros
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pauta Geral (Ponta Grossa)
Texto Completo: https://revistas.uepg.br/index.php/pauta/article/view/9341
Resumo: O artigo propõe uma discussão de ordem qualitativa a respeito das aproximações e dos distanciamentos ético-deontológicos entre os campos do Jornalismo e da Publicidade a partir das relações de interface estabelecidas no ciberespaço. Recorre-se como objeto de análise, para tanto, aos códigos de ética de duas das principais instituições responsáveis por congregar os profissionais de cada área no Brasil – a FENAJ (Federação Nacional dos Jornalistas) e a APP (Associação dos Profissionais de Propaganda). Por meio de uma análise de conteúdo, sistematiza-se alguns dos principais núcleos de sentido de cada um dos códigos, bem como, a partir de inferências, problematiza-se alguns pressupostos ético-deontológicos nos dois campos de modo a contribuir para a elaboração de uma reflexão mais ampla em torno de uma “ética da informação”.
id UEPG-27_f2ab55cb17efbf13209951fe6c4aae14
oai_identifier_str oai:uepg.br:article/9341
network_acronym_str UEPG-27
network_name_str Pauta Geral (Ponta Grossa)
repository_id_str
spelling Crise nas bordas: aproximações e distanciamentos ético-deontológicos entre o Jornalismo e a Publicidade no ciberespaçoJornalismoPublicidadeDeontologiaÉticaContratos simbólicosO artigo propõe uma discussão de ordem qualitativa a respeito das aproximações e dos distanciamentos ético-deontológicos entre os campos do Jornalismo e da Publicidade a partir das relações de interface estabelecidas no ciberespaço. Recorre-se como objeto de análise, para tanto, aos códigos de ética de duas das principais instituições responsáveis por congregar os profissionais de cada área no Brasil – a FENAJ (Federação Nacional dos Jornalistas) e a APP (Associação dos Profissionais de Propaganda). Por meio de uma análise de conteúdo, sistematiza-se alguns dos principais núcleos de sentido de cada um dos códigos, bem como, a partir de inferências, problematiza-se alguns pressupostos ético-deontológicos nos dois campos de modo a contribuir para a elaboração de uma reflexão mais ampla em torno de uma “ética da informação”.Universidade Estadual de Ponta Grossa2016-11-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/pauta/article/view/9341Pauta Geral - Journalism Studies; Vol. 3 No. 2 (2016): Pauta Geral - Estudos em Jornalismo; 114-130Pauta Geral - Estudos em Jornalismo; v. 3 n. 2 (2016): Pauta Geral - Estudos em Jornalismo; 114-1302318-857Xreponame:Pauta Geral (Ponta Grossa)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/pauta/article/view/9341/5388Copyright (c) 2017 Pauta Geral - Estudos em Jornalismoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Marcos Paulo daFraga, Bruno Navarros2016-12-13T21:15:32Zoai:uepg.br:article/9341Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/pauta/PUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/pauta/oaipmrocha@uepg.br||pautageral@uepg.br2318-857X2318-857Xopendoar:2024-05-17T13:17:24.920736Pauta Geral (Ponta Grossa) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false
dc.title.none.fl_str_mv Crise nas bordas: aproximações e distanciamentos ético-deontológicos entre o Jornalismo e a Publicidade no ciberespaço
title Crise nas bordas: aproximações e distanciamentos ético-deontológicos entre o Jornalismo e a Publicidade no ciberespaço
spellingShingle Crise nas bordas: aproximações e distanciamentos ético-deontológicos entre o Jornalismo e a Publicidade no ciberespaço
Silva, Marcos Paulo da
Jornalismo
Publicidade
Deontologia
Ética
Contratos simbólicos
title_short Crise nas bordas: aproximações e distanciamentos ético-deontológicos entre o Jornalismo e a Publicidade no ciberespaço
title_full Crise nas bordas: aproximações e distanciamentos ético-deontológicos entre o Jornalismo e a Publicidade no ciberespaço
title_fullStr Crise nas bordas: aproximações e distanciamentos ético-deontológicos entre o Jornalismo e a Publicidade no ciberespaço
title_full_unstemmed Crise nas bordas: aproximações e distanciamentos ético-deontológicos entre o Jornalismo e a Publicidade no ciberespaço
title_sort Crise nas bordas: aproximações e distanciamentos ético-deontológicos entre o Jornalismo e a Publicidade no ciberespaço
author Silva, Marcos Paulo da
author_facet Silva, Marcos Paulo da
Fraga, Bruno Navarros
author_role author
author2 Fraga, Bruno Navarros
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Marcos Paulo da
Fraga, Bruno Navarros
dc.subject.por.fl_str_mv Jornalismo
Publicidade
Deontologia
Ética
Contratos simbólicos
topic Jornalismo
Publicidade
Deontologia
Ética
Contratos simbólicos
description O artigo propõe uma discussão de ordem qualitativa a respeito das aproximações e dos distanciamentos ético-deontológicos entre os campos do Jornalismo e da Publicidade a partir das relações de interface estabelecidas no ciberespaço. Recorre-se como objeto de análise, para tanto, aos códigos de ética de duas das principais instituições responsáveis por congregar os profissionais de cada área no Brasil – a FENAJ (Federação Nacional dos Jornalistas) e a APP (Associação dos Profissionais de Propaganda). Por meio de uma análise de conteúdo, sistematiza-se alguns dos principais núcleos de sentido de cada um dos códigos, bem como, a partir de inferências, problematiza-se alguns pressupostos ético-deontológicos nos dois campos de modo a contribuir para a elaboração de uma reflexão mais ampla em torno de uma “ética da informação”.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/pauta/article/view/9341
url https://revistas.uepg.br/index.php/pauta/article/view/9341
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/pauta/article/view/9341/5388
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Pauta Geral - Estudos em Jornalismo
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Pauta Geral - Estudos em Jornalismo
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Ponta Grossa
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Ponta Grossa
dc.source.none.fl_str_mv Pauta Geral - Journalism Studies; Vol. 3 No. 2 (2016): Pauta Geral - Estudos em Jornalismo; 114-130
Pauta Geral - Estudos em Jornalismo; v. 3 n. 2 (2016): Pauta Geral - Estudos em Jornalismo; 114-130
2318-857X
reponame:Pauta Geral (Ponta Grossa)
instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron:UEPG
instname_str Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron_str UEPG
institution UEPG
reponame_str Pauta Geral (Ponta Grossa)
collection Pauta Geral (Ponta Grossa)
repository.name.fl_str_mv Pauta Geral (Ponta Grossa) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
repository.mail.fl_str_mv pmrocha@uepg.br||pautageral@uepg.br
_version_ 1799317946267336704