Crise nas bordas: aproximações e distanciamentos ético-deontológicos entre o Jornalismo e a Publicidade no ciberespaço
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pauta Geral (Ponta Grossa) |
Texto Completo: | https://revistas.uepg.br/index.php/pauta/article/view/9341 |
Resumo: | O artigo propõe uma discussão de ordem qualitativa a respeito das aproximações e dos distanciamentos ético-deontológicos entre os campos do Jornalismo e da Publicidade a partir das relações de interface estabelecidas no ciberespaço. Recorre-se como objeto de análise, para tanto, aos códigos de ética de duas das principais instituições responsáveis por congregar os profissionais de cada área no Brasil – a FENAJ (Federação Nacional dos Jornalistas) e a APP (Associação dos Profissionais de Propaganda). Por meio de uma análise de conteúdo, sistematiza-se alguns dos principais núcleos de sentido de cada um dos códigos, bem como, a partir de inferências, problematiza-se alguns pressupostos ético-deontológicos nos dois campos de modo a contribuir para a elaboração de uma reflexão mais ampla em torno de uma “ética da informação”. |
id |
UEPG-27_f2ab55cb17efbf13209951fe6c4aae14 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:uepg.br:article/9341 |
network_acronym_str |
UEPG-27 |
network_name_str |
Pauta Geral (Ponta Grossa) |
repository_id_str |
|
spelling |
Crise nas bordas: aproximações e distanciamentos ético-deontológicos entre o Jornalismo e a Publicidade no ciberespaçoJornalismoPublicidadeDeontologiaÉticaContratos simbólicosO artigo propõe uma discussão de ordem qualitativa a respeito das aproximações e dos distanciamentos ético-deontológicos entre os campos do Jornalismo e da Publicidade a partir das relações de interface estabelecidas no ciberespaço. Recorre-se como objeto de análise, para tanto, aos códigos de ética de duas das principais instituições responsáveis por congregar os profissionais de cada área no Brasil – a FENAJ (Federação Nacional dos Jornalistas) e a APP (Associação dos Profissionais de Propaganda). Por meio de uma análise de conteúdo, sistematiza-se alguns dos principais núcleos de sentido de cada um dos códigos, bem como, a partir de inferências, problematiza-se alguns pressupostos ético-deontológicos nos dois campos de modo a contribuir para a elaboração de uma reflexão mais ampla em torno de uma “ética da informação”.Universidade Estadual de Ponta Grossa2016-11-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/pauta/article/view/9341Pauta Geral - Journalism Studies; Vol. 3 No. 2 (2016): Pauta Geral - Estudos em Jornalismo; 114-130Pauta Geral - Estudos em Jornalismo; v. 3 n. 2 (2016): Pauta Geral - Estudos em Jornalismo; 114-1302318-857Xreponame:Pauta Geral (Ponta Grossa)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/pauta/article/view/9341/5388Copyright (c) 2017 Pauta Geral - Estudos em Jornalismoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Marcos Paulo daFraga, Bruno Navarros2016-12-13T21:15:32Zoai:uepg.br:article/9341Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/pauta/PUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/pauta/oaipmrocha@uepg.br||pautageral@uepg.br2318-857X2318-857Xopendoar:2024-05-17T13:17:24.920736Pauta Geral (Ponta Grossa) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Crise nas bordas: aproximações e distanciamentos ético-deontológicos entre o Jornalismo e a Publicidade no ciberespaço |
title |
Crise nas bordas: aproximações e distanciamentos ético-deontológicos entre o Jornalismo e a Publicidade no ciberespaço |
spellingShingle |
Crise nas bordas: aproximações e distanciamentos ético-deontológicos entre o Jornalismo e a Publicidade no ciberespaço Silva, Marcos Paulo da Jornalismo Publicidade Deontologia Ética Contratos simbólicos |
title_short |
Crise nas bordas: aproximações e distanciamentos ético-deontológicos entre o Jornalismo e a Publicidade no ciberespaço |
title_full |
Crise nas bordas: aproximações e distanciamentos ético-deontológicos entre o Jornalismo e a Publicidade no ciberespaço |
title_fullStr |
Crise nas bordas: aproximações e distanciamentos ético-deontológicos entre o Jornalismo e a Publicidade no ciberespaço |
title_full_unstemmed |
Crise nas bordas: aproximações e distanciamentos ético-deontológicos entre o Jornalismo e a Publicidade no ciberespaço |
title_sort |
Crise nas bordas: aproximações e distanciamentos ético-deontológicos entre o Jornalismo e a Publicidade no ciberespaço |
author |
Silva, Marcos Paulo da |
author_facet |
Silva, Marcos Paulo da Fraga, Bruno Navarros |
author_role |
author |
author2 |
Fraga, Bruno Navarros |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Marcos Paulo da Fraga, Bruno Navarros |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jornalismo Publicidade Deontologia Ética Contratos simbólicos |
topic |
Jornalismo Publicidade Deontologia Ética Contratos simbólicos |
description |
O artigo propõe uma discussão de ordem qualitativa a respeito das aproximações e dos distanciamentos ético-deontológicos entre os campos do Jornalismo e da Publicidade a partir das relações de interface estabelecidas no ciberespaço. Recorre-se como objeto de análise, para tanto, aos códigos de ética de duas das principais instituições responsáveis por congregar os profissionais de cada área no Brasil – a FENAJ (Federação Nacional dos Jornalistas) e a APP (Associação dos Profissionais de Propaganda). Por meio de uma análise de conteúdo, sistematiza-se alguns dos principais núcleos de sentido de cada um dos códigos, bem como, a partir de inferências, problematiza-se alguns pressupostos ético-deontológicos nos dois campos de modo a contribuir para a elaboração de uma reflexão mais ampla em torno de uma “ética da informação”. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-11-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/pauta/article/view/9341 |
url |
https://revistas.uepg.br/index.php/pauta/article/view/9341 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/pauta/article/view/9341/5388 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Pauta Geral - Estudos em Jornalismo info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Pauta Geral - Estudos em Jornalismo |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Ponta Grossa |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Ponta Grossa |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pauta Geral - Journalism Studies; Vol. 3 No. 2 (2016): Pauta Geral - Estudos em Jornalismo; 114-130 Pauta Geral - Estudos em Jornalismo; v. 3 n. 2 (2016): Pauta Geral - Estudos em Jornalismo; 114-130 2318-857X reponame:Pauta Geral (Ponta Grossa) instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) instacron:UEPG |
instname_str |
Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
instacron_str |
UEPG |
institution |
UEPG |
reponame_str |
Pauta Geral (Ponta Grossa) |
collection |
Pauta Geral (Ponta Grossa) |
repository.name.fl_str_mv |
Pauta Geral (Ponta Grossa) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
repository.mail.fl_str_mv |
pmrocha@uepg.br||pautageral@uepg.br |
_version_ |
1799317946267336704 |