Assistência e Maternalismo: As Articulações do Departamento Estadual da Criança (DECr) na Proteção à Maternidade e a Infância no Paraná (1940)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Michele Tupich
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Latino-americana de Geografia e Gênero
Texto Completo: https://revistas.uepg.br/index.php/rlagg/article/view/8682
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar o processo de implantação de políticas públicas de proteção à maternidade e à infância criadas pelo Departamento Nacional da Criança, e implementadas no estado do Paraná, através da criação do Departamento Estadual da Criança. Para tanto, tal instituição foi considerada a partir da noção de interação do "triângulo do bem-estar social", uma proposição analítica desenvolvida por algumas historiadoras. Para a análise, foram selecionados e analisados documentos do Arquivo Público do Paraná. A política de apoio visava o controle populacional e a ocupação do território por meio do aprofundamento da ideologia de pertencimento à Pátria e defesa da família.
id UEPG-28_2726373da0542ce07e6a96eba8bf1c11
oai_identifier_str oai:uepg.br:article/8682
network_acronym_str UEPG-28
network_name_str Revista Latino-americana de Geografia e Gênero
repository_id_str
spelling Assistência e Maternalismo: As Articulações do Departamento Estadual da Criança (DECr) na Proteção à Maternidade e a Infância no Paraná (1940)AssistênciaMaternalismoMaternidadeInfância.O presente trabalho tem como objetivo analisar o processo de implantação de políticas públicas de proteção à maternidade e à infância criadas pelo Departamento Nacional da Criança, e implementadas no estado do Paraná, através da criação do Departamento Estadual da Criança. Para tanto, tal instituição foi considerada a partir da noção de interação do "triângulo do bem-estar social", uma proposição analítica desenvolvida por algumas historiadoras. Para a análise, foram selecionados e analisados documentos do Arquivo Público do Paraná. A política de apoio visava o controle populacional e a ocupação do território por meio do aprofundamento da ideologia de pertencimento à Pátria e defesa da família.Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero2017-07-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/rlagg/article/view/868210.5212/Rlagg.v.8.i1.0008Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero; v. 8 n. 1 (2017); 126-1442177-2886reponame:Revista Latino-americana de Geografia e Gêneroinstname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/rlagg/article/view/8682/pdf7Copyright (c) 2017 Revista Latino-Americana de Geografia e Gêneroinfo:eu-repo/semantics/openAccessBarbosa, Michele Tupich2018-02-27T16:10:59Zoai:uepg.br:article/8682Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/rlaggPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/rlagg/oai||joseli.genero@gmail.com2177-28862177-2886opendoar:2018-02-27T16:10:59Revista Latino-americana de Geografia e Gênero - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false
dc.title.none.fl_str_mv Assistência e Maternalismo: As Articulações do Departamento Estadual da Criança (DECr) na Proteção à Maternidade e a Infância no Paraná (1940)
title Assistência e Maternalismo: As Articulações do Departamento Estadual da Criança (DECr) na Proteção à Maternidade e a Infância no Paraná (1940)
spellingShingle Assistência e Maternalismo: As Articulações do Departamento Estadual da Criança (DECr) na Proteção à Maternidade e a Infância no Paraná (1940)
Barbosa, Michele Tupich
Assistência
Maternalismo
Maternidade
Infância.
title_short Assistência e Maternalismo: As Articulações do Departamento Estadual da Criança (DECr) na Proteção à Maternidade e a Infância no Paraná (1940)
title_full Assistência e Maternalismo: As Articulações do Departamento Estadual da Criança (DECr) na Proteção à Maternidade e a Infância no Paraná (1940)
title_fullStr Assistência e Maternalismo: As Articulações do Departamento Estadual da Criança (DECr) na Proteção à Maternidade e a Infância no Paraná (1940)
title_full_unstemmed Assistência e Maternalismo: As Articulações do Departamento Estadual da Criança (DECr) na Proteção à Maternidade e a Infância no Paraná (1940)
title_sort Assistência e Maternalismo: As Articulações do Departamento Estadual da Criança (DECr) na Proteção à Maternidade e a Infância no Paraná (1940)
author Barbosa, Michele Tupich
author_facet Barbosa, Michele Tupich
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Michele Tupich
dc.subject.por.fl_str_mv Assistência
Maternalismo
Maternidade
Infância.
topic Assistência
Maternalismo
Maternidade
Infância.
description O presente trabalho tem como objetivo analisar o processo de implantação de políticas públicas de proteção à maternidade e à infância criadas pelo Departamento Nacional da Criança, e implementadas no estado do Paraná, através da criação do Departamento Estadual da Criança. Para tanto, tal instituição foi considerada a partir da noção de interação do "triângulo do bem-estar social", uma proposição analítica desenvolvida por algumas historiadoras. Para a análise, foram selecionados e analisados documentos do Arquivo Público do Paraná. A política de apoio visava o controle populacional e a ocupação do território por meio do aprofundamento da ideologia de pertencimento à Pátria e defesa da família.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/rlagg/article/view/8682
10.5212/Rlagg.v.8.i1.0008
url https://revistas.uepg.br/index.php/rlagg/article/view/8682
identifier_str_mv 10.5212/Rlagg.v.8.i1.0008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/rlagg/article/view/8682/pdf7
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero
publisher.none.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero
dc.source.none.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero; v. 8 n. 1 (2017); 126-144
2177-2886
reponame:Revista Latino-americana de Geografia e Gênero
instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron:UEPG
instname_str Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron_str UEPG
institution UEPG
reponame_str Revista Latino-americana de Geografia e Gênero
collection Revista Latino-americana de Geografia e Gênero
repository.name.fl_str_mv Revista Latino-americana de Geografia e Gênero - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
repository.mail.fl_str_mv ||joseli.genero@gmail.com
_version_ 1799317643149180928