É para menino ou para menina? Representações de masculinidade e feminilidade. DOI: 10.5212/Rlagg.v.7.i1.0008

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Natt, Elisângela Domingues Michelatto
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Carrieri, Alexandre de Pádua
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Latino-americana de Geografia e Gênero
Texto Completo: https://revistas.uepg.br/index.php/rlagg/article/view/7385
Resumo: Is It for Boys or Girls? Representations of Maleness and Femaleness / ¿Es para un Niño o una Niña? Representaciones de Masculinidad y Feminidad  Buscamos compreender as representações criadas e disseminadas pela mídia de negócios, se não estimulando, então contaminando, as práticas de homens e mulheres no âmbito organizacional. Analisamos oito revistas de circulação periódica que remetem ao estereótipo do homem e da mulher de negócios. Os exemplares foram das revistas Exame, IstoÉ Dinheiro, Época Negócios, Pequenas Empresas & Grandes Negócios, Cláudia, Marie Claire, VIP e Playboy. Para a análise, recorremos à Semiótica, ciência que se ocupa em estudar os signos, tratando as possibilidades sígnicas de formas de linguagem verbais ou não. Constatamos que a divisão da cena social entre masculino e feminino nas representações difundidas pelas revistas estimulam e retificam as práticas sociais, num movimento vicioso, em que o leitor segue consumindo o conteúdo dessas revistas, corroborando as crenças já arraigadas na sociedade.Palavras-Chave: Gênero; Mídia; Negócios. AbstractWe seek to understand the representations created and disseminated by the business media, that contaminate, if not encourage, the practices of men and women in organizational context. We analyzed eight periodic magazines referring to the stereotype of business men and women. The samples were copies of the Brazilian magazines Exame, IstoÉ Dinheiro, Época Negócios, Pequenas Empresas & Grandes Negócios, Cláudia, Marie Claire, VIP and Playboy. Our analysis was based on Semiotics, the science concerned to the study of signs, which treats on the signifying possibilities of the several forms of language, whether verbal or not. We note that the division of the social scenery between masculine and feminine roles in the representations disseminated by the media stimulates and reifies social practices, as in a vicious circle, in which the reader follows consuming the contents of these magazines, that confirm beliefs already entrenched in the society.Keywords: Gender; Media; Business.  ResumenBuscamos entender las representaciones creadas y difundidas por los medios de comunicación de negocios, que si no estimulan, contaminan las prácticas de hombres y mujeres en el ámbito de las organizaciones. Analizamos 8 revistas de circulación periódicas que hacen referencia al estereotipo del hombre y la mujer de negocios. Las muestras son las revistas Exame, IstoÉ Dinheiro, Época Negócios, Pequenas Empresas & Grandes Negócios, Cláudia, Marie Claire, VIP y Play Boy. Para el análisis se utilizó la Semiótica, ciencia que se ocupa de estudiar los signos, tratando las posibilidades sígnicas de formas de lenguaje verbal o no verbal. Constatamos que la división de la escena social entre lo masculino y lo femenino en las representaciones difundidas por las revistas estimula y reifica las prácticas sociales en un movimiento vicioso en el que el lector sigue consumiendo el contenido de estas revistas, lo que confirma las creencias ya arraigadas en la sociedad.Palabras-Clave: Género; Medios de Comunicación; Negocios.
id UEPG-28_9597afb9a0999d8978f28ccedcd7c63c
oai_identifier_str oai:uepg.br:article/7385
network_acronym_str UEPG-28
network_name_str Revista Latino-americana de Geografia e Gênero
repository_id_str
spelling É para menino ou para menina? Representações de masculinidade e feminilidade. DOI: 10.5212/Rlagg.v.7.i1.0008GêneroMídiaNegócios.Is It for Boys or Girls? Representations of Maleness and Femaleness / ¿Es para un Niño o una Niña? Representaciones de Masculinidad y Feminidad  Buscamos compreender as representações criadas e disseminadas pela mídia de negócios, se não estimulando, então contaminando, as práticas de homens e mulheres no âmbito organizacional. Analisamos oito revistas de circulação periódica que remetem ao estereótipo do homem e da mulher de negócios. Os exemplares foram das revistas Exame, IstoÉ Dinheiro, Época Negócios, Pequenas Empresas & Grandes Negócios, Cláudia, Marie Claire, VIP e Playboy. Para a análise, recorremos à Semiótica, ciência que se ocupa em estudar os signos, tratando as possibilidades sígnicas de formas de linguagem verbais ou não. Constatamos que a divisão da cena social entre masculino e feminino nas representações difundidas pelas revistas estimulam e retificam as práticas sociais, num movimento vicioso, em que o leitor segue consumindo o conteúdo dessas revistas, corroborando as crenças já arraigadas na sociedade.Palavras-Chave: Gênero; Mídia; Negócios. AbstractWe seek to understand the representations created and disseminated by the business media, that contaminate, if not encourage, the practices of men and women in organizational context. We analyzed eight periodic magazines referring to the stereotype of business men and women. The samples were copies of the Brazilian magazines Exame, IstoÉ Dinheiro, Época Negócios, Pequenas Empresas & Grandes Negócios, Cláudia, Marie Claire, VIP and Playboy. Our analysis was based on Semiotics, the science concerned to the study of signs, which treats on the signifying possibilities of the several forms of language, whether verbal or not. We note that the division of the social scenery between masculine and feminine roles in the representations disseminated by the media stimulates and reifies social practices, as in a vicious circle, in which the reader follows consuming the contents of these magazines, that confirm beliefs already entrenched in the society.Keywords: Gender; Media; Business.  ResumenBuscamos entender las representaciones creadas y difundidas por los medios de comunicación de negocios, que si no estimulan, contaminan las prácticas de hombres y mujeres en el ámbito de las organizaciones. Analizamos 8 revistas de circulación periódicas que hacen referencia al estereotipo del hombre y la mujer de negocios. Las muestras son las revistas Exame, IstoÉ Dinheiro, Época Negócios, Pequenas Empresas & Grandes Negócios, Cláudia, Marie Claire, VIP y Play Boy. Para el análisis se utilizó la Semiótica, ciencia que se ocupa de estudiar los signos, tratando las posibilidades sígnicas de formas de lenguaje verbal o no verbal. Constatamos que la división de la escena social entre lo masculino y lo femenino en las representaciones difundidas por las revistas estimula y reifica las prácticas sociales en un movimiento vicioso en el que el lector sigue consumiendo el contenido de estas revistas, lo que confirma las creencias ya arraigadas en la sociedad.Palabras-Clave: Género; Medios de Comunicación; Negocios.Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero2016-01-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/rlagg/article/view/7385Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero; v. 7 n. 1 (2016); 109-1312177-2886reponame:Revista Latino-americana de Geografia e Gêneroinstname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/rlagg/article/view/7385/ArtigoNatt, Elisângela Domingues MichelattoCarrieri, Alexandre de Páduainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-22T14:50:19Zoai:uepg.br:article/7385Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/rlaggPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/rlagg/oai||joseli.genero@gmail.com2177-28862177-2886opendoar:2017-02-22T14:50:19Revista Latino-americana de Geografia e Gênero - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false
dc.title.none.fl_str_mv É para menino ou para menina? Representações de masculinidade e feminilidade. DOI: 10.5212/Rlagg.v.7.i1.0008
title É para menino ou para menina? Representações de masculinidade e feminilidade. DOI: 10.5212/Rlagg.v.7.i1.0008
spellingShingle É para menino ou para menina? Representações de masculinidade e feminilidade. DOI: 10.5212/Rlagg.v.7.i1.0008
Natt, Elisângela Domingues Michelatto
Gênero
Mídia
Negócios.
title_short É para menino ou para menina? Representações de masculinidade e feminilidade. DOI: 10.5212/Rlagg.v.7.i1.0008
title_full É para menino ou para menina? Representações de masculinidade e feminilidade. DOI: 10.5212/Rlagg.v.7.i1.0008
title_fullStr É para menino ou para menina? Representações de masculinidade e feminilidade. DOI: 10.5212/Rlagg.v.7.i1.0008
title_full_unstemmed É para menino ou para menina? Representações de masculinidade e feminilidade. DOI: 10.5212/Rlagg.v.7.i1.0008
title_sort É para menino ou para menina? Representações de masculinidade e feminilidade. DOI: 10.5212/Rlagg.v.7.i1.0008
author Natt, Elisângela Domingues Michelatto
author_facet Natt, Elisângela Domingues Michelatto
Carrieri, Alexandre de Pádua
author_role author
author2 Carrieri, Alexandre de Pádua
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Natt, Elisângela Domingues Michelatto
Carrieri, Alexandre de Pádua
dc.subject.por.fl_str_mv Gênero
Mídia
Negócios.
topic Gênero
Mídia
Negócios.
description Is It for Boys or Girls? Representations of Maleness and Femaleness / ¿Es para un Niño o una Niña? Representaciones de Masculinidad y Feminidad  Buscamos compreender as representações criadas e disseminadas pela mídia de negócios, se não estimulando, então contaminando, as práticas de homens e mulheres no âmbito organizacional. Analisamos oito revistas de circulação periódica que remetem ao estereótipo do homem e da mulher de negócios. Os exemplares foram das revistas Exame, IstoÉ Dinheiro, Época Negócios, Pequenas Empresas & Grandes Negócios, Cláudia, Marie Claire, VIP e Playboy. Para a análise, recorremos à Semiótica, ciência que se ocupa em estudar os signos, tratando as possibilidades sígnicas de formas de linguagem verbais ou não. Constatamos que a divisão da cena social entre masculino e feminino nas representações difundidas pelas revistas estimulam e retificam as práticas sociais, num movimento vicioso, em que o leitor segue consumindo o conteúdo dessas revistas, corroborando as crenças já arraigadas na sociedade.Palavras-Chave: Gênero; Mídia; Negócios. AbstractWe seek to understand the representations created and disseminated by the business media, that contaminate, if not encourage, the practices of men and women in organizational context. We analyzed eight periodic magazines referring to the stereotype of business men and women. The samples were copies of the Brazilian magazines Exame, IstoÉ Dinheiro, Época Negócios, Pequenas Empresas & Grandes Negócios, Cláudia, Marie Claire, VIP and Playboy. Our analysis was based on Semiotics, the science concerned to the study of signs, which treats on the signifying possibilities of the several forms of language, whether verbal or not. We note that the division of the social scenery between masculine and feminine roles in the representations disseminated by the media stimulates and reifies social practices, as in a vicious circle, in which the reader follows consuming the contents of these magazines, that confirm beliefs already entrenched in the society.Keywords: Gender; Media; Business.  ResumenBuscamos entender las representaciones creadas y difundidas por los medios de comunicación de negocios, que si no estimulan, contaminan las prácticas de hombres y mujeres en el ámbito de las organizaciones. Analizamos 8 revistas de circulación periódicas que hacen referencia al estereotipo del hombre y la mujer de negocios. Las muestras son las revistas Exame, IstoÉ Dinheiro, Época Negócios, Pequenas Empresas & Grandes Negócios, Cláudia, Marie Claire, VIP y Play Boy. Para el análisis se utilizó la Semiótica, ciencia que se ocupa de estudiar los signos, tratando las posibilidades sígnicas de formas de lenguaje verbal o no verbal. Constatamos que la división de la escena social entre lo masculino y lo femenino en las representaciones difundidas por las revistas estimula y reifica las prácticas sociales en un movimiento vicioso en el que el lector sigue consumiendo el contenido de estas revistas, lo que confirma las creencias ya arraigadas en la sociedad.Palabras-Clave: Género; Medios de Comunicación; Negocios.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/rlagg/article/view/7385
url https://revistas.uepg.br/index.php/rlagg/article/view/7385
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/rlagg/article/view/7385/Artigo
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero
publisher.none.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero
dc.source.none.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero; v. 7 n. 1 (2016); 109-131
2177-2886
reponame:Revista Latino-americana de Geografia e Gênero
instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron:UEPG
instname_str Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron_str UEPG
institution UEPG
reponame_str Revista Latino-americana de Geografia e Gênero
collection Revista Latino-americana de Geografia e Gênero
repository.name.fl_str_mv Revista Latino-americana de Geografia e Gênero - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
repository.mail.fl_str_mv ||joseli.genero@gmail.com
_version_ 1799317642069147648