Memória e Constituição da identidade de uma Professora Travesti
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Latino-americana de Geografia e Gênero |
Texto Completo: | https://revistas.uepg.br/index.php/rlagg/article/view/12856 |
Resumo: | O Ensaio traz como referencial teórico a questão da memória, considerada, para tanto, como constituidora de sentidos e significados históricos, possibilitando, no tempo presente, ressignificar a constituição da identidade de uma professora travesti. Com isto, pretende-se articular esta perspectiva teórico-metodológica com suas experiências e vivências na Educação Pública, tanto como aluna ou como professora, e atualmente, como doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), vinculada a Linha de Pesquisa: Dissidências de Gênero, Educação e Relações Étnico-Raciais do Núcleo de Estudos e Pesquisas de Travestilidades, Transexualidades e Transgeneridades (NETRANS). A memória como categoria central, é utilizada com a finalidade de retratar as mulheres invisíveis, as sombras, as minorias, as sujeitas excluídas da História Oficial, concernente a construção do mundo e da realidade. |
id |
UEPG-28_ab23e2842d425a1330d72a0c585d676d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:uepg.br:article/12856 |
network_acronym_str |
UEPG-28 |
network_name_str |
Revista Latino-americana de Geografia e Gênero |
repository_id_str |
|
spelling |
Memória e Constituição da identidade de uma Professora Travestimemóriaidentidadeprofessoratravesti e educaçãoO Ensaio traz como referencial teórico a questão da memória, considerada, para tanto, como constituidora de sentidos e significados históricos, possibilitando, no tempo presente, ressignificar a constituição da identidade de uma professora travesti. Com isto, pretende-se articular esta perspectiva teórico-metodológica com suas experiências e vivências na Educação Pública, tanto como aluna ou como professora, e atualmente, como doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), vinculada a Linha de Pesquisa: Dissidências de Gênero, Educação e Relações Étnico-Raciais do Núcleo de Estudos e Pesquisas de Travestilidades, Transexualidades e Transgeneridades (NETRANS). A memória como categoria central, é utilizada com a finalidade de retratar as mulheres invisíveis, as sombras, as minorias, as sujeitas excluídas da História Oficial, concernente a construção do mundo e da realidade. Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero2019-01-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/rlagg/article/view/1285610.5212/Rlagg.v.9.i2.0020Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero; v. 9 n. 2 (2018); 365-3762177-2886reponame:Revista Latino-americana de Geografia e Gêneroinstname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/rlagg/article/view/12856/pdf_20Copyright (c) 2019 Revista Latino-Americana de Geografia e Gêneroinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Gabriela da2019-01-26T14:33:00Zoai:uepg.br:article/12856Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/rlaggPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/rlagg/oai||joseli.genero@gmail.com2177-28862177-2886opendoar:2019-01-26T14:33Revista Latino-americana de Geografia e Gênero - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Memória e Constituição da identidade de uma Professora Travesti |
title |
Memória e Constituição da identidade de uma Professora Travesti |
spellingShingle |
Memória e Constituição da identidade de uma Professora Travesti Silva, Gabriela da memória identidade professora travesti e educação |
title_short |
Memória e Constituição da identidade de uma Professora Travesti |
title_full |
Memória e Constituição da identidade de uma Professora Travesti |
title_fullStr |
Memória e Constituição da identidade de uma Professora Travesti |
title_full_unstemmed |
Memória e Constituição da identidade de uma Professora Travesti |
title_sort |
Memória e Constituição da identidade de uma Professora Travesti |
author |
Silva, Gabriela da |
author_facet |
Silva, Gabriela da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Gabriela da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
memória identidade professora travesti e educação |
topic |
memória identidade professora travesti e educação |
description |
O Ensaio traz como referencial teórico a questão da memória, considerada, para tanto, como constituidora de sentidos e significados históricos, possibilitando, no tempo presente, ressignificar a constituição da identidade de uma professora travesti. Com isto, pretende-se articular esta perspectiva teórico-metodológica com suas experiências e vivências na Educação Pública, tanto como aluna ou como professora, e atualmente, como doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), vinculada a Linha de Pesquisa: Dissidências de Gênero, Educação e Relações Étnico-Raciais do Núcleo de Estudos e Pesquisas de Travestilidades, Transexualidades e Transgeneridades (NETRANS). A memória como categoria central, é utilizada com a finalidade de retratar as mulheres invisíveis, as sombras, as minorias, as sujeitas excluídas da História Oficial, concernente a construção do mundo e da realidade. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-01-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/rlagg/article/view/12856 10.5212/Rlagg.v.9.i2.0020 |
url |
https://revistas.uepg.br/index.php/rlagg/article/view/12856 |
identifier_str_mv |
10.5212/Rlagg.v.9.i2.0020 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/rlagg/article/view/12856/pdf_20 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero; v. 9 n. 2 (2018); 365-376 2177-2886 reponame:Revista Latino-americana de Geografia e Gênero instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) instacron:UEPG |
instname_str |
Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
instacron_str |
UEPG |
institution |
UEPG |
reponame_str |
Revista Latino-americana de Geografia e Gênero |
collection |
Revista Latino-americana de Geografia e Gênero |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Latino-americana de Geografia e Gênero - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||joseli.genero@gmail.com |
_version_ |
1799317643624185856 |