Memória e Constituição da identidade de uma Professora Travesti

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Gabriela da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Latino-americana de Geografia e Gênero
Texto Completo: https://revistas.uepg.br/index.php/rlagg/article/view/12856
Resumo: O Ensaio traz como referencial teórico a questão da memória, considerada, para tanto, como constituidora de sentidos e significados históricos, possibilitando, no tempo presente, ressignificar a constituição da identidade de uma professora travesti. Com isto, pretende-se articular esta perspectiva teórico-metodológica com suas experiências e vivências na Educação Pública, tanto como aluna ou como professora, e atualmente, como doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), vinculada a Linha de Pesquisa: Dissidências de Gênero, Educação e Relações Étnico-Raciais do Núcleo de Estudos e Pesquisas de Travestilidades, Transexualidades e Transgeneridades (NETRANS). A memória como categoria central, é utilizada com a finalidade de retratar as mulheres invisíveis, as sombras, as minorias, as sujeitas excluídas da História Oficial, concernente a construção do mundo e da realidade. 
id UEPG-28_ab23e2842d425a1330d72a0c585d676d
oai_identifier_str oai:uepg.br:article/12856
network_acronym_str UEPG-28
network_name_str Revista Latino-americana de Geografia e Gênero
repository_id_str
spelling Memória e Constituição da identidade de uma Professora Travestimemóriaidentidadeprofessoratravesti e educaçãoO Ensaio traz como referencial teórico a questão da memória, considerada, para tanto, como constituidora de sentidos e significados históricos, possibilitando, no tempo presente, ressignificar a constituição da identidade de uma professora travesti. Com isto, pretende-se articular esta perspectiva teórico-metodológica com suas experiências e vivências na Educação Pública, tanto como aluna ou como professora, e atualmente, como doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), vinculada a Linha de Pesquisa: Dissidências de Gênero, Educação e Relações Étnico-Raciais do Núcleo de Estudos e Pesquisas de Travestilidades, Transexualidades e Transgeneridades (NETRANS). A memória como categoria central, é utilizada com a finalidade de retratar as mulheres invisíveis, as sombras, as minorias, as sujeitas excluídas da História Oficial, concernente a construção do mundo e da realidade. Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero2019-01-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/rlagg/article/view/1285610.5212/Rlagg.v.9.i2.0020Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero; v. 9 n. 2 (2018); 365-3762177-2886reponame:Revista Latino-americana de Geografia e Gêneroinstname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/rlagg/article/view/12856/pdf_20Copyright (c) 2019 Revista Latino-Americana de Geografia e Gêneroinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Gabriela da2019-01-26T14:33:00Zoai:uepg.br:article/12856Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/rlaggPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/rlagg/oai||joseli.genero@gmail.com2177-28862177-2886opendoar:2019-01-26T14:33Revista Latino-americana de Geografia e Gênero - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false
dc.title.none.fl_str_mv Memória e Constituição da identidade de uma Professora Travesti
title Memória e Constituição da identidade de uma Professora Travesti
spellingShingle Memória e Constituição da identidade de uma Professora Travesti
Silva, Gabriela da
memória
identidade
professora
travesti e educação
title_short Memória e Constituição da identidade de uma Professora Travesti
title_full Memória e Constituição da identidade de uma Professora Travesti
title_fullStr Memória e Constituição da identidade de uma Professora Travesti
title_full_unstemmed Memória e Constituição da identidade de uma Professora Travesti
title_sort Memória e Constituição da identidade de uma Professora Travesti
author Silva, Gabriela da
author_facet Silva, Gabriela da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Gabriela da
dc.subject.por.fl_str_mv memória
identidade
professora
travesti e educação
topic memória
identidade
professora
travesti e educação
description O Ensaio traz como referencial teórico a questão da memória, considerada, para tanto, como constituidora de sentidos e significados históricos, possibilitando, no tempo presente, ressignificar a constituição da identidade de uma professora travesti. Com isto, pretende-se articular esta perspectiva teórico-metodológica com suas experiências e vivências na Educação Pública, tanto como aluna ou como professora, e atualmente, como doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), vinculada a Linha de Pesquisa: Dissidências de Gênero, Educação e Relações Étnico-Raciais do Núcleo de Estudos e Pesquisas de Travestilidades, Transexualidades e Transgeneridades (NETRANS). A memória como categoria central, é utilizada com a finalidade de retratar as mulheres invisíveis, as sombras, as minorias, as sujeitas excluídas da História Oficial, concernente a construção do mundo e da realidade. 
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/rlagg/article/view/12856
10.5212/Rlagg.v.9.i2.0020
url https://revistas.uepg.br/index.php/rlagg/article/view/12856
identifier_str_mv 10.5212/Rlagg.v.9.i2.0020
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/rlagg/article/view/12856/pdf_20
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero
publisher.none.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero
dc.source.none.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero; v. 9 n. 2 (2018); 365-376
2177-2886
reponame:Revista Latino-americana de Geografia e Gênero
instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron:UEPG
instname_str Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron_str UEPG
institution UEPG
reponame_str Revista Latino-americana de Geografia e Gênero
collection Revista Latino-americana de Geografia e Gênero
repository.name.fl_str_mv Revista Latino-americana de Geografia e Gênero - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
repository.mail.fl_str_mv ||joseli.genero@gmail.com
_version_ 1799317643624185856