Histórioas de Trabalho de Mulheres Negras com Ensino Superior. DOI: 10.5212/Rlagg.v.6.i2.0005
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Latino-americana de Geografia e Gênero |
Texto Completo: | https://revistas.uepg.br/index.php/rlagg/article/view/7024 |
Resumo: | Work Background of Black Women with College Degree / Historias de Trabajo de Mujeres Negreas con Estudios Superiores A crescente presença das mulheres no mundo do trabalho brasileiro pode sugerir que esteja minimizada a discriminação relacionada a gênero. Contudo, as profissionais negras enfrentam índices diferenciados mesmo em contexto em que a empregabilidade estaria ampliada às mulheres, especialmente àquelas que possuem formação universitária. Nesta direção investigativa, esta pesquisa tem como objetivo identificar como as mulheres negras com curso superior vivenciam o mundo do trabalho. A pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa, teve como instrumento entrevistas em profundidade que abordaram a história de trabalho das participantes. Os resultados indicam que a formação superior ampliou as perspectivas das profissionais, mas estas continuam vivenciando ou presenciando atitudes de discriminação.Palavras-Chave: Discriminação; Ensino Superior; Mulheres Negras; Trabalho. AbstractThe growing presence of women in the Brazilian working world may lead us to think that gender related discrimination has been minimized. However, black female workers face different rates even in contexts in which employability would be extended to women, particularly those who have a college degree. This research aimed to identify how black women with college degrees have experienced the work mark et. This exploratory, qualitative research used in-depth interviews as its tool, addressing the interviewees’ work backgrounds. The results have evidenced that education has widened the perspectives of those workers, but they still experience or witness discrimination actions.Keywords: Black Women; Discrimination; Higher Education; Work. ResumenLa creciente presencia de las mujeres en el mundo del trabajo brasilero puede sugerir que se haya minimizando la discriminación de género. Sin embargo, las trabajadoras negras se enfrentan a diferentes índices incluso en el contexto en el que la empleabilidad se ha extendido a las mujeres, especialmente las que tienen educación universitaria. En esta línea de investigación, este estudio tiene como objetivo identificar cómo las mujeres negras con estudios universitarios viven el mundo del trabajo. La investigación exploratoria, con un enfoque cualitativo, se basó en entrevistas en profundidad que abordaron la historia laboral de las participantes. Los resultados indican que la educación superior amplió las perspectivas de las profesionales, pero todavía continúan viviendo o presenciando actitudes de discriminación.Palabras-Clave: Discriminación; Educación Superior; Mujeres Negras; Trabajo. |
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Histórioas de Trabalho de Mulheres Negras com Ensino Superior. DOI: 10.5212/Rlagg.v.6.i2.0005DiscriminaçãoEnsino Superior.Mulheres negrasTrabalhoWork Background of Black Women with College Degree / Historias de Trabajo de Mujeres Negreas con Estudios Superiores A crescente presença das mulheres no mundo do trabalho brasileiro pode sugerir que esteja minimizada a discriminação relacionada a gênero. Contudo, as profissionais negras enfrentam índices diferenciados mesmo em contexto em que a empregabilidade estaria ampliada às mulheres, especialmente àquelas que possuem formação universitária. Nesta direção investigativa, esta pesquisa tem como objetivo identificar como as mulheres negras com curso superior vivenciam o mundo do trabalho. A pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa, teve como instrumento entrevistas em profundidade que abordaram a história de trabalho das participantes. Os resultados indicam que a formação superior ampliou as perspectivas das profissionais, mas estas continuam vivenciando ou presenciando atitudes de discriminação.Palavras-Chave: Discriminação; Ensino Superior; Mulheres Negras; Trabalho. AbstractThe growing presence of women in the Brazilian working world may lead us to think that gender related discrimination has been minimized. However, black female workers face different rates even in contexts in which employability would be extended to women, particularly those who have a college degree. This research aimed to identify how black women with college degrees have experienced the work mark et. This exploratory, qualitative research used in-depth interviews as its tool, addressing the interviewees’ work backgrounds. The results have evidenced that education has widened the perspectives of those workers, but they still experience or witness discrimination actions.Keywords: Black Women; Discrimination; Higher Education; Work. ResumenLa creciente presencia de las mujeres en el mundo del trabajo brasilero puede sugerir que se haya minimizando la discriminación de género. Sin embargo, las trabajadoras negras se enfrentan a diferentes índices incluso en el contexto en el que la empleabilidad se ha extendido a las mujeres, especialmente las que tienen educación universitaria. En esta línea de investigación, este estudio tiene como objetivo identificar cómo las mujeres negras con estudios universitarios viven el mundo del trabajo. La investigación exploratoria, con un enfoque cualitativo, se basó en entrevistas en profundidad que abordaron la historia laboral de las participantes. Los resultados indican que la educación superior amplió las perspectivas de las profesionales, pero todavía continúan viviendo o presenciando actitudes de discriminación.Palabras-Clave: Discriminación; Educación Superior; Mujeres Negras; Trabajo.Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero2015-03-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/rlagg/article/view/7024Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero; v. 6 n. 2 (2015); 71-912177-2886reponame:Revista Latino-americana de Geografia e Gêneroinstname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/rlagg/article/view/7024/pdf_203Ziliotto, Denise Macedodos Santos, Leticia Laureanoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-22T15:23:07Zoai:uepg.br:article/7024Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/rlaggPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/rlagg/oai||joseli.genero@gmail.com2177-28862177-2886opendoar:2017-02-22T15:23:07Revista Latino-americana de Geografia e Gênero - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false |
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