Para uma Educação Sexual Corporizada: Análise Situada na Educação Básica em Portugal. DOI: 10.5212/Rlagg.v.5.i2.0004

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte Silva, Maria João de Jesus
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Carvalho, Maria da Luz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Latino-americana de Geografia e Gênero
Texto Completo: https://revistas.uepg.br/index.php/rlagg/article/view/6164
Resumo: For an Embodied Sexual Education: analysis located in basic education in Portugal No presente artigo, cujo contexto é a educação sexual em Portugal, equaciona-se a importância e relevância da implementação de uma educação sexual corporizada. Analisa-se a evolução do currículo português de educação sexual, nomeadamente no que se refere a paradigmas, discursos e práticas. Procede-se a uma análise do papel do corpo no atual currículo de educação sexual, focando a atenção nas seguintes questões: O currículo português de educação básica integra uma abordagem corporizada à educação sexual? Como poderá a abordagem ao corpo ser holística, inclusiva e situada nos espaços quotidianos das crianças e jovens na educação básica? Apresenta-se um estudo de caso ilustrativo de educação sexual corporizada.Palavras-Chave: Educação sexual; Abordagem Corporizada; Inclusão; Espaços quotidianos.  AbstractIn this paper, centered in Portuguese sex education, the importance and relevance of the implementation of an embodied sex education is discussed. The evolution of the sex education curriculum is analysed, particularly in what concerns paradigms, discourses and practices. The work presented in this paper analyses how bodies are addressed in the current sex education curriculum, focusing on the following questions: Does the elementary schools curriculum include an embodied approach to sex education in Portugal? How can human bodies be approached in a holistic and inclusive way, which is also situated in elementary school children’s everyday spaces? A case study is presented to illustrate an embodied approach to sex education.Keywords: Sex education; Embodied Approach; Inclusion; Everyday Spaces.
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