Para uma Educação Sexual Corporizada: Análise Situada na Educação Básica em Portugal. DOI: 10.5212/Rlagg.v.5.i2.0004
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Latino-americana de Geografia e Gênero |
Texto Completo: | https://revistas.uepg.br/index.php/rlagg/article/view/6164 |
Resumo: | For an Embodied Sexual Education: analysis located in basic education in Portugal No presente artigo, cujo contexto é a educação sexual em Portugal, equaciona-se a importância e relevância da implementação de uma educação sexual corporizada. Analisa-se a evolução do currículo português de educação sexual, nomeadamente no que se refere a paradigmas, discursos e práticas. Procede-se a uma análise do papel do corpo no atual currículo de educação sexual, focando a atenção nas seguintes questões: O currículo português de educação básica integra uma abordagem corporizada à educação sexual? Como poderá a abordagem ao corpo ser holística, inclusiva e situada nos espaços quotidianos das crianças e jovens na educação básica? Apresenta-se um estudo de caso ilustrativo de educação sexual corporizada.Palavras-Chave: Educação sexual; Abordagem Corporizada; Inclusão; Espaços quotidianos. AbstractIn this paper, centered in Portuguese sex education, the importance and relevance of the implementation of an embodied sex education is discussed. The evolution of the sex education curriculum is analysed, particularly in what concerns paradigms, discourses and practices. The work presented in this paper analyses how bodies are addressed in the current sex education curriculum, focusing on the following questions: Does the elementary schools curriculum include an embodied approach to sex education in Portugal? How can human bodies be approached in a holistic and inclusive way, which is also situated in elementary school children’s everyday spaces? A case study is presented to illustrate an embodied approach to sex education.Keywords: Sex education; Embodied Approach; Inclusion; Everyday Spaces. |
id |
UEPG-28_ea7e7f63aa538c96ac2575d3d1674d1a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:uepg.br:article/6164 |
network_acronym_str |
UEPG-28 |
network_name_str |
Revista Latino-americana de Geografia e Gênero |
repository_id_str |
|
spelling |
Para uma Educação Sexual Corporizada: Análise Situada na Educação Básica em Portugal. DOI: 10.5212/Rlagg.v.5.i2.0004Educação SexualAbordagem CorporizadaInclusãoEspaços QuotidianosFor an Embodied Sexual Education: analysis located in basic education in Portugal No presente artigo, cujo contexto é a educação sexual em Portugal, equaciona-se a importância e relevância da implementação de uma educação sexual corporizada. Analisa-se a evolução do currículo português de educação sexual, nomeadamente no que se refere a paradigmas, discursos e práticas. Procede-se a uma análise do papel do corpo no atual currículo de educação sexual, focando a atenção nas seguintes questões: O currículo português de educação básica integra uma abordagem corporizada à educação sexual? Como poderá a abordagem ao corpo ser holística, inclusiva e situada nos espaços quotidianos das crianças e jovens na educação básica? Apresenta-se um estudo de caso ilustrativo de educação sexual corporizada.Palavras-Chave: Educação sexual; Abordagem Corporizada; Inclusão; Espaços quotidianos. AbstractIn this paper, centered in Portuguese sex education, the importance and relevance of the implementation of an embodied sex education is discussed. The evolution of the sex education curriculum is analysed, particularly in what concerns paradigms, discourses and practices. The work presented in this paper analyses how bodies are addressed in the current sex education curriculum, focusing on the following questions: Does the elementary schools curriculum include an embodied approach to sex education in Portugal? How can human bodies be approached in a holistic and inclusive way, which is also situated in elementary school children’s everyday spaces? A case study is presented to illustrate an embodied approach to sex education.Keywords: Sex education; Embodied Approach; Inclusion; Everyday Spaces.Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero2014-02-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/rlagg/article/view/6164Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero; v. 5 n. 2 (2014); 33-412177-2886reponame:Revista Latino-americana de Geografia e Gêneroinstname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/rlagg/article/view/6164/pdf_131Duarte Silva, Maria João de JesusCarvalho, Maria da Luzinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-22T19:42:15Zoai:uepg.br:article/6164Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/rlaggPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/rlagg/oai||joseli.genero@gmail.com2177-28862177-2886opendoar:2017-02-22T19:42:15Revista Latino-americana de Geografia e Gênero - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Para uma Educação Sexual Corporizada: Análise Situada na Educação Básica em Portugal. DOI: 10.5212/Rlagg.v.5.i2.0004 |
title |
Para uma Educação Sexual Corporizada: Análise Situada na Educação Básica em Portugal. DOI: 10.5212/Rlagg.v.5.i2.0004 |
spellingShingle |
Para uma Educação Sexual Corporizada: Análise Situada na Educação Básica em Portugal. DOI: 10.5212/Rlagg.v.5.i2.0004 Duarte Silva, Maria João de Jesus Educação Sexual Abordagem Corporizada Inclusão Espaços Quotidianos |
title_short |
Para uma Educação Sexual Corporizada: Análise Situada na Educação Básica em Portugal. DOI: 10.5212/Rlagg.v.5.i2.0004 |
title_full |
Para uma Educação Sexual Corporizada: Análise Situada na Educação Básica em Portugal. DOI: 10.5212/Rlagg.v.5.i2.0004 |
title_fullStr |
Para uma Educação Sexual Corporizada: Análise Situada na Educação Básica em Portugal. DOI: 10.5212/Rlagg.v.5.i2.0004 |
title_full_unstemmed |
Para uma Educação Sexual Corporizada: Análise Situada na Educação Básica em Portugal. DOI: 10.5212/Rlagg.v.5.i2.0004 |
title_sort |
Para uma Educação Sexual Corporizada: Análise Situada na Educação Básica em Portugal. DOI: 10.5212/Rlagg.v.5.i2.0004 |
author |
Duarte Silva, Maria João de Jesus |
author_facet |
Duarte Silva, Maria João de Jesus Carvalho, Maria da Luz |
author_role |
author |
author2 |
Carvalho, Maria da Luz |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Duarte Silva, Maria João de Jesus Carvalho, Maria da Luz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Sexual Abordagem Corporizada Inclusão Espaços Quotidianos |
topic |
Educação Sexual Abordagem Corporizada Inclusão Espaços Quotidianos |
description |
For an Embodied Sexual Education: analysis located in basic education in Portugal No presente artigo, cujo contexto é a educação sexual em Portugal, equaciona-se a importância e relevância da implementação de uma educação sexual corporizada. Analisa-se a evolução do currículo português de educação sexual, nomeadamente no que se refere a paradigmas, discursos e práticas. Procede-se a uma análise do papel do corpo no atual currículo de educação sexual, focando a atenção nas seguintes questões: O currículo português de educação básica integra uma abordagem corporizada à educação sexual? Como poderá a abordagem ao corpo ser holística, inclusiva e situada nos espaços quotidianos das crianças e jovens na educação básica? Apresenta-se um estudo de caso ilustrativo de educação sexual corporizada.Palavras-Chave: Educação sexual; Abordagem Corporizada; Inclusão; Espaços quotidianos. AbstractIn this paper, centered in Portuguese sex education, the importance and relevance of the implementation of an embodied sex education is discussed. The evolution of the sex education curriculum is analysed, particularly in what concerns paradigms, discourses and practices. The work presented in this paper analyses how bodies are addressed in the current sex education curriculum, focusing on the following questions: Does the elementary schools curriculum include an embodied approach to sex education in Portugal? How can human bodies be approached in a holistic and inclusive way, which is also situated in elementary school children’s everyday spaces? A case study is presented to illustrate an embodied approach to sex education.Keywords: Sex education; Embodied Approach; Inclusion; Everyday Spaces. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-02-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/rlagg/article/view/6164 |
url |
https://revistas.uepg.br/index.php/rlagg/article/view/6164 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/rlagg/article/view/6164/pdf_131 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero; v. 5 n. 2 (2014); 33-41 2177-2886 reponame:Revista Latino-americana de Geografia e Gênero instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) instacron:UEPG |
instname_str |
Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
instacron_str |
UEPG |
institution |
UEPG |
reponame_str |
Revista Latino-americana de Geografia e Gênero |
collection |
Revista Latino-americana de Geografia e Gênero |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Latino-americana de Geografia e Gênero - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||joseli.genero@gmail.com |
_version_ |
1799317643043274752 |