A educação socioambiental e o princípio da responsabilidade para estudantes privados de liberdade - DOI: 10.5212/OlharProfr.v.14i2.0004
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Olhar de Professor (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/3512 |
Resumo: | Pensar a educação para estudantes privados de liberdade nos dias atuais só faz sentido se for dotada de signifi cado enquanto processo de reinserção social e conectada com as transformações socioambientais e responsabilidade frente à sustentabilidade do planeta. Este artigo retrata, em essência, uma refl exão sobre a prática pedagógica no contexto prisional, a partir da educação socioambiental. Evidenciado pelo consumismo e individualismo, o momento nos leva a pensar o princípio da responsabilidade como necessidade de transformação, pela educação, na privação de liberdade, e a encarar as práticas relativas ao agir humano como desafi os possíveis. A educação no Sistema Penitenciário exige postura crítica e inovadora, de forma a propiciar, por meio de atitudes e prática pedagógica, a transformação social. Mesmo privado/a de liberdade, o/a estudante deve buscar o relacionamento harmonioso entre todas as formas de vida existentes no planeta, percebendo-se como parte desse processo. A retomada da capacidade humana em articular as ideias e ações que poderão transformar as degradações atuais em medidas práticas sustentáveis, permitindo a continuidade da vida no planeta e, principalmente, a própria existência humana, faz parte da metodologia do ensino de Biologia vivenciado no CEEBJA Mario Faraco, no estado do Paraná. Fazer esta refl exão junto aos/ as estudantes privados/as de liberdade mobiliza a tomada de postura diferente frente a si próprio, ao planeta e à sociedade como um todo. |
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A educação socioambiental e o princípio da responsabilidade para estudantes privados de liberdade - DOI: 10.5212/OlharProfr.v.14i2.0004Educação socioambiental. Princípio da responsabilidade. Sustentabilidade. Estudantes privados de liberdade.Pensar a educação para estudantes privados de liberdade nos dias atuais só faz sentido se for dotada de signifi cado enquanto processo de reinserção social e conectada com as transformações socioambientais e responsabilidade frente à sustentabilidade do planeta. Este artigo retrata, em essência, uma refl exão sobre a prática pedagógica no contexto prisional, a partir da educação socioambiental. Evidenciado pelo consumismo e individualismo, o momento nos leva a pensar o princípio da responsabilidade como necessidade de transformação, pela educação, na privação de liberdade, e a encarar as práticas relativas ao agir humano como desafi os possíveis. A educação no Sistema Penitenciário exige postura crítica e inovadora, de forma a propiciar, por meio de atitudes e prática pedagógica, a transformação social. Mesmo privado/a de liberdade, o/a estudante deve buscar o relacionamento harmonioso entre todas as formas de vida existentes no planeta, percebendo-se como parte desse processo. A retomada da capacidade humana em articular as ideias e ações que poderão transformar as degradações atuais em medidas práticas sustentáveis, permitindo a continuidade da vida no planeta e, principalmente, a própria existência humana, faz parte da metodologia do ensino de Biologia vivenciado no CEEBJA Mario Faraco, no estado do Paraná. Fazer esta refl exão junto aos/ as estudantes privados/as de liberdade mobiliza a tomada de postura diferente frente a si próprio, ao planeta e à sociedade como um todo.Editora UEPG2012-04-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/351210.5212/OlharProfr.v.14i2.0004Olhar de Professor; Bd. 14 Nr. 2 (2011); 273-283Olhar de Professor; Vol. 14 No. 2 (2011); 273-283Olhar de Professor; Vol. 14 Núm. 2 (2011); 273-283Olhar de Professor; Vol. 14 No. 2 (2011); 273-283Olhar de Professor; v. 14 n. 2 (2011); 273-2831984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/3512/2516Falcade-Pereira, Ires AparecidaAsinelli-Luz, Araciinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-05-17T17:21:32Zoai:uepg.br:article/3512Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2022-05-17T17:21:32Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false |
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