Análise folkcomunicacional dos discursos publicitários da festa junina de Ibicuí-Bahia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Itamar de Jesus
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Ribeiro, Flaviny Najara Santos, Filho, Severino Alves de Lucena
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Internacional de Folkcomunicação
Texto Completo: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/18893
Resumo: As festas juninas na contemporaneidade são uma vitrine para que empresas e instituições possam reforçar a sua marca frente a seu público-alvo. Para isto, estas recorrem ao universo de crenças, saberes e símbolos compartilhados pelas camadas populares através da folkcomunicação. A apropriação dessa cultura popular com objetivos institucionais e mercadológicos é o que caracteriza o folkmarketing. O objetivo deste artigo é analisar o discurso da publicidade das festas juninas de Ibicuí-Bahia no contexto do folkmarketing, atentando-se para os deslocamentos de sentido que a tradição sofre nesse processo. A metodologia consistiu em revisão bibliográfica e análise do discurso.
id UEPG-29_2b9e2fd4250fdc79bf4b5d0aa0a24491
oai_identifier_str oai:uepg.br:article/18893
network_acronym_str UEPG-29
network_name_str Revista Internacional de Folkcomunicação
repository_id_str
spelling Análise folkcomunicacional dos discursos publicitários da festa junina de Ibicuí-BahiaAs festas juninas na contemporaneidade são uma vitrine para que empresas e instituições possam reforçar a sua marca frente a seu público-alvo. Para isto, estas recorrem ao universo de crenças, saberes e símbolos compartilhados pelas camadas populares através da folkcomunicação. A apropriação dessa cultura popular com objetivos institucionais e mercadológicos é o que caracteriza o folkmarketing. O objetivo deste artigo é analisar o discurso da publicidade das festas juninas de Ibicuí-Bahia no contexto do folkmarketing, atentando-se para os deslocamentos de sentido que a tradição sofre nesse processo. A metodologia consistiu em revisão bibliográfica e análise do discurso.Editora UEPG2013-10-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/18893Revista Internacional de Folkcomunicação; v. 11 n. 23: (maio/ago. 2013): “Festas juninas: Cenários folkcomunicacionais”; 74-851807-4960reponame:Revista Internacional de Folkcomunicaçãoinstname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/18893/209209214824Souza, Itamar de JesusRibeiro, Flaviny Najara SantosFilho, Severino Alves de Lucenainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-08-04T16:00:00Zoai:uepg.br:article/18893Revistahttp://www.revistas.uepg.br/index.php?journal=folkcomPUBhttp://www.revistas.uepg.br/index.php/folkcom/oairevistafolkcom@uepg.br||sergiogadini@yahoo.com.br1807-49601807-4960opendoar:2021-08-04T16:00Revista Internacional de Folkcomunicação - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise folkcomunicacional dos discursos publicitários da festa junina de Ibicuí-Bahia
title Análise folkcomunicacional dos discursos publicitários da festa junina de Ibicuí-Bahia
spellingShingle Análise folkcomunicacional dos discursos publicitários da festa junina de Ibicuí-Bahia
Souza, Itamar de Jesus
title_short Análise folkcomunicacional dos discursos publicitários da festa junina de Ibicuí-Bahia
title_full Análise folkcomunicacional dos discursos publicitários da festa junina de Ibicuí-Bahia
title_fullStr Análise folkcomunicacional dos discursos publicitários da festa junina de Ibicuí-Bahia
title_full_unstemmed Análise folkcomunicacional dos discursos publicitários da festa junina de Ibicuí-Bahia
title_sort Análise folkcomunicacional dos discursos publicitários da festa junina de Ibicuí-Bahia
author Souza, Itamar de Jesus
author_facet Souza, Itamar de Jesus
Ribeiro, Flaviny Najara Santos
Filho, Severino Alves de Lucena
author_role author
author2 Ribeiro, Flaviny Najara Santos
Filho, Severino Alves de Lucena
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Itamar de Jesus
Ribeiro, Flaviny Najara Santos
Filho, Severino Alves de Lucena
description As festas juninas na contemporaneidade são uma vitrine para que empresas e instituições possam reforçar a sua marca frente a seu público-alvo. Para isto, estas recorrem ao universo de crenças, saberes e símbolos compartilhados pelas camadas populares através da folkcomunicação. A apropriação dessa cultura popular com objetivos institucionais e mercadológicos é o que caracteriza o folkmarketing. O objetivo deste artigo é analisar o discurso da publicidade das festas juninas de Ibicuí-Bahia no contexto do folkmarketing, atentando-se para os deslocamentos de sentido que a tradição sofre nesse processo. A metodologia consistiu em revisão bibliográfica e análise do discurso.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-10-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/18893
url https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/18893
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/18893/209209214824
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
dc.source.none.fl_str_mv Revista Internacional de Folkcomunicação; v. 11 n. 23: (maio/ago. 2013): “Festas juninas: Cenários folkcomunicacionais”; 74-85
1807-4960
reponame:Revista Internacional de Folkcomunicação
instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron:UEPG
instname_str Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron_str UEPG
institution UEPG
reponame_str Revista Internacional de Folkcomunicação
collection Revista Internacional de Folkcomunicação
repository.name.fl_str_mv Revista Internacional de Folkcomunicação - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
repository.mail.fl_str_mv revistafolkcom@uepg.br||sergiogadini@yahoo.com.br
_version_ 1799317370353745920