Análise folkcomunicacional dos discursos publicitários da festa junina de Ibicuí-Bahia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Internacional de Folkcomunicação |
Texto Completo: | https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/18893 |
Resumo: | As festas juninas na contemporaneidade são uma vitrine para que empresas e instituições possam reforçar a sua marca frente a seu público-alvo. Para isto, estas recorrem ao universo de crenças, saberes e símbolos compartilhados pelas camadas populares através da folkcomunicação. A apropriação dessa cultura popular com objetivos institucionais e mercadológicos é o que caracteriza o folkmarketing. O objetivo deste artigo é analisar o discurso da publicidade das festas juninas de Ibicuí-Bahia no contexto do folkmarketing, atentando-se para os deslocamentos de sentido que a tradição sofre nesse processo. A metodologia consistiu em revisão bibliográfica e análise do discurso. |
id |
UEPG-29_2b9e2fd4250fdc79bf4b5d0aa0a24491 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:uepg.br:article/18893 |
network_acronym_str |
UEPG-29 |
network_name_str |
Revista Internacional de Folkcomunicação |
repository_id_str |
|
spelling |
Análise folkcomunicacional dos discursos publicitários da festa junina de Ibicuí-BahiaAs festas juninas na contemporaneidade são uma vitrine para que empresas e instituições possam reforçar a sua marca frente a seu público-alvo. Para isto, estas recorrem ao universo de crenças, saberes e símbolos compartilhados pelas camadas populares através da folkcomunicação. A apropriação dessa cultura popular com objetivos institucionais e mercadológicos é o que caracteriza o folkmarketing. O objetivo deste artigo é analisar o discurso da publicidade das festas juninas de Ibicuí-Bahia no contexto do folkmarketing, atentando-se para os deslocamentos de sentido que a tradição sofre nesse processo. A metodologia consistiu em revisão bibliográfica e análise do discurso.Editora UEPG2013-10-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/18893Revista Internacional de Folkcomunicação; v. 11 n. 23: (maio/ago. 2013): “Festas juninas: Cenários folkcomunicacionais”; 74-851807-4960reponame:Revista Internacional de Folkcomunicaçãoinstname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/18893/209209214824Souza, Itamar de JesusRibeiro, Flaviny Najara SantosFilho, Severino Alves de Lucenainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-08-04T16:00:00Zoai:uepg.br:article/18893Revistahttp://www.revistas.uepg.br/index.php?journal=folkcomPUBhttp://www.revistas.uepg.br/index.php/folkcom/oairevistafolkcom@uepg.br||sergiogadini@yahoo.com.br1807-49601807-4960opendoar:2021-08-04T16:00Revista Internacional de Folkcomunicação - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise folkcomunicacional dos discursos publicitários da festa junina de Ibicuí-Bahia |
title |
Análise folkcomunicacional dos discursos publicitários da festa junina de Ibicuí-Bahia |
spellingShingle |
Análise folkcomunicacional dos discursos publicitários da festa junina de Ibicuí-Bahia Souza, Itamar de Jesus |
title_short |
Análise folkcomunicacional dos discursos publicitários da festa junina de Ibicuí-Bahia |
title_full |
Análise folkcomunicacional dos discursos publicitários da festa junina de Ibicuí-Bahia |
title_fullStr |
Análise folkcomunicacional dos discursos publicitários da festa junina de Ibicuí-Bahia |
title_full_unstemmed |
Análise folkcomunicacional dos discursos publicitários da festa junina de Ibicuí-Bahia |
title_sort |
Análise folkcomunicacional dos discursos publicitários da festa junina de Ibicuí-Bahia |
author |
Souza, Itamar de Jesus |
author_facet |
Souza, Itamar de Jesus Ribeiro, Flaviny Najara Santos Filho, Severino Alves de Lucena |
author_role |
author |
author2 |
Ribeiro, Flaviny Najara Santos Filho, Severino Alves de Lucena |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Itamar de Jesus Ribeiro, Flaviny Najara Santos Filho, Severino Alves de Lucena |
description |
As festas juninas na contemporaneidade são uma vitrine para que empresas e instituições possam reforçar a sua marca frente a seu público-alvo. Para isto, estas recorrem ao universo de crenças, saberes e símbolos compartilhados pelas camadas populares através da folkcomunicação. A apropriação dessa cultura popular com objetivos institucionais e mercadológicos é o que caracteriza o folkmarketing. O objetivo deste artigo é analisar o discurso da publicidade das festas juninas de Ibicuí-Bahia no contexto do folkmarketing, atentando-se para os deslocamentos de sentido que a tradição sofre nesse processo. A metodologia consistiu em revisão bibliográfica e análise do discurso. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-10-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/18893 |
url |
https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/18893 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/18893/209209214824 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UEPG |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UEPG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Internacional de Folkcomunicação; v. 11 n. 23: (maio/ago. 2013): “Festas juninas: Cenários folkcomunicacionais”; 74-85 1807-4960 reponame:Revista Internacional de Folkcomunicação instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) instacron:UEPG |
instname_str |
Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
instacron_str |
UEPG |
institution |
UEPG |
reponame_str |
Revista Internacional de Folkcomunicação |
collection |
Revista Internacional de Folkcomunicação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Internacional de Folkcomunicação - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistafolkcom@uepg.br||sergiogadini@yahoo.com.br |
_version_ |
1799317370353745920 |