Folk Studies e os Estudos da Recepção: A recepção da temática homossexual na telenovela Duas Caras entre a cultura hegemônica e a audiência folk
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Internacional de Folkcomunicação |
Texto Completo: | https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/18783 |
Resumo: | Este artigo propõe uma outra forma de abordagem da recepção – diferente dos estudos apontados pelas correntes internacionais e latino-americanas - em que se aliarão os pressupostos teóricos dos Folk Studies (Folkcomunicação, Folkmídia e Folkmarketing). Para isso, analisar-se-ão os diferentes modos de receber a mensagem midiática por parte da massa e da audiência folk. O tema desta pesquisa é a recepção sobre a possível veiculação de um beijo entre dois personagens homoafetivos na telenovela “Duas Caras”, da TV Globo. Assim, discutir-se-á a importância da telenovela como produto cultural. Paralelamente, abordar-se-á o conceito múltiplo de identidade, aplicável ao estudo aqui apresentado. Finalmente, apresentar-se-ão resultados das pesquisas quantitativa e qualitativa empreendidas, os quais contribuíram para a definição do esteio teórico aqui desenvolvido e para as reflexões propostas neste artigo. |
id |
UEPG-29_61584a510111575e07bb00023fb3c48a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:uepg.br:article/18783 |
network_acronym_str |
UEPG-29 |
network_name_str |
Revista Internacional de Folkcomunicação |
repository_id_str |
|
spelling |
Folk Studies e os Estudos da Recepção: A recepção da temática homossexual na telenovela Duas Caras entre a cultura hegemônica e a audiência folkEste artigo propõe uma outra forma de abordagem da recepção – diferente dos estudos apontados pelas correntes internacionais e latino-americanas - em que se aliarão os pressupostos teóricos dos Folk Studies (Folkcomunicação, Folkmídia e Folkmarketing). Para isso, analisar-se-ão os diferentes modos de receber a mensagem midiática por parte da massa e da audiência folk. O tema desta pesquisa é a recepção sobre a possível veiculação de um beijo entre dois personagens homoafetivos na telenovela “Duas Caras”, da TV Globo. Assim, discutir-se-á a importância da telenovela como produto cultural. Paralelamente, abordar-se-á o conceito múltiplo de identidade, aplicável ao estudo aqui apresentado. Finalmente, apresentar-se-ão resultados das pesquisas quantitativa e qualitativa empreendidas, os quais contribuíram para a definição do esteio teórico aqui desenvolvido e para as reflexões propostas neste artigo.Editora UEPG2009-07-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/18783Revista Internacional de Folkcomunicação; v. 7 n. 13: (jan./jun. 2009)1807-4960reponame:Revista Internacional de Folkcomunicaçãoinstname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/18783/209209214694Fernandes, Guilherme MoreiraMachado, Marcello PereiraRodrigues, Diogo MendesFreitas, Isabella Mendesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-08-04T14:24:05Zoai:uepg.br:article/18783Revistahttp://www.revistas.uepg.br/index.php?journal=folkcomPUBhttp://www.revistas.uepg.br/index.php/folkcom/oairevistafolkcom@uepg.br||sergiogadini@yahoo.com.br1807-49601807-4960opendoar:2021-08-04T14:24:05Revista Internacional de Folkcomunicação - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Folk Studies e os Estudos da Recepção: A recepção da temática homossexual na telenovela Duas Caras entre a cultura hegemônica e a audiência folk |
title |
Folk Studies e os Estudos da Recepção: A recepção da temática homossexual na telenovela Duas Caras entre a cultura hegemônica e a audiência folk |
spellingShingle |
Folk Studies e os Estudos da Recepção: A recepção da temática homossexual na telenovela Duas Caras entre a cultura hegemônica e a audiência folk Fernandes, Guilherme Moreira |
title_short |
Folk Studies e os Estudos da Recepção: A recepção da temática homossexual na telenovela Duas Caras entre a cultura hegemônica e a audiência folk |
title_full |
Folk Studies e os Estudos da Recepção: A recepção da temática homossexual na telenovela Duas Caras entre a cultura hegemônica e a audiência folk |
title_fullStr |
Folk Studies e os Estudos da Recepção: A recepção da temática homossexual na telenovela Duas Caras entre a cultura hegemônica e a audiência folk |
title_full_unstemmed |
Folk Studies e os Estudos da Recepção: A recepção da temática homossexual na telenovela Duas Caras entre a cultura hegemônica e a audiência folk |
title_sort |
Folk Studies e os Estudos da Recepção: A recepção da temática homossexual na telenovela Duas Caras entre a cultura hegemônica e a audiência folk |
author |
Fernandes, Guilherme Moreira |
author_facet |
Fernandes, Guilherme Moreira Machado, Marcello Pereira Rodrigues, Diogo Mendes Freitas, Isabella Mendes |
author_role |
author |
author2 |
Machado, Marcello Pereira Rodrigues, Diogo Mendes Freitas, Isabella Mendes |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Guilherme Moreira Machado, Marcello Pereira Rodrigues, Diogo Mendes Freitas, Isabella Mendes |
description |
Este artigo propõe uma outra forma de abordagem da recepção – diferente dos estudos apontados pelas correntes internacionais e latino-americanas - em que se aliarão os pressupostos teóricos dos Folk Studies (Folkcomunicação, Folkmídia e Folkmarketing). Para isso, analisar-se-ão os diferentes modos de receber a mensagem midiática por parte da massa e da audiência folk. O tema desta pesquisa é a recepção sobre a possível veiculação de um beijo entre dois personagens homoafetivos na telenovela “Duas Caras”, da TV Globo. Assim, discutir-se-á a importância da telenovela como produto cultural. Paralelamente, abordar-se-á o conceito múltiplo de identidade, aplicável ao estudo aqui apresentado. Finalmente, apresentar-se-ão resultados das pesquisas quantitativa e qualitativa empreendidas, os quais contribuíram para a definição do esteio teórico aqui desenvolvido e para as reflexões propostas neste artigo. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-07-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/18783 |
url |
https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/18783 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/18783/209209214694 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UEPG |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UEPG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Internacional de Folkcomunicação; v. 7 n. 13: (jan./jun. 2009) 1807-4960 reponame:Revista Internacional de Folkcomunicação instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) instacron:UEPG |
instname_str |
Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
instacron_str |
UEPG |
institution |
UEPG |
reponame_str |
Revista Internacional de Folkcomunicação |
collection |
Revista Internacional de Folkcomunicação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Internacional de Folkcomunicação - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistafolkcom@uepg.br||sergiogadini@yahoo.com.br |
_version_ |
1799317370004570112 |