FOLKMARKETING:Uma Estratégia Comunicacional Construtora de Discurso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Internacional de Folkcomunicação |
Texto Completo: | https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/18727 |
Resumo: | No atual contexto das organizações, a comunicação vem assumindo novas faces. Neste sentido, registra-se a construção de discursos organizacionais usando as culturas locais como foco central da edificação de relações com os seus públicos. A partir deste contexto este paper objetiva apresentar uma leitura do uso do cordel no contexto comunicacional do folkmarketing, onde as manifestações da cultura popular são apropriadas por empresas públicas ou privadas em mercados regionais com objetivos mercadológico e institucional. Os corpus estudados que materializam o discurso popular do folkmarketing são constituídos por cordéis originados dos poetas populares do Nordeste, com temáticas diversificadas, como as festas populares, produtos e serviços rurais, atrações turísticas, eventos empresariais, acontecimentos religiosos e educacionais. |
id |
UEPG-29_c9d6ffb317303065eabb8808f43cd7b3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:uepg.br:article/18727 |
network_acronym_str |
UEPG-29 |
network_name_str |
Revista Internacional de Folkcomunicação |
repository_id_str |
|
spelling |
FOLKMARKETING:Uma Estratégia Comunicacional Construtora de DiscursoNo atual contexto das organizações, a comunicação vem assumindo novas faces. Neste sentido, registra-se a construção de discursos organizacionais usando as culturas locais como foco central da edificação de relações com os seus públicos. A partir deste contexto este paper objetiva apresentar uma leitura do uso do cordel no contexto comunicacional do folkmarketing, onde as manifestações da cultura popular são apropriadas por empresas públicas ou privadas em mercados regionais com objetivos mercadológico e institucional. Os corpus estudados que materializam o discurso popular do folkmarketing são constituídos por cordéis originados dos poetas populares do Nordeste, com temáticas diversificadas, como as festas populares, produtos e serviços rurais, atrações turísticas, eventos empresariais, acontecimentos religiosos e educacionais.Editora UEPG2008-12-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/18727Revista Internacional de Folkcomunicação; v. 6 n. 12: (jul./dez. 2008)1807-4960reponame:Revista Internacional de Folkcomunicaçãoinstname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/18727/209209214664Filho, Severino Lucenainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-07-29T18:44:59Zoai:uepg.br:article/18727Revistahttp://www.revistas.uepg.br/index.php?journal=folkcomPUBhttp://www.revistas.uepg.br/index.php/folkcom/oairevistafolkcom@uepg.br||sergiogadini@yahoo.com.br1807-49601807-4960opendoar:2021-07-29T18:44:59Revista Internacional de Folkcomunicação - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
FOLKMARKETING:Uma Estratégia Comunicacional Construtora de Discurso |
title |
FOLKMARKETING:Uma Estratégia Comunicacional Construtora de Discurso |
spellingShingle |
FOLKMARKETING:Uma Estratégia Comunicacional Construtora de Discurso Filho, Severino Lucena |
title_short |
FOLKMARKETING:Uma Estratégia Comunicacional Construtora de Discurso |
title_full |
FOLKMARKETING:Uma Estratégia Comunicacional Construtora de Discurso |
title_fullStr |
FOLKMARKETING:Uma Estratégia Comunicacional Construtora de Discurso |
title_full_unstemmed |
FOLKMARKETING:Uma Estratégia Comunicacional Construtora de Discurso |
title_sort |
FOLKMARKETING:Uma Estratégia Comunicacional Construtora de Discurso |
author |
Filho, Severino Lucena |
author_facet |
Filho, Severino Lucena |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Filho, Severino Lucena |
description |
No atual contexto das organizações, a comunicação vem assumindo novas faces. Neste sentido, registra-se a construção de discursos organizacionais usando as culturas locais como foco central da edificação de relações com os seus públicos. A partir deste contexto este paper objetiva apresentar uma leitura do uso do cordel no contexto comunicacional do folkmarketing, onde as manifestações da cultura popular são apropriadas por empresas públicas ou privadas em mercados regionais com objetivos mercadológico e institucional. Os corpus estudados que materializam o discurso popular do folkmarketing são constituídos por cordéis originados dos poetas populares do Nordeste, com temáticas diversificadas, como as festas populares, produtos e serviços rurais, atrações turísticas, eventos empresariais, acontecimentos religiosos e educacionais. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-12-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/18727 |
url |
https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/18727 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/18727/209209214664 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UEPG |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UEPG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Internacional de Folkcomunicação; v. 6 n. 12: (jul./dez. 2008) 1807-4960 reponame:Revista Internacional de Folkcomunicação instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) instacron:UEPG |
instname_str |
Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
instacron_str |
UEPG |
institution |
UEPG |
reponame_str |
Revista Internacional de Folkcomunicação |
collection |
Revista Internacional de Folkcomunicação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Internacional de Folkcomunicação - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistafolkcom@uepg.br||sergiogadini@yahoo.com.br |
_version_ |
1799317369982550016 |