FOLKMARKETING:Uma Estratégia Comunicacional Construtora de Discurso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Filho, Severino Lucena
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Internacional de Folkcomunicação
Texto Completo: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/18727
Resumo: No atual contexto das organizações, a comunicação vem assumindo novas faces. Neste sentido, registra-se a construção de discursos organizacionais usando as culturas locais como foco central da edificação de relações com os seus públicos. A partir deste contexto este paper objetiva apresentar uma leitura do uso do cordel no contexto comunicacional do folkmarketing, onde as manifestações da cultura popular são apropriadas por empresas públicas ou privadas em mercados regionais com objetivos mercadológico e institucional. Os corpus estudados que materializam o discurso popular do folkmarketing são constituídos por cordéis originados dos poetas populares do Nordeste, com temáticas diversificadas, como as festas populares, produtos e serviços rurais, atrações turísticas, eventos empresariais, acontecimentos religiosos e educacionais.
id UEPG-29_c9d6ffb317303065eabb8808f43cd7b3
oai_identifier_str oai:uepg.br:article/18727
network_acronym_str UEPG-29
network_name_str Revista Internacional de Folkcomunicação
repository_id_str
spelling FOLKMARKETING:Uma Estratégia Comunicacional Construtora de DiscursoNo atual contexto das organizações, a comunicação vem assumindo novas faces. Neste sentido, registra-se a construção de discursos organizacionais usando as culturas locais como foco central da edificação de relações com os seus públicos. A partir deste contexto este paper objetiva apresentar uma leitura do uso do cordel no contexto comunicacional do folkmarketing, onde as manifestações da cultura popular são apropriadas por empresas públicas ou privadas em mercados regionais com objetivos mercadológico e institucional. Os corpus estudados que materializam o discurso popular do folkmarketing são constituídos por cordéis originados dos poetas populares do Nordeste, com temáticas diversificadas, como as festas populares, produtos e serviços rurais, atrações turísticas, eventos empresariais, acontecimentos religiosos e educacionais.Editora UEPG2008-12-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/18727Revista Internacional de Folkcomunicação; v. 6 n. 12: (jul./dez. 2008)1807-4960reponame:Revista Internacional de Folkcomunicaçãoinstname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/18727/209209214664Filho, Severino Lucenainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-07-29T18:44:59Zoai:uepg.br:article/18727Revistahttp://www.revistas.uepg.br/index.php?journal=folkcomPUBhttp://www.revistas.uepg.br/index.php/folkcom/oairevistafolkcom@uepg.br||sergiogadini@yahoo.com.br1807-49601807-4960opendoar:2021-07-29T18:44:59Revista Internacional de Folkcomunicação - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false
dc.title.none.fl_str_mv FOLKMARKETING:Uma Estratégia Comunicacional Construtora de Discurso
title FOLKMARKETING:Uma Estratégia Comunicacional Construtora de Discurso
spellingShingle FOLKMARKETING:Uma Estratégia Comunicacional Construtora de Discurso
Filho, Severino Lucena
title_short FOLKMARKETING:Uma Estratégia Comunicacional Construtora de Discurso
title_full FOLKMARKETING:Uma Estratégia Comunicacional Construtora de Discurso
title_fullStr FOLKMARKETING:Uma Estratégia Comunicacional Construtora de Discurso
title_full_unstemmed FOLKMARKETING:Uma Estratégia Comunicacional Construtora de Discurso
title_sort FOLKMARKETING:Uma Estratégia Comunicacional Construtora de Discurso
author Filho, Severino Lucena
author_facet Filho, Severino Lucena
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Filho, Severino Lucena
description No atual contexto das organizações, a comunicação vem assumindo novas faces. Neste sentido, registra-se a construção de discursos organizacionais usando as culturas locais como foco central da edificação de relações com os seus públicos. A partir deste contexto este paper objetiva apresentar uma leitura do uso do cordel no contexto comunicacional do folkmarketing, onde as manifestações da cultura popular são apropriadas por empresas públicas ou privadas em mercados regionais com objetivos mercadológico e institucional. Os corpus estudados que materializam o discurso popular do folkmarketing são constituídos por cordéis originados dos poetas populares do Nordeste, com temáticas diversificadas, como as festas populares, produtos e serviços rurais, atrações turísticas, eventos empresariais, acontecimentos religiosos e educacionais.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-12-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/18727
url https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/18727
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/18727/209209214664
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
dc.source.none.fl_str_mv Revista Internacional de Folkcomunicação; v. 6 n. 12: (jul./dez. 2008)
1807-4960
reponame:Revista Internacional de Folkcomunicação
instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron:UEPG
instname_str Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron_str UEPG
institution UEPG
reponame_str Revista Internacional de Folkcomunicação
collection Revista Internacional de Folkcomunicação
repository.name.fl_str_mv Revista Internacional de Folkcomunicação - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
repository.mail.fl_str_mv revistafolkcom@uepg.br||sergiogadini@yahoo.com.br
_version_ 1799317369982550016