A cobertura telejornalística do São João do sul da Bahia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Internacional de Folkcomunicação |
Texto Completo: | https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/18896 |
Resumo: | Apesar de ser conhecido como o Estado do Carnaval, a Bahia também celebra a Festa de São João, mas neste período ao contrário do carnaval, a festa acontece em muitas cidades do interior do Estado. Com o recorte da região do extremo sul da Bahia, na região de Ilhéus e Itabuna, este artigo pretende analisar como a televisão regional(local) noticiou as festividades com especial atenção a eventos patrocinados pelas próprias emissoras, realizando tanto a festa, como oferecendo os brindes e a cobertura jornalística com a intenção de divulgar sua ação social, bem como dar visibilidade às empresas patrocinadoras da ação. Durante o período de festejos Juninos em junho de 2011 foram realizados os programetes “São João nos Bairros” (TV Santa Cruz/Rede Bahia) e a cobertura das ações da TV Cabrália (Record News Nordeste) que depois de gravados foram assistidos e analisados segundo as categorias da Análise de Discurso de linha francesa. Após a análise foi possível constatar que cada uma das emissoras, a seu modo, noticiou a sua própria festa em detrimento das manifestações espontâneas que pudessem ter ocorrido na região, desta maneira a festa de São João tornou-se muito mais um evento midiático do que a cobertura das celebrações juninas de origem popular. |
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A cobertura telejornalística do São João do sul da BahiaApesar de ser conhecido como o Estado do Carnaval, a Bahia também celebra a Festa de São João, mas neste período ao contrário do carnaval, a festa acontece em muitas cidades do interior do Estado. Com o recorte da região do extremo sul da Bahia, na região de Ilhéus e Itabuna, este artigo pretende analisar como a televisão regional(local) noticiou as festividades com especial atenção a eventos patrocinados pelas próprias emissoras, realizando tanto a festa, como oferecendo os brindes e a cobertura jornalística com a intenção de divulgar sua ação social, bem como dar visibilidade às empresas patrocinadoras da ação. Durante o período de festejos Juninos em junho de 2011 foram realizados os programetes “São João nos Bairros” (TV Santa Cruz/Rede Bahia) e a cobertura das ações da TV Cabrália (Record News Nordeste) que depois de gravados foram assistidos e analisados segundo as categorias da Análise de Discurso de linha francesa. Após a análise foi possível constatar que cada uma das emissoras, a seu modo, noticiou a sua própria festa em detrimento das manifestações espontâneas que pudessem ter ocorrido na região, desta maneira a festa de São João tornou-se muito mais um evento midiático do que a cobertura das celebrações juninas de origem popular.Editora UEPG2013-10-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/18896Revista Internacional de Folkcomunicação; v. 11 n. 23: (maio/ago. 2013): “Festas juninas: Cenários folkcomunicacionais”; 114-1271807-4960reponame:Revista Internacional de Folkcomunicaçãoinstname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/18896/209209214827de Oliveira, Marcelo PiresSantos, Aialla Micaella Andradeda Silva, Luaciana GomesCarvalho Netto, Reynaldo Cariloinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-08-04T16:00:00Zoai:uepg.br:article/18896Revistahttp://www.revistas.uepg.br/index.php?journal=folkcomPUBhttp://www.revistas.uepg.br/index.php/folkcom/oairevistafolkcom@uepg.br||sergiogadini@yahoo.com.br1807-49601807-4960opendoar:2021-08-04T16:00Revista Internacional de Folkcomunicação - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false |
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