A Educação Física escolar nas meta s do Plano Nacional de Educação: Lei n. º 13005/14 (Physical Education school in the goals of the National Education Plan: Law 13005/14)
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
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Texto Completo: | https://revistas.uepg.br/index.php/emancipacao/article/view/8425 |
Resumo: | Resumo: A Conferência Mundial de Educação para Todos ocorrida em Jontien, no início dos anos de 1990, encaminhou transformações no cenário educacional brasileiro, com repercussões na elaboração de Planos Nacionais de Educação. As estratégias traçadas no novo Plano Nacional de Educação, Lei 13005/14, possibilitam a articulação de novas abordagens teóricas e metodologias de ensino. Porém, cabe problematizar e enveredar esforços para a concretização e organização de um currículo que cumpra a função social da escola, na contemporaneidade. Portanto, para a pesquisa de caráter bibliográfico e documental, utilizou-se o método materialista histórico dialético, no intuito de compreender a dinâmica da elaboração das políticas públicas a partir do posicionamento adotado perante as demandas da educação física escolar, o planejamento público e as possibilidades de desdobramento dos aspectos firmados à sua efetivação.Palavras-chave: Planejamento educacional. Políticas Públicas. Educação Física Abstract: The World Conference on Education for Everyone, that was held in Jontien in the early 1990s, implied in transformations in the Brazilian educational scenario, which impacted on the elaboration of the National Educational Plan. The strategies outlined in the new National Educational Plan, supported by the Law 13005/14, pave the way to the articulation of new theoretical approaches and teaching methodologies. However, the issue requires deep reflection and efforts in order to provide a concrete and organized curriculum that fulfills the social role of the school, in our present days. Hence, the bibliographical and documentary research was held in light of the dialectical historical materialist method in order to understand the dynamics involving the elaboration of public policies based on the position adopted towards the demands of physical education in school, public planning and possible developments of the aspects established to its effectiveness.Keywords: Educational Planning. Public Policy. Physical Education |
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A Educação Física escolar nas meta s do Plano Nacional de Educação: Lei n. º 13005/14 (Physical Education school in the goals of the National Education Plan: Law 13005/14)Políticas públicasEducação FísicaPlano Nacional de EducaçãoA análise do Novo Plano Nacionale as concepções críticas da educação físicaResumo: A Conferência Mundial de Educação para Todos ocorrida em Jontien, no início dos anos de 1990, encaminhou transformações no cenário educacional brasileiro, com repercussões na elaboração de Planos Nacionais de Educação. As estratégias traçadas no novo Plano Nacional de Educação, Lei 13005/14, possibilitam a articulação de novas abordagens teóricas e metodologias de ensino. Porém, cabe problematizar e enveredar esforços para a concretização e organização de um currículo que cumpra a função social da escola, na contemporaneidade. Portanto, para a pesquisa de caráter bibliográfico e documental, utilizou-se o método materialista histórico dialético, no intuito de compreender a dinâmica da elaboração das políticas públicas a partir do posicionamento adotado perante as demandas da educação física escolar, o planejamento público e as possibilidades de desdobramento dos aspectos firmados à sua efetivação.Palavras-chave: Planejamento educacional. Políticas Públicas. Educação Física Abstract: The World Conference on Education for Everyone, that was held in Jontien in the early 1990s, implied in transformations in the Brazilian educational scenario, which impacted on the elaboration of the National Educational Plan. The strategies outlined in the new National Educational Plan, supported by the Law 13005/14, pave the way to the articulation of new theoretical approaches and teaching methodologies. However, the issue requires deep reflection and efforts in order to provide a concrete and organized curriculum that fulfills the social role of the school, in our present days. Hence, the bibliographical and documentary research was held in light of the dialectical historical materialist method in order to understand the dynamics involving the elaboration of public policies based on the position adopted towards the demands of physical education in school, public planning and possible developments of the aspects established to its effectiveness.Keywords: Educational Planning. Public Policy. Physical EducationUniversidade Estadual de Ponta Grossa2018-06-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/emancipacao/article/view/842510.5212/Emancipacao.v.18i1.0013Emancipação; v. 18 n. 1 (2018); 203-2131982-7814reponame:Emancipação (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/emancipacao/article/view/8425/209209210061Carneiro Luz, Angelo Julianoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-29T21:10:43Zoai:uepg.br:article/8425Revistahttps://www.revistas2.uepg.br/index.php/emancipacaoPUBhttps://www.revistas2.uepg.br/index.php/emancipacao/oaiemancipacao@uepg.br||revistaemancipacao@yahoo.com.br1982-78141519-7611opendoar:2020-07-29T21:10:43Emancipação (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false |
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