UMA ANÁLISE A RESPEITO DO PENSAMENTO CONSERVADOR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Stelmacki Junior, Roberto
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Emancipação (Online)
Texto Completo: https://revistas.uepg.br/index.php/emancipacao/article/view/72
Resumo: O principal objetivo deste trabalho é realizar uma revisão teórica, bem como a citação de estudos de caso, a respeito do tema conservadorismo. Foram analisadas linhas de pensamento de diversos autores contemporâneos, bem como casos recentes de nossa história a fim de detectar maior ou menor grau de conservadorismo no discurso e na ação propriamente dita. Este trabalho apresenta diversas conceituações, dentre elas, o que vem a ser conservadorismo, tradicionalismo e progressismo na visão multidisciplinar de historiadores, sociólogos, filósofos e cientistas sociais. Também  enfatiza as principais características do comportamento e do discurso conservador. Esclarece que conservadorismo é a tendência a cristalizar a ordem vigente e/ou a intenção de controlar as mudanças sociais a fim de garantir a minimização de suas conseqüências negativas para o estamento dominante. PALAVRAS-CHAVE: Conservadorismo, progressismo e tradicionalismo.
id UEPG-30_662221c17db97dfdc3a8acfd964fd6ce
oai_identifier_str oai:uepg.br:article/72
network_acronym_str UEPG-30
network_name_str Emancipação (Online)
repository_id_str
spelling UMA ANÁLISE A RESPEITO DO PENSAMENTO CONSERVADORO principal objetivo deste trabalho é realizar uma revisão teórica, bem como a citação de estudos de caso, a respeito do tema conservadorismo. Foram analisadas linhas de pensamento de diversos autores contemporâneos, bem como casos recentes de nossa história a fim de detectar maior ou menor grau de conservadorismo no discurso e na ação propriamente dita. Este trabalho apresenta diversas conceituações, dentre elas, o que vem a ser conservadorismo, tradicionalismo e progressismo na visão multidisciplinar de historiadores, sociólogos, filósofos e cientistas sociais. Também  enfatiza as principais características do comportamento e do discurso conservador. Esclarece que conservadorismo é a tendência a cristalizar a ordem vigente e/ou a intenção de controlar as mudanças sociais a fim de garantir a minimização de suas conseqüências negativas para o estamento dominante. PALAVRAS-CHAVE: Conservadorismo, progressismo e tradicionalismo.Universidade Estadual de Ponta Grossa2009-04-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/emancipacao/article/view/72Emancipação; v. 6 n. 1 (2006)1982-7814reponame:Emancipação (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/emancipacao/article/view/72/70Stelmacki Junior, Robertoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-06-28T22:28:09Zoai:uepg.br:article/72Revistahttps://www.revistas2.uepg.br/index.php/emancipacaoPUBhttps://www.revistas2.uepg.br/index.php/emancipacao/oaiemancipacao@uepg.br||revistaemancipacao@yahoo.com.br1982-78141519-7611opendoar:2019-06-28T22:28:09Emancipação (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false
dc.title.none.fl_str_mv UMA ANÁLISE A RESPEITO DO PENSAMENTO CONSERVADOR
title UMA ANÁLISE A RESPEITO DO PENSAMENTO CONSERVADOR
spellingShingle UMA ANÁLISE A RESPEITO DO PENSAMENTO CONSERVADOR
Stelmacki Junior, Roberto
title_short UMA ANÁLISE A RESPEITO DO PENSAMENTO CONSERVADOR
title_full UMA ANÁLISE A RESPEITO DO PENSAMENTO CONSERVADOR
title_fullStr UMA ANÁLISE A RESPEITO DO PENSAMENTO CONSERVADOR
title_full_unstemmed UMA ANÁLISE A RESPEITO DO PENSAMENTO CONSERVADOR
title_sort UMA ANÁLISE A RESPEITO DO PENSAMENTO CONSERVADOR
author Stelmacki Junior, Roberto
author_facet Stelmacki Junior, Roberto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Stelmacki Junior, Roberto
description O principal objetivo deste trabalho é realizar uma revisão teórica, bem como a citação de estudos de caso, a respeito do tema conservadorismo. Foram analisadas linhas de pensamento de diversos autores contemporâneos, bem como casos recentes de nossa história a fim de detectar maior ou menor grau de conservadorismo no discurso e na ação propriamente dita. Este trabalho apresenta diversas conceituações, dentre elas, o que vem a ser conservadorismo, tradicionalismo e progressismo na visão multidisciplinar de historiadores, sociólogos, filósofos e cientistas sociais. Também  enfatiza as principais características do comportamento e do discurso conservador. Esclarece que conservadorismo é a tendência a cristalizar a ordem vigente e/ou a intenção de controlar as mudanças sociais a fim de garantir a minimização de suas conseqüências negativas para o estamento dominante. PALAVRAS-CHAVE: Conservadorismo, progressismo e tradicionalismo.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-04-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/emancipacao/article/view/72
url https://revistas.uepg.br/index.php/emancipacao/article/view/72
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/emancipacao/article/view/72/70
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Ponta Grossa
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Ponta Grossa
dc.source.none.fl_str_mv Emancipação; v. 6 n. 1 (2006)
1982-7814
reponame:Emancipação (Online)
instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron:UEPG
instname_str Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron_str UEPG
institution UEPG
reponame_str Emancipação (Online)
collection Emancipação (Online)
repository.name.fl_str_mv Emancipação (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
repository.mail.fl_str_mv emancipacao@uepg.br||revistaemancipacao@yahoo.com.br
_version_ 1797220437728428032