O NÚCLEO DE FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DA VIDA SOCIAL NA FORMAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL: IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO UNIVERSAL
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Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Emancipação (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uepg.br/index.php/emancipacao/article/view/84 |
Resumo: | Este texto analisa a práxis nos marcos da vida social burguesa a partir de uma concepção de ontologia do ser social. Afirma-se que a constituição e o desenvolvimento do processo de reprodução da vida social ou práxis têm como eixo central o trabalho. O trabalho é aqui conceituado como apropriação da natureza exterior mediada pela consciência e pelos instrumentos do trabalho com a finalidade de transformála e subordiná-la à satisfação das necessidades humanas. Entende-se que nesse processo o homem também transforma a si mesmo controlando sua natureza interior instintiva e instituindo em seu lugar uma natureza humanizada e histórico-social. Defende-se que essa compreensão de homem e de mundo seja a base sobre a qual a formação profissional do assistente social deva se sustentar. Como o Serviço Social é uma profissão investigativa e interventiva, há uma preocupação em dotar o futuro assistente social de uma fundamentação teórico-metodológica e de valores éticopolíticos que lhe assegurem a capacidade de apreensão e proposição de ações a partir das particularidades presentes no cotidiano da prática profissional.PALAVRAS-CHAVE: Práxis, Ontologia do Ser Social, Trabalho, Fundamentos da Formação Profissional. |
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