Menino ou Menina? Gênero e Desenvolvimento Infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Cunha, Marcus Vinicius
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Olhar de Professor (Online)
Texto Completo: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1417
Resumo: Objetiva-se, por meio da pesquisa, identificar a importância das relações de gênero no desenvolvimento infantil. Numa pequena cidade do sertão pernambucano, busca-se a livre expressão de crianças no contexto social mais amplo, extrapolando-se os limites do lar e das relações parentais. Quanto aos subsídios teóricos do trabalho, articulam-se estudos de gênero - diferenciados de sexo - especialmente os de Nancy Chodorow com a teoria de desenvolvimento infantil freudiana. Na pesquisa, inserida na metodologia qualitativa, usamse estratégias de filmagens, entrevistas e interações sociais espontâneas como meios de acessar crianças, entre 2 e 7 anos de idade, em suas atividades cotidianas de brincadeiras de rua ou em situações educacionais de creches e escolas. Norteia-se a elaboração dos dados coletados pela leitura pontual das filmagens, em cuja organização consideram-se idade, gênero e as interações entre meninos e meninas. Como resultados, identifica-se e confirmase a diferenciação de comportamento entre os gêneros, a qual é caracterizada de acordo com a idade dos envolvidos, e constata-se que essa diferenciação pode ser estimulada por alguns valores ou práticas sociais, vinculados pela prática pedagógica. Observando-se atentamente a relação das crianças com as figuras adultas, verifica-se os efeitos de identificação secundária. Conclui-se que é importante a continuidade de estudos que correlacionem gênero e desenvolvimento infantil, seja para aspectos clínicos ou educacionais. Adicionalmente, recomenda-se uma reaproximação das teorias psicodinâmicas com o estudo das questões de gênero, na busca de subsídios para a educação.  
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