UMA PROPOSTA DE UNIDADE DIDÁTICA NO ENSINO DE BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO NOTURNO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Paulo César
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Domingues, Rodolfo Borges, Cruz, Aline Mendes da, Alves de Moura, Tiago Fernando
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Olhar de Professor (Online)
Texto Completo: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/6367
Resumo: O estágio supervisionado deve possibilitar o contato do licenciando com oportunidades reais no desenvolvimento de suas potencialidades, numa oportunidade de articular teoria e prática, elaborar conhecimentos e analisar a realidade. Este estudo teve por objetivos descrever, analisar e comparar a prática educativa de dois licenciandos durante a regência no estágio em Biologia e a prática educativa de uma professora do ensino médio. Foram averiguadas as concepções destes licenciandos sobre a própria prática educativa. Os resultados revelam os inúmeros problemas a serem enfrentados pelos docentes iniciantes, além do desafio de desenvolver um espaço de transição para atividades inovadoras no ensino de biologia.
id UEPG-31_096d24fa367e29f8a9879657a95e7798
oai_identifier_str oai:uepg.br:article/6367
network_acronym_str UEPG-31
network_name_str Olhar de Professor (Online)
repository_id_str
spelling UMA PROPOSTA DE UNIDADE DIDÁTICA NO ENSINO DE BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO NOTURNOEstágio supervisionado. Ensino Médio. Ensino de BiologiaScience educationO estágio supervisionado deve possibilitar o contato do licenciando com oportunidades reais no desenvolvimento de suas potencialidades, numa oportunidade de articular teoria e prática, elaborar conhecimentos e analisar a realidade. Este estudo teve por objetivos descrever, analisar e comparar a prática educativa de dois licenciandos durante a regência no estágio em Biologia e a prática educativa de uma professora do ensino médio. Foram averiguadas as concepções destes licenciandos sobre a própria prática educativa. Os resultados revelam os inúmeros problemas a serem enfrentados pelos docentes iniciantes, além do desafio de desenvolver um espaço de transição para atividades inovadoras no ensino de biologia.Editora UEPG2015-03-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/636710.5212/OlharProfr.v.16i2.0008Olhar de Professor; Bd. 16 Nr. 2 (2013); 375-396Olhar de Professor; Vol. 16 No. 2 (2013); 375-396Olhar de Professor; Vol. 16 Núm. 2 (2013); 375-396Olhar de Professor; Vol. 16 No. 2 (2013); 375-396Olhar de Professor; v. 16 n. 2 (2013); 375-3961984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/6367/4426Gomes, Paulo CésarDomingues, Rodolfo BorgesCruz, Aline Mendes daAlves de Moura, Tiago Fernandoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-02-27T21:48:13Zoai:uepg.br:article/6367Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2021-02-27T21:48:13Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false
dc.title.none.fl_str_mv UMA PROPOSTA DE UNIDADE DIDÁTICA NO ENSINO DE BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO NOTURNO
title UMA PROPOSTA DE UNIDADE DIDÁTICA NO ENSINO DE BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO NOTURNO
spellingShingle UMA PROPOSTA DE UNIDADE DIDÁTICA NO ENSINO DE BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO NOTURNO
Gomes, Paulo César
Estágio supervisionado. Ensino Médio. Ensino de Biologia
Science education
title_short UMA PROPOSTA DE UNIDADE DIDÁTICA NO ENSINO DE BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO NOTURNO
title_full UMA PROPOSTA DE UNIDADE DIDÁTICA NO ENSINO DE BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO NOTURNO
title_fullStr UMA PROPOSTA DE UNIDADE DIDÁTICA NO ENSINO DE BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO NOTURNO
title_full_unstemmed UMA PROPOSTA DE UNIDADE DIDÁTICA NO ENSINO DE BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO NOTURNO
title_sort UMA PROPOSTA DE UNIDADE DIDÁTICA NO ENSINO DE BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO NOTURNO
author Gomes, Paulo César
author_facet Gomes, Paulo César
Domingues, Rodolfo Borges
Cruz, Aline Mendes da
Alves de Moura, Tiago Fernando
author_role author
author2 Domingues, Rodolfo Borges
Cruz, Aline Mendes da
Alves de Moura, Tiago Fernando
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Paulo César
Domingues, Rodolfo Borges
Cruz, Aline Mendes da
Alves de Moura, Tiago Fernando
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio supervisionado. Ensino Médio. Ensino de Biologia
Science education
topic Estágio supervisionado. Ensino Médio. Ensino de Biologia
Science education
description O estágio supervisionado deve possibilitar o contato do licenciando com oportunidades reais no desenvolvimento de suas potencialidades, numa oportunidade de articular teoria e prática, elaborar conhecimentos e analisar a realidade. Este estudo teve por objetivos descrever, analisar e comparar a prática educativa de dois licenciandos durante a regência no estágio em Biologia e a prática educativa de uma professora do ensino médio. Foram averiguadas as concepções destes licenciandos sobre a própria prática educativa. Os resultados revelam os inúmeros problemas a serem enfrentados pelos docentes iniciantes, além do desafio de desenvolver um espaço de transição para atividades inovadoras no ensino de biologia.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-03-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/6367
10.5212/OlharProfr.v.16i2.0008
url https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/6367
identifier_str_mv 10.5212/OlharProfr.v.16i2.0008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/6367/4426
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
dc.source.none.fl_str_mv Olhar de Professor; Bd. 16 Nr. 2 (2013); 375-396
Olhar de Professor; Vol. 16 No. 2 (2013); 375-396
Olhar de Professor; Vol. 16 Núm. 2 (2013); 375-396
Olhar de Professor; Vol. 16 No. 2 (2013); 375-396
Olhar de Professor; v. 16 n. 2 (2013); 375-396
1984-0187
1518-5648
reponame:Olhar de Professor (Online)
instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron:UEPG
instname_str Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron_str UEPG
institution UEPG
reponame_str Olhar de Professor (Online)
collection Olhar de Professor (Online)
repository.name.fl_str_mv Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
repository.mail.fl_str_mv olhardeprofessor@uepg.br||
_version_ 1797053496268161024