UMA PROPOSTA DE UNIDADE DIDÁTICA NO ENSINO DE BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO NOTURNO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Olhar de Professor (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/6367 |
Resumo: | O estágio supervisionado deve possibilitar o contato do licenciando com oportunidades reais no desenvolvimento de suas potencialidades, numa oportunidade de articular teoria e prática, elaborar conhecimentos e analisar a realidade. Este estudo teve por objetivos descrever, analisar e comparar a prática educativa de dois licenciandos durante a regência no estágio em Biologia e a prática educativa de uma professora do ensino médio. Foram averiguadas as concepções destes licenciandos sobre a própria prática educativa. Os resultados revelam os inúmeros problemas a serem enfrentados pelos docentes iniciantes, além do desafio de desenvolver um espaço de transição para atividades inovadoras no ensino de biologia. |
id |
UEPG-31_096d24fa367e29f8a9879657a95e7798 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:uepg.br:article/6367 |
network_acronym_str |
UEPG-31 |
network_name_str |
Olhar de Professor (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
UMA PROPOSTA DE UNIDADE DIDÁTICA NO ENSINO DE BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO NOTURNOEstágio supervisionado. Ensino Médio. Ensino de BiologiaScience educationO estágio supervisionado deve possibilitar o contato do licenciando com oportunidades reais no desenvolvimento de suas potencialidades, numa oportunidade de articular teoria e prática, elaborar conhecimentos e analisar a realidade. Este estudo teve por objetivos descrever, analisar e comparar a prática educativa de dois licenciandos durante a regência no estágio em Biologia e a prática educativa de uma professora do ensino médio. Foram averiguadas as concepções destes licenciandos sobre a própria prática educativa. Os resultados revelam os inúmeros problemas a serem enfrentados pelos docentes iniciantes, além do desafio de desenvolver um espaço de transição para atividades inovadoras no ensino de biologia.Editora UEPG2015-03-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/636710.5212/OlharProfr.v.16i2.0008Olhar de Professor; Bd. 16 Nr. 2 (2013); 375-396Olhar de Professor; Vol. 16 No. 2 (2013); 375-396Olhar de Professor; Vol. 16 Núm. 2 (2013); 375-396Olhar de Professor; Vol. 16 No. 2 (2013); 375-396Olhar de Professor; v. 16 n. 2 (2013); 375-3961984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/6367/4426Gomes, Paulo CésarDomingues, Rodolfo BorgesCruz, Aline Mendes daAlves de Moura, Tiago Fernandoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-02-27T21:48:13Zoai:uepg.br:article/6367Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2021-02-27T21:48:13Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
UMA PROPOSTA DE UNIDADE DIDÁTICA NO ENSINO DE BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO NOTURNO |
title |
UMA PROPOSTA DE UNIDADE DIDÁTICA NO ENSINO DE BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO NOTURNO |
spellingShingle |
UMA PROPOSTA DE UNIDADE DIDÁTICA NO ENSINO DE BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO NOTURNO Gomes, Paulo César Estágio supervisionado. Ensino Médio. Ensino de Biologia Science education |
title_short |
UMA PROPOSTA DE UNIDADE DIDÁTICA NO ENSINO DE BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO NOTURNO |
title_full |
UMA PROPOSTA DE UNIDADE DIDÁTICA NO ENSINO DE BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO NOTURNO |
title_fullStr |
UMA PROPOSTA DE UNIDADE DIDÁTICA NO ENSINO DE BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO NOTURNO |
title_full_unstemmed |
UMA PROPOSTA DE UNIDADE DIDÁTICA NO ENSINO DE BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO NOTURNO |
title_sort |
UMA PROPOSTA DE UNIDADE DIDÁTICA NO ENSINO DE BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO NOTURNO |
author |
Gomes, Paulo César |
author_facet |
Gomes, Paulo César Domingues, Rodolfo Borges Cruz, Aline Mendes da Alves de Moura, Tiago Fernando |
author_role |
author |
author2 |
Domingues, Rodolfo Borges Cruz, Aline Mendes da Alves de Moura, Tiago Fernando |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Paulo César Domingues, Rodolfo Borges Cruz, Aline Mendes da Alves de Moura, Tiago Fernando |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estágio supervisionado. Ensino Médio. Ensino de Biologia Science education |
topic |
Estágio supervisionado. Ensino Médio. Ensino de Biologia Science education |
description |
O estágio supervisionado deve possibilitar o contato do licenciando com oportunidades reais no desenvolvimento de suas potencialidades, numa oportunidade de articular teoria e prática, elaborar conhecimentos e analisar a realidade. Este estudo teve por objetivos descrever, analisar e comparar a prática educativa de dois licenciandos durante a regência no estágio em Biologia e a prática educativa de uma professora do ensino médio. Foram averiguadas as concepções destes licenciandos sobre a própria prática educativa. Os resultados revelam os inúmeros problemas a serem enfrentados pelos docentes iniciantes, além do desafio de desenvolver um espaço de transição para atividades inovadoras no ensino de biologia. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-03-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/6367 10.5212/OlharProfr.v.16i2.0008 |
url |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/6367 |
identifier_str_mv |
10.5212/OlharProfr.v.16i2.0008 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/6367/4426 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UEPG |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UEPG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Olhar de Professor; Bd. 16 Nr. 2 (2013); 375-396 Olhar de Professor; Vol. 16 No. 2 (2013); 375-396 Olhar de Professor; Vol. 16 Núm. 2 (2013); 375-396 Olhar de Professor; Vol. 16 No. 2 (2013); 375-396 Olhar de Professor; v. 16 n. 2 (2013); 375-396 1984-0187 1518-5648 reponame:Olhar de Professor (Online) instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) instacron:UEPG |
instname_str |
Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
instacron_str |
UEPG |
institution |
UEPG |
reponame_str |
Olhar de Professor (Online) |
collection |
Olhar de Professor (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
repository.mail.fl_str_mv |
olhardeprofessor@uepg.br|| |
_version_ |
1797053496268161024 |