EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO I NO ENSINO DE CIÊNCIAS EM ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fracarole, Vanusa Rosa Falqueto
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Aguiar, Gabriela Silva de, Ferrari, Glaucia Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista UniVap (online)
Texto Completo: https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/867
Resumo: De acordo com o parecer do Conselho Nacional de Educação (CNE) CNE/CP 28/2001, o estágio pode ser definido como um tempo de aprendizado que, alguém se demora em algum lugar ou ofício para aprender a prática do mesmo e depois poder exercer uma profissão ou ofício. O presente trabalho aborda experiências vivenciadas por alunos do curso de licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal de educação do Espírito Santo (Ifes) - Campus Alegre durante a disciplina de Estágio Supervisionado I. Os alunos da disciplina responderam a um questionário com questões abertas descrevendo informações sobre as experiências vivenciadas durante o estágio e sua importância para a formação no curso de licenciatura. Os resultados demonstraram a percepção dos alunos acerca da motivação e das principais dificuldades encontradas durante o estágio. Podendo assim concluir que o Estágio Supervisionado contribui para a formação inicial do professor de Ciências, caracterizando-se como um objeto de estudo, reflexão e construtor de identidade. 
id UNIVAP-1_682b86c7e83a7881e0745b4d36af0f23
oai_identifier_str oai:ojs.biblioteca.univap.br:article/867
network_acronym_str UNIVAP-1
network_name_str Revista UniVap (online)
repository_id_str
spelling EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO I NO ENSINO DE CIÊNCIAS EM ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTALCiências BiológicasEnsinoFormaçãoEstágio.Estágio SupervisionadoDe acordo com o parecer do Conselho Nacional de Educação (CNE) CNE/CP 28/2001, o estágio pode ser definido como um tempo de aprendizado que, alguém se demora em algum lugar ou ofício para aprender a prática do mesmo e depois poder exercer uma profissão ou ofício. O presente trabalho aborda experiências vivenciadas por alunos do curso de licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal de educação do Espírito Santo (Ifes) - Campus Alegre durante a disciplina de Estágio Supervisionado I. Os alunos da disciplina responderam a um questionário com questões abertas descrevendo informações sobre as experiências vivenciadas durante o estágio e sua importância para a formação no curso de licenciatura. Os resultados demonstraram a percepção dos alunos acerca da motivação e das principais dificuldades encontradas durante o estágio. Podendo assim concluir que o Estágio Supervisionado contribui para a formação inicial do professor de Ciências, caracterizando-se como um objeto de estudo, reflexão e construtor de identidade. IBICT2017-01-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionQualitativoapplication/pdfhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/86710.18066/revistaunivap.v22i40.867Revista Univap; Vol. 22 No. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 366Revista Univap; v. 22 n. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 3662237-17531517-327510.18066/revistaunivap.v22i40reponame:Revista UniVap (online)instname:Universidade do Vale do Paraíba (Univap)instacron:UNIVAPporhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/867/745Copyright (c) 2017 Revista Univapinfo:eu-repo/semantics/openAccessFracarole, Vanusa Rosa FalquetoAguiar, Gabriela Silva deFerrari, Glaucia Maria2020-01-08T15:48:39Zoai:ojs.biblioteca.univap.br:article/867Revistahttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivapPRIhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/oairevista@univap.br2237-17532237-1753opendoar:2020-01-08T15:48:39Revista UniVap (online) - Universidade do Vale do Paraíba (Univap)false
dc.title.none.fl_str_mv EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO I NO ENSINO DE CIÊNCIAS EM ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL
title EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO I NO ENSINO DE CIÊNCIAS EM ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL
spellingShingle EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO I NO ENSINO DE CIÊNCIAS EM ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL
Fracarole, Vanusa Rosa Falqueto
Ciências Biológicas
Ensino
Formação
Estágio.
Estágio Supervisionado
title_short EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO I NO ENSINO DE CIÊNCIAS EM ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL
title_full EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO I NO ENSINO DE CIÊNCIAS EM ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL
title_fullStr EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO I NO ENSINO DE CIÊNCIAS EM ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL
title_full_unstemmed EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO I NO ENSINO DE CIÊNCIAS EM ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL
title_sort EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO I NO ENSINO DE CIÊNCIAS EM ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL
author Fracarole, Vanusa Rosa Falqueto
author_facet Fracarole, Vanusa Rosa Falqueto
Aguiar, Gabriela Silva de
Ferrari, Glaucia Maria
author_role author
author2 Aguiar, Gabriela Silva de
Ferrari, Glaucia Maria
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fracarole, Vanusa Rosa Falqueto
Aguiar, Gabriela Silva de
Ferrari, Glaucia Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Biológicas
Ensino
Formação
Estágio.
Estágio Supervisionado
topic Ciências Biológicas
Ensino
Formação
Estágio.
Estágio Supervisionado
description De acordo com o parecer do Conselho Nacional de Educação (CNE) CNE/CP 28/2001, o estágio pode ser definido como um tempo de aprendizado que, alguém se demora em algum lugar ou ofício para aprender a prática do mesmo e depois poder exercer uma profissão ou ofício. O presente trabalho aborda experiências vivenciadas por alunos do curso de licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal de educação do Espírito Santo (Ifes) - Campus Alegre durante a disciplina de Estágio Supervisionado I. Os alunos da disciplina responderam a um questionário com questões abertas descrevendo informações sobre as experiências vivenciadas durante o estágio e sua importância para a formação no curso de licenciatura. Os resultados demonstraram a percepção dos alunos acerca da motivação e das principais dificuldades encontradas durante o estágio. Podendo assim concluir que o Estágio Supervisionado contribui para a formação inicial do professor de Ciências, caracterizando-se como um objeto de estudo, reflexão e construtor de identidade. 
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Qualitativo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/867
10.18066/revistaunivap.v22i40.867
url https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/867
identifier_str_mv 10.18066/revistaunivap.v22i40.867
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/867/745
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Univap
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Univap
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv IBICT
publisher.none.fl_str_mv IBICT
dc.source.none.fl_str_mv Revista Univap; Vol. 22 No. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 366
Revista Univap; v. 22 n. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 366
2237-1753
1517-3275
10.18066/revistaunivap.v22i40
reponame:Revista UniVap (online)
instname:Universidade do Vale do Paraíba (Univap)
instacron:UNIVAP
instname_str Universidade do Vale do Paraíba (Univap)
instacron_str UNIVAP
institution UNIVAP
reponame_str Revista UniVap (online)
collection Revista UniVap (online)
repository.name.fl_str_mv Revista UniVap (online) - Universidade do Vale do Paraíba (Univap)
repository.mail.fl_str_mv revista@univap.br
_version_ 1797042287130181632