A FORMAÇÃO DOS ALFABETIZADORES DAS CLASSES POPULARES: UMA EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO (THE FORMATION OF LITERACY TEACHERS FOR THE POPULAR CLASSES: AN EXPERIENCE FROM THE LITERATE BRAZIL PROGRAM) -Doi:10.5212/OlharProfr.v.11i2.327338

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Alvarenga, Marcia Soares
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Olhar de Professor (Online)
Texto Completo: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1526
Resumo: Tecemos, no presente texto, uma análise dos desafios que emergiram durante a realização do curso de formação de alfabetizadores participantes do Programa Brasil Alfabetizado, realizado em São João do Piauí, município piauiense localizado na região do semi-árido do Estado. Entre esses desafios, destacamos a baixa escolaridade e a inexperiência da prática docente, no campo da Educação de Jovens Adultos, encontradas largamente entre os alfabetizadores do curso. Para construirmos nossa análise, definimos como objetivo principal investigar os limites e as possibilidades do Programa Brasil Alfabetizado em formar alfabetizadores capazes de alfabetizar jovens e adultos em suas comunidades. Trabalhando com atividades de rodas de leitura, produções escritas e registros orais e escritos das atividades vivenciadas durante o curso, pudemos resgatar a história de vida dos alfabetizadores e as memórias das experiências que perpassaram seu próprio processo de alfabetização, suas interações com a leitura e a escrita e com a escola. Considerando que todo projeto de formação não pode prescindir de uma concepção político-epistemológica que tenha como horizonte a constituição da identidade dos sujeitos alfabetizadores, tomamos como perspectiva as condições materiais de existência desses sujeitos, com o propósito de ver como essas condições materiais podem repercutir na construção das suas concepções sobre alfabetização e práticas alfabetizadoras, potencializando-os, nos seus movimentos de pensamento, a arguirem sobre as contradições/superações produzidas a partir do lugar histórico-social que ocupam na sociedade e das condições de exercício de sua própria cidadania.   Palavras-chave: Formação de Educadores. Educação de Jovens e Adultos. Alfabetização de Adultos.   This text discusses the challenges that emerged during the course for the formation of literacy teachers who participated in the Literate Brazil Program. The course took place in São João do Piauí – a city located in Piauí State, in the semi-arid part of Brazil. Among the challenges that most of the literacy teachers presented, we found a low degree of study and little experience in the practice of teaching in the field of Young Adult Education. The main objective of our analysis is to investigate the limits and the possibilities of the Program to train literacy teachers capable of educating adults and young people in their communities. Working with activities such as reading, writing, and verbal and written registers of the activities during the course, we were able to discover the life stories of the literacy teachers, and their own experiences in the literacy process: how they deal with reading, writing and schooling. Considering that no education project can exist without a political-epistemological vision to constitute the identity of the literacy teachers, we have focused on the material conditions of existence of these people, and how these conditions impact their vision of literacy and teaching practices. By so doing, we have enabled the literacy teachers to debate their own contradictions and victories emanating from their historical/social status in society, and their own conditions to exercise citizenship.   Keywords: Formation literacy teachers. Adult and young people’s education. Adult literacy.
id UEPG-31_0ba8098dc4505fd08b49cf0ca8446cc3
oai_identifier_str oai:uepg.br:article/1526
network_acronym_str UEPG-31
network_name_str Olhar de Professor (Online)
repository_id_str
spelling A FORMAÇÃO DOS ALFABETIZADORES DAS CLASSES POPULARES: UMA EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO (THE FORMATION OF LITERACY TEACHERS FOR THE POPULAR CLASSES: AN EXPERIENCE FROM THE LITERATE BRAZIL PROGRAM) -Doi:10.5212/OlharProfr.v.11i2.327338Formação de EducadoresEducação de Jovens e AdultosAlfabetização de Adultos Tecemos, no presente texto, uma análise dos desafios que emergiram durante a realização do curso de formação de alfabetizadores participantes do Programa Brasil Alfabetizado, realizado em São João do Piauí, município piauiense localizado na região do semi-árido do Estado. Entre esses desafios, destacamos a baixa escolaridade e a inexperiência da prática docente, no campo da Educação de Jovens Adultos, encontradas largamente entre os alfabetizadores do curso. Para construirmos nossa análise, definimos como objetivo principal investigar os limites e as possibilidades do Programa Brasil Alfabetizado em formar alfabetizadores capazes de alfabetizar jovens e adultos em suas comunidades. Trabalhando com atividades de rodas de leitura, produções escritas e registros orais e escritos das atividades vivenciadas durante o curso, pudemos resgatar a história de vida dos alfabetizadores e as memórias das experiências que perpassaram seu próprio processo de alfabetização, suas interações com a leitura e a escrita e com a escola. Considerando que todo projeto de formação não pode prescindir de uma concepção político-epistemológica que tenha como horizonte a constituição da identidade dos sujeitos alfabetizadores, tomamos como perspectiva as condições materiais de existência desses sujeitos, com o propósito de ver como essas condições materiais podem repercutir na construção das suas concepções sobre alfabetização e práticas alfabetizadoras, potencializando-os, nos seus movimentos de pensamento, a arguirem sobre as contradições/superações produzidas a partir do lugar histórico-social que ocupam na sociedade e das condições de exercício de sua própria cidadania.   Palavras-chave: Formação de Educadores. Educação de Jovens e Adultos. Alfabetização de Adultos.   This text discusses the challenges that emerged during the course for the formation of literacy teachers who participated in the Literate Brazil Program. The course took place in São João do Piauí – a city located in Piauí State, in the semi-arid part of Brazil. Among the challenges that most of the literacy teachers presented, we found a low degree of study and little experience in the practice of teaching in the field of Young Adult Education. The main objective of our analysis is to investigate the limits and the possibilities of the Program to train literacy teachers capable of educating adults and young people in their communities. Working with activities such as reading, writing, and verbal and written registers of the activities during the course, we were able to discover the life stories of the literacy teachers, and their own experiences in the literacy process: how they deal with reading, writing and schooling. Considering that no education project can exist without a political-epistemological vision to constitute the identity of the literacy teachers, we have focused on the material conditions of existence of these people, and how these conditions impact their vision of literacy and teaching practices. By so doing, we have enabled the literacy teachers to debate their own contradictions and victories emanating from their historical/social status in society, and their own conditions to exercise citizenship.   Keywords: Formation literacy teachers. Adult and young people’s education. Adult literacy.Editora UEPG2009-06-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/152610.5212/OlharProfr.v.11i2.327338Olhar de Professor; Bd. 11 Nr. 2 (2008)Olhar de Professor; Vol. 11 No. 2 (2008)Olhar de Professor; Vol. 11 Núm. 2 (2008)Olhar de Professor; Vol. 11 No. 2 (2008)Olhar de Professor; v. 11 n. 2 (2008)1984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1526/1171de Alvarenga, Marcia Soaresinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-08T00:38:49Zoai:uepg.br:article/1526Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2021-03-08T00:38:49Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false
dc.title.none.fl_str_mv A FORMAÇÃO DOS ALFABETIZADORES DAS CLASSES POPULARES: UMA EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO (THE FORMATION OF LITERACY TEACHERS FOR THE POPULAR CLASSES: AN EXPERIENCE FROM THE LITERATE BRAZIL PROGRAM) -Doi:10.5212/OlharProfr.v.11i2.327338
title A FORMAÇÃO DOS ALFABETIZADORES DAS CLASSES POPULARES: UMA EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO (THE FORMATION OF LITERACY TEACHERS FOR THE POPULAR CLASSES: AN EXPERIENCE FROM THE LITERATE BRAZIL PROGRAM) -Doi:10.5212/OlharProfr.v.11i2.327338
spellingShingle A FORMAÇÃO DOS ALFABETIZADORES DAS CLASSES POPULARES: UMA EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO (THE FORMATION OF LITERACY TEACHERS FOR THE POPULAR CLASSES: AN EXPERIENCE FROM THE LITERATE BRAZIL PROGRAM) -Doi:10.5212/OlharProfr.v.11i2.327338
de Alvarenga, Marcia Soares
Formação de Educadores
Educação de Jovens e Adultos
Alfabetização de Adultos
title_short A FORMAÇÃO DOS ALFABETIZADORES DAS CLASSES POPULARES: UMA EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO (THE FORMATION OF LITERACY TEACHERS FOR THE POPULAR CLASSES: AN EXPERIENCE FROM THE LITERATE BRAZIL PROGRAM) -Doi:10.5212/OlharProfr.v.11i2.327338
title_full A FORMAÇÃO DOS ALFABETIZADORES DAS CLASSES POPULARES: UMA EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO (THE FORMATION OF LITERACY TEACHERS FOR THE POPULAR CLASSES: AN EXPERIENCE FROM THE LITERATE BRAZIL PROGRAM) -Doi:10.5212/OlharProfr.v.11i2.327338
title_fullStr A FORMAÇÃO DOS ALFABETIZADORES DAS CLASSES POPULARES: UMA EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO (THE FORMATION OF LITERACY TEACHERS FOR THE POPULAR CLASSES: AN EXPERIENCE FROM THE LITERATE BRAZIL PROGRAM) -Doi:10.5212/OlharProfr.v.11i2.327338
title_full_unstemmed A FORMAÇÃO DOS ALFABETIZADORES DAS CLASSES POPULARES: UMA EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO (THE FORMATION OF LITERACY TEACHERS FOR THE POPULAR CLASSES: AN EXPERIENCE FROM THE LITERATE BRAZIL PROGRAM) -Doi:10.5212/OlharProfr.v.11i2.327338
title_sort A FORMAÇÃO DOS ALFABETIZADORES DAS CLASSES POPULARES: UMA EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO (THE FORMATION OF LITERACY TEACHERS FOR THE POPULAR CLASSES: AN EXPERIENCE FROM THE LITERATE BRAZIL PROGRAM) -Doi:10.5212/OlharProfr.v.11i2.327338
author de Alvarenga, Marcia Soares
author_facet de Alvarenga, Marcia Soares
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Alvarenga, Marcia Soares
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de Educadores
Educação de Jovens e Adultos
Alfabetização de Adultos
topic Formação de Educadores
Educação de Jovens e Adultos
Alfabetização de Adultos
description Tecemos, no presente texto, uma análise dos desafios que emergiram durante a realização do curso de formação de alfabetizadores participantes do Programa Brasil Alfabetizado, realizado em São João do Piauí, município piauiense localizado na região do semi-árido do Estado. Entre esses desafios, destacamos a baixa escolaridade e a inexperiência da prática docente, no campo da Educação de Jovens Adultos, encontradas largamente entre os alfabetizadores do curso. Para construirmos nossa análise, definimos como objetivo principal investigar os limites e as possibilidades do Programa Brasil Alfabetizado em formar alfabetizadores capazes de alfabetizar jovens e adultos em suas comunidades. Trabalhando com atividades de rodas de leitura, produções escritas e registros orais e escritos das atividades vivenciadas durante o curso, pudemos resgatar a história de vida dos alfabetizadores e as memórias das experiências que perpassaram seu próprio processo de alfabetização, suas interações com a leitura e a escrita e com a escola. Considerando que todo projeto de formação não pode prescindir de uma concepção político-epistemológica que tenha como horizonte a constituição da identidade dos sujeitos alfabetizadores, tomamos como perspectiva as condições materiais de existência desses sujeitos, com o propósito de ver como essas condições materiais podem repercutir na construção das suas concepções sobre alfabetização e práticas alfabetizadoras, potencializando-os, nos seus movimentos de pensamento, a arguirem sobre as contradições/superações produzidas a partir do lugar histórico-social que ocupam na sociedade e das condições de exercício de sua própria cidadania.   Palavras-chave: Formação de Educadores. Educação de Jovens e Adultos. Alfabetização de Adultos.   This text discusses the challenges that emerged during the course for the formation of literacy teachers who participated in the Literate Brazil Program. The course took place in São João do Piauí – a city located in Piauí State, in the semi-arid part of Brazil. Among the challenges that most of the literacy teachers presented, we found a low degree of study and little experience in the practice of teaching in the field of Young Adult Education. The main objective of our analysis is to investigate the limits and the possibilities of the Program to train literacy teachers capable of educating adults and young people in their communities. Working with activities such as reading, writing, and verbal and written registers of the activities during the course, we were able to discover the life stories of the literacy teachers, and their own experiences in the literacy process: how they deal with reading, writing and schooling. Considering that no education project can exist without a political-epistemological vision to constitute the identity of the literacy teachers, we have focused on the material conditions of existence of these people, and how these conditions impact their vision of literacy and teaching practices. By so doing, we have enabled the literacy teachers to debate their own contradictions and victories emanating from their historical/social status in society, and their own conditions to exercise citizenship.   Keywords: Formation literacy teachers. Adult and young people’s education. Adult literacy.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-06-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1526
10.5212/OlharProfr.v.11i2.327338
url https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1526
identifier_str_mv 10.5212/OlharProfr.v.11i2.327338
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1526/1171
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
dc.source.none.fl_str_mv Olhar de Professor; Bd. 11 Nr. 2 (2008)
Olhar de Professor; Vol. 11 No. 2 (2008)
Olhar de Professor; Vol. 11 Núm. 2 (2008)
Olhar de Professor; Vol. 11 No. 2 (2008)
Olhar de Professor; v. 11 n. 2 (2008)
1984-0187
1518-5648
reponame:Olhar de Professor (Online)
instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron:UEPG
instname_str Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron_str UEPG
institution UEPG
reponame_str Olhar de Professor (Online)
collection Olhar de Professor (Online)
repository.name.fl_str_mv Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
repository.mail.fl_str_mv olhardeprofessor@uepg.br||
_version_ 1797053495434543104