O trabalho docente e a inclusão escolar: impactos e mudanças em sala de aula. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.15i1.0010
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Olhar de Professor (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/3625 |
Resumo: | Este estudo tem como foco problematizar alguns impactos da política de inclusão escolar no trabalho de professoras das séries iniciais do ensino fundamental. Seu objetivo é descrever e analisar situações de sala de aula para compreensão de aspectos pedagógicos detectados com auxílio de questionários, entrevistas e observações em abordagem de cunho etnográfico. Os dados obtidos foram analisados por meio da categoria teórica de habitus, proposta por Bourdieu (1989), e das categorias ação e prática, conforme delimitadas por Gimeno (1998). Foi possível identificar impactos iniciais das políticas e mudanças organizadas ao redor de algumas chaves de análise selecionadas para este artigo: procedimentos para ensinar, aprender, avaliar e dinâmicas de socialização. A hipótese inicial orientadora do estudo foi comprovada, pois a inclusão escolar de alunos com deficiência no ensino regular das redes de ensino causa impactos diferenciados no trabalho dos professores. Em face de disposições presentes em seus habitus, as professoras iniciaram seu trabalho com as práticas entendidas como disposições culturais presentes nas escolas instaladas para o trabalho com crianças sem deficiência. Gradativamente passaram a ter ações diferenciadas entre elas, mas alterando seus procedimentos para ensinar de modo que todas as crianças passassem a aprender e para avaliá-las, assim como tomaram providências para novas necessidades de dinâmicas de socialização entre as crianças, apesar do acúmulo de trabalho e das condições precárias. Palavras-chave: Educação Especial. Políticas de Inclusão Escolar. Trabalho Docente. |
id |
UEPG-31_0c2c0ba3554816a2cced5ea167e8f7b9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:uepg.br:article/3625 |
network_acronym_str |
UEPG-31 |
network_name_str |
Olhar de Professor (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O trabalho docente e a inclusão escolar: impactos e mudanças em sala de aula. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.15i1.0010Educação EspecialPolíticas de Inclusão EscolarTrabalho Docente Este estudo tem como foco problematizar alguns impactos da política de inclusão escolar no trabalho de professoras das séries iniciais do ensino fundamental. Seu objetivo é descrever e analisar situações de sala de aula para compreensão de aspectos pedagógicos detectados com auxílio de questionários, entrevistas e observações em abordagem de cunho etnográfico. Os dados obtidos foram analisados por meio da categoria teórica de habitus, proposta por Bourdieu (1989), e das categorias ação e prática, conforme delimitadas por Gimeno (1998). Foi possível identificar impactos iniciais das políticas e mudanças organizadas ao redor de algumas chaves de análise selecionadas para este artigo: procedimentos para ensinar, aprender, avaliar e dinâmicas de socialização. A hipótese inicial orientadora do estudo foi comprovada, pois a inclusão escolar de alunos com deficiência no ensino regular das redes de ensino causa impactos diferenciados no trabalho dos professores. Em face de disposições presentes em seus habitus, as professoras iniciaram seu trabalho com as práticas entendidas como disposições culturais presentes nas escolas instaladas para o trabalho com crianças sem deficiência. Gradativamente passaram a ter ações diferenciadas entre elas, mas alterando seus procedimentos para ensinar de modo que todas as crianças passassem a aprender e para avaliá-las, assim como tomaram providências para novas necessidades de dinâmicas de socialização entre as crianças, apesar do acúmulo de trabalho e das condições precárias. Palavras-chave: Educação Especial. Políticas de Inclusão Escolar. Trabalho Docente. Editora UEPG2012-09-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa qualitativaapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/362510.5212/OlharProfr.v.15i1.0010Olhar de Professor; Bd. 15 Nr. 1 (2012); 145-155Olhar de Professor; Vol. 15 No. 1 (2012); 145-155Olhar de Professor; Vol. 15 Núm. 1 (2012); 145-155Olhar de Professor; Vol. 15 No. 1 (2012); 145-155Olhar de Professor; v. 15 n. 1 (2012); 145-1551984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/3625/3009Zeppone, Rosimeire Maria OrlandoMarin, Alda Junqueirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-02-28T21:59:36Zoai:uepg.br:article/3625Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2021-02-28T21:59:36Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O trabalho docente e a inclusão escolar: impactos e mudanças em sala de aula. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.15i1.0010 |
title |
O trabalho docente e a inclusão escolar: impactos e mudanças em sala de aula. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.15i1.0010 |
spellingShingle |
O trabalho docente e a inclusão escolar: impactos e mudanças em sala de aula. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.15i1.0010 Zeppone, Rosimeire Maria Orlando Educação Especial Políticas de Inclusão Escolar Trabalho Docente |
title_short |
O trabalho docente e a inclusão escolar: impactos e mudanças em sala de aula. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.15i1.0010 |
title_full |
O trabalho docente e a inclusão escolar: impactos e mudanças em sala de aula. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.15i1.0010 |
title_fullStr |
O trabalho docente e a inclusão escolar: impactos e mudanças em sala de aula. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.15i1.0010 |
title_full_unstemmed |
O trabalho docente e a inclusão escolar: impactos e mudanças em sala de aula. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.15i1.0010 |
title_sort |
O trabalho docente e a inclusão escolar: impactos e mudanças em sala de aula. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.15i1.0010 |
author |
Zeppone, Rosimeire Maria Orlando |
author_facet |
Zeppone, Rosimeire Maria Orlando Marin, Alda Junqueira |
author_role |
author |
author2 |
Marin, Alda Junqueira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zeppone, Rosimeire Maria Orlando Marin, Alda Junqueira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Especial Políticas de Inclusão Escolar Trabalho Docente |
topic |
Educação Especial Políticas de Inclusão Escolar Trabalho Docente |
description |
Este estudo tem como foco problematizar alguns impactos da política de inclusão escolar no trabalho de professoras das séries iniciais do ensino fundamental. Seu objetivo é descrever e analisar situações de sala de aula para compreensão de aspectos pedagógicos detectados com auxílio de questionários, entrevistas e observações em abordagem de cunho etnográfico. Os dados obtidos foram analisados por meio da categoria teórica de habitus, proposta por Bourdieu (1989), e das categorias ação e prática, conforme delimitadas por Gimeno (1998). Foi possível identificar impactos iniciais das políticas e mudanças organizadas ao redor de algumas chaves de análise selecionadas para este artigo: procedimentos para ensinar, aprender, avaliar e dinâmicas de socialização. A hipótese inicial orientadora do estudo foi comprovada, pois a inclusão escolar de alunos com deficiência no ensino regular das redes de ensino causa impactos diferenciados no trabalho dos professores. Em face de disposições presentes em seus habitus, as professoras iniciaram seu trabalho com as práticas entendidas como disposições culturais presentes nas escolas instaladas para o trabalho com crianças sem deficiência. Gradativamente passaram a ter ações diferenciadas entre elas, mas alterando seus procedimentos para ensinar de modo que todas as crianças passassem a aprender e para avaliá-las, assim como tomaram providências para novas necessidades de dinâmicas de socialização entre as crianças, apesar do acúmulo de trabalho e das condições precárias. Palavras-chave: Educação Especial. Políticas de Inclusão Escolar. Trabalho Docente. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-09-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa qualitativa |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/3625 10.5212/OlharProfr.v.15i1.0010 |
url |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/3625 |
identifier_str_mv |
10.5212/OlharProfr.v.15i1.0010 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/3625/3009 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UEPG |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UEPG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Olhar de Professor; Bd. 15 Nr. 1 (2012); 145-155 Olhar de Professor; Vol. 15 No. 1 (2012); 145-155 Olhar de Professor; Vol. 15 Núm. 1 (2012); 145-155 Olhar de Professor; Vol. 15 No. 1 (2012); 145-155 Olhar de Professor; v. 15 n. 1 (2012); 145-155 1984-0187 1518-5648 reponame:Olhar de Professor (Online) instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) instacron:UEPG |
instname_str |
Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
instacron_str |
UEPG |
institution |
UEPG |
reponame_str |
Olhar de Professor (Online) |
collection |
Olhar de Professor (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
repository.mail.fl_str_mv |
olhardeprofessor@uepg.br|| |
_version_ |
1797053495873896448 |