Construindo elos integradores no curso de Pedagogia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Sydione
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Olhar de Professor (Online)
Texto Completo: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1366
Resumo: O texto é um relato do projeto de ensino que se originou do estudo sobre práxis realizado no curso de Mestrado em Educação e das análises sobre a disciplina Prática Educativa no contexto das reformulações do curso de Pedagogia da UEPG. O referido projeto teve como objetivos: garantir a inserção de acadêmicos e professores na prática educativa, realizar a reflexão sistemática e a avaliação contínua do curso, contribuir para a produção do conhecimento e a efetivação da práxis, propiciar canais de integração entre as disciplinas, considerando as contribuições de cada uma para análise da prática. A proposta fundamentou-se na Metodologia da Problematização, que tem a realidade social como ponto de partida  de chegada. Os acadêmicos inseriram-se numa determinada realidade educativa e levantaram indagações, centralizando uma temática considerada importante como objeto de estudo. Para tanto, utilizaram as técnicas da pesquisa exploratória e do estudo do meio. Constatou-se que o trabalho com temáticas possibilita a interdisciplinaridade e a multidisciplinaridade, oportunizando que as disciplinas contribuam teoricamente, a partir de indagações que os acadêmicos levantam na prática. Foi possível articular ensino, pesquisa e extensão, pois as propostas constituíram-se num exercício de investigação científica, além de possibilitar a participação em projetos de intervenção no espaço pesquisado. Conclui-se que é possível efetivar a práxis quando se propõe e se abre o espaço para a problematização, impulsionando a formação do educador pela pesquisa e pela interação com a realidade educativa. Os saberes teóricos adquirem sentido na relação com os saberes da prática que foram, de certa forma, negados pela racionalidade técnica.
id UEPG-31_13cbdfa557ab621e067aba279253f013
oai_identifier_str oai:uepg.br:article/1366
network_acronym_str UEPG-31
network_name_str Olhar de Professor (Online)
repository_id_str
spelling Construindo elos integradores no curso de Pedagogiapedagogiarelação teoria-práticaprática educativaproblematização O texto é um relato do projeto de ensino que se originou do estudo sobre práxis realizado no curso de Mestrado em Educação e das análises sobre a disciplina Prática Educativa no contexto das reformulações do curso de Pedagogia da UEPG. O referido projeto teve como objetivos: garantir a inserção de acadêmicos e professores na prática educativa, realizar a reflexão sistemática e a avaliação contínua do curso, contribuir para a produção do conhecimento e a efetivação da práxis, propiciar canais de integração entre as disciplinas, considerando as contribuições de cada uma para análise da prática. A proposta fundamentou-se na Metodologia da Problematização, que tem a realidade social como ponto de partida  de chegada. Os acadêmicos inseriram-se numa determinada realidade educativa e levantaram indagações, centralizando uma temática considerada importante como objeto de estudo. Para tanto, utilizaram as técnicas da pesquisa exploratória e do estudo do meio. Constatou-se que o trabalho com temáticas possibilita a interdisciplinaridade e a multidisciplinaridade, oportunizando que as disciplinas contribuam teoricamente, a partir de indagações que os acadêmicos levantam na prática. Foi possível articular ensino, pesquisa e extensão, pois as propostas constituíram-se num exercício de investigação científica, além de possibilitar a participação em projetos de intervenção no espaço pesquisado. Conclui-se que é possível efetivar a práxis quando se propõe e se abre o espaço para a problematização, impulsionando a formação do educador pela pesquisa e pela interação com a realidade educativa. Os saberes teóricos adquirem sentido na relação com os saberes da prática que foram, de certa forma, negados pela racionalidade técnica.Editora UEPG2008-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1366Olhar de Professor; Bd. 4 Nr. 1 (2001)Olhar de Professor; Vol. 4 No. 1 (2001)Olhar de Professor; Vol. 4 Núm. 1 (2001)Olhar de Professor; Vol. 4 No. 1 (2001)Olhar de Professor; v. 4 n. 1 (2001)1984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1366/1010Santos, Sydioneinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-22T20:57:10Zoai:uepg.br:article/1366Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2020-05-22T20:57:10Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false
dc.title.none.fl_str_mv Construindo elos integradores no curso de Pedagogia
title Construindo elos integradores no curso de Pedagogia
spellingShingle Construindo elos integradores no curso de Pedagogia
Santos, Sydione
pedagogia
relação teoria-prática
prática educativa
problematização
title_short Construindo elos integradores no curso de Pedagogia
title_full Construindo elos integradores no curso de Pedagogia
title_fullStr Construindo elos integradores no curso de Pedagogia
title_full_unstemmed Construindo elos integradores no curso de Pedagogia
title_sort Construindo elos integradores no curso de Pedagogia
author Santos, Sydione
author_facet Santos, Sydione
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Sydione
dc.subject.por.fl_str_mv pedagogia
relação teoria-prática
prática educativa
problematização
topic pedagogia
relação teoria-prática
prática educativa
problematização
description O texto é um relato do projeto de ensino que se originou do estudo sobre práxis realizado no curso de Mestrado em Educação e das análises sobre a disciplina Prática Educativa no contexto das reformulações do curso de Pedagogia da UEPG. O referido projeto teve como objetivos: garantir a inserção de acadêmicos e professores na prática educativa, realizar a reflexão sistemática e a avaliação contínua do curso, contribuir para a produção do conhecimento e a efetivação da práxis, propiciar canais de integração entre as disciplinas, considerando as contribuições de cada uma para análise da prática. A proposta fundamentou-se na Metodologia da Problematização, que tem a realidade social como ponto de partida  de chegada. Os acadêmicos inseriram-se numa determinada realidade educativa e levantaram indagações, centralizando uma temática considerada importante como objeto de estudo. Para tanto, utilizaram as técnicas da pesquisa exploratória e do estudo do meio. Constatou-se que o trabalho com temáticas possibilita a interdisciplinaridade e a multidisciplinaridade, oportunizando que as disciplinas contribuam teoricamente, a partir de indagações que os acadêmicos levantam na prática. Foi possível articular ensino, pesquisa e extensão, pois as propostas constituíram-se num exercício de investigação científica, além de possibilitar a participação em projetos de intervenção no espaço pesquisado. Conclui-se que é possível efetivar a práxis quando se propõe e se abre o espaço para a problematização, impulsionando a formação do educador pela pesquisa e pela interação com a realidade educativa. Os saberes teóricos adquirem sentido na relação com os saberes da prática que foram, de certa forma, negados pela racionalidade técnica.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-12-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1366
url https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1366
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1366/1010
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
dc.source.none.fl_str_mv Olhar de Professor; Bd. 4 Nr. 1 (2001)
Olhar de Professor; Vol. 4 No. 1 (2001)
Olhar de Professor; Vol. 4 Núm. 1 (2001)
Olhar de Professor; Vol. 4 No. 1 (2001)
Olhar de Professor; v. 4 n. 1 (2001)
1984-0187
1518-5648
reponame:Olhar de Professor (Online)
instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron:UEPG
instname_str Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron_str UEPG
institution UEPG
reponame_str Olhar de Professor (Online)
collection Olhar de Professor (Online)
repository.name.fl_str_mv Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
repository.mail.fl_str_mv olhardeprofessor@uepg.br||
_version_ 1797053494918643712