A relação entre os métodos de ensino e a aprendizagem significativa: uma proposta problematizadora para os cursos da Escola Técnica do SUS do Piauí
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZXFWY |
Resumo: | A ETSUS-PI (Escola Técnica do SUS no Piauí) passa por um processo de diversas transformações, uma vez que vem lutando por identidade e autonomia em razão de suas especificidades e demandas. Em virtude disso, torna-se necessário implementar ações para a melhoria processo ensino-aprendizagem , uma vez que tal processo na Escola Técnica do SUS deve estar pautado na relação ensinoserviço para a melhoria da assistência prestada aos usuários do Sistema Único de Saúde. Dessa forma, torna-se imprescindível uma análise sistematizada das metodologias de ensino que vêm sendo aplicadas na docência dos cursos oferecidos na ETSUS-PI, a fim de que seja garantida a aprendizagem significativa através de metodologias problematizadoras, ao tempo em que se deve promover a reflexão sobre as práticas de ensino que têm sido insuficientes para o enfrentamento da realidade da sociedade atual que revelam a incapacidade de promover atenção integral à saúde. |
id |
UFMG_90c3c01f4f5b4cf0fc2868e120af87e7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9ZXFWY |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Sonia Maria Nunes VianaSalete Maria de Fatima Silqueira de ReseFabiana Gomes do Nascimento2019-08-11T10:17:01Z2019-08-11T10:17:01Z2013-06-20http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZXFWYA ETSUS-PI (Escola Técnica do SUS no Piauí) passa por um processo de diversas transformações, uma vez que vem lutando por identidade e autonomia em razão de suas especificidades e demandas. Em virtude disso, torna-se necessário implementar ações para a melhoria processo ensino-aprendizagem , uma vez que tal processo na Escola Técnica do SUS deve estar pautado na relação ensinoserviço para a melhoria da assistência prestada aos usuários do Sistema Único de Saúde. Dessa forma, torna-se imprescindível uma análise sistematizada das metodologias de ensino que vêm sendo aplicadas na docência dos cursos oferecidos na ETSUS-PI, a fim de que seja garantida a aprendizagem significativa através de metodologias problematizadoras, ao tempo em que se deve promover a reflexão sobre as práticas de ensino que têm sido insuficientes para o enfrentamento da realidade da sociedade atual que revelam a incapacidade de promover atenção integral à saúde.The ETSUS-PI (Technical School SUS Piauí) undergoes a process of several transformations since been fighting for identity and autonomy due to their specific characteristics and demands. As a result, it becomes necessary to implement actions to improve teaching-learning process, since this process at the Technical School of SUS must be grounded in the teaching-service to improving assistance to users of the Unified Health System Thus, it becomes essential to have a systematic analysis of teaching methodologies that have been applied in teaching the courses offered at ETSUS-PI, so that is guaranteed to meaningful learning through problem-solving methodologies, the time in which to promote reflection on teaching practices that have been insufficient to cope with the reality of today's society that reveal the inability to promote comprehensive health care.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação em EnfermagemPrática pedagógicaProblematizaçãoEnsino-ServiçoAprendizagem significativaA relação entre os métodos de ensino e a aprendizagem significativa: uma proposta problematizadora para os cursos da Escola Técnica do SUS do Piauíinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALfabiana_gomes_do_nascimento.pdfapplication/pdf259390https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9ZXFWY/1/fabiana_gomes_do_nascimento.pdfee2da91e2494f3007710bed142fba801MD51TEXTfabiana_gomes_do_nascimento.pdf.txtfabiana_gomes_do_nascimento.pdf.txtExtracted texttext/plain58476https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9ZXFWY/2/fabiana_gomes_do_nascimento.pdf.txt4872911a237d3719a37f8dd5682e3592MD521843/BUBD-9ZXFWY2019-11-14 03:57:21.438oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9ZXFWYRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T06:57:21Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A relação entre os métodos de ensino e a aprendizagem significativa: uma proposta problematizadora para os cursos da Escola Técnica do SUS do Piauí |
title |
A relação entre os métodos de ensino e a aprendizagem significativa: uma proposta problematizadora para os cursos da Escola Técnica do SUS do Piauí |
spellingShingle |
A relação entre os métodos de ensino e a aprendizagem significativa: uma proposta problematizadora para os cursos da Escola Técnica do SUS do Piauí Fabiana Gomes do Nascimento Prática pedagógica Problematização Ensino-Serviço Aprendizagem significativa Educação em Enfermagem |
title_short |
A relação entre os métodos de ensino e a aprendizagem significativa: uma proposta problematizadora para os cursos da Escola Técnica do SUS do Piauí |
title_full |
A relação entre os métodos de ensino e a aprendizagem significativa: uma proposta problematizadora para os cursos da Escola Técnica do SUS do Piauí |
title_fullStr |
A relação entre os métodos de ensino e a aprendizagem significativa: uma proposta problematizadora para os cursos da Escola Técnica do SUS do Piauí |
title_full_unstemmed |
A relação entre os métodos de ensino e a aprendizagem significativa: uma proposta problematizadora para os cursos da Escola Técnica do SUS do Piauí |
title_sort |
A relação entre os métodos de ensino e a aprendizagem significativa: uma proposta problematizadora para os cursos da Escola Técnica do SUS do Piauí |
author |
Fabiana Gomes do Nascimento |
author_facet |
Fabiana Gomes do Nascimento |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Sonia Maria Nunes Viana |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Salete Maria de Fatima Silqueira de Rese |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fabiana Gomes do Nascimento |
contributor_str_mv |
Sonia Maria Nunes Viana Salete Maria de Fatima Silqueira de Rese |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática pedagógica Problematização Ensino-Serviço Aprendizagem significativa |
topic |
Prática pedagógica Problematização Ensino-Serviço Aprendizagem significativa Educação em Enfermagem |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Educação em Enfermagem |
description |
A ETSUS-PI (Escola Técnica do SUS no Piauí) passa por um processo de diversas transformações, uma vez que vem lutando por identidade e autonomia em razão de suas especificidades e demandas. Em virtude disso, torna-se necessário implementar ações para a melhoria processo ensino-aprendizagem , uma vez que tal processo na Escola Técnica do SUS deve estar pautado na relação ensinoserviço para a melhoria da assistência prestada aos usuários do Sistema Único de Saúde. Dessa forma, torna-se imprescindível uma análise sistematizada das metodologias de ensino que vêm sendo aplicadas na docência dos cursos oferecidos na ETSUS-PI, a fim de que seja garantida a aprendizagem significativa através de metodologias problematizadoras, ao tempo em que se deve promover a reflexão sobre as práticas de ensino que têm sido insuficientes para o enfrentamento da realidade da sociedade atual que revelam a incapacidade de promover atenção integral à saúde. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-06-20 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-11T10:17:01Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-11T10:17:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZXFWY |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZXFWY |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9ZXFWY/1/fabiana_gomes_do_nascimento.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9ZXFWY/2/fabiana_gomes_do_nascimento.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ee2da91e2494f3007710bed142fba801 4872911a237d3719a37f8dd5682e3592 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589333737799680 |